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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 2023 - 2024

ABERTURA DO ANO LETIVO É REALIZADA COM REUNIÕES DE ACOLHIMENTO
 
A Secretaria Municipal da Educação realizou em 26 de janeiro e 08 de fevereiro reuniões de abertura do ano letivo envolvendo a equipe gestora das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Com o objetivo de acolher a todos os presentes, a primeira reunião de acolhimento foi idealizada com o intuito de nortear o trabalho a ser desenvolvido no ano que se inicia, tendo como lema “Para 2023: Nenhum a menos”.
 
Pautada no princípio e na funcionalidade da mandala, símbolo de totalidade e integração, a equipe administrativa da Secretaria Municipal da Educação reforçou a importância do trabalho coletivo alinhado a uma educação humanizadora que zela pela formação integral de todos os alunos.
 
A segunda reunião foi mediada pelas Supervisoras Escolares, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, e o Assessor Especial do Secretário Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, sendo apresentados e discutidos dados coletados na Avaliação Institucional realizada pelas escolas em dezembro do ano anterior no intuito de rever e redirecionar ações e estratégias para o ano que se inicia.
 
Na sequência, a equipe gestora das escolas foi orientada quanto à organização do Planejamento Escolar que será realizado entre os dias 22 e 24 de fevereiro, abordando o panorama da educação das escolas municipais, a previsão de metas para superação das problemáticas apontadas, a definição de projetos pedagógicos das turmas e a revisitação para estudos da Proposta Curricular de 1º a 5º ano que rege o Sistema Municipal de Ensino.


 

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DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE ENCONTRO FORMATIVO PROMOVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
 
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nos dias 14 e 15 de fevereiro encontros formativos com os diretores das escolas que integram do Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Os encontros foram conduzidos pelo Setor de Convênios da SME, sendo alinhadas estratégias que visam a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar e o desenvolvimento das instituições de ensino, dentre elas a parceria estabelecida com o Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM).
 
A formação oferecida aos diretores também proporcionou momentos de discussões importantes e pontuais acerca da dinâmica informacional da Secretaria municipal da Educação, sendo adotadas novas ferramentas de mediação da comunicação escolar nesse ano letivo.

 


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CICLO FORMATIVO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL É PROMOVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
 
A Secretaria Municipal da Educação, com apoio da Prefeitura de Marília, promoveu o Ciclo Formativo das Escolas de Educação em Tempo Integral nos dias 23 e 24 de fevereiro.
 
A programação foi desenvolvida durante o período de Planejamento Escolar, envolvendo 160 profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que atendem em Tempo Integral, dentre eles: professores titulares de turma, de Educação Física e de Língua Inglesa, professores-coordenadores, auxiliares de direção e diretores.
 
O primeiro dia de formação envolveu a apresentação do projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) pela coordenadora analista do SEBRAE, Natali Batista Conrado Jorge, no intuito de formar os professores que atuam nas turmas de 1º ao 5º anos, tornando-os aptos a estimular e incentivar os alunos na concretização de seus sonhos.
 
As ações previstas pelo JEPP estão pautadas em atividades lúdicas e educativas com vistas ao desenvolvimento de práticas e vivências cotidianas que visam o autoconhecimento, as novas aprendizagens e o espírito de coletividade do alunado envolvido.
 
A Supervisora Escolar, Rita Borguetti, ao realizar a abertura oficial desse primeiro dia formativo, destacou a importância da mediação docente para que os professores possam atuar junto aos alunos das Escolas de Educação em Tempo Integral com vista à uma formação global e de qualidade.
 
O segundo evento formativo proporcionou a todos os participantes um dia de imersão com reflexões de cunho teórico-prático acerca da educação ofertada nas escolas de tempo integral que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
A abertura oficial do evento foi realizada pelo Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, o qual destacou a importância do momento vivenciado para todo o público presente, uma vez que valoriza os profissionais que fazem a educação de Marília acontecer, buscando um atendimento humanizado e um ensino de qualidade.
 
A programação desse segundo dia foi iniciada com a palestra “Agora só falta você”, abordando aspectos inerentes ao projeto das Escolas de Educação em Tempo Integral do município, e a Palestra Cultural Interativa, trazendo à tona a importância de um olhar mais humano e diferenciado para o nosso próximo, conforme apresentado pelo palestrante Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Unicamp, acompanhado pelo Quinteto Liberdade, Liberdade.
 
O período da tarde foi destinado às atividades práticas propostas no formato de oficinas pelas Assistentes Técnicas de EMEF, professoras Angela Watari, Camila de Oliveira, Luciane Panes e Roselaine Dilelli.
 
As temáticas envolvendo jogos matemáticos, leitura e produção de texto foram exploradas junto aos professores participantes com o objetivo primordial de ampliar as possibilidades didáticas de trabalho interdisciplinar e integrado entre o currículo comum e as oficinas de enriquecimento curricular.
 
Posteriormente, por meio de avaliação individual, os participantes expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e apreciaram a valorização docente, a organização do evento e a intencionalidade das Oficinas de Enriquecimento Curricular, que apresentaram possibilidades de aplicação junto aos alunos das Unidades Escolares envolvidas.

 

 
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HORAS DE ESTUDO COLETIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 
Nas datas de 09 e 16 de março, na EMEF Célio Corradi, foram realizadas reuniões para Planejamento Escolar dos professores de Educação Física que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que continuará sendo promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) mensal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Educação Física Escolar. 
 
O calendário mensal das HECs de Educação Física foi assim definido pelos professores, contando com a formação de profissionais da área por eles indicados:


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HORAS DE ESTUDO COLETIVO DE LÍNGUA INGLESA
 
Nas datas de 09 e 16 de março, na EMEF Edméa Sola, foram realizadas reuniões para Planejamento Escolar dos professores de Língua Inglesa que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que será promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) quinzenal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Língua Inglesa para Crianças. 

 
 O calendário quinzenal das HECs de Língua Inglesa foi assim definido pelos professores, contando com encontros presenciais e outros realizados via Google Meet por profissionais da área por eles indicados:




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SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DO WORKSHOP IMAGINAL TEACHERS TRAINING PROGRAM
 
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu a participação de 20 profissionais de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) em evento promovido no município de Pompéia, nos dias 16, 17 e 18 de março, pela ITC Brasil (Imaginal Transformation Center Brasil). 

No primeiro dia de formação foi realizada a visita técnica que contemplou o panorama do evento que envolve o ITC Brasil, a Imaginal Education e as entidades parceiras (Fundação Shunji Nishimura, SENAI, FATEC e Grupo Jacto), possibilitando aos professores, coordenadores, diretores, supervisores e assistentes técnicas a observação de ambientes e organizações de trabalho favoráveis a uma aprendizagem profunda.

O público presente contou ainda com dois dias de imersão em que foram oferecidos aspectos teóricos alinhados às estratégias para implantação em sala de aula dos aspectos que norteiam o processo de aprendizagem dos alunos: Cultura, Transformação dos Papéis, Aprendizado com Base em Neurociência, Qualidade, Avaliação Formativa, Personalização, Fechamento de Brechas, Colaboração e Prontidão para o Futuro. 

No Wokshop em questão, foi apresentado aos participantes do evento o modelo Imaginal de Aprendizagem Profunda (Profound Learning), o qual tem como princípio básico a propriedade emergente ou o resultado da coletividade de seus elementos e seu desenvolvimento. A Master Academy & College, que utiliza esse modelo de aprendizagem há 25 anos, se tornou a escola “número um” em excelência acadêmica na província de Alberta, no Canadá. 

Ao longo do evento, os participantes foram impulsionados pelos preletores: Tom Rudmik, Andy Rudmik, Cindy Backstrom, Trish Braddy e Curtis Arends da Master Academy & College à realização de diversas atividades e experiências que possibilitaram a vivência de novas abordagens e ampliação de possibilidades para uma aprendizagem significativa.

“Esses três dias de formação foram muito produtivos. Estabelecer uma conexão com uma filosofia de aprendizagem em que o aluno é o protagonista durante todo o processo é algo para enriquecer as nossas práticas cotidianas. Ouvir dos professores canadenses as experiências e vivências com o Profound Learning nos permite pensar na ressignificação das nossas rotinas, o que agrega muito à nossa formação pessoal e profissional”, afirma a participante Flávia Simone Rodolfo da Silveira, diretora da EMEF Nicácia Garcia Gil.

 

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ENCONTRO COM PROFESSORES DE 1° ANO: REFLEXÕES E PRÁTICAS EXITOSAS DE ALFABETIZAÇÃO
 
A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 11 e 12 de abril o encontro de formação para os professores que atuam com as turmas de 1º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília, objetivando refletir sobre a formação de escritores e leitores competentes.
 
