Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

PROJETOS 2021-2022

PROJETO BRASINHA
Uma parceria entre o 10º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal da Educação
O presente projeto surgiu da necessidade de conscientizar pais, crianças e professores sobre a importância da prevenção de acidentes na infância (riscos e cuidados com fogo, fogos de artifício, afogamentos, acidentes domésticos, brincadeira com pipas e outros perigos que cercam as crianças no dia a dia) e também orientar e educar as crianças no que tange ao uso correto do telefone de emergência 193, a fim de evitar trotes, sendo que o próprio Corpo de Bombeiros teve a iniciativa de promover o Projeto Brasinha.
 
Esse projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, sendo desenvolvido com crianças de 5 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil. As atividades são intensificadas no interior das escolas durante uma semana motivacional, sendo este um período rico em recursos referentes aos temas do projeto. A culminância acontece com uma visita ao Posto de Bombeiros.
 
Obs.: Com a Pandemia do Coronavírus os Bombeiros irão até as escolas.
 
Cronograma de Ações Educação Infantil
  • De 25 a 27/10/2021- Ações do Projeto a serem trabalhadas com as crianças na escola (vídeos, textos, histórias, pesquisas, painéis etc.) pelos professores de Infantil II;
  • 29/10- Ação Presencial do Bombeiro na escola (manhã e tarde).
Manhã: EMEI "Chapeuzinho Vermelho"
Tarde: EMEI "Sementinha"
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA
 
 
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.
 
Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.
 
Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser implementado na Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil.
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
PROJETO DESCARTE CORRETO DO LIXO
 
 
O Trabalho Social da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto das bacias Barbosa, Palmital e Pombo visa promover ações de conscientização da população, por meio de Educação Ambiental, dentre outros instrumentos, objetivando a compreensão dos benefícios e vantagens que o manejo e destino correto de resíduos sólidos propiciam.
 
Resumidamente, o desafio que se impõe a todos na atualidade é consumir de forma sustentável, poupar os recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração de lixo, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de resíduos, pois só assim será possível prolongar o tempo de vida dos recursos naturais do planeta.
               
 
No endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=iFAZgbXAz-8, confira o vídeo educativo elaborado por Wilson Hakamada, do Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
PROJETO BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA
 
De acordo com a necessidade de explorar a musicalidade no currículo da Educação Infantil (4 meses a 5 anos e 11 meses) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) propomos a implantação do projeto Palavra Cantada, que tem como foco o desenvolvimento da musicalidade, objetivando garantir um ensino efetivo da linguagem musical por meio do resgate das brincadeiras de repertório tradicional de cada localidade, de sequência didática de brincadeiras musicais, da compreensão da linguagem musical e da interdisciplinaridade, estimulando o desenvolvimento integral da criança nas dimensões emocional/afetiva, motora e cognitiva.
 
 
A prática de brincadeiras e atividades musicais – em sua maioria corporais, percussivas e cantadas – constituem o disparador do aprendizado de elementos básicos da música e de outras linguagens artísticas articuladas a ela, tornando possível essa exploração na etapa da Educação Infantil.