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Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - foi criada em 1944 e atualmente sua regulamentação é baseada na Norma Regulamentadora NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego. A CIPA tem como principal objetivo promover a segurança e a saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
Na Prefeitura de Marília, a CIPA da Secretaria da Educação foi estabelecida por meio da Lei Complementar nº 473, de 03 de maio de 2006 e é responsável por identificar e analisar possíveis riscos nos ambientes de trabalho, além de propor medidas preventivas para evitar acidentes e doenças ocupacionais, visando à preservação da vida e à promoção da saúde dos servidores municipais.
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03/05/2023
SIPAT 2023
A Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveu, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - CIPA Educação, no período de 25 a 28 de abril de 2023, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, conhecida pela sigla SIPAT. Participaram todos os servidores da Educação e a temática abordada foi ‘Todos (Se) Importam: Saúde Mental e Física no Ambiente de Trabalho’. A SIPAT envolveu representantes de todas as escolas da rede municipal de ensino e aconteceu de forma presencial nas dependências da Unimar (Universidade de Marília).
Ao longo da semana ocorreram palestras motivacionais, de saúde mental, além de ginástica laboral e ergonomia, realizadas com o principal objetivo de promoção de qualidade de vida. O grande destaque da SIPAT 2023 foi a palestra realizada no dia 28 de abril (sexta-feira) no formato híbrido, garantindo formação simultânea para os mais de 2.500 servidores públicos da rede municipal. A palestra teve como conferencista a corregedora-geral do Município de Marília, doutora Valquíria Galo Febronio Alves, abordando o tema ‘Assédio moral e Código de Ética’.