EMEI FLAUTA MÁGICA
Sábado, 22/01/2022
EMEI FLAUTA MÁGICA
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: R. Serapião Costa Ramos, 200 - Bairro Jardim Cavalari
CEP: 17.526-190
Fone: (14) 3434-2248
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Rafael Franco Lobo
Aux. de Direção: Rosemiria Batista Lopes de Oliveira
Coordenador(a): Danielle Gonçalves Cazuo
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
CEP: 17.526-190
Fone: (14) 3434-2248
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Rafael Franco Lobo
Aux. de Direção: Rosemiria Batista Lopes de Oliveira
Coordenador(a): Danielle Gonçalves Cazuo
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
10/10/2024
Formação Docente
Durante o mês de junho, a discente do curso de Fonoaudiologia Evellin Biancho oportunizou às docentes, equipe gestora, cuidadoras e ADE de nossa unidade escolar, uma proposta de intervenção acerca da Identificação Precoce do Transtorno do Espectro Autista para Professores da Educação Básica Infantil.
Durante os encontros formativos, a ministrante abordou a definição, histórico, prevalência, incidência, diferenças entre os gêneros do TEA. Tratou também da etiologia, manifestações clínicas e comorbidades associadas; Diagnóstico (critérios, classificação e diagnóstico diferencial; marcos do desenvolvimento infantil e instrumentos de rastreio (discussão de casos).
Foram diálogos profícuos que oportunizaram riquíssimas reflexões a toda equipe.
Durante os encontros formativos, a ministrante abordou a definição, histórico, prevalência, incidência, diferenças entre os gêneros do TEA. Tratou também da etiologia, manifestações clínicas e comorbidades associadas; Diagnóstico (critérios, classificação e diagnóstico diferencial; marcos do desenvolvimento infantil e instrumentos de rastreio (discussão de casos).
Foram diálogos profícuos que oportunizaram riquíssimas reflexões a toda equipe.
06/06/2024
Brincar: o direito de toda criança
Na semana de 27 a 31 de maio, aconteceu a Semana Municipal do Brincar com o tema: Vem pra roda no ritmo do brincar.
Nossas crianças vivenciaram significativos momentos por meio das propostas semanais.
A brincadeira é atividade que ocasiona o desenvolvimento da criança, é uma linguagem de afeto e carinho e integra diariamente o cotidiano da nossa escola.
Que toda semana seja de brincar!
Nossas crianças vivenciaram significativos momentos por meio das propostas semanais.
A brincadeira é atividade que ocasiona o desenvolvimento da criança, é uma linguagem de afeto e carinho e integra diariamente o cotidiano da nossa escola.
Que toda semana seja de brincar!
07/05/2024
Maternal II contra a Dengue
Em virtude dos inúmeros casos de dengue em nosso município, ação do Programa Saúde na Escola (PSE) oportuniza vivência de caça ao mosquito.
Em parceria com a Unidade Básica de Saúde Flamingo, nossas crianças dos Maternais II vivenciaram um momento significativo na manhã do dia 25/04. Após conhecerem o mosquito Aedes aegypti, as crianças procuraram pelos focos preparados pela equipe de saúde na frente da escola o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
Empolgados e atentos, todos os insetos foram capturados e descartados.
Nossos pequenos já sabem as ações que garantem um espaço limpo e sem a presença do mosquito.
Em parceria com a Unidade Básica de Saúde Flamingo, nossas crianças dos Maternais II vivenciaram um momento significativo na manhã do dia 25/04. Após conhecerem o mosquito Aedes aegypti, as crianças procuraram pelos focos preparados pela equipe de saúde na frente da escola o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
Empolgados e atentos, todos os insetos foram capturados e descartados.
Nossos pequenos já sabem as ações que garantem um espaço limpo e sem a presença do mosquito.
11/04/2024
EMEI Flauta Mágica e PPP
Encontro com as famílias marca uma das etapas da elaboração do PPP
Na última terça-feira, 02/04, docentes, equipe gestora e familiares se reuniram a partir das dezoito horas e trinta minutos para um diálogo acerca das especificidades da Unidade Escolar e do trabalho com os bebês e crianças bem pequenas. O momento integrou uma das etapas da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Em um primeiro momento, vários aspectos do cotidiano escolar foram tratados e explicitados a fim de tornar visível aos responsáveis toda complexidade das ações realizadas pelos profissionais da escola.
Em seguida, as docentes evidenciaram as atividades-guias de cada turma de acordo com a faixa etária e como são feitas as propostas durante o nosso dia.
