Inclusão escolar: Prefeitura de Marília, Secretaria Municipal de Educação e a incorporadora Bild e Vitta entregam brinquedo adaptável na Emei Bem-Te-Vi

Quinta, 04/07/2024
Mais uma opção de diversão inclusiva e de sociabilidade dentro do parque da escola para alunos especiais

A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Bem-Te-Vi, localizada na zona Sul da cidade, recebeu da Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a incorporadora Bild e Vitta, um playground acessível para maior integração social e diversão de alunos especiais. A entrega aconteceu nesta quarta-feira, dia 3 de julho de 2024 com apresentação de danças dos alunos e presenças de professores e familiares convidados.

O playground acessível compreende um brinquedo adaptado: um balanço frontal que comporta duas crianças. A necessidade de instalação deste brinquedo surgiu do trabalho desenvolvido pela supervisão escolar da rede municipal que prioriza os espaços que estimulam a aprendizagem e os saberes. “Tais estruturas permitem que as crianças com algum tipo de deficiência possam brincar e interagir com as demais e o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico das crianças especiais”, afirma a diretora da Emei, Matilde Patrícia Reltersinger Costa.

“Uma ação humana e de pura sensibilidade”, diz a mãe do aluno, Apolo Freire D´Avila Alves, a senhora Bruna Diana Freire Bastos. Ela agradece pela atenção e preocupação da direção da Emei Bem-Te-Vi em atender as expectativas do filho dela, que agora tem um espaço para interagir com os alunos da sala de aula. "Esse playground criou um novo universo para ele aqui no pátio da escola e demonstra ações de inclusão e o respeito com o meu filho”, completa Bruna Diana.

A aquisição do brinquedo inclusivo foi conquista da vereadora, Professora Daniela que atendeu as reivindicações da escola e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da incorporadora Bild e Vitta. “Estou muito contente por proporcionar inclusão na escola Bem-Te-Vi e mudar a realidade de crianças com necessidades especiais. Tenho certeza que esse brinquedo vai ser essencial para o desenvolvimento humano e ampliar novas conquistas pessoais e em grupo dos alunos”, comenta a Professora Daniela.

Representando o prefeito municipal, Daniel Alonso (PL), o secretário municipal de Educação, Helter Bochi, ressalta a importância da inclusão social na educação infantil. Segundo ele, não só o brinquedo acessível fará diferença como a interação do aluno com os amigos e dos professores com o aluno que passa a contar com infraestrutura para se integrar ainda mais nas atividades.

“Esta ação mobiliza toda a comunidade e ressalta a importância dos servidores públicos da Educação, cada vez mais qualificados para oferecer a atenção que as crianças necessitam, inclusive as especiais. Parabéns a todas as educações da rede de Marília que sempre estão inovando para melhor atender as famílias e suas crianças que necessitam de inclusão social”, explana o secretário municipal de Educação.

Fotos: Mariano Rocha