Essa foi mais uma ação de formação continuada em serviço propiciada aos docentes para que, em conjunto, pudessem refletir sobre as diferentes realidades vividas e práticas alfabetizadoras utilizadas para, a partir daí, vislumbrar a importância da teoria vinculada à prática educativa desenvolvida, se apropriando de um canal de diálogo entre a realidade experienciada e seus conhecimentos.
 
O encontro foi organizado pelas Assistentes Técnicas de EMEF, Angela Watari e Camila Oliveira, e pelo Assessor Especial do Gabinete do Secretário, Joaquim Bento Feijão, sendo abordada uma visão histórica dos métodos de ensino, culminando em reflexões sobre as metodologias propostas nos documentos que norteiam o Currículo Oficial das escolas municipais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Proposta Curricular de 1º a 5º ano do Município.
 
Para qualificar e contribuir com o trabalho do professor alfabetizador, foram compartilhadas experiências exitosas de ensino, possibilidades didáticas e intervenções pedagógicas que certamente auxiliarão o professor a favorecer de forma efetiva o desenvolvimento da aprendizagem das crianças em processo de alfabetização.

 


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O ENSINO DA LEITURA É FOCO DA TRILHA FORMATIVA DOS PROFESSORES-COORDENADORES DE EMEF EM 2023
 
A Secretaria Municipal da Educação promoveu durante o ano letivo de 2023 uma trilha formativa com foco no ensino da leitura, tendo como público alvo os 32 professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Os encontros de formação continuada em serviço foram projetados para ocorrerem mensalmente, sendo esses organizados pelas Assistentes Técnicas Angela Watari e Camila de Oliveira, visando possibilitar aos coordenadores participantes momentos significativos de formação e reflexão sobre os saberes da língua materna.
 
A Supervisora Escolar de EMEF, Daniela Rigoldi, evidencia que momentos como este de estudo sobre os recentes referenciais teóricos relativos aos processos de ensino e aprendizagem devem ser propostos aos coordenadores, tornando-os mais confiantes e aptos no cumprimento das principais atribuições que lhes competem: acompanhar, orientar, sugerir e intervir nas práticas educativas do grupo docente em prol da efetiva aprendizagem dos alunos.
 
Sob mediação da Profª. Drª. Érica Christina Kohle (professora especialista em Língua Portuguesa e Literatura) e da Profª. Drª. Stela Miller (docente voluntária do Programa de Pós-graduação da UNESP - Campus de Marília), os encontros formativos contaram com reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita, na leitura e na produção de enunciados, com base nos referenciais teóricos de Joaquim Dolz, Josette Jolibert e seus colaboradores. 
 
O calendário mensal dos encontros formativos foi assim definido pela Equipe de EMEF, oportunizando aos professores-coordenadores uma melhor percepção do trabalho com a leitura e a exploração dos gêneros textuais em sala de aula:
 
  • MÊS DE FEVEREIRO
    - Intervenções pedagógicas do coordenador frente ao planejamento semanal docente e ao processo de ensino-aprendizagem.
 
  • MÊS DE MARÇO
    - Mapeamento das dificuldades enfrentadas pelos alunos na Avaliação Diagnóstica de Leitura e Escrita e estratégias para superação.

    - Modalidades organizativas para o trabalho com a leitura.
 
  • MÊS DE ABRIL
    - A relevância do trabalho com os gêneros do enunciado (Mediação: Prof.ª Dª. Erika Christina Kohle).

    - Estrutura da Sequência Didática e o trabalho com os gêneros textuais segundo proposituras de Joaquim Dolz e colaboradores.
 
  • MÊS DE MAIO
    - Sequência Didática no contexto do Ensino Fundamental: produção de texto inicial individual e os problemas linguísticos em módulos (Mediação: Prof.ª Drª. Erika Christina Kohle).
 
  • MÊS DE JUNHO
    - Sequência Didática no contexto do Ensino Fundamental: escolhas didáticas no trabalho com a leitura e escrita.
 
  • MÊS DE AGOSTO
    - Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos na Avaliação Externa - SAREM (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Município) nas dimensões da leitura e da escrita para planejamento de ações para superação.

    - A rotina didática como eixo estruturante do ensino e da aprendizagem da língua.
 