Durante o momento, tivemos também a apresentações culturais com as professoras Cristine, Juliana e Melina e o pai Bruno.
A parceria escola-família é essencial para a potencialização de uma educação humanizada e promotora do desenvolvimento da inteligência e personalidade.
Na última terça-feira, 02/04, docentes, equipe gestora e familiares se reuniram a partir das dezoito horas e trinta minutos para um diálogo acerca das especificidades da Unidade Escolar e do trabalho com os bebês e crianças bem pequenas. O momento integrou uma das etapas da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Em um primeiro momento, vários aspectos do cotidiano escolar foram tratados e explicitados a fim de tornar visível aos responsáveis toda complexidade das ações realizadas pelos profissionais da escola.
Em seguida, as docentes evidenciaram as atividades-guias de cada turma de acordo com a faixa etária e como são feitas as propostas durante o nosso dia.
Durante o momento, tivemos também a apresentações culturais com as professoras Cristine, Juliana e Melina e o pai Bruno.
A parceria escola-família é essencial para a potencialização de uma educação humanizada e promotora do desenvolvimento da inteligência e personalidade.
11/09/2023
EMEI Flauta Mágica inicia projeto Horta
Na última quarta-feira, dia 30/08; nossas crianças iniciaram o projeto Horta de uma forma muito especial com a presença do professor Ronan Gualberto, coordenador do curso de Agronomia da Universidade de Marília (UNIMAR) e auxílio de um estagiário. Na ocasião, os dois parceiros dialogaram com as crianças e acompanharam as ações de nossos pequenos durante os plantios das sementes.
O contato com a natureza possibilita às crianças mais espaço para se divertirem, brincarem e realizarem descobertas que só o meio ambiente pode oferecer, já que sentem mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta. A natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade das crianças. Como está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novos para os pequenos, a natureza possibilita o desenvolvimento saudável dos sentidos, deixando as crianças mais interessadas.
Que venha a colheita de nosso plantio, pois queremos muito nos deliciar com as verduras e legumes de nossa horta
O contato com a natureza possibilita às crianças mais espaço para se divertirem, brincarem e realizarem descobertas que só o meio ambiente pode oferecer, já que sentem mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta. A natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade das crianças. Como está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novos para os pequenos, a natureza possibilita o desenvolvimento saudável dos sentidos, deixando as crianças mais interessadas.
Que venha a colheita de nosso plantio, pois queremos muito nos deliciar com as verduras e legumes de nossa horta
02/08/2023
Brincar é direito de toda crianças
Semana do brincar elucida a importância da brincadeira na infância
No período de 22 a 28 de maio, todas as escolas de nosso sistema municipal de ensino celebraram a Semana do Brincar. Estabelecida em 1999, na cidade de Tóquio, no Japão; a proposta abrange mais de 40 países com intuito de lembrar que brincar faz parte das necessidades e direitos fundamentais das crianças, sem exceção, e para favorecer a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.
Com a temática “A natureza do brincar”, nossa escola oportunizou inúmeras vivências a fim de garantir o direito de nossos pequenos: pintura com tintas naturais, brincar heurístico, exploração de elementos da natureza, argila, massinha de modelar, baile à fantasia e piquenique na praça.
Com a temática “A natureza do brincar”, nossa escola oportunizou inúmeras vivências a fim de garantir o direito de nossos pequenos: pintura com tintas naturais, brincar heurístico, exploração de elementos da natureza, argila, massinha de modelar, baile à fantasia e piquenique na praça.
02/08/2023
Em junho temos Festa Junina
O primeiro arraial de nossos bebês
No dia 3 de junho, nossa comunidade se reuniu para comemorar a Festa Junina. A fim de acomodar da melhor forma possível todas as famílias, a direção da EMEFEI “Chico Xavier” nos cedeu o amplo espaço de suas dependências.
A tarde de sábado marcou o primeiro arraial de muitas de nossas crianças e foi movimentada com comidas típicas e apresentações de movimentos e danças de nossas crianças. Entre as apresentações tivemos forró, carimbo, xote e a tradicional quadrilha junina, na qual famílias e bebês dançaram juntos. Um momento de interação e alegria para todos que estiveram presentes
A tarde de sábado marcou o primeiro arraial de muitas de nossas crianças e foi movimentada com comidas típicas e apresentações de movimentos e danças de nossas crianças. Entre as apresentações tivemos forró, carimbo, xote e a tradicional quadrilha junina, na qual famílias e bebês dançaram juntos. Um momento de interação e alegria para todos que estiveram presentes
02/08/2023
Encontro com as famílias e encerramento do semestre letivo
Reuniões com as famílias marcam o final do primeiro semestre letivo.
