FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2025
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Terceiro Encontro Alfabetiza Juntos - (03/07/25)
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Os coordenadores e professores são responsáveis pela replicabilidade do Estudo nas HECS (Horas de Estudo em Conjunto). A ação é originária do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada em parceria do Estado e municípios. Cada módulo tem 6 horas de duração. Estão participando do Alfabetiza Juntos, diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino.
A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – promoveu no dia 2 de julho (quarta-feira), na Unimar (Universidade de Marília), o 3º módulo do Curso Alfabetiza Juntos SP.
Terceiro módulo do curso reuniu dezenas de coordenadores, docentes e diretores das unidades escolares
“O curso busca proporcionar aos professores a oportunidade de formação continuada, com a construção de uma alfabetização integral, integrando leitura e escrita alfabética, além do desenvolvimento de habilidades e práticas diversificadas de letramento”, comenta a supervisora de EMEF, Denise Oliveira Fontes.
RELATÓRIO DA REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO PARA APLICADORES DO SAREM - (17/06/25)
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Durante a reunião, foram abordados os seguintes pontos:
Importância do SAREM: Destacou-se que o SAREM é uma avaliação externa aplicada anualmente desde 2004, com o intuito de obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenções técnico-pedagógicas no sistema de ensino municipal.
Papel do Aplicador: Enfatizou-se a responsabilidade dos aplicadores em garantir a lisura e a padronização do processo de aplicação, assegurando que as avaliações reflitam de forma fidedigna o desempenho dos alunos.
Procedimentos de Aplicação: Foram detalhadas as etapas de aplicação, incluindo a distribuição e recolhimento das provas, orientações aos alunos, preenchimento dos formulários e cuidados necessários para manter o ambiente adequado durante a realização das avaliações.
Cronograma: Reforçou-se o calendário das avaliações, previstas para os dias 24 e 25 de junho, e a importância do cumprimento rigoroso dos horários estabelecidos.
A reunião foi conduzida pela equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que se colocou à disposição para esclarecimentos adicionais e apoio durante o processo de aplicação.
A reunião foi produtiva e cumpriu seu objetivo de preparar os aplicadores para a realização do SAREM, reforçando a importância da avaliação como ferramenta para o aprimoramento da qualidade do ensino na rede municipal de Marília.
4º Encontro de professores coordenadores - (16/06/25)
Na data de hoje, 16/06/2025 fora realizada na Secretaria Municipal da Educação de Marília o 4º encontro de professores coordenadores, com a participação de 30 professores coordenadores, além da presença da equipe técnica da secretaria e da supervisão escolar. Com início às 7h30 e término às 11h30, o encontro teve como tema a Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas, tendo como principal orador o professor Dr. José Carlos Miguel, da UNESP de Marília, com o objetivo de promover a reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de matemática, com ênfase na utilização de situações-problema não convencionais. Ao longo da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conceitos teóricos, trocar experiências e vivenciar atividades práticas que contribuíram para o fortalecimento do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares.
Explorar situações-problema não convencionais com os alunos do Ensino Fundamental é uma estratégia pedagógica essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da autonomia na resolução de desafios. Muitas vezes, os estudantes são expostos a exercícios mecânicos e repetitivos, que exigem apenas a aplicação de fórmulas e procedimentos previamente ensinados. Embora essas atividades tenham seu valor, elas não contribuem de forma significativa para a construção do pensamento crítico e reflexivo. Nesse contexto, é fundamental trabalhar com o conceito de problema, distinguindo-o claramente de um exercício. Enquanto o exercício apresenta um caminho de resolução conhecido e direto, o problema envolve uma situação em que o aluno precisa refletir, tomar decisões, testar estratégias e, muitas vezes, lidar com incertezas. Um problema desafia o aluno a compreender a situação, organizar os dados, escolher procedimentos adequados e justificar suas escolhas. Por isso, ensinar o que é um problema e como enfrentá-lo é um passo importante na formação de estudantes mais autônomos e capazes de lidar com situações do cotidiano.Dentre os diversos tipos de problemas, destacam-se os problemas de enredo, que se caracterizam por envolver uma narrativa, um contexto ou uma situação mais próxima da realidade do aluno. Esses problemas mobilizam não apenas conhecimentos matemáticos, mas também habilidades de leitura, interpretação e argumentação. Eles possibilitam que os alunos se conectem afetivamente com a situação apresentada, o que contribui para o engajamento na atividade e favorece uma aprendizagem mais significativa.
