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18/10/2023

Gelo Surpresa

Como a água pode se transformar? Com provocações a turma para que pensassem em situações do dia a dia em que a água estivesse envolvida e outros questionamentos, como por exemplo: Que mudanças a água pode sofrer?; Gelo também é água?; Como podemos fazer gelo?
As crianças do Maternal II são muito participativas e sempre demonstram postura investigativa diante do aprendizado, fazendo suas proposições acerca dos temas trabalhados, discutindo ideias e levantando hipóteses.
Diante dos questionamentos, responderam: "Tem água que se transforma em chuva e cai do céu, das nuvens", “Se colocar água na geladeira fica gelada"; “Se colocar água no freezer vira gelo"; “Pode colocar gelo no machucado também, meu pai colocou na perna dele, depois do futebol"; "Gelo é água congelada".
Após o compartilhamento de ideias, propus o experimento "Gelo surpresa". Primeiro, passeamos pela quadra e areia, enchendo as bexigas com elementos naturais, depois colocamos água dentro de cada uma delas e levamos para congelar. Já nessa primeira etapa, conseguimos promover diversas discussões e as crianças se divertiram explorando esse recurso natural que desperta tanta curiosidade!
Na quadra, com o ambiente previamente para que as crianças pudessem fazer suas investigações, puderam observar a primeira transformação - a solidificação e observaram como os diferentes elementos naturais reagiram quando congelados (ao abrirem as bexigas ficaram maravilhadas com "os desenhos no gelo"). A seguir, foram provocadas a testar, ver, analisar, sentir e refletir, fazendo suas explorações, buscando respostas às suas curiosidades e indagações. Também foram provocadas a compartilhar suas ideias diante da observação dos efeitos das mudanças físicas e químicas sobre a matéria, convertendo os sólidos em líquidos , o descongelamento. Durante o percurso, a curiosidade científica foi estimulada, bem como muitas reflexões, que geraram muitas investigações, e as crianças puderam construir suas próprias relações com o mundo. Nesse contexto, se comunicaram de diversas maneiras, descreveram, narraram, explicaram fatos e situações, levantaram hipóteses, interagiram, socializaram e utilizaram algumas ferramentas, buscando respostas às suas curiosidades e indagações. Heitor, por exemplo, levou o gelo para o sol, dizendo que o "brilho do sol" faria com que o gelo derretesse mais rápido (muitos amigos o acompanharam); Valenthina utilizou uma folha para friccionar o gelo; Várias crianças utilizaram as ferramentas disponíveis para tentar quebrar o gelo, e assim, foram relatando suas impressões: "A água dura está ficando mole, não dá mais para segurar". (Gabriel) - "Está derretendo, mas ainda está gelada". "Não dá para sentir o cheiro das flores". (Alice). "Pode colocar no seu machucado que sara" (Helena). As crianças identificaram como a água, em diferentes estados, pode ser transformada. Testaram e relataram transformações nos materiais quando expostos a diferentes condições (freezer - resfriamento - solidificação: temperatura ambiente - dia bem quente - descongelamento). Todas as crianças estavam empolgadas e motivadas com a proposta e, com muita alegria, expressaram sua satisfação naquele momento. O gelo/a água gerou sensações, como prazer e refrescância, percebidas pelos estímulos sensoriais. Com as mãos, pés, boca, e por meio dos sentidos e desse corpo inteiro, de todas as linguagens e ferramentas possíveis: palavra, pensamento foram criando seus próprios modos de estar no mundo e de significá-lo.