Nos dias 5, 6 e 7 de julho, nossas famílias participaram do encerramento do ano letivo em um momento reservado para leitura dos relatórios individuais de desenvolvimento da criança e um diálogo com a equipe gestora e professoras das turmas. Na quarta-feira (5) as famílias das turmas dos Níveis I e II; na quinta-feira (6) turmas dos Maternais I e sexta-feira (7) Maternais II.
Com a possibilidade de participação às 8h da manhã ou às 16h a fim de atender a disponibilidade de cada responsável; no primeiro momento a equipe gestora retomou alguns combinados, apresentou algumas melhorias já realizadas e dialogou acerca da proposta pedagógica da escola; em seguida, as famílias conversaram com as professoras e fizeram a leitura dos relatórios que foram redigidos pelas docentes e apresentaram o desenvolvimento de cada criança; um vídeo com as imagens dos momentos do semestre também integrou o encontro.
Com a possibilidade de participação às 8h da manhã ou às 16h a fim de atender a disponibilidade de cada responsável; no primeiro momento a equipe gestora retomou alguns combinados, apresentou algumas melhorias já realizadas e dialogou acerca da proposta pedagógica da escola; em seguida, as famílias conversaram com as professoras e fizeram a leitura dos relatórios que foram redigidos pelas docentes e apresentaram o desenvolvimento de cada criança; um vídeo com as imagens dos momentos do semestre também integrou o encontro.
05/05/2023
Na escola tem sapateado? Tem sim, senhor!
Nossas crianças e educadores foram presenteados com duas lindas apresentações de sapateado nos últimos dias. A jovem Giovana Maria Lopes de Araújo, estudante de Música na UFPR em Curitiba e filha da auxiliar de direção Rosemiria veio visitar a família e trouxe uma deliciosa surpresa as nossas crianças.
As crianças se encantaram com o momento, envolveram-se e ficaram eufóricas com os movimentos e sons. É papel da escola oferecer aos pequenos desde o início do processo de educação o contato com a cultura mais elaborada a fim de ocasionar o desenvolvimento das máximas potencialidades de cada criança.
As crianças se encantaram com o momento, envolveram-se e ficaram eufóricas com os movimentos e sons. É papel da escola oferecer aos pequenos desde o início do processo de educação o contato com a cultura mais elaborada a fim de ocasionar o desenvolvimento das máximas potencialidades de cada criança.
13/04/2023
O início de um novo ciclo
EMEI Flauta Mágica acolhe crianças e familiares em novo ano letivo
O início de um ano letivo é sempre motivo de alegria e expectativas, pois a escola se prepara para acolher às crianças e famílias e busca meios de ocasionar as máximas possibilidades de desenvolvimento às crianças matriculadas.
A EMEI Flauta Mágica acolheu nos dias 3, 4, 7 e 8 de fevereiro, as crianças das turmas de Níveis I e II, Maternais I e II respectivamente. As famílias e equipe escolar dialogaram e estabeleceram a melhor forma de acolhida às crianças a fim de estreitar os laços e estabelecer a segurança afetiva entre educadores e crianças.
A presença das crianças torna a escola um espaço de alegria e muita esperança!
O início de um ano letivo é sempre motivo de alegria e expectativas, pois a escola se prepara para acolher às crianças e famílias e busca meios de ocasionar as máximas possibilidades de desenvolvimento às crianças matriculadas.
A EMEI Flauta Mágica acolheu nos dias 3, 4, 7 e 8 de fevereiro, as crianças das turmas de Níveis I e II, Maternais I e II respectivamente. As famílias e equipe escolar dialogaram e estabeleceram a melhor forma de acolhida às crianças a fim de estreitar os laços e estabelecer a segurança afetiva entre educadores e crianças.
A presença das crianças torna a escola um espaço de alegria e muita esperança!
01/03/2022
Período de inserção na EMEI Flauta Mágica
Iniciamos o ano na EMEI Flauta Mágica com propostas de acolhimento e diversão.
Neste período, nossas crianças exploraram diferentes materiais, conheceram nossos espaços, interagiram com seus pares e aprenderam brincando!
Neste período, nossas crianças exploraram diferentes materiais, conheceram nossos espaços, interagiram com seus pares e aprenderam brincando!