Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Educação apoiam ações do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

Quinta, 04/07/2024
O objetivo está na qualificação na formação de professores da Educação Infantil

Com o objetivo de qualificar a formação de professores da Educação Infantil para o desenvolvimento com qualidade no trabalho de linguagem oral e escrita das crianças do Ensino Infantil, a Prefeitura Municipal de Marília através da Secretaria Municipal de Educação organiza ações que possam multiplicar a formação continuada em unidades escolares da rede municipal de ensino.

Este ano, o projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem envolvido cinco turmas de professores, cada uma delas composta por profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade, além de coordenadores e diretores de escola, no intuito de multiplicar esta formação continuada em cada unidade escolar da rede municipal de ensino para desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita juntos às crianças.

O secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, explica que este projeto faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, e vem sendo desenvolvido em 15 estados, mais o Distrito Federal. " O curso oferecido é baseado na “Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil” e conta com professores doutores de universidades públicas na coordenação dos polos. Marília faz parte do polo de Presidente Prudente, através da Universidade Estadual Paulista (Unesp)", informa Bochi.

E como funciona o LEEI?

Para que o projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) funcione, uma das formadoras estaduais do polo se reúne com a coordenação uma vez por mês para discutirem sobre a formação e, em seguida, a formadora estadual dá o curso para os formadores municipais. Por fim, os formadores municipais fazem a formação com os professores cursistas de modo presencial, em todos os meses, além de alguns encontros remotos e atividades que devem ser realizadas pelos formadores e professores cursistas na plataforma do AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação).

"As cinco turmas de Marília possuem formadores municipais selecionados por currículo e formação, portanto, são pessoas altamente qualificadas para desempenharem essa valorosa função. Os encontros têm acontecido na Secretaria Municipal de Educação, com um espaço acolhedor e promotor de desenvolvimento e reflexões", ressalta o secretário municipal de Educação.

Neste Projeto, promove-se discussões tendo como foco a oralidade, leitura e escrita, respeitando-se as especificidades da primeira infância, de modo que os professores cursistas percebam como essa formação está atrelada às práticas sociais que integram o cotidiano das crianças por meio das interações e brincadeiras. Os professores cursistas têm se envolvido bastante e dado bons retornos sobre o curso, pois é um espaço aberto ao diálogo e ao retorno à infância, relembrando sobre as crianças que foram e o porquê escolheram a profissão que forma todas as outras profissões, de modo a afirmar o nosso compromisso para uma educação promotora de desenvolvimento e aprendizagem.