Prefeitura dá início ao Ciclo de Palestras sobre a periodização do desenvolvimento infantil
Palestrante é a professora Juliana Campregher Pasqualini, do Departamento de Psicologia da Unesp de Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp de Araraquara
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, deu início na noite desta segunda-feira, dia 23 de agosto, ao ciclo de palestras, que tem como tema: Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento e Relações Educativo-Pedagógicas na Educação Infantil.
A primeira palestra foi para os professores da Rede Municipal de Ensino que trabalham com as crianças de quatro e cinco anos de idade; a segunda palestra, que acontecerá no próximo dia 13 de setembro, será para os professores das crianças de dois e três anos; e a última palestra do ciclo, que será no dia 4 de outubro, para os professores dos bebês, a partir de quatro meses de idade.
A palestrante é Juliana Campregher Pasqualini, professora do Departamento de Psicologia da Unesp Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp Araraquara, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp.
Ela é graduada em Psicologia pela Unesp Bauru, mestre em Educação Escolar pela Unesp Araraquara e doutora pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na University of Bath, Inglaterra.
Coordenou de 2011 a 2016 o projeto de extensão universitária que produziu a "Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP". Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.
O ciclo de palestras é transmitido via Google Meet, sendo que o link é disponibilizado aos professores da Rede Municipal, como explica a Supervisora Escolar da Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, Karina Carrião Gomes de Oliveira.
“Serão três palestras e dividimos os professores de acordo com a idade das crianças que eles atendem, segundo a periodização do desenvolvimento infantil de cada faixa etária. Tivemos uma grande participação – cerca de 270 professores - já nesse primeiro encontro através da plataforma Google Meet com a disponibilização do link para os participantes”, disse Karina.
A supervisora explicou o objetivo desse ciclo de palestras. “Para promover esse encontro realizamos a avaliação do primeiro semestre de 2021 coletando sugestões de formação continuada junto às nossas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), e dentre as questões mais relevantes surgiu a temática relativa à periodização do desenvolvimento e sua relação com a prática pedagógica na Educação Infantil, pensando as fases do desenvolvimento em uma perspectiva histórico-cultural e dialética. Refletir acerca dessa teorização e conceitos essenciais, a partir da análise dos períodos de desenvolvimento de acordo com a categoria da atividade dominante, analisar e discutir as implicações dessa teoria para o planejamento pedagógico serão essenciais e impactantes para os professores de nosso Sistema Municipal de Ensino, na busca da melhoria da qualidade de ensino de nossas crianças”.


