Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI MEU ANJO
Segunda, 17/01/2022

EMEI MEU ANJO

EMEI MEU ANJO
Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 143 – Bairro São Miguel
CEP: 17.506-280
Fone: (14) 3432-1484
E-mail[email protected]
Diretor(a): Sandra Letícia Pichler
Aux. de Direção: Simone Aparecida Masson
Coordenador(a): Ana Laura Santos de Abreu 
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
09/06/2025
Quem é esse? ah, sou eu!
Em uma manhã fresca, os bebês do N1C encontraram um ambiente organizado e atraente no solário. O sol aquecia os bebês e deixava a exploração ainda mais rica. Nesse espaço, um contexto formado com as fotos da “chamadinha”, papel reflexivo, acetato espelhado e alguns espelhos compunham a proposta. Os bebês olharam no espelho e enxergavam um rosto. Observam que suas expressões se refletiam. Eles tocavam o espelho, tentando entender como aquele “outro bebê” estava fazendo as mesmas coisas que eles. É um momento de descoberta e autoconhecimento, alguns também se identificaram nas fotos. À medida que brincavam, os bebês começavam a entender que aqueles reflexos eram, na verdade, eles mesmos. É um passo importante no desenvolvimento da identidade.
 
16/05/2025
Pesquisar, explorar e descobrir!

A turma do Nível I A aproveitou uma tarde de calor para realizar diversas pesquisas sensoriais com as bandejas de experimentação. Considerando a idade e as características dos bebês dessa turma, as bandejas foram organizadas diretamente no chão, ao contrário das turmas com bebês um pouco maiores, onde a maioria já anda ou permanece em pé com apoio, e por isso, as bandejas são dispostas sobre mesas.

Nesse dia, foram oferecidas bandejas com macarrão cru e diversos objetos para exploração livre. Sob a supervisão atenta dos adultos de referência da turma, os bebês puderam sentir a textura rígida do macarrão e escutar os sons provocados ao manuseá-lo e quebrá-lo.

Foi um momento rico em curiosidade, descobertas e surpresas. Os bebês reagiram de diferentes formas ao perceber os efeitos de suas ações sobre os materiais, vivenciando experiências significativas por meio da exploração sensorial.

08/11/2024
Semana das Crianças
Na “Semana das Crianças”, levamos a praia para a nossa escola e as crianças tiveram diferentes experiências através de propostas com esse tema. Saborearam milho cozido, pão de batata-doce, sorvete de banana e participaram de um delicioso piquenique de frutas no pátio da escola. Além disso, os bebês aproveitaram um “mini parque aquático” planejado intencionalmente para eles, mergulharam na piscina de bolinhas e assistiram apresentações culturais que envolviam dança e movimento. Um semana muito agitada e feliz!
14/10/2024
Arte com canetão
Desenhar em uma bandeja com canetão pode ser uma atividade divertida e segura, além de possibilitar que as crianças usem a criatividade de forma prática e reutilizável.
O espaço foi cuidadosamente organizado e a turma “Camaleão” usou muitas cores para desenhar nas bandejas plásticas dispostas no chão, local seguro e confortável, envolvendo a exploração de traços e formas, criando livremente.
A melhor parte de desenhar em bandejas é que, após a diversão, tudo pode ser apagado facilmente com um pano úmido, permitindo que as crianças comecem um novo desenho.
11/10/2024
Contexto investigativo com tiras de tecido
O contexto Investigativo com Tiras de Tecido de Malha - "Cama de Gato", foi realizado no espaço do pátio. Esse espaço foi preparado com tiras de tecido de malha, presas de uma ponta a outra, formando uma espécie de rede, criando uma “cama de gato”. As crianças adoraram a atividade e passaram grande parte da manhã envolvidas nessa proposta. As crianças criaram estratégias para atravessar as tiras, como por exemplo, passando uma perna de cada vez. Também exploraram com as mãos, os corpinhos até que se balançavam, mas deram conta de passar entre as tiras. Foi um momento de diversão e aprendizado, nessa proposta as crianças que participaram puderam testar as suas habilidades motoras, além de se divertirem e brincarem juntas.
11/10/2024
Que cheirinho bom!
As turmas do "Fuzuê" e da "Dona Aranha" participaram de propostas com contextos de investigação recheados de experiências olfativas.
Nesses espaços, foram utilizados temperos e condimentos que ficaram disponíveis para brincadeiras, explorações e pesquisas. Dentre eles: louro, cheiro verde, hortelã, cravo, canela, camomila, erva doce. Para enriquecer as pesquisas, uma cesta de legumes, contando que muitos são utilizados no preparo de refeições saborosas. Em ambientes convidativos à investigação e a pesquisa, nossos pequenos, que são muito curiosos, puderam explorar, pesquisar, criar hipóteses e realizar muitas descobertas!
10/10/2024
Celebrações Juninas
No mês de junho, os bebês vivenciaram diversas situações relacionadas a uma importante celebração da cultura brasileira: a Festa Junina. Além de participarem do Arraiá da EMEI Meu Anjo com suas famílias, os bebês vivenciaram brincadeiras típicas dessa data, experimentaram alimentos relacionados a ela, participaram de situações que envolveram danças, músicas e movimentos com os ritmos juninos, conheceram elementos tradicionais dessa celebração como bandeirinhas e a fogueira, entre outras coisas. Em uma dessas vivências, recebemos uma visita muito especial: a sanfoneira Maria, que a convite da "Turma do Fuzuê" (Nível I D), apresentou esse lindo instrumento aos bebês.
04/06/2024
Investigações sobre os jardins
Durante o mês de maio, a turma da Dona Aranha ( N1 F) aprendeu muito sobre os jardins, seus animais, flores e plantas. Os bebês puderam explorar contextos investigativos, espaços organizados, leituras, histórias, encenações, músicas, entre outras coisas que favoreceram as suas pesquisas e investigações, garantindo aprendizado e desenvolvimento.
03/05/2024
Passeios no quintal
A turma do nível 1 C visita o quintal semanalmente e esses passeios têm sido cheio de experiências e descobertas.
Além de prazeroso, as crianças participam do brincar juntos e livre , vivenciam diferentes percepções sensoriais, seja pelas texturas, pelos sons, