FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENCONTRO FORMATIVO “RETORNO ÀS AULAS”
Nessa formação ocorrida no mês de março foi enfocado o retorno às aulas presenciais, especificamente o acolhimento para um atendimento de qualidade às crianças da Educação Infantil e o papel dos docentes nesse momento.
Evidenciou-se que o Planejamento Educacional deve ser intencional, visando o afeto e carinho, cuidando para evitar o máximo possível o choro e que a criança possa estar em “atividade” e sinta-se pertencente ao espaço vivenciado. Nesse contexto, faz-se necessário:
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O curso surgiu da necessidade de capacitar os profissionais da Educação Infantil para compreender a relevância da Documentação Pedagógica, voltada para as especificidades da Educação Infantil. Além disso, refletir sobre as formas de planejar, registrar e comunicar o processo de aprendizagem vivido pelas crianças, apresentando algumas possibilidades de documentação para o processo educativo, socializando práticas exitosas dos educadores do nosso sistema de ensino, a partir das temáticas estudadas, promovendo reflexões e aprendizagens.
Foram realizados cinco encontros, além das atividades complementares realizadas na Sala Google Classroom, com a participação de 230 professores da Educação Infantil, divididos em:
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Módulo I: Fundamentos e princípios da documentação pedagógica (14/04/2021);
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Módulo II: Projetazzione: Planejamento na abordagem projetual, Planejamento no ensino presencial e remoto (29/04/2021);
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Módulo III: Planejamento por mapas mentais (19/05/2021);
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Módulo IV: Diário de bordo/bloco de anotações: narrar, interpretar e relançar; introdução às mini histórias (26/05/2021);
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Módulo V: Curadoria, interpretação, narração e comunicação (09/06/2021).
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RESSIGNIFICANDO E TRANFORMADO ESPAÇOS
Estudos apontam que a forma como o espaço é organizado impacta profundamente a aprendizagem das crianças. Espaço não é cenário, é um instrumento potencializador da criatividade e das expressões infantis.
As possibilidades de exploração, a qualidade das sensações e as vivências no espaço também podem provocar a afetividade da criança.
Encontros realizados:
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1º Encontro- dia 06 de maio de 2021 com todos os coordenadores;
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2º Encontro- dia 13 de maio de 2021 com coordenadores EMEIS de Bebês;
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3º Encontro- dia 14 de maio de 2021 com coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas;
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4º Encontro: Ensaios Pedagógicos – dia 06 de outubro de 2021 com coordenadores das EMEIS de Bebês;
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5º Encontro: Ensaios Pedagógicos- dia 14 de outubro de 2021 com coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.
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A LINGUAGEM DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTL
É necessário trabalhar o desenho como linguagem, compreendendo que por meio dele a criança pode se expressar. A partir da necessidade de um ensino planejado e intencional que considerasse o desenho como potencializador do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, vimos a necessidade de promover encontros de formação sobre o desenho, visto a necessidade de um ensino planejado e intencional, que favoreça a formação da criança autora de suas produções, conforme nos evidencia a Profª. Me. Yaeko Nakadakari Tsuhako.
Encontros Formativos:
1º Encontro: A linguagem do desenho como expressão da criança- dia 27 de maio de 2021;
2º Encontro: Desenho na Educação Infantil: algumas possibilidades de ensino desenvolvente, com Profª Yaeko Nakadakari Tsuhako - dia 17 de junho de 2021.
O ciclo de palestras foi transmitido via Google Meet, realizados em três etapas dividindo os professores de acordo com a idade das crianças que eles atendem, segundo a periodização do desenvolvimento infantil de cada faixa etária. Tivemos uma grande participação – cerca de 270 professores.
Para a promoção desses encontros, realizamos a avaliação do primeiro semestre de 2021 coletando sugestões de formação continuada junto às Escolas Municipais de Educação Infantil, e dentre as questões mais relevantes surgiu a temática relativa à periodização do desenvolvimento e sua relação com a prática pedagógica na Educação Infantil, pensando as fases do desenvolvimento em uma perspectiva histórico-cultural e dialética.
Refletir acerca dessa teorização e conceitos essenciais, a partir da análise dos períodos de desenvolvimento de acordo com a categoria da atividade dominante, analisar e discutir as implicações dessa teoria para o planejamento pedagógico foi essencial para os professores, na busca da melhoria da qualidade de ensino. Segue as datas de cada encontro e público alvo:
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1º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil - Professores de Infantil I e II - 23/08/2021
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2º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil- - Professores de Maternal I e II - 13/09/2021
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3º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil- Professores de Nível I e II - 04/10/2021
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No atual momento pandêmico, devido a necessidade de distanciamento e/ou isolamento social, tivemos que reorganizar a educação. Nesse sentido, o ensino que somente era presencial passou a ter a necessidade, pontual, de também ser remoto e/ou híbrido, haja vista que temos crianças sendo atendidas presencialmente; outras na modalidade remota e também há as que estão sendo atendidas de forma híbrida (presencial/remota).
Considerando que há diferenças entre o ensino híbrido e o remoto, é importante pensarmos sobre as possibilidades e os desafios do ensino que relaciona ações on-line com as off-line. Nesse sentido, é importante possibilitar a reflexão sobre o ensino híbrido e possíveis caminhos para o trabalho com essa organização.
O público alvo foram professores e professores coordenadores pedagógicos das EMEIs do Sistema Municipal de Ensino de Marília/SP.
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O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pensando nas ações que devem ser realizadas pelas escolas de Educação Infantil no que diz respeito ao brincar, foram organizadas as formações visando a reorganização dos espaços de forma a disponibilizar brinquedos e materiais às crianças, oferecendo diferentes possibilidades de interação e significado.
Além, de acompanhamento, observação e apoio às crianças nas suas brincadeiras; incorporando a dimensão lúdica no trabalho com os conhecimentos das várias áreas, de modo a contribuir para que as crianças estabeleçam associações e significações que ampliam suas possibilidades de aprendizagem.
Encontros formativos:
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1º Encontro: Fios do Brincar- dia 16 de setembro de 2021 com Coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.
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2º Encontro: Fios do Brincar- dia 29 de setembro de 2021 Coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.
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3º Encontro: Diálogos do Brincar – dia 30 de setembro de 2021 com coordenadores EMEIS de Bebês.
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O curso está sendo oferecido, nesse segundo semestre de 2021, com intuito de capacitar os docentes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) para compreensão de concepções de criança, infância, atividade, desenvolvimento e interações à luz da Teoria Histórico-Cultural, estabelecendo relações da teoria com a prática e finalizando com a socialização de saberes dos docentes do nosso Sistema de Ensino.
Foram oferecidas 240 vagas para as EMEIs. Destaca-se que o curso está sendo organizado com atividades complementares e quatro encontros via Google Meet, que enfocam as seguintes temáticas:
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1° Encontro: módulo I (22/09/2021)- Concepção de criança, atividade e desenvolvimento para o planejamento e ação do professor na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural;
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2º Encontro: módulo II (29/09/2021) – Este módulo teve a participação da convidada especial Profª. Sinara Almeida da Costa – O papel das interações na Educação Infantil segundo a Teoria Histórico-Cultural;
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3º Encontro: módulo III (13/10/021)- Funções Psicológicas Superiores e as práticas educativas na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural;
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4º Encontro- módulo IV (27/10/2021)- Curadoria das revisitações das práticas dos professores: inspirações à luz da Teoria Histórico-Cultural.