Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

SAREM

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (SAREM) é a avaliação externa aplicada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação desde 2004, objetivando avaliar sistematicamente os alunos de 4º e 5º ano das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
SAREM monitora os avanços do ensino na Rede Municipal de Educação para, com base nos resultados apresentados, obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenções técnico-pedagógicas em nível de sistema de ensino, gestão escolar e do próprio docente.
 

Todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados são coordenados pela Equipe Técnico-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação.

  
  

A 18ª edição do SAREM foi realizada nos dias 27 e 28 de junho de 2023, avaliando o desempenho dos alunos de 5º ano em relação às habilidades de Leitura, Produção de Texto e Matemática, as quais integram a Proposta Curricular do Sistema Municipal de Ensino e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É possível acompanhar no gráfico os índices da aprendizagem dos alunos participantes da avaliação externa – SAREM nas três últimas edições realizadas.
 


IMPACTOS DA PANDEMIA
 
O SAREM 2022 guarda particularidades. A aplicação foi estruturada para manter a comparabilidade com as edições anteriores. Entretanto, o contexto educacional atípico imposto pela pandemia de COVID-19 que, para além do período de suspensão das atividades de ensino, levou boa parte das escolas a adotarem novas mediações de ensino e a reverem seus currículos e critérios, teve reflexos na avaliação e, consequentemente, no decréscimo dos indicadores educacionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.


MASCOTE SAREM

Na edição de 2022 foi lançado o concurso “A procura de uma mascote para o SAREM”, direcionado às turmas de 4º e 5º anos das 21 escolas de Ensino Fundamental que faziam parte do Sistema Municipal de Ensino de Marília.

  
  

Em parceria com os pais, os alunos puderam criar suas mascotes e, em processo transparente e democrático de votação, o selecionado foi o personagem Sabido, da autoria de Davi Luiz Roque Soares, aluno do 4º ano da EMEF “Prof. Américo Capelozza”.

   

Em 2023, tivemos a 18ª edição do SAREM. E com uma novidade: a mascote Sabido integrando a capa das avaliações de todos os alunos.