PROJETOS 2023-2024
PROJETO BRASINHA
Uma parceria entre o 10º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal da Educação
Uma parceria entre o 10º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal da Educação
O presente projeto surgiu da necessidade de conscientizar pais, crianças e professores sobre a importância da prevenção de acidentes na infância (riscos e cuidados com fogo, fogos de artifício, afogamentos, acidentes domésticos, brincadeira com pipas e outros perigos que cercam as crianças no dia a dia) e também orientar e educar as crianças no que tange ao uso correto do telefone de emergência 193, a fim de evitar trotes, sendo que o próprio Corpo de Bombeiros teve a iniciativa de promover o Projeto Brasinha.
Esse projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, sendo desenvolvido com crianças de 5 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil. As atividades são intensificadas no interior das escolas durante uma semana motivacional, sendo este um período rico em recursos referentes aos temas do projeto. A culminância acontece com uma visita ao Posto de Bombeiros.
As visitas presenciais iniciarão no dia 16 de maio e se estendem até dia 17 de novembro de 2024 e acontecerão semanalmente até que todas as crianças de Infantil II possam participar.
As visitas presenciais iniciarão no dia 16 de maio e se estendem até dia 17 de novembro de 2024 e acontecerão semanalmente até que todas as crianças de Infantil II possam participar.
Cronograma das EMEIs/EMEFEIs participantes do Projeto Brasinha – 2024
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.
Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.
Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser implementado na Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil.
Seguem as ações principais para envolver as crianças e famílias das escolas de Educação infantil:
A Secretaria Municipal da Educação propõe a implementação do presente projeto que terá como foco a conscientização, a prevenção e o combate ao “bullying” nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nas escolas de Educação Infantil o trabalho será realizado com as turmas de Infantil II visto a idade das crianças, pois os mais novos ainda não têm o autodomínio da conduta e autoregulação, mesmo o Infantil II ainda está em processo de desenvolvimento. Nesse sentido, importante o envolvimento das famílias e conscientização destes em relação aos aspectos legais acerca da temática, professores e toda comunidade escolar.
Seguem as ações do projeto:
PROGRAMA LEITURA EM CASA: FORMANDO PEQUENOS LEITORES
O presente projeto se justifica a partir da necessidade das crianças ter acesso aos livros de literatura, visto que a linguagem da leitura é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças . Nesse sentido:
Seguem as ações:
RESSIGNIFICANDO A JORNADA EDUCATIVAPROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL:
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.
Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.
Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser implementado na Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil.
Seguem as ações principais para envolver as crianças e famílias das escolas de Educação infantil:
- Levantamento de dados sobre a alimentação das crianças;
- Orientações sobre os hábitos alimentares saudáveis;
- Análise do cardápio da alimentação escolar;
- Utilização das linguagens da literatura, da música, do teatro e da dança para ampliar a compreensão infantil acerca da necessidade da alimentação saudável.
- Oficinas de culinária saudável com as crianças;
- Implementação das hortas escolares e comunitárias;
- Visitas às hortas existentes na esfera municipal;
- Elaboração de portfólios constando o registro das ações desenvolvidas;
- Reuniões e eventos com a participação dos pais;
- Palestras com nutricionistas e profissionais que manipulam alimentos.
CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA NAS ESCOLAS (BULLYING)
A Secretaria Municipal da Educação propõe a implementação do presente projeto que terá como foco a conscientização, a prevenção e o combate ao “bullying” nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nas escolas de Educação Infantil o trabalho será realizado com as turmas de Infantil II visto a idade das crianças, pois os mais novos ainda não têm o autodomínio da conduta e autoregulação, mesmo o Infantil II ainda está em processo de desenvolvimento. Nesse sentido, importante o envolvimento das famílias e conscientização destes em relação aos aspectos legais acerca da temática, professores e toda comunidade escolar.
Seguem as ações do projeto:
- Lançamento do projeto com a participação dos alunos, pais e servidores da unidade escolar, visando informar e conscientizar;
- Elaboração de um plano para programar as metas e ações previstas;
- Eleição dos representantes (alunos) para constituírem a comissão de combate ao “bullying”.
- Projeção de vídeos que conscientizem sobre a importância da prevenção, combate e conscientização sobre a prática de intimidação sistemática;
- Elaboração de normas básicas para a prevenção contra o “bullying”.com a participação efetiva dos alunos;
- Confecção de cartazes, panfletos alusivos ao combate, conscientização e prevenção de atitudes de intimidação sistemática;
- Agendamento de encontros, palestras e eventos relativos à implementação do projeto;
- Cursos de formação continuada para os docentes, gestores e servidores de apoio;
- Divulgação online, das ações implementadas em nível de unidade escolar;
- Relatos de pessoas que passaram por situações de “bullying” e conseguiram superar os momentos de constrangimento físico e psicológico;
- Apresentação de atividades artísticas (músicas, dramatização) abordando situações de prevenção ao “bullying”.
- Criação e lançamento de um “mascote” que represente a conscientização, a prevenção e o combate ao “bullying”.