Todos esses aspectos foram amplamente discutidos durante a reunião com os professores coordenadores, na qual se buscou aprofundar o entendimento teórico e prático sobre o ensino por meio de problemas. Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades práticas, nas quais os participantes puderam vivenciar a diferença entre exercício e problema, bem como explorar propostas que envolviam problemas de enredo e outras situações não convencionais. Essa vivência contribuiu para que os professores pudessem refletir sobre suas práticas e pensar em novas formas de promover um ensino mais investigativo, instigante e alinhado às necessidades dos alunos.
Encontro de organização dos Jogos Escolares de 2025 - (12/06/25)
No dia 12 de junho de 2025, das 18h às 20h, os professores de Educação Física da Rede Municipal de Marília estiveram reunidos na Escola Edméa Sola para um importante encontro de organização dos Jogos Escolares de 2025. O foco da reunião foi a discussão e definição das regras das modalidades que serão disputadas no evento, com ênfase nas modalidades de câmbio e queima.
Durante o encontro, os professores debateram coletivamente sobre as melhores formas de adaptar as regras dessas modalidades ao contexto escolar, respeitando as faixas etárias dos alunos e promovendo uma prática esportiva inclusiva, segura e educativa. A construção coletiva das regras foi um ponto de grande relevância, pois garantiu a participação ativa de todos os docentes envolvidos, valorizando suas experiências e assegurando um alinhamento pedagógico entre as unidades escolares da rede.
A definição conjunta das regras permitirá que os professores as utilizem em suas aulas, garantindo que os alunos se familiarizem com as modalidades de forma antecipada e possam participar dos jogos com maior compreensão e envolvimento. Após a elaboração das regras, os professores se dirigiram até a quadra da escola para a realização da parte prática, experimentando as adaptações propostas e validando, na prática, a aplicabilidade das decisões tomadas em grupo. Essa iniciativa reforça a importância do trabalho colaborativo entre os educadores, promovendo a construção de práticas pedagógicas consistentes e compartilhadas, voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes.
HEC - 1º Encontro de Formação da Fluência Leitora – 05/06/2025
O encontro foi conduzido pela equipe técnica (Assistentes Camila O. e Maraisa) e pela supervisora Denise e teve como objetivos: compartilhar estratégias e práticas pedagógicas para o desenvolvimento da fluência e da compreensão leitora no contexto da alfabetização; discutir intervenções pedagógicas direcionadas aos estudantes que ainda não atingiram os marcos esperados de leitura; promover um planejamento colaborativo de atividades e projetos, com foco na ampliação do repertório leitor e no fortalecimento das habilidades, procedimentos e estratégias envolvidas na construção de sentido dos textos.
As atividades foram desenvolvidas da seguinte maneira: - Acolhida; - Práticas inspiradoras (EMEF Roberto Caetano Cimino); - Reflexões teóricas: Avaliação de “Fluência Leitora” - Oficina: “Mão na massa” - Vídeo de encerramento “Guardiões da chama”(Youtube) - Avaliação do Encontro. O encontro ocorreu de forma leve e prazerosa, proporcionando reflexões riquíssimas que favorecem a atuação do professor no que se refere ao trabalho com a leitura.
“A leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo” (Koch e Elias, 2006).
1º Encontro de Formação do Pacto da EJA (04/06/25)
Nesse mês, no dia 04/06, consegui realizar o 1º Encontro de Formação do Pacto da EJA com os municípios que fazem parte da minha diretoria (Marília, Oriente e Vera Cruz). Participaram os coordenadores e professores das salas de EJA das escolas que ofertam essa modalidade de ensino. Foi um encontro presencial, dividido em duas etapas: no período da manhã,após abertura da Dirigente Regional de Ensino e da Secretária Municipal de Marília, apresentei o Programa “Pacto EJA”, juto com o “Módulo Introdutório”. Já à tarde, realizamos os estudos do “Módulo 1”. Realizar esse encontro de maneira presencial (apesar de trabalhoso) foi crucial, pois me permitiu conhecer mais de perto os professores e coordenadores que atuam nas escolas / turmas de EJA: compreender os pontos diferentes e convergentes e trocar experiências. Durante o encontro, efetivamos leitura e discussão de texto, atividades em grupo, oficinas, e reflexões teórico-metodológicas sobre os diferentes eixos de trabalho abordados.
