EMEI FAVO DE MEL
Segunda, 24/01/2022
EMEI FAVO DE MEL
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua Roque Montefusco, 60 – Bairro Prol. Palmital
CEP: 17.511-230
Fone: (14) 3415-2277
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Erika Christina Kohle
Aux. de Direção: Josélia Donizete Marques Alves Dias
Coordenador(a): Cecilia Tavares de Freitas Lima
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
CEP: 17.511-230
Fone: (14) 3415-2277
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Erika Christina Kohle
Aux. de Direção: Josélia Donizete Marques Alves Dias
Coordenador(a): Cecilia Tavares de Freitas Lima
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
07/11/2024
Medidas e grandezas - Nível I C, Prof. Esther, ADEs Adriele e Viviane
Objetivo: transportar água de um recipiente para outro, com equilíbrio e precisão. Observar a quantidade de líquido ao trocar de vasilha.
15/10/2024
Exploração e descobertas com sombras e texturas - Nível II B, Profª Suyan, ADE Deusa
Organizei intencionalmente o espaço projetando a sombra dos dinossauros utilizando farinha e açafrão, com a peneira, em cima do.papel camurça preto e azul.
14/10/2024
Exploração de tintas naturais - Nível II B Prof. Elisangela ADE Cidneia
Proporcionar vivências com melecas e tintas naturais para bebês e crianças bem pequenas é uma maneira rica de favorecer o desenvolvimento pleno das crianças. Ao manipular esses materiais, as crianças exploram texturas, cores e cheiros, o que desperta sua curiosidade e promove o aprendizado por meio da experimentação e investigações. Essas atividades também incentivam a expressão criativa e o interesse pelas diversas formas de artes. Além disso, o contato com elementos naturais fortalece a conexão com a natureza e proporciona um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento de habilidades de autoconfiança, socialização e exploração do mundo ao seu redor.
11/10/2024
Contexto Investigativo
Realizamos um contexto coletivo no quiosque, cada turma tinha o seu horário para explorar o ambiente e os elementos, a turma do Nível I E se divertiu! No espaço continha lãs, linhas, latas, potes, macarrão de piscina cortado, colheres de pau, porta escova, cones, cds, tecido e cesta, as crianças brincaram, investigaram, experienciaram e aprenderam coisas novas com os objetos!
Nível I E, Prof.ª Milena, Auxiliar Sandra.
Nível I E, Prof.ª Milena, Auxiliar Sandra.
10/10/2024
Frutolandia: Aventura sensorial - Nível ID Prof. Edna, Auxiliares Juliana e Nathan
Por meio da proposta "Explorando as frutas", estamos criando uma oportunidade única para as crianças desenvolverem seus sentidos e conhecimentos. Ao oferecer variedades de frutas, estamos proporcionando uma experiência sensorial educativa, onde as crianças podem tocar, sentir o aroma e degustar diferentes sabores. Além disso, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, incentivando sua curiosidade, interação social e formação de hábitos saudáveis que podem acompanhá-las ao longo da vida.
06/06/2024
DESCOBRINDO A MAGIA DA LUZ - NÍVEL I B, PROFESSORA MARCIA, AUXILIARES REGIANE E SOLANGE
Essa atividade é encantadora e também contribui significativamente para o desenvolvimento das crianças. As interações com a caixa de luz instigam a curiosidade, investigação e pesquisa das crianças. A colaboração entre as crianças também reforça habilidades sociais importantes, como a comunicação, interação, relação e o compartilhamento.
As crianças passaram boa parte do tempo experimentando diferentes combinações de objetos sobre a caixa de luz, encantadas com as novas cores que surgiam. E apreciaram a sensação dos materiais e como eles pareciam ganhar vida sob a luz.
As crianças passaram boa parte do tempo experimentando diferentes combinações de objetos sobre a caixa de luz, encantadas com as novas cores que surgiam. E apreciaram a sensação dos materiais e como eles pareciam ganhar vida sob a luz.
03/05/2024
Macarrão Cru
Os bebês do Nível I – A foram convidados a explorar algumas bandejas com macarrão cru, o espaço previamente e intencionalmente preparado contou com duas bandejas com macarrão cru colorido e utensílios, peneiras e potinhos pequenos, que permitiram diversas maneiras de exploração. Sentir a nova e diferente textura foi muito bom, cada um explorou a seu modo, colocando as mãos dentro da bandeja ou o corpo todo!
Professora Andressa, Auxiliares Juliana e Vânia.
Professora Andressa, Auxiliares Juliana e Vânia.
08/04/2024
As conquistas e vivências da turma do Nível I C no mês de março.
Na escola planejamos espaços que se tornam ambientes, organizamos contextos intencionalmente com materiais e objetos selecionados e dispostos em diversos formatos de forma a enriquecer as explorações, investigações e pesquisas dos bebês.
Nível I C / Professora Esther, Auxiliares Adriele e Viviane.
Nível I C / Professora Esther, Auxiliares Adriele e Viviane.
07/11/2023
Brincando na área externa da escola!
A turminha do N. 1 E adora brincar na área externa da escola. Nessa vivência as crianças exploraram areia, para tal deixamos disponíveis colheres de pauzinho alumínio e plástico.
Enquanto brincam elas inventam o mundo, exploram, descobrem e se divertem!
Professoras Andressa e Evelyn
ADEs: Juliana e Sandra.
Enquanto brincam elas inventam o mundo, exploram, descobrem e se divertem!
Professoras Andressa e Evelyn
ADEs: Juliana e Sandra.
09/10/2023
Exploração da caixa de Luz - NI D Integral Professoras Sandra Gonçalves e Lúcia Fernando, ADEs Adrieli e Deusa.
Promover a exploração de diferentes materiais, texturas e formas para desenvolver a criatividade, percepção visual e experimentação pelas crianças. Exploração do ambiente pela ação, observação e manipulação experimentando e fazendo descobertas.
06/09/2023
Pescaria com peneiras - nível i c
Para o desenvolvimento global da criança, é preciso oportunizar condições.
Nesta proposta, realizamos pescaria de pecinhas com peneiras, preparamos as banheiras com agua colocamos pecinhas e tampinhas, cada adulto ficou responsável por interagir e observar as crianças.
Cada criança recebeu uma peneira, os adultos fizeram a primeira pesca e incentivaram as crianças a realizarem também.
Brincar com água na educação infantil é uma atividade extremamente útil e divertida. Ela oferece às crianças a oportunidade de explorar, experimentar, aprender e se desenvolver.
Realizamos a vivência com bastante atenção para não acontecer nenhum acidente.
As crianças pescaram, o Sol e a água foram elementos convidativos para um banho de banheira, alguns ousaram entrar e aproveitar o momento.
Nesta proposta, realizamos pescaria de pecinhas com peneiras, preparamos as banheiras com agua colocamos pecinhas e tampinhas, cada adulto ficou responsável por interagir e observar as crianças.
Cada criança recebeu uma peneira, os adultos fizeram a primeira pesca e incentivaram as crianças a realizarem também.
Brincar com água na educação infantil é uma atividade extremamente útil e divertida. Ela oferece às crianças a oportunidade de explorar, experimentar, aprender e se desenvolver.
Realizamos a vivência com bastante atenção para não acontecer nenhum acidente.
As crianças pescaram, o Sol e a água foram elementos convidativos para um banho de banheira, alguns ousaram entrar e aproveitar o momento.
04/08/2023
Vivência de momentos de leitura
As crianças têm o direito e a oportunidade de vivenciar momentos de leitura de diferentes histórias com regularidade como: histórias, contos, poemas, cordéis, jornais, revistas, etc.
Nos momentos de leitura diária as crianças têm livre acesso a livros e materiais impressos de diversas texturas podendo manusear diferentes portadores textuais mesmo ainda não sabendo ler!
Nos momentos de leitura diária as crianças têm livre acesso a livros e materiais impressos de diversas texturas podendo manusear diferentes portadores textuais mesmo ainda não sabendo ler!
Nível I-B
Profas: BYANCA CATELLANO e MARCIA MODESTO
Profas: BYANCA CATELLANO e MARCIA MODESTO
07/07/2023
Brincando com a natureza!
Nessa vivência, o ambiente foi cuidadosamente preparado pela professora com antecedência no gramado, com três bacias com areia e algumas panelinhas de plástico, e foram dispostas com distância suficiente para que os bebês explorassem com liberdade, sempre contando com os adultos na supervisão e brincando junto. Depois de levados até o local, ao observar os adultos da turma se aproximando, explorando e criando com a areia, os bebês foram se aproximando muito curiosos, tocando com as mãozinhas e pés, e se envolvendo, descobrindo possibilidades e maneiras de brincar. Foi nítido o envolvimento de todos se deliciando nesse momento de interação entre bebê x adulto, bebê e outros bebês, e bebê e os elementos! Para alguns, foi o primeiro contato direto com a areia, marcado por momentos de entrega completa, em que estiveram verdadeiramente em atividade!
