Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

PROJETOS 2021-2022

PROJETOS DE TRABALHO
 

Projetos de trabalho são caracterizados por situações didáticas que oferecem contextos nos quais o estudo ganha sentido e aparece como uma atividade que se orienta para a realização de um propósito claro.

Essa é a modalidade organizativa abrangente, que possui como característica fundamental ações que devem ser organizadas de maneira conjunta e cooperativa entre professor e alunos, na perspectiva de responder uma ou mais questões e resolver um problema da realidade física ou social.

O trabalho com projeto didático oportuniza vivenciar de forma inovadora diversos aspectos do meio em que está inserido, sendo também uma forma de favorecer a interdisciplinaridade e a contextualização, aspectos de grande relevância na formação escolar do estudante, comprovando que as diversas áreas do conhecimento se complementam e dialogam entre si sobre os mais diversos temas.


PROJETO MUSICALIZAÇÃO

A música é importante para a integração das crianças na vida escolar, estimulando o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do desenvolvimento cognitivo.

Em face disso e atendendo ao disposto no Currículo Oficial dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a musicalização deve estar integrada ao planejamento docente, desenvolvendo saberes musicais fundamentais para a inserção e participação crítica e ativa do aluno na sociedade.

De acordo com a necessidade de exploração da musicalidade em turmas de 1º ao 5º ano, as “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” foram propostas aos alunos, a fim de proporcionar o resgate de brincadeiras de repertório tradicional de cada localidade e da compreensão da linguagem musical, estimulando o desenvolvimento integral da criança nas dimensões emocional/afetiva, motora e cognitiva.

A prática de brincadeiras e atividades musicais – em sua maioria corporais, percussivas e cantadas – constituem o disparador do aprendizado de elementos básicos da música e de outras linguagens artísticas articuladas a ela, tornando possível a exploração das habilidades trazidas na Proposta Curricular de 1º ao 5º ano do Sistema Municipal de Ensino de Marília e na Base Nacional Comum Curricular a saber:

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO DE TRABALHO SOCIOAMBIENTAL
 

As políticas públicas para o saneamento básico são responsáveis por ações que interferem e condicionam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Para que tenham êxito, se faz necessária a organização e a mobilização comunitária com ações socioambientais planejadas e executadas em torno dos conceitos de meio ambiente, sociedade, economia, saúde, educação e controle social.

Nesse aspecto, um dos grandes desafios desse projeto é promover a reflexão crítica e o desenvolvimento de valores e práticas rumo às mudanças culturais e sociais necessárias à construção de sociedades sustentáveis e que agridam menos os recursos hídricos.

Ao longo do trabalho desenvolvido foram propostos encontros de formação para professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, concurso Cultural para escolha de mascote, feiras ambientais, campanhas educativas, visitação de professores e alunos à Estação de Tratamento de Esgoto do Pombo, orientação quanto ao descarte correto do óleo de cozinha, entre outras ações.

Confira todo o trabalho desenvolvido na Revista Pró Águas, edição de agosto de 2021, abrindo o arquivo no final da página.

                                        

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO DE TRABALHO SOCIOAMBIENTAL - PARTE II
DESCARTE CORRETO DO LIXO

A produção desordenada de lixo e o seu depósito inadequado promovem grave problemática não apenas de cunho ambiental, mas também social e de saúde pública, questões de responsabilidade não apenas governamental, mas de toda a sociedade.
 
O desafio que se impõe a todos na atualidade é o consumo sustentável, poupando os recursos naturais, reduzindo o desperdício, diminuindo a geração de lixo, reutilizando e reciclando a maior quantidade possível de resíduos a fim de prolongar o tempo de vida dos recursos naturais do planeta.
 
Nesse sentido, o referido projeto visa promover a conscientização da população, objetivando a compreensão dos benefícios e vantagens que o manejo e destino correto de resíduos sólidos propiciam. Para tanto, foi estabelecida parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, desencadeando ações educativas em prol do desenvolvimento sustentável do município.
 
 
No endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=iFAZgbXAz-8, confira o vídeo educativo elaborado por Wilson Hakamada, do Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
 
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
PROJETO ENFRENTANDO DESAFIOS
 

Diante da interrupção das aulas presenciais devido ao cenário pandêmico instalado em 2020, algumas dificuldades e defasagens de aprendizagem foram acentuadas. Dessa forma, para que o direito de aprendizagem das crianças possa ser efetivado torna-se necessário a reinvenção de práticas pedagógicas que favoreçam a aquisição dos conhecimentos relevantes por todos os educandos.

Nesse sentido, pautando-se nas legislações vigentes que dispõem sobre a recuperação para alunos de menor rendimento (Inciso V do art. 12 da Lei n° 9394/96 - LDB e Inciso IX do art. 19 da Lei nº8354/19 - Sistema de Ensino), foi proposta a implementação do referido projeto, com o intuito de oportunizar atividades diferenciadas voltadas aos alunos de 1º a 5º ano que apresentaram dificuldades na aprendizagem.