  • MÊS DE SETEMBRO
    - Linguagem escrita: leitura e produção de enunciados segundo proposituras de Josette Jolibert e seus colaboradores (Mediação: Prof.ª Drª. Stela Miller).
 
  • MÊS DE OUTUBRO
    - Construção das competências leitoras: Questionamento de Texto e Sete Níveis de Conceitos Linguísticos.

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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTROS FORMATIVOS PARA PROFESSORES QUE ATUAM NA RECUPERAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
 
A Secretaria Municipal da Educação oportunizou encontros formativos bimestrais a todos os docentes que atuam na Recuperação do Rendimento Escolar dos alunos que ainda não dominam o sistema de escrita alfabética. Os professores estiveram presentes durante sua jornada de trabalho, sendo proporcionada a todos a formação continuada a serviço.
 
Considerando os indicadores de alfabetização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, tal ação foi projetada no intuito de convidar os professores de Reforço Escolar a uma reflexão sobre a metodologia por eles adotada e a (re)visitação de práticas exitosas de ensino-aprendizagem do sistema de escrita alfabética.
 
As formações subsidiam o trabalho desenvolvido em sala de aula, enriquecendo o fazer pedagógico e propiciando momentos de reflexão e criação de novas possibilidades didáticas que impactam positivamente o processo de ensino e a consequente aprendizagem dos alunos.
 
 O calendário bimestral dos encontros de formação continuada sobre questões da alfabetização foi assim definido pelas Assistentes Técnicas, Camila Oliveira e Ângela Watari, e pelo Assessor Especial do Gabinete do Secretário, Joaquim Bento Feijão, oportunizando aos professores a socialização de múltiplos saberes:
 
  • 1° BIMESTRE
    - Práticas de linguagem na rotina de trabalho com o Reforço Escolar.
 
  • 2° BIMESTRE
    - Alfabetização: exercício efetivo e competente da escrita.
 
  • 3° BIMESTRE
    - Encaminhamentos essenciais na organização do trabalho com o Reforço Escolar: ações e intervenções que favorecem avanços na aquisição da língua escrita.
  
  • 4° BIMESTRE
    - Ações de leitura: estratégias na busca da compreensão leitora.


 
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CICLO FORMATIVO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA É PROMOVIDO PARA OS PROFESSORES DE 5º ANO DAS EMEFs
 
A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Marília, promoveu o Ciclo Formativo “Reflexões teórico-práticas sobre o ensino da Matemática” no período de março a outubro de 2023, direcionado aos docentes de 5º ano e professores-coordenadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas organizado pelas Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli e desenvolvido pelo Prof. Dr. José Carlos Miguel, docente vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP de Marília.

Os encontros formativos envolveram 97 participantes entre docentes de 5º ano e professores-coordenadores, sendo-lhes oportunizados momentos de estudo e reflexão sobre os conceitos matemáticos abarcados nas Unidades Temáticas presentes no Currículo Oficial que norteia o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística.
 
Segundo a Supervisora Escolar, Rita Borguetti, essa é uma ação projetada pela Secretaria Municipal da Educação desde o ano anterior, quando encontros formativos de Alfabetização Matemática foram realizados com os professores de 4º ano. Almejando dar continuidade ao acompanhamento do ensino e da aprendizagem dessas turmas que agora cursam o 5º ano, objetivamos oportunizar momentos para que os docentes possam aprimorar suas práticas, abrindo-se a uma gama de oportunidades de ensino que impactam diretamente na aprendizagem dos alunos. 
 
As atividades propostas elucidaram a importância do trabalho com a linguagem simbólica da matemática, a ampliação de conceitos imprescindíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático e a socialização de práticas exitosas de ensino.

 O cronograma mensal de formação continuada promovida pelo Ciclo Formativo “Reflexões teórico-práticas sobre o ensino da Matemática” foi assim definido ao longo do 1º e do 2º semestre letivos:

 
  • MÊS DE MARÇO: Estudos sobre as Unidades Temáticas do Currículo de Matemática.
  • MÊS DE ABRIL: Álgebra.
  •  MÊS DE MAIO: Geometria.
  • MÊS DE AGOSTO: Grandezas e Medidas.
  •  MÊS DE SETEMBRO: Números.  
  • MÊS DE OUTUBRO: Probabilidade e Estatística.


