ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL / MINDLAB
Um dos maiores desafios educacionais da atualidade é promover experiências significativas de aprendizagem que maximizem o potencial dos alunos em relação ao desenvolvimento das habilidades de raciocínio com enfoque na transposição dessas para além dos muros da escola.
O jogo é um recurso didático facilitador da aprendizagem, uma significativa ferramenta de educação que auxilia na aquisição de uma gama de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas dos jogadores envolvidos.
Compartilhando dessas premissas, o Programa MenteInovadora criado pela empresa MIND LAB foi implementado desde fevereiro de 2024 na Oficina de Enriquecimento Curricular “Jogos Matemáticos” das nove EMEFs de Tempo Integral de Marília, objetivando assegurar a efetivação de uma abordagem metodológica inovadora que torna os jogos de raciocínio destaque no currículo escolar.
O Programa MenteInovadora prevê uma metodologia de trabalho baseada em jogos de raciocínio para cada faixa etária dos alunos:
O jogo é um recurso didático facilitador da aprendizagem, uma significativa ferramenta de educação que auxilia na aquisição de uma gama de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas dos jogadores envolvidos.
Compartilhando dessas premissas, o Programa MenteInovadora criado pela empresa MIND LAB foi implementado desde fevereiro de 2024 na Oficina de Enriquecimento Curricular “Jogos Matemáticos” das nove EMEFs de Tempo Integral de Marília, objetivando assegurar a efetivação de uma abordagem metodológica inovadora que torna os jogos de raciocínio destaque no currículo escolar.
O Programa MenteInovadora prevê uma metodologia de trabalho baseada em jogos de raciocínio para cada faixa etária dos alunos:
Na perspectiva em que o MenteInovadora se assenta, a aprendizagem se dá inserida em um processo intencional mediado pelo professor e, portanto, formações continuadas em serviço estão sendo propiciadas aos docentes envolvidos desde o início do ano letivo de 2024, na modalidade presencial e remota, objetivando muni-los de estratégias metodológicas pautadas na perspectiva interacionista.
No que se refere à exploração do raciocínio lógico, é relevante mencionar que todos os jogos utilizados na metodologia da MIND LAB podem contribuir para esse desenvolvimento, pois permitem aos estudantes planejar, organizar informações, investigar, deduzir, fazer associações e tomar decisões, promovendo aprendizagens significativas que transcendem para além do próprio jogo, ampliando-se para a vida.
Vídeos vinculados
24/04/2024
Programa MenteInovadora
Fotos vinculadas
24/04/2024
Programa MenteInovadora