Para tanto, ações pontuais das Unidades Escolares estão sendo efetivadas, tais como: avaliação diagnóstica, seleção dos objetos de conhecimento em consonância com sua relevância social e a propositura de atividades interdisciplinares com vista à superação das dificuldades encontradas, primordialmente na aquisição do sistema alfabético de escrita, compreensão leitora e letramento matemático.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A Educação Integral reconhece os alunos como sujeitos de direitos e atores sociais com expressão e linguagens singulares, valorizando e reconhecendo saberes, fazeres e sentimentos expressados por meio do universo simbólico e artístico.

Nas Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Marília, o empreendedorismo tornou-se um dos focos das Oficinas de Enriquecimento Curricular, sendo essa temática abordada por meio da metodologia de resolução de problemas, permitindo aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, de construir a autonomia, de saber selecionar as informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações.

Visando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de natureza prática, inovadora e integrada, almejando o desenvolver da criatividade e autonomia, foi estabelecida parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade privada que atua como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e a sustentabilidade.

O trabalho proposto versa sobre o conteúdo abordado na coleção “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), elaborada pelo SEBRAE, objetivando incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

A culminância de todo esse trabalho é a realização de uma feira de empreendedorismo organizada pelos alunos participantes do projeto reunindo toda a comunidade escolar e familiares dos envolvidos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

O retorno às aulas nos lançou ao desafio de preparar o ambiente escolar para o regresso dos profissionais da educação, alunos e familiares, o que exigiu um período de acolhimento com vista à reconstrução do convívio social e do equilíbrio emocional.

Nessa perspectiva, tornou-se necessário um novo olhar e um maior cuidado uns com os outros, fortalecendo os vínculos afetivos e favorecendo oportunidades de conhecimento e colaboração entre escola e família, reafirmando nosso compromisso com a educação integral das crianças, conforme preconizado na Proposta Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que rege o Sistema Municipal de Ensino de Marília. 

Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Educação apontou a necessidade de implementação de ações em parceria com as Unidades Escolares, a fim de promover o preparo socioemocional do público alvo atendido na Rede de Ensino de Marília, assim como disposto no Art.13 do Parecer CNE/CP nº 15/2020.

Diante do exposto, o referido projeto institucional tem por característica central a educação socioemocional, sendo criados espaços que possibilitem a (re) construção de relações saudáveis e emoções positivas que auxiliam o pensar e o agir de forma harmoniosa, resiliente, tolerante, empática e consciente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P R O E R D

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade, comprometendo o futuro e a qualidade das relações sociais como um todo.

Num esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi instituído no intuito de preparar crianças e adolescentes para escolhas seguras e responsáveis para a autocondução de suas vidas.

 Assim, semanalmente, durante um semestre, atividades educacionais são desenvolvidas pelo Policial PROERD em turmas de 5º ano, sendo abordadas diferentes estratégias preventivas com o objetivo de afastar os alunos da violência e das drogas.

O conteúdo didático abordado por esse programa educacional perpassa pelas seguintes temáticas: noções de cidadania, segurança pessoal, autoestima, formas de se evitar a violência, resistência à pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), entre outras.

No final do semestre, os alunos são convidados a produzirem um texto sobre sua experiência com o PROERD e ainda fazerem parte de uma solenidade para entrega dos certificados de participação no programa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL

Sendo a educação um ato essencialmente político, que leva ao processo de humanização, de conhecimento e de criação, é do interesse de todos pensar na formação integral dos alunos, bem como na sua conscientização sobre os seus direitos e deveres fiscais.

Ao trazer a Educação Fiscal para a área educacional, o Plano Nacional de Educação Fiscal (PNEF) tem como objetivo inserir no âmbito escolar uma proposta fundamentada no desenvolvimento do homem enquanto cidadão.

Assim, educar os alunos dentro desta perspectiva requer do professor um trabalho interdisciplinar que perpasse pelas diferentes áreas do conhecimento, sendo propostas aos alunos atividades que propiciem a análise do sistema tributário vigente em nosso país, oferecendo condições para que participem do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.





PROJETO MUSICALIZAÇÃO

A música é importante para a integração das crianças na vida escolar, estimulando o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do desenvolvimento cognitivo.

Em face disso e atendendo ao disposto no Currículo Oficial dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a musicalização deve estar integrada ao planejamento docente, desenvolvendo saberes musicais fundamentais para a inserção e participação crítica e ativa do aluno na sociedade.

De acordo com a necessidade de exploração da musicalidade em turmas de 1º ao 5º ano, as “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” foram propostas aos alunos, a fim de proporcionar o resgate de brincadeiras de repertório tradicional de cada localidade e da compreensão da linguagem musical, estimulando o desenvolvimento integral da criança nas dimensões emocional/afetiva, motora e cognitiva.