Formação - Robótica - 29/05/25
No dia 29 de maio (quinta-feira), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, acompanhada pela supervisão escolar da EMEF, realizou uma visita à EMEF Edméa Sola. O objetivo foi compreender a implementação das aulas de robótica com os alunos da unidade.
Durante o encontro, foi realizada uma aula prática de robótica, permitindo observar as dinâmicas aplicadas em sala de aula e os procedimentos adotados pela escola para facilitar o aprendizado dos alunos. A visita proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a estruturação das aulas e os encaminhamentos realizados, além de possibilitar a identificação de ações que podem ser sugeridas para outras unidades escolares que enfrentam desafios na efetivação das aulas de robótica.
Vivenciar previamente as atividades que serão aplicadas aos alunos é fundamental para os professores. Essa prática permite que eles compreendam melhor os desafios e as potencialidades das atividades, possibilitando ajustes pedagógicos que atendam às necessidades específicas de seus alunos. Além disso, ao experimentar as atividades, os professores se sentem mais seguros e confiantes na condução das aulas, o que reflete positivamente no engajamento e na aprendizagem dos estudantes. Essa abordagem também promove a reflexão sobre a própria prática docente, incentivando a adoção de metodologias mais eficazes e alinhadas com os objetivos educacionais. Ao se colocarem no lugar dos alunos, os professores podem identificar possíveis dificuldades e antecipar soluções, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e significativo.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA – POR DENTRO DO CURRÍCULO - (28/05/25)
No dia 28/05, a Assistente Técnica Maraisa participou da Orientação Técnica “Por dentro do Currículo – anos iniciais”, realizada na Diretoria de Ensino de Marília. A reunião foi conduzida pelas PECs (Professoras Especialistas em Currículo) Natália e Eliana, juntamente com a Supervisora Bárbara. Participaram da reunião professoras coordenadoras das escolas estaduais do munícipio de Marília, e de escolas municipais de municípios parceiros, vinculadas à Diretoria de Ensino de Marilia. Durante o encontro, foram tratados os seguintes assuntos: - Mapa de classe: panorama final /2024 e início de 2025 - dados da sondagem; - Fluência Leitora: panorama de 2024 e início de 2025. Oficina: “Análise de dados e elaboração de plano de trabalho”; - Prova paulista: algumas reflexões. Foi um encontro que proporcionou inúmeras reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem e, principalmente, sobre a importância do coordenador pedagógico e da equipe gestora, que exercem papel fundamental na identificação das necessidades da sua U.E. e no apoio aos professores para que as habilidades sejam desenvolvidas, de acordo com o Currículo.
Quarto encontro de professores de Educação Física das EMEFs – (22/05/25)
Na data de 22/05 foi realizado o 4º encontro de professores de Educação Física de EMEFs, no Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural (CMEEC) “Professora Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti” visando o estudo de práticas docentes destinadas as aulas de Educação Física. O encontro foi presidido pelo professor Eduardo Bento da S.E. que agradeceu a presença de todos, transmitiu alguns recados importantes com relação a realização dos Jogos Escolares configuração e cronograma, tendo sido definida uma comissão para a elaboração das regras que será presidida pelo professor Antônio. Posteriormente os professores Alexandre e Emerson contribuíram com o encontro apresentando sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos utilizando recursos do tênis de mesa.