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PROFISSIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PARTICPAM DA CONFERÊNCIA INOVEDUCA REALIZADA EM POMPÉIA
 
A Secretaria Municipal da Educação de Marília, por intermédio do convênio estratégico e de cooperação estabelecido entre a Prefeitura de Marília e o Centro de Ensino Tecnológico “Shunji Nishimura”, propiciou a participação dos profissionais das escolas municipais na 2ª Conferência de Inovação Educacional 2023 da Alta Paulista - Inoveduca, evento ocorrido entre os dias 15 e 17 de junho, no município de Pompéia.

Aos 30 profissionais de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares, foram oportunizadas importantes discussões sobre a temática “Criatividade, Inovação e Aprendizagem significativa”, a qual foi abordada em 10 workshops relacionados aos desafios contemporâneos da educação, conforme detalhado pela curadora do Inoveduca, a educadora Iolene Lima.

Conferencistas de renome, como a neurocientista Carla Tieppo, a educadora Cris Poli e o fundador do Imaginal Education Tom Rudmik, trouxeram à tona reflexões sobre saberes educacionais para além da sala de aula, no intuito de preparar os alunos para os desafios surgidos na vida moderna.

 

De acordo com o Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, oportunizar condições aos profissionais das escolas municipais de fazerem parte de um evento dessa magnitude reforça a concepção da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Educação de que o conhecimento deve ser construído em ambiente harmonioso com espaço para a criatividade e a inovação da comunidade escolar.

A Inoveduca foi favorecedora de sessões de formação importantes para a ressignificação de conceitos e de práticas metodológicas dos profissionais da educação de Marília, reafirmando o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação.


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PROFESSORES DE 5º ANO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ARTE
 
A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promoveu na noite de 22 de junho o encontro formativo intitulado “Ensinar e Aprender Competências e Habilidades do Currículo de Arte”, tendo como público alvo os docentes de 5º ano de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

O evento ocorreu na Câmara Municipal e fez parte de ação desenvolvida pela Escola do Legislativo de Marília, objetivando fomentar a formação cidadã por meio de atividades mensais proporcionadas gratuitamente à população mariliense.

Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), os 77 docentes presentes apreciaram a palestra ministrada por Larissa Capinzaiki Sojo, Professora Especialista em Currículo (PEC) de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Diretoria de Ensino de Marília.

Considerando as práticas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, o trabalho em sala de aula deve abarcar quatro formas distintas de linguagem (visual, musical, teatral e corporal), envolvendo fundamentalmente experiências artísticas de fruição, reflexão e criação de processos artísticos.

Nesse sentido, as propostas de trabalho devem ocorrer de forma interdisciplinar e contextualizada, favorecendo o respeito às diferenças e o diálogo intercultural para que o aluno possa desenvolver sua percepção do mundo em sua totalidade e complexidade, em um movimento contínuo e permanente que valorize as linguagens artísticas, o diálogo com a literatura, o contato e a reflexão sobre formas estéticas híbridas como as artes circenses, o cinema e a performance.

De acordo com a Supervisora de Ensino, Daniela Rigoldi, a formação continuada oferecida aos professores teve o intuito de ampliar o olhar sobre o ensino e a aprendizagem das competências e habilidades de Arte, uma vez que o acesso às diversas formas de expressão é fator indispensável para o desenvolvimento educacional dos alunos.

 

 
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CICLO FORMATIVO TEM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
 
A Secretaria Municipal da Educação promoveu nos meses de julho e agosto o Ciclo Formativo “O gestor reflexivo em uma escola reflexiva” direcionado aos diretores das escolas municipais de Marília.
 
Na abertura oficial do evento, o Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, destacou a importância de uma gestão escolar acolhedora e humanizadora que possa instaurar no ambiente escolar espaços colaborativos de compartilhamento de conhecimentos e experiências, proporcionando reflexões críticas individuais e coletivas.
 
Os estudos e reflexões propostos foram mediados pelo Assessor Especial do Secretário Municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão, que discorreu sobre temáticas de destaque no dia a dia do gestor escolar: múltiplas atribuições do diretor de escola, normas legais necessárias no cotidiano escolar, desafios político-educacionais, liderança, eficiência e eficácia: características fundamentais para uma escola de sucesso.
 
A segunda etapa de trabalho foi liderada pela Secretária-Adjunta da Educação, professora Renata Guedes, sendo abordado o planejamento estratégico para o segundo semestre letivo, no intuito de fornecer aos diretores escolares formações e suportes necessários para que todos possam desempenhar seu papel de forma eficaz e inspiradora.
 
