Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo Governo Federal, objetivando monitorar a qualidade da Educação Nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e do desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
 
As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
 
É possível visualizar no gráfico a evolução nos índices da aprendizagem dos alunos de 1º ao 5º ano em três diferentes esferas: Federal (Brasil), Estadual (São Paulo) e Municipal (Escolas Municipais de Marília).
 


IMPACTOS DA PANDEMIA
 
O SAEB 2021 guarda particularidades. A aplicação foi estruturada para manter a comparabilidade com as edições anteriores. Entretanto, o contexto educacional atípico imposto pela pandemia de COVID-19 que, para além do período de suspensão das atividades de ensino, levou boa parte das escolas a adotarem novas mediações de ensino e a reverem seus currículos e critérios, teve reflexos na avaliação e, consequentemente, no decréscimo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em âmbito Nacional, Estadual e Municipal.
 
Para consultar o IDEB de sua escola, acesse o endereço eletrônico: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica