EMEI ARCO IRIS
CEP: 17521-450
Fone: (14) 3417-6721
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Cindi Cardoso Prates
Aux. de Direção: Tathiane Xavier Lima
Coordenador(a): Janaine Braga Ramos / Jaqueline Freitas da Silva Ramos
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
A Turminha da Raposa teve uma atividade super especial e cheia de carinho!
A turma escreveu coletivamente uma carta para a Giovana, mãe da amiga Raissa, em agradecimento pelas lindas ponteiras de raposa que ela presenteou a todos.
Cada aluno teve a oportunidade de expressar sua gratidão de forma criativa e cheia de afeto. A carta não foi apenas uma maneira de agradecer, mas também uma excelente oportunidade para praticarmos a escrita, a organização de ideias e a expressão de sentimentos de maneira pessoal e única.
O que aprendemos com essa atividade?
A importância da gratidão: A turma compreendeu como é essencial expressarmos nossa gratidão de forma sincera e significativa, seja por palavras ou por gestos.
Estamos muito felizes por ter vivenciado essa experiência e queremos agradecer, mais uma vez, à Giovana pelo carinho e pelas lindas ponteiras. A Turminha da Raposa está cada vez mais afinada na escrita e no aprendizado!
A professora, juntamente com as crianças, ensaiaram músicas que compõem o repertório da turma escolhendo suas músicas preferidas e apresentaram aos policiais com empolgação e entusiasmo. Confeccionaram também, um belíssimo cartão de agradecimento com foto e desenhos de toda a turma, para que fique registrado esse momento tão importante aos policiais, mas principalmente, na memória de nossas crianças.
A iniciativa desse gesto reforça o vínculo entre Polícia Militar e comunidade, sendo importante destacar não só o comprometimento em garantir a segurança da população, mas em construir memórias e vínculos com as crianças que estas carregarão para a vida toda.
Agradecemos aos policiais militares envolvidos nessa ação e a todos que colaboraram para que ela acontecesse.
Receberam a visita da professora coordenadora Grascielle da EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo, seu filhinho Aquim, Gigante e Francisco. Em uma roda de conversa aprenderam que os escravos que escapavam das propriedades rurais muitas vezes se escondiam em áreas de mata rasteira de agricultura. Que a luta nasceu durante a época da escravidão no Brasil e em uma determinada época os pretos foram proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, então “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira. Após esse momento, as crianças apreciaram alguns movimentos (cócoras, ginga, meia-lua, envergaduras, esquivas, bananeira...) ouviram, exploraram e tocaram os instrumentos, além do acompanhamento de palmas envolvendo ritmos e sons. Algumas músicas se fizeram presente, como por exemplo: Zum, zum, capoeira mata um... Paranauê, paranauê paraná... Depois foram convidados a gingar e em duplas as crianças foram incentivadas a se aperfeiçoarem, a alegria e a diversão tomou conta deste momento.
As professoras do nível II – Andreia e Sandra e as crianças da turma, não ficaram de fora dessa campanha, durante o mês de agosto realizaram várias propostas com o intuito de conscientizar as famílias, futuras mamães e professoras da unidade escolar que estão gestantes a ofertar o melhor alimento para os bebês, sendo que o leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico.
Realizaram pesquisas com as famílias; apreciação de imagens, fotos e obra de arte; confecção de laços dourados para cartaz e exposição para socialização com as turmas e educadores de nossa escola.
Para culminância, em parceria com o banco de leite de Marília, realizaram a panfletagem para a comunidade escolar com encarte informativo expandindo a ação para além dos muros da escola.
A pesquisa consistia em responder a questão: A pinha é fruta ou semente?
Assim as crianças após a observação participaram de um contexto investigativo organizado com diferentes portadores textuais, várias sementes e lupas. Diante deste material tiveram a ideia de elaborar uma carta para a turma do infantil 1 F da professora Amanda que está pesquisando sobre as sementes, perguntando à eles o que sabiam a respeito do tema.
Agora com todo o material coletado as crianças refletirão e chegarão a suas conclusões. E você o que acha que a pinha é: fruta ou semente?
A equipe de educadores realizou os preparativos com empenho para que a comunidade escolar prestigiasse o evento, enfeites com decoração de cactos, fitas de cetim e chita proporcionaram o clima junino nos diferentes ambientes da emei.
Destacamos que as festas juninas são conhecidas pelas comidas típicas e pelas brincadeiras como: pesca molhada e pesca seca, frango na panela e jogo de argolas que divertiram as crianças e integraram as famílias presentes.
Abrilhantando nossa festa, as crianças das turmas do nível II até o infantil II deram um show nas apresentações das danças, mostrando seu remelexo, graça e simpatia emocionando seus familiares. Agradecemos a todos que prestigiaram nosso evento!
Além disso, vivenciaram um momento de entrevista onde fizeram perguntas elencadas no cartaz elaborado no início do projeto. Para finalizar tiveram uma proposta de escavações na área verde da escola, na qual a surpresa foi encontrar grandes “ossos de dinossauros”.
Concretizamos com esta visita o desenvolvimento de diversas habilidades e competências da criança, explorando seu potencial criador, questionador e autônomo frente ao conhecimento.
Materializando a obra de arte, a professora confeccionou um vaso de garrafa pet com flores, oportunizou o manuseio e a exploração observando a imagem da obra de arte e realizaram a montagem do vaso de flor em três dimensões, saltando apenas da impressão colorida.
Sofisticando as práticas pedagógicas da educação infantil e ampliando o repertório cultural das crianças, estas puderam realizar diferentes descobertas, realizaram investigações, comparações e finalizaram com a belíssima reprodução da obra de arte.
A partir desta curiosidade as crianças puderam experenciar, pesquisar, investigar e realizar importantes ações. Conheceram sobre Isaac Newton, construíram o disco de Newton, vivenciaram experiências produzindo o arco-íris e finalizaram brincando, em um momento de interação na quadra.