A prática do tênis de mesa exige movimentos rápidos e precisos, promovendo a coordenação motora fina e grossa. Os jogadores precisam sincronizar olhos e mãos para responder aos movimentos da bola, o que melhora os reflexos e a agilidade. Além disso, os movimentos repetitivos e multidirecionais fortalecem músculos e articulações, contribuindo para o desenvolvimento físico geral das crianças. O tênis de mesa é um esporte que requer raciocínio rápido, planejamento estratégico e tomada de decisões em frações de segundo. Essas exigências estimulam funções cognitivas importantes, como atenção, memória e inteligência espacial. A prática regular pode, portanto, melhorar o desempenho acadêmico dos alunos ao aprimorar suas habilidades de concentração e resolução de problemas. Os professores puderam perceber que como o tênis de mesa é uma atividade de baixo impacto físico, é acessível para crianças com diferentes níveis de habilidade e necessidades especiais. Com adaptações simples, é possível incluir todos os alunos nas atividades, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo. Uma das vantagens do tênis de mesa é a facilidade de implementação nas escolas. O equipamento necessário é relativamente barato e ocupa pouco espaço, permitindo que mesmo escolas com recursos limitados possam oferecer essa atividade. Além disso, durante o encontro as atividades puderam ser praticadas em ambientes que não contavam com a mesa, tornando-se uma opção viável durante todo o ano letivo, mesmo para aquelas escolas que não possuem a mesa de jogo. Formações como essa, em HEC, visam promover a atualização e o desenvolvimento profissional dos docentes, incentivando a troca de experiências e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física.
HEC DOS PROFESSORES DE INGLÊS (22/05/25)
No dia 22 de maio de 2025, quinta-feira, das 18h às 20h, realizou-se, na Secretaria Municipal da Educação, a HEC dos professores de Inglês, organizada pela assistente técnica da EMEF, Camila Rodrigues de Souza, que também acompanhou a Professora Especialista em Inglês (PEI) Karla Bonomo, da Diretoria de Ensino. A Secretaria Municipal de Ensino teve a honra de receber Karla Bonomo para uma formação enriquecedora destinada aos professores de Inglês da rede. O tema central do encontro foi “Metodologias e Práticas no Ensino da Língua Inglesa”, com o objetivo de aprimorar as estratégias pedagógicas e promover um ensino mais dinâmico e eficaz.
Durante a formação, foram apresentadas e discutidas práticas inovadoras que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa e favorecendo o desenvolvimento das habilidades comunicativas na língua inglesa. As práticas pedagógicas propostas foram baseadas no livro didático utilizado pelo Município – Livro do Estudante, Currículo em Ação, assegurando a coerência com o material adotado e o alinhamento ao currículo vigente.
As metodologias abordadas visam tornar o ensino mais significativo e alinhado às necessidades e expectativas dos estudantes.
O encontro foi marcado pela troca de experiências, reflexão sobre as práticas pedagógicas e pelo fortalecimento do compromisso com a qualidade do ensino de Inglês na rede municipal.
3º Encontro – ARTICULAÇÃO EMEI / EMEF – (15/05/25)
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O encontro de hoje ocorreu da seguinte maneira: - Retomada do encontro anterior; - Socialização de Práticas exitosas – “Sequência Didática”, professora Simone / EMEI “Beija-flor”; - Apresentação de fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento (“Alfaletra- Magda Soares”); - Oficina: “Gêneros textuais” – reunidas por ano de trabalho, as professoras deverão elaborar uma proposta de trabalho a partir do gênero textual recebido; - Socialização. Avaliação do encontro. A realização de formações como essa, em HEC, favorece a construção de um currículo integrado, que garanta as aprendizagens essenciais em cada etapa de ensino.
Encontro de Professores Coordenadores das EMEFs – 12/05/2025
Local: Secretaria Municipal de Educação – Marília/SP. Participantes: 30 (trinta) professores coordenadores pedagógicos das EMEFs da rede municipal de ensino (conforme lista de presença)
Coordenação: Supervisoras de EMEF e equipe técnica da Secretaria de Educação. Palestrante convidado: Prof. Dr. José Carlos Miguel (UNESP). O encontro teve como objetivo promover o estudo de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática, com foco na utilização de materiais concretos como estratégia para potencializar a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Durante o encontro, foram abordadas metodologias e estratégias didáticas que favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio do uso de recursos concretos. A fala do Prof. Dr. José Carlos Miguel destacou a relevância pedagógica de materiais como o material dourado, o ábaco e as barras de Cuisenaire, ressaltando seus benefícios no processo de construção do conhecimento matemático.