As explorações com elementos da natureza e outros elementos não estruturados, despertam a curiosidade e as ações investigativas por serem misteriosas e muito diferente, em suas propriedades, dos materiais e brinquedos estruturados, os quais já fazem parte do mundo dos bebês. Por esse motivo, são interessantes e despertam interesse dos bebês em explorar; favorecendo a percepção por meio dos sentidos, a exploração sensorial (principalmente tátil), propiciando as investigações e descobertas; possibilitando o desenvolvimento dos movimentos de pinça, preensão palmar, e outros envolvidos no manuseio de brinquedos para explorar a areia; oportunizando o desenvolvimento da curiosidade, da atenção e da concentração.
As explorações com elementos da natureza e outros elementos não estruturados, despertam a curiosidade e as ações investigativas por serem misteriosas e muito diferente, em suas propriedades, dos materiais e brinquedos estruturados, os quais já fazem parte do mundo dos bebês. Por esse motivo, são interessantes e despertam interesse dos bebês em explorar; favorecendo a percepção por meio dos sentidos, a exploração sensorial (principalmente tátil), propiciando as investigações e descobertas; possibilitando o desenvolvimento dos movimentos de pinça, preensão palmar, e outros envolvidos no manuseio de brinquedos para explorar a areia; oportunizando o desenvolvimento da curiosidade, da atenção e da concentração.
05/06/2023
Alimentação saudável
Provar e identificar os sabores diferentes são um estímulo aos sentidos, tato, visão, paladar e olfato em uma única vivência, ajudando no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional das crianças bem pequenas.
Com diversão e entusiasmo as crianças puderam conhecer novos alimentos, manuseá-los e saborear, identificando os sabores, texturas, cheiros e cores.
Com diversão e entusiasmo as crianças puderam conhecer novos alimentos, manuseá-los e saborear, identificando os sabores, texturas, cheiros e cores.
05/05/2023
Leitura de histórias
Nessa vivência, oportunizamos momentos para as crianças vivenciarem experiências, descobrindo novos aspectos do mundo por meio da leitura de história, ampliando sua capacidade simbólica e de reflexão sobre a linguagem e sobre o mundo, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento, imaginação, expressão de afeto com encantamento e pertencimento.
11/04/2023
Laços afetivos
No mês de fevereiro iniciamos o período de inserção dos bebês e crianças bem pequenas em nossa Unidade Escolar. Adaptamos os horários com as famílias na primeira reunião, marcamos um curto período pela manhã ou à tarde, para as famílias acompanharem as crianças na escola com as professoras e auxiliares.
Foi um período de fazer e fortalecer as parcerias com as famílias, de acolhimento das mesmas, transmitir segurança e confiança. Momento de criar laços afetivos com as crianças, as professoras organizaram assim brincadeiras, recursos, materiais estruturados e não estruturados, manipulação e exploração de objetos e etc., preparando e ofertando um ambiente seguro, estimulante e possibilitando atenção individual.
Foi um período de fazer e fortalecer as parcerias com as famílias, de acolhimento das mesmas, transmitir segurança e confiança. Momento de criar laços afetivos com as crianças, as professoras organizaram assim brincadeiras, recursos, materiais estruturados e não estruturados, manipulação e exploração de objetos e etc., preparando e ofertando um ambiente seguro, estimulante e possibilitando atenção individual.
01/03/2022
Período de inserção na EMEI Favo de Mel
No período de 03 a 11 de fevereiro, demos início, na Emei Favo de Mel, ao período de inserção e acolhimento, não somente dos bebês, como também de seus familiares. A presença de um familiar neste período, pode favorecer o desenvolvimento da confiança, segurança e bem estar em um local desconhecido e com outras pessoas, adultos e crianças, também desconhecidos.
30/11/2021
Saúde Bucal na EMEI Favo de Mel
Através da parceria das Secretarias da Saúde e da Educação, varias ações são desenvolvidas para a tomada de consciência das crianças e suas famílias, em relação a saúde bucal e a preservação dos dentes, a escovação correta e a prevenção de doenças bucais desde bebês.
Durante todo o ano, elaboramos vivências que estimulam e incentivam o hábito de higiene, a exercer um autocuidado e que as famílias façam visitas programadas ao dentista.
Durante todo o ano, elaboramos vivências que estimulam e incentivam o hábito de higiene, a exercer um autocuidado e que as famílias façam visitas programadas ao dentista.