A prática de brincadeiras e atividades musicais – em sua maioria corporais, percussivas e cantadas – constituem o disparador do aprendizado de elementos básicos da música e de outras linguagens artísticas articuladas a ela, tornando possível a exploração das habilidades trazidas na Proposta Curricular de 1º ao 5º ano do Sistema Municipal de Ensino de Marília e na Base Nacional Comum Curricular a saber:

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO ENFRENTANDO DESAFIOS

O cenário pós-pandêmico apresenta, ainda em 2022, acentuadas dificuldades e defasagens de aprendizagem. Dessa forma, para que o direito de aprendizagem das crianças possa ser efetivado torna-se necessário a reinvenção de práticas pedagógicas que favoreçam a aquisição dos conhecimentos relevantes por todos os educandos.

Nesse sentido, pautando-se nas legislações vigentes que dispõem sobre a recuperação para alunos de menor rendimento (Inciso V do art. 12 da Lei n° 9394/96 - LDB e Inciso IX do art. 19 da Lei nº8354/19 - Sistema de Ensino), foi proposta a implementação do referido projeto, com o intuito de oportunizar atividades diferenciadas voltadas aos alunos de 1º a 5º ano que apresentaram dificuldades na aprendizagem.

Para tanto, ações pontuais das Unidades Escolares estão sendo efetivadas, tais como: avaliação diagnóstica, seleção dos objetos de conhecimento em consonância com sua relevância social e a propositura de atividades interdisciplinares com vista à superação das dificuldades encontradas, primordialmente na aquisição do sistema alfabético de escrita, compreensão leitora e letramento matemático.

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A Educação Integral reconhece os alunos como sujeitos de direitos e atores sociais com expressão e linguagens singulares, valorizando e reconhecendo saberes, fazeres e sentimentos expressados por meio do universo simbólico e artístico.

Nas Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Marília, o empreendedorismo tornou-se um dos focos das Oficinas de Enriquecimento Curricular, sendo essa temática abordada por meio da metodologia de resolução de problemas, permitindo aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, de construir a autonomia, de saber selecionar as informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações.

Visando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de natureza prática, inovadora e integrada, almejando o desenvolver da criatividade e autonomia, foi estabelecida parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade privada que atua como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e a sustentabilidade.

O trabalho proposto versa sobre o conteúdo abordado na coleção “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), elaborada pelo SEBRAE, objetivando incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

A culminância de todo esse trabalho é a realização de uma feira de empreendedorismo organizada pelos alunos participantes do projeto reunindo toda a comunidade escolar e familiares dos envolvidos.
 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

O cenário pós-pandêmico apresenta, ainda em 2022, a necessidade de um período de acolhimento com vista à reconstrução do convívio social e do equilíbrio emocional dos profissionais da educação, alunos e seus familiares.

Nessa perspectiva, tornou-se necessário um novo olhar e um maior cuidado uns com os outros, fortalecendo os vínculos afetivos e favorecendo oportunidades de conhecimento e colaboração entre escola e família, reafirmando nosso compromisso com a educação integral das crianças, conforme preconizado na Proposta Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que rege o Sistema Municipal de Ensino de Marília. 

Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Educação apontou a necessidade de implementação de ações em parceria com as Unidades Escolares, a fim de promover o preparo socioemocional do público alvo atendido na Rede de Ensino de Marília, assim como disposto no Art.13 do Parecer CNE/CP nº 15/2020.

Diante do exposto, o referido projeto institucional tem por característica central a educação socioemocional, sendo criados espaços que possibilitem a (re) construção de relações saudáveis e emoções positivas que auxiliam o pensar e o agir de forma harmoniosa, resiliente, tolerante, empática e consciente.
 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

P R O E R D


 

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade, comprometendo o futuro e a qualidade das relações sociais como um todo.

Num esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi instituído no intuito de preparar crianças e adolescentes para escolhas seguras e responsáveis para a autocondução de suas vidas.

 Assim, semanalmente, durante um semestre, atividades educacionais são desenvolvidas pelo Policial PROERD em turmas de 5º ano, sendo abordadas diferentes estratégias preventivas com o objetivo de afastar os alunos da violência e das drogas.

O conteúdo didático abordado por esse programa educacional perpassa pelas seguintes temáticas: noções de cidadania, segurança pessoal, autoestima, formas de se evitar a violência, resistência à pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), entre outras.

No final do semestre, os alunos são convidados a produzirem um texto sobre sua experiência com o PROERD e ainda fazerem parte de uma solenidade para entrega dos certificados de participação no programa.
 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA

Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.

 Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.

 Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser implementado na Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

 


 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO POEMAS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Considerando que os poemas traduzem sentimentos que buscam entender a vida e as pessoas, a abordagem desse gênero textual deve fazer parte da educação dos nossos alunos que, inseridos em situações diversas de leitura, poderão ter acesso ao saber e à cultura letrada.

Conforme já previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Proposta Curricular do Ensino Fundamental que orientam as práticas metodológicas das escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, o trabalho de leitura e escrita de textos de gêneros diversificados deve ser incentivada desde os anos iniciais, sendo a exploração feita de forma contextualizada e sistemática, abordando atividades significativas e enriquecedoras sobre poemas e poesias.

Neste sentido, o presente projeto é proposto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central do trabalho pedagógico a apreciação, o estudo e a elaboração de poemas pelos alunos, tendo como culminância a apresentação das obras criadas em saraus, exposições e feiras culturais.