Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI LEDA CASADEI
Quinta, 20/01/2022

EMEI LEDA CASADEI

EMEI LEDA CASADEI
Endereço: Rua Thomaz Alcalde, 201 – Bairro Prol. Palmital
CEP: 17.511-342
Fone: (14) 3415-3912
E-mail[email protected]
Diretor(a): Mayara Alves Martins
Aux. de Direção: Sissi Salim Gaspes Barbosa
Coordenador(a): Juliana de Mouro Spina / Maria Cristina Orso
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
17/10/2024
Investigando a Natureza: Uma jornada de descoberta!
A turma do Maternal II C da professora Maísa desenvolveu o projeto: "Investigando a Natureza: Uma jornada de descobertas". Durante o projeto investigaram muitos elementos encontrados no "quintal" da nossa escola, dentre eles, uma enorme colmeia de abelhas. Ficaram encantados pelo tamanho da "casa" da abelha que estava na árvore, porém, para segurança das nossas crianças, a colmeia precisou ser retirada e daí surgiu a seguinte pergunta: Cadê as abelhas que estavam aqui? A turma investigou junto a coordenação para onde as levaram, quem é o responsável por cuidar delas, puderam manusear de perto uma colmeia de verdade, além de pesquisar várias curiosidades sobre as abelhas. Foram momentos de ricas e significativas descobertas!
11/10/2024
Semana de Acolhimento com Arte
Após o recesso para o acolhimento das crianças tivemos em nossa escola a Semana da Arte. As crianças apreciaram obras de diversos artistas que para realizarem seus trabalhos utilizam materiais diversos como papéis, barbantes, tecidos, tintas, etc. A turma do Infantil I C da professora Suzie apreciaram as obras de arte do artista Marcelo Forte, a turma escolheu em especial a obra "O Abraço" para suas inspirações artísticas.
Retrataram suas emoções em tecidos de algodão cru, um dos materiais preferidos do artista.
10/10/2024
Ressignificando Espaços
Com a cooperação e muito envolvimento das crianças, a turma do Infantil I C ressignificou uma parte do espaço bosque. As crianças participaram na colocação do tecido, pintura e convite para socialização no dia da inauguração.
Com a cabana pronta, vivenciaram momentos significativos, como: interação com a turma do infantil 1 B, leitura na cabana e confecção de cartazes para expor no espaço bosque.
O espaço ficou aconchegante e muito bonito.
10/10/2024
Ressignificando nosso pomar
A partir das observações feitas das mudas plantadas no espaço fundo da escola, a turma do Infantil II B da professora Rita decidiu que iriam cuidar das mudas e plantariam novas mudas frutíferas. Para essa tarefa precisariam da ajuda de um adulto. A aluna Helena sugeriu seu avô, o senhor Euzébio, já que ele cuida de uma horta em sua casa. O avô da Helena aceitou prontamente e juntamente com a turma, estão realizando um trabalho incrível. Nosso pomar está sendo replantado, adubado, cuidado e recebendo novas mudas, como uma parreira de uva, ressignificando assim esse espaço tão rico da nossa escola.
03/06/2024
"Tardezinha do Maternal"
Na semana de 20 a 24 de Maio, tivemos uma tarde muito especial para a turma do Maternal ll B, da professora Aline aconteceu a primeira “Tardezinha do Maternal”, um momento muito rico e prazeroso, em um ambiente agradável onde as crianças puderam apreciar ritmos musicais que fazem parte da nossa cultura, como pop, rock, samba, forró e música clássica, as crianças se acomodaram em tapetes, cadeiras de praia, tatames e apreciaram pequenas apresentações de seus colegas de turma. As crianças se organizaram em grupos, pegaram seus instrumentos, tocaram e dançaram ao som do seu ritmo musical favorito. Outras turmas vieram nos prestigiar e nossa tarde foi maravilhosa!
Muitos sorrisos, muita alegria e uma energia contagiante! 🥰
06/05/2024
Pintando em caixas
Caixas de papelão e pedaços de papelão grandes, médios e pequenos. Esse foi o material que fez a alegria das crianças da turma do maternal I C da professora Amanda Pimentel. As crianças brincaram e exploraram riscadores como giz de cera, giz de lousa, canetas hidrocor e lápis de cor, mas o que as crianças mais gostaram foi o giz pastel.
Contextos como esse, feito com materiais simples, traz benefícios como desenvolvimento da motricidade, dos sentidos, da coordenação, noções de espaço, equilíbrio e interação, além de muita diversão.
08/04/2024
Infantil I D no combate contra a dengue
No verão a proliferação do mosquito Aedes Aegypti fica mais propícia devido ao alto volume de chuvas, assim sendo tivemos em nossa cidade um expressivo aumento nos casos de dengue. Sendo as crianças excelentes agentes transformadores do universo que os rodeiam, a turma do Infantil I D da professora Camila desenvolveram uma sequência didática afim de informar a comunidade sobre esse mosquitinho que tanto faz mal para as pessoas.
Primeiramente a turma explorou o ciclo do mosquito pois para combater um inimigo nada melhor que conhecê-lo bem, após confeccionaram crachás de agentes desaúde e saíram em aula passeio pela escola à procura de larvas e possíveis criadouros, as crianças exploraram e utilizaram o instrumento lupa, já que as larvas são seres minúsculos, realizarando a busca com muito atenção. Pesquisaram e descobriram através da mesa de luz os sintomas da doença dengue, exploraram panfletos informativos sobre maneiras de prevenção à proliferação do mosquito, realizaram um levantamento de ações e produziram panfletos que levaram para casa informando assim as famílias, além da confecção de um painel coletivo para informar a comunidade escolar.
09/11/2023
“NA BARRIGA DA MAMÃE”
A turma do Piu-Piu está vivenciando um momento muito especial ao longo do ano: a gravidez da professora Jéssica.
Os pequenos descobriram a chegada do bebê Fred (carinhosamente apelidado pela turma) e assim vivem aguardando a sua chegada. Demonstrações afetuosas não faltam durante os dias e devido a todo esse envolvimento a professora propôs uma sequência didática relacionada ao tema, as vivências foram lindas, afetuosas e contribuíram para maior compreensão da temática.
Inicialmente foi realizada uma roda de conversa com a participação da mamãe Rita e da bebê Anne, nesse momento as crianças ouviram o relato dela de como foi o nascimento de sua filha até os dias atuais (hoje ela tem seis meses), o momento foi enriquecido com a apreciação do álbum de fotografia que registrou o nascimento da pequena.
Outro momento especial foi a socialização de objetos enviados pelas famílias recordando o nascimento das crianças, cada uma delas fez a abertura de sua sacola, compartilhou com o grupo e a professora realizou a leitura do relato das mamães justificando tais escolhas.
Para entender um pouco mais de como o bebê fica dentro da barriga a professora exemplificou a placenta com uma dinâmica usando bexiga com água e um bebê em miniatura, e para recordar como era lá dentro as crianças brincaram de voltar a placenta deitando-se dentro de bambolês e realizando a posição fetal.
E encerrando as vivências um momento mágico: pintura com tinta guache em um suporte especial, a barriga da professora. Amanda o espaço foi preparado, a professora vestiu um pano para que pudesse ter mais espaço para os pequenos artistas e disponibilizou pincéis e tintas. Com materiais em mãos foi emocionante ver o carinho e o amor retratado pelos pequenos com o bebê que a professora espera, entre eles foram se revezando e ser organizando para pintarem e sempre perguntavam se estava ficando lindo.
O momento foi tão prazeroso, especial que o bebê na barriga ficou tranquilo, as crianças estavam ansiosas para que ele pudesse mexer, mas não aconteceu.
A proposta de explorarem um novo suporte permitiu que todos experimentassem o que há de mais bonito: o amor pelo o outro, eles já amam o Frederico, sem ao menos conhecê-lo. É de pequeno que tudo se aprende, que essas crianças nunca percam a pureza dos corações e possam sempre praticar o amor ao próximo. Parabéns as famílias que estão educando tão bem as suas preciosidades.
09/10/2023
Investigando os dinossauros
A atividade Investigando os Dinossauros faz parte do projeto da turma do Maternal I A da professora Sílvia e teve como objetivo proporcionar aos alunos a manipulação, exploração, observação, expressão de sentimentos, através da descoberta, construir suas próprias esculturas, ajuda ao colega, compartilhamento de objetos, mistura de elementos para relação de causa e efeito, entre outros.
As crianças puderam conhecer esses grandes animais que habitaram a terra, seu habitat, como se alimentavam, onde viviam, fazer esculturas, pesquisas, e para finalizar, a descoberta de como eles foram extintos e ainda, recriando a experiência com o vulcão! Foram momentos de pura diversão!!!!
26/09/2023
Correio de Férias
A turma do Infantil I D manhã da professora Rita conheceu um novo gênero textual que com a era digital está um pouco esquecido: "A CARTA". A professora trabalhou com a turma toda sua estrutura, explicando que antigamente as pessoas que moravam longe uma das outras se comunicavam através do envio de carta. Como uma atividade de férias, a professora sugeriu aos pais, que durante o recesso resgatassem brincadeiras tradicionais e que as crianças registrassem, com o auxílio dos familiares, escrevendo cartas destinadas para a EMEI Leda Casadei contando como foi esse momento. Os pais levaram as crianças ao Correio para enviar a carta para nossa escola, explicando para seu(a) filho(a) todo o processo, que é necessário colocar a carta dentro de um envelope com o nome e endereço de quem enviou (remetente) e de quem irá receber (destinatário), além de compreenderem que a carta precisa ter um selo e que tem um valor a ser pago para ser enviada. No retorno das férias, as cartas já estavam na escola, a professora realizou a leitura e as crianças socializaram as brincadeiras realizadas com a família.
12/06/2023
Infantil II C unidos pela cultura de paz
A turma do infantil II C é formada por crianças participativas, colaborativas e solidárias, mas, o Bullying é um assunto que deve fazer parte da formação e desenvolvimento de todas as crianças. É necessário trabalhar com os alunos os conceitos e a prática do respeito mútuo, diálogo, solidariedade, empatia, ou seja, que a criança aprenda a se colocar no lugar do outro, conquistando um ambiente seguro, favorável ao aprendizado e convívio social. É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as relações sejam respeitosas. Nossa turma desenvolveu uma sequência didática que envolveu o cuidado com o outro em ações do dia a dia. Refletiram sobre a maneira como gostam de serem tratados e com isso colocamos em prática o sentido de empatia. Reforçamos os combinados para o bem-estar de todos. Cada criança elegeu os bons amigos e entre as escolhas estavam crianças que entraram há pouco tempo na turma e também nossa amiga com deficiência, mostrando o quanto nossa turma respeita e acolhe as diversidades. Também fizemos o dia do brinquedo e ao avaliarmos esse dia, uma criança, que havia entrado há poucos dias na turma, afirmou que não tínhamos feito nenhuma atividade, e as outras crianças disseram que o "o dia do brinquedo" é um dia que aprendem a compartilhar, a cuidar do pertence do outro, a dividir e esperar a vez, a convidar o outro para brincar.
Depois a turma combinou de socializar com as outras pessoas da escola, para tanto foi combinado que, divididos em duplas, faríamos cartazes sobre o assunto e mostraríamos para todos da escola. Para encerrar penduramos os cartazes no portão da escola para socialização com a comunidade escolar. Continuaremos a estimular a empatia, respeito às diferenças, solidariedade, visando uma cultura de paz.
10/05/2023
Todos contra a dengue!
Na sequência didática sobre a Dengue, a Turma Infantil I A estudou o mosquito Aedes Aegypti, seus hábitos, maneiras de proliferação, sintomas da doença e como prevenir. Fizeram um texto coletivo para cartaz informativo exposto na escola.
As crianças exploraram panfletos informativos que a Professora Adriana trouxe de postos de saúde, fizeram panfletagem pela escola e também levaram aos familiares para divulgação de como evitar a doença. Assistiram vídeos sobre a dengue e apresentação de imagens do mosquito via pesquisa na internet.
Pesquisamos, também, na internet receita de repelente caseiro, as crianças participaram da produção do repelente e levaram amostras para casa.
10/04/2023
Semana de Pascoa na EMEI Leda Casadei
Durante a semana em que a Páscoa é comemorada, as professoras: Camila e Jéssica, das turmas maternal 1 B e Maternal 1C, trabalharam o tema com as crianças de forma contextualizada e histórica através de: Roda de conversa, leitura de texto informativo, texto literário, vídeos, contato com o animal coelho, músicas, danças, brincadeiras, experimentação e manuseio de cenoura e couve. Embora as demandas das turmas não seja o trabalho com datas comemorativas, trata-se de um tema emergente, assim como: Dia das Mães, Dias dos Pais, entre outros, que fazem parte do nosso patrimônio cultural cabendo aos professores práticas pedagógicas que construam sentidos de maneira desafiadora, criativa e sofisticadas, para provocar nas crianças o desejo da aprendizagem. Desta maneira, essas crianças tiveram acesso a textos literários e informativos, contato com diferentes texturas, cheiros e sabores, com práticas voltadas para os estudantes, vistas como pessoas de direito, em desenvolvimento, históricos e culturalmente situados, com características e necessidades especiais e certamente mobilizaram importantes aprendizagens de maneira criativa e divertida.