Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

MURAL DAS EMEIs

EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo

Infantil II vai ao teatro – Rádio novela “O grande rabanete”.

Em comemoração ao centenário do Rádio no Brasil, no dia 14 de abril os alunos do Infantil II foram ao teatro Municipal de Marília para apreciação da peça “O Grande Rabanete”, obra de Tatiane Belinky, com adaptação de Helena Venturini.

Os alunos puderam também conhecer uma pequena exposição com elementos ligados à história do rádio, com diferentes modelos que se destacaram ao longo das décadas.

Durante toda a semana as crianças aprenderam um pouco sobre a história do rádio no Brasil e também sobre as radionovelas. Nossas crianças ficaram encantadas!

----------------------------------------

EMEI MÃE CRISTINA

Período de inserção e acolhimento

Nos meses de fevereiro e março recebemos as famílias e as crianças em nossa escola para o início do ano letivo de 2022 garantindo um dos direitos fundamentais de nossas crianças: direito a uma especial atenção durante seu período de inserção na creche.

Os primeiros meses do bebê na escola são muito importantes para a criação do vínculo afetivo, desenvolvimento da confiança e da segurança tanto nos bebês quanto nos familiares. As famílias e crianças receberam nossa atenção individual quando começaram a frequentar a escola para ganhar confiança e familiaridade com o espaço escolar.

A presença de um adulto da família na escola foi garantida e é essencial para transmitir segurança para a criança e para que este período ocorra de forma respeitosa e tranquila.

Aos poucos as crianças foram se interessando pelos objetos e pelas atividades propostas pelas professoras e auxiliares, sendo acolhidas com muito amor e criando um vínculo afetivo.

----------------------------------------------

EMEI NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

O período de acolhimento e inserção da EMEI Nossa Senhora da Glória contou com a presença de familiares que exploraram com as crianças os espaços intencionalmente panejados para serem atrativos e provocadores de envolvimento, aprendizagens e desenvolvimento.

--------------------------------------

EMEI ARCO IRIS

RETORNO ÀS AULAS

A EMEI "Arco Íris” se preparou para receber as crianças com espaços ressignificados e organizados intencionalmente com a finalidade de que as vivências contribuíssem para a formação e desenvolvimento das qualidades humanas.

Cada ambiente foi transformado cuidadosamente em espaços que recebessem nossos pequenos de maneira a respeitá-los em seus direitos, dentre eles atenção especial no período de acolhimento, momento esse que requer um olhar atendo de todos os educadores/as que compõem a comunidade escolar, pois para muitas crianças é a primeira separação da família para se inserir em outro grupo social a qual irá ampliar as relações com outras pessoas, realizar novas experiências e conhecer novos objetos da cultura.

-----------------------------------------------------------

EMEI FLAUTA MÁGICA

Iniciamos o ano na EMEI Flauta Mágica com propostas de acolhimento e diversão.

Neste período, nossas crianças exploraram diferentes materiais, conheceram nossos espaços, interagiram com seus pares e aprenderam brincando!

-----------------------------

EMEI SEMENTINHA

O mês de fevereiro de 2022 foi marcado pelo retorno integral das aulas nas EMEIs. Pensando na importância deste retorno, a EMEI Sementinha proporcionou momentos de reflexão e formação à equipe escolar, objetivando tornar o momento acolhedor para todos.

Pensar em acolhimento enquanto uma abordagem pedagógica humanizadora foi nosso objetivo e exigiu previsão, organização, ação, avaliação, reflexão acerca de ambientes/espaços, escolha dos materiais e objetos, escuta sensível e olhar atento às necessidades individuais. Desta forma e através de muitas atividades (rodas, brincadeiras, passeios, histórias, desenhos, músicas), vimos neste período de acolhimento nosso objetivo se fortalecer numa equipe que acolheu crianças e famílias neste recomeço iniciando a construção de uma nova relação inspirada na segurança e empatia.

---------------------