Prefeitura Municipal de Marília cria sala de descompressão para promover o bem-estar dos servidores da Secretaria de Educação

Quinta, 04/07/2024
O espaço foi cuidadosamente projetado para proporcionar relaxamento, momentos de pausa e recarregamento de energias dos funcionários

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou no dia 1º de julho de 2024, um espaço que incentiva o bem-estar dos servidores que trabalham na Secretaria Municipal de Educação. Intitulada como Sala de Descompressão, o ambiente foi cuidadosamente projetado para proporcionar momentos de relaxamento, pausa e recarregamento de energias aos funcionários que atuam em prol da educação na cidade.

“Esta é mais uma das ações em continuidade do projeto piloto ‘Gestão Acolhedora’ idealizado pela Secretaria Municipal da Educação. Outro fator importante para a implantação deste ambiente é a inibição ao absenteísmo: ausências dos servidores ao trabalho. Fator este que é um dos apontamentos do Tribunal de Contas, que questiona sobre medidas efetivas para a mitigação ao absenteísmo, garantindo assim, melhor uso do recurso público”, explica a secretária-adjunta da educação Renata Guedes.

De acordo com ela, em um cenário cada vez mais desafiador e acelerado, não é segredo que a saúde mental e o equilíbrio emocional se tornaram aspectos fundamentais para o bom desempenho no ambiente de trabalho. “Reconhecendo essa necessidade, a equipe da Secretaria da Educação, idealizou esse espaço confortável e aconchegante, com o objetivo de oferecer aos servidores que atuam na Secretaria da Educação, um ambiente tranquilo e relaxante proporcionando um momento de pausa para reduzir o estresse, relaxar a mente e recarregar as energias”, afirma.

Conforto e bem-estar

A Sala de Descompressão da Secretaria Municipal da Educação conta com elementos como almofadas confortáveis, cadeiras, sofás, TV, música suave, iluminação relaxante, livros e jogos para ajudar a proporcionar um ambiente agradável e a produtividade dos funcionários. “A construção de uma sala de descompressão pode ter diversos benefícios para o ambiente de trabalho, dentre eles a redução do estresse e ansiedade. Um ambiente tranquilo e acolhedor pode ajudar os funcionários a relaxar e reduzir a ansiedade, o que pode melhorar o bem-estar geral, tornando-os mais motivados e produtivos”, afirma Renata Guedes.

04/07/2024