O encerramento do ciclo formativo foi marcado pela avaliação de todos os diretores participantes, sendo destacada a importância dessa ação desenvolvida e a notória preocupação da equipe que atua na Secretaria Municipal da Educação em alinhar teoria e prática em todos os momentos de formação propiciados.


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A ARTE DE ENSINAR É TEMA DE PALESTRA MINISTRADA AOS EDUCADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
A Secretaria Municipal da Educação de Marília, por intermédio do convênio estratégico e de cooperação estabelecido entre a Prefeitura de Marília e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, propiciou a participação dos educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) na palestra intitulada “A arte de ensinar”, realizada na noite de 03 de agosto, no auditório da UNIVEM.
 
Os 592 profissionais envolvidos, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares, participaram do evento durante a jornada de trabalho destinada às Horas de Estudo Coletivo (HEC) da semana, objetivando abrir o calendário formativo do 2º semestre letivo de forma dinâmica e envolvente para todos.
 
A palestra foi ministrada pelo educador Gabriel Perissé, graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia da Educação também pela USP e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
 
A temática abordada trouxe a reflexão o processo de ensino e aprendizagem, tornando notório ao público presente que o ato de ensinar não requer práticas espetaculares, mas sim um esforço permanente do professor para manter vivo em seus alunos o interesse pelo conhecimento, auxiliando-os na construção da sua autonomia e no estabelecimento de planos de ação para a conquista de suas metas de vida.
 
O Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, reforçou que o protagonismo juvenil vem sendo incentivado nas escolas municipais de Marília, principalmente naquelas de modalidade integral, tornando o aluno um agente fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores de trabalho, em especial o Programa de Disseminação da Cultura Empreendedora apoiado pelo SEBRAE.

 


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ALFABETIZAÇÃO É ALVO DE REFLEXÃO EM ENCONTRO FORMATIVO DESTINADO AOS PROFESSORES DE 2º ANO
 
A Secretaria Municipal da Educação promoveu na noite de 05 de outubro um encontro formativo dedicado aos 76 professores atuantes em turmas de 2° ano das escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
A formação ocorreu durante as Horas de Estudo Coletivo (HEC) que integram a jornada semanal de trabalho docente, sendo destinada à análise de fundamentos teóricos que iluminam o fazer do professor e posterior promoção da reflexão sobre práticas pedagógicas eficazes a serem desenvolvidas em sala de aula durante o processo de aquisição da leitura e escrita pelos alunos.
 
Durante o encontro, foram discutidos os princípios da alfabetização que norteiam o trabalho realizado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Marília, enfatizando a centralidade na ação pedagógica que objetiva garantir a alfabetização articulada ao desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita e ao envolvimento da criança em práticas diversificadas de linguagem.
 
Por meio da mediação realizada pelas Assistentes Técnicas Angela Watari e Camila Oliveira, buscou-se analisar em conjunto os dados de alfabetização das turmas de 2° ano juntamente com os resultados obtidos na Avaliação de Fluência Leitora realizada no final do 1º semestre letivo para, a partir daí, definir necessidades educacionais, socializar estratégias de trabalho e indicar ajustes metodológicos importantes para o enriquecimento das ações pedagógicas dos professores alfabetizadores.
 
O encontro abordou a importância da organização de um ambiente agradável e estimulante para a formação de leitores e escritores e, portanto, os participantes foram imersos em uma atmosfera letrada, num convite à exploração de recursos como: árvore de livros, guarda-chuva de histórias, ambientação com fitas e cortinas coloridas, varal de poemas, entre outros.

 
 
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EVENTO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA INTERNACIONAL DÁ INÍCIO À SEMANA DE HOMENAGENS E VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM MARÍLIA

Encontro Regional de Educadores e Lideranças organizado pela UNDIME SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), na tarde de 16 de outubro, foi o marco inicial para as celebrações alusivas ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
 
O evento realizado no Teatro Municipal reuniu cerca de 400 educadores entre diretores, professores e coordenadores que atuam nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Marília e de outras redes públicas do Estado de São Paulo, tais como: Assis, Jaú, Lins, Tupã, Sorocaba, Itapetininga, Dracena, Paraguaçu Paulista, Herculândia, Garça e São João do Pau D’Alho.
 