- Elaboração de um portfólio para registros das ações implementadas, durante o ano letivo (físico/eletrônico).
PROGRAMA LEITURA EM CASA: FORMANDO PEQUENOS LEITORES
O presente projeto se justifica a partir da necessidade das crianças ter acesso aos livros de literatura, visto que a linguagem da leitura é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças . Nesse sentido:
- O acesso aos livros de literatura infantil necessita ser democratizado.
- A formação de leitores é uma necessidade social para que aconteça a promoção humana.
- A integração escola, família e sociedade favorece a implementação de políticas públicas relativas à educação.
Seguem as ações:
- Seleção dos títulos de literatura infantil, de acordo com o segmento a ser atendido;
- Processo de licitação para compra dos acervos das obras literárias;
- Lançamento do programa pela Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura Municipal;
- Orientações aos Diretores, Coordenadores e docentes, sobre os objetivos e metas do Programa;
- Divulgação, em nível de escola, aos pais ou responsáveis;
- Esclarecimentos, aos pais ou responsáveis, sobre a implementação do Programa Leitura em Casa: formando leitores;
- Orientações aos alunos quanto aos cuidados e utilização dos livros recebidos;
- Participação dos Conselhos de Escola quanto ao processo da execução das ações constantes no Programa;
- Reunião dos membros do Conselho Municipal da Educação, para esclarecimentos sobre o Programa Leitura em Casa e ciência dos trâmites legais;
- Atividades pedagógicas implementadas pelos docentes, a partir dos livros de Literatura Infantil.
RESSIGNIFICANDO A JORNADA EDUCATIVAPROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL:
Mediante as diretrizes, orientações e normativas de tais instrumentos conquistados social e historicamente para o âmbito da Educação Infantil, o que se almeja é que a ampliação da jornada aconteça a partir da “[...] construção de uma pedagogia que respeite a criança como um ser integral e que assegure a construção de contextos educativos humanizantes”. (Peixoto, Schuchter e Araújo (2015, p. 143, grifo nosso). Sobretudo, considerando-se que “a criança assistida no ‘tempo integral’ não é outra criança; continua sendo a mesma criança que tem matrícula na instituição”. (Ibid, p. 151).
Nesse sentido, é necessário esclarecer que educação em tempo integral e educação integral são conceitos distintos: enquanto o primeiro diz respeito à ampliação do tempo de permanência da criança na instituição escolar, o segundo é mais amplo, referindo-se, assim como consta no Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao “[...] desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. (BRASIL, 1996).
Portanto, este projeto visa o alcance de uma educação em tempo integral que considere a criança como ser integral, ou, em outras palavras, busca regulamentar a educação em tempo integral na Educação Infantil do Município de Marília sob o alicerce da educação integral.
As ações estarão presentes no PPP de cada unidade escolar, previsto para ser finalizado no final de maio e protocolado pela Secretaria Municipal da Educação.
Nesse ano de 2024,a abrangência do projeto se remete às Escolas Municipais de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 3 anos (turmas de Nível 1 e 2), através do envolvimento do poder público, pais ou responsáveis, gestores, docentes, membros do Conselho de Escola, A.P.M. e Comissão de Normas de Convivência.
Dentre outros projetos em parceria com a Secretaria da Educação, algumas ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Secretaria da Saúde. Segue as temáticas que serão abordadas nas escolas com o apoio da Saúde do Município:
Nesse sentido, é necessário esclarecer que educação em tempo integral e educação integral são conceitos distintos: enquanto o primeiro diz respeito à ampliação do tempo de permanência da criança na instituição escolar, o segundo é mais amplo, referindo-se, assim como consta no Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao “[...] desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. (BRASIL, 1996).
Portanto, este projeto visa o alcance de uma educação em tempo integral que considere a criança como ser integral, ou, em outras palavras, busca regulamentar a educação em tempo integral na Educação Infantil do Município de Marília sob o alicerce da educação integral.
As ações estarão presentes no PPP de cada unidade escolar, previsto para ser finalizado no final de maio e protocolado pela Secretaria Municipal da Educação.
Nesse ano de 2024,a abrangência do projeto se remete às Escolas Municipais de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 3 anos (turmas de Nível 1 e 2), através do envolvimento do poder público, pais ou responsáveis, gestores, docentes, membros do Conselho de Escola, A.P.M. e Comissão de Normas de Convivência.
AÇÕES DO PSE (PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA)
Dentre outros projetos em parceria com a Secretaria da Educação, algumas ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Secretaria da Saúde. Segue as temáticas que serão abordadas nas escolas com o apoio da Saúde do Município:
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
- Promoção da Atividade Física;
- Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos;
- Prevenção das Violências e dos Acidentes;
- Prevenção de Doenças Negligenciadas;
- Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras drogas;
- Prevenção à COVID-19;
- Promoção da Saúde Ambiental;
- Promoção da Saúde Bucal;
- Promoção da Saúde Auditiva;
- Promoção da Saúde Ocular;
- Promoção da Saúde Mental;
- Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção do HIV/IST;
- Verificação da Situação Vacinal.
- Saúde Bucal : “Sorria Marília”