Principais pontos discutidos: O material dourado contribui para a compreensão do sistema de numeração decimal, valor posicional e operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). O ábaco é um recurso que favorece a contagem, o cálculo mental e a estruturação do pensamento lógico. As barras de Cuisenaire permitem a visualização de relações numéricas, proporções e frações de forma lúdica e concreta.
Foi enfatizado que a eficácia do uso desses materiais depende diretamente da mediação do professor. A atuação docente é essencial para transformar a manipulação concreta em abstração conceitual, por meio do planejamento de atividades significativas, proposição de desafios, observação da interação dos alunos e estímulo à construção de estratégias próprias. A mediação deve ser intencional e sensível ao ritmo de aprendizagem dos estudantes, promovendo a autonomia, o pensamento crítico e a aprendizagem significativa desde os primeiros anos escolares.
O encontro foi avaliado como uma ação estratégica e formativa relevante, proporcionando espaço para diálogo, troca de experiências e alinhamento de práticas pedagógicas. A participação ativa dos coordenadores evidenciou o interesse e o compromisso com a qualificação do ensino de Matemática na rede municipal.
A abordagem do Prof. Dr. José Carlos Miguel trouxe contribuições teóricas e práticas que fortalecem a atuação dos coordenadores pedagógicos como multiplicadores de estratégias metodológicas eficazes nas unidades escolares.
Ao final do encontro foi dada a palavra a supervisão e equipe técnica que realizaram junto as coordenadoras alinhamento em relação:
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Ao SAEB DIGITAL; A plataforma elefante letrado; Planilhas e acompanhamento de produções de texto nas escolas; Avaliações bimestrais e sua elaboração; Novo cronograma de avaliações.
Curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição (23/04/25)
A Secretaria Municipal da Educação está realizando na Unimar o Curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2025, uma iniciativa do Programa Alfabetiza Juntos SP, instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. Em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada para profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino.
Entre essas ações, destaca-se o lançamento deste curso, que representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. O curso propõe reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador, abordando práticas pedagógicas, intervenções e monitoramento da aprendizagem. Ele se desenvolverá na interface entre a gestão educacional e as práticas pedagógicas, buscando garantir o aprimoramento do desempenho dos estudantes no processo de alfabetização.
Objetivos do Curso: Proporcionar aos professores alfabetizadores a oportunidade de formação continuada focada na construção de uma alfabetização integral, integrando leitura e escrita alfabética com o desenvolvimento de habilidades de leitura e práticas diversificadas de letramento. Mobilizar e aprofundar competências e habilidades necessárias aos professores alfabetizadores para oferecer intervenções intencionais e práticas pedagógicas qualitativas, considerando a diversidade da sala de aula e os indicadores de resultado de aprendizagem.
O curso está sendo realizado uma vez por mês, com a participação de 1 professor, 1 coordenador e 1 diretor de cada unidade escolar. Os professores e coordenadores replicarão a formação nas Horas de Estudo em Conjunto (HECs) para os demais educadores.
Alunos da rede municipal de Marília participam de avaliação digital preparatória
para o SAEB (29/04/25)
Marília (SP) – Nesta segunda-feira (29/04/2025), os alunos dos 5º anos das escolas municipais de Marília participaram de uma avaliação digital, promovida como parte dos preparativos para a aplicação do SABEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de São Paulo), prevista para ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro.
A atividade foi realizada por meio da plataforma Google Sala de Aula, utilizando Chromebooks e computadores disponíveis nas salas de informática das unidades escolares. A iniciativa teve como principal objetivo testar o sistema e a conectividade das escolas, com o intuito de identificar eventuais falhas e promover melhorias na infraestrutura tecnológica.
Além disso, a avaliação busca desenvolver instrumentos que contribuam para a preparação pedagógica dos alunos, ampliando as estratégias de ensino e aprendizagem. A expectativa da Secretaria Municipal da Educação é que a ação contribua para o desempenho dos estudantes na avaliação oficial do segundo semestre.