A primeira conferência “Da Administração à Sala de Aula” foi ministrada pela educadora e pesquisadora Ivanilde Moreira, sendo evidenciado o processo de alfabetização na atual estrutura educacional brasileira, pautado na inter-relação das suas múltiplas faces (linguística, social, psicológica e pedagógica) para a criação de um processo harmônico e favorecedor do sucesso dos alunos.
 
“Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década” foi o tema da palestra de Antônio Nóvoa, uma das maiores referências sobre Educação no mundo atual, trazendo em pauta reflexões sobre os desafios da formação continuada de professores e proposições sobre o trabalho sistêmico e regular de cooperação, convergência de ideias e convivialidade.
 
As ações da UNDIME SP, que contam com o apoio da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Educação, visam proporcionar a valorização dos educadores e, ao mesmo tempo, estimular à reflexão. “Entendemos que as conferências de alto nível proporcionadas aos nossos docentes poderão refletir sobre as práticas na sala de aula e o desenvolver de um melhor plano de trabalho, inspirado na realidade que estão vivenciando com seus alunos”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, professor Helter Bochi.

 


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CONGRESSO DE EDUCAÇÃO REÚNE RENOMADOS PALESTRANTES EM MARÍLIA

A Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Educação, em um esforço audacioso para impulsionar a qualidade da educação, organizou o I Congresso de Educação PRODOCÊNCIA Marília. A abertura oficial ocorreu na noite de quinta-feira, 19 de outubro, no salão de eventos do Golden Palace, sendo ministrada uma palestra motivacional por Renato Casagrande.
 
O congresso reuniu cerca de 1600 profissionais entre professores, coordenadores, diretores e supervisores escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município.
 
A programação do segundo dia de formação continuada em serviço para o público atuante nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), realizada no Anfiteatro da UNIMAR, contou com a participação de renomados especialistas da educação: Cipriano Luckesi, Emília Cipriano, Leticia Lyle e Zita Lago, todos com vasta expertise em suas respectivas áreas de atuação.
 
Acreditando em uma abordagem educacional que prioriza a formação integral do ser humano, o objetivo primordial do referido congresso educacional é proporcionar uma experiência única de aprimoramento teórico-prático em temas contemporâneos fundamentais: tecnologia na sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas inovadoras.
 
Conforme observou o professor Helter Bochi, Secretário Municipal da Educação, nesses dias formativos foi possível acompanhar não apenas a vitalidade de nossa comunidade educacional, mas também o potencial transformador que reside em cada um de nós, educadores.
 
O prefeito Daniel Alonso reiterou que o congresso em si é uma forma de homenagear e valorizar o trabalho desenvolvido pelos educadores que se dedicam diariamente a fazer da educação municipal uma referência em nível nacional e, portanto, a promoção contínua de eventos dessa natureza é amplamente apoiada em Marília.

 

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TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS É TEMA DE ESTUDO DOS PROFESSORES DE EMEF
 
A Secretaria Municipal da Educação, por intermédio da Prefeitura de Marília, promoveu na noite de 26 de outubro um encontro formativo envolvendo todos os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Marília, sendo abordada a temática “A transversalidade da educação das relações étnico-raciais”.
 
A formação ocorreu durante as Horas de Estudo Coletivo (HEC) que integram a jornada semanal de trabalho docente, sendo realizada em formato de palestra transmitida de forma síncrona para todas as escolas por meio da Plataforma do YouTube.
 
O estudo em pauta foi programado com o objetivo de evidenciar as heranças dos povos africanos e indígenas, a partir do contato com as propostas das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que preveem o desenvolvimento do trabalho com a ancestralidade, a identidade e a valorização da história e da cultura afro-brasileira, africanas e indígenas na formação do Brasil e na vida cotidiana dos alunos.
 
A palestrante, Profª. Drª. Eliane Boa Morte, tornou claro que tais temáticas necessitam ser abordadas de forma interdisciplinar ao longo do ano letivo, sendo desenvolvidos projetos integradores e propostas de trabalho em consonância com as habilidades estabelecidas nos documentos que regem o Currículo Oficial do Município, objetivando pensar e compreender a constituição humana sob a ótica da valorização das diferenças e do respeito à pluralidade de culturas.
 
Eliane Boa Morte é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em História pelo Programa de Mestrado Profissional em História da África e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras pelo Instituto Federal Baiano (IFBaiano), representante do Conselho Municipal das Comunidades Negras de Salvador e membro do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional.