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Professores de EMEFs participam de Encontros Formativos em alfabetização para atuação no reforço e recuperação das aprendizagens
Segunda, 06/03/2023
EMEF
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O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 participantes
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Marília, realizou no último dia 1º o Primeiro Encontro Formativo voltado ao trabalho com a recuperação do rendimento escolar, no que tange às dificuldades no processo de alfabetização.
Contando com a participação dos Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, que integram o trabalho com o reforço em cada uma das Escolas, foi abordada a temática “Processo de Alfabetização frente ao cenário da Rede Municipal de Marília em 2023”.
A formação continuada foi oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho de cinco horas e serão realizadas bimestralmente, ao longo do ano letivo.
Mediada pelas Assistentes Técnicas Angela Watari e Camila Oliveira os diálogos oportunizaram a reflexão acerca dos desafios ao relevante papel da escola na busca por garantir a aprendizagem de qualidade a todos os alunos, considerando que a aquisição da leitura e da escrita são habilidades essenciais e condição necessária para que as crianças possam ter a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 participantes, onde foi possível oportunizar momentos de rica reflexão sobre a prática docente e favorecer a socialização de saberes.
Tais formações fazem parte do Projeto “Alfabetização: nenhum a menos” como uma das estratégias da Secretaria Municipal voltadas à alfabetização, embasado por Documentos Normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que pontua a necessidade do compromisso da educação básica com a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem.
Como ressalta a supervisora da Educação Básica, Daniela Rigoldi, “formações como essas são fundamentais para promover uma escolarização satisfatória, pois proporciona embasamento teórico aos nossos docentes para que efetivem a busca por uma prática pedagógica que garanta condições aos alunos de progredirem e dominarem saberes de outras áreas”.
Fotos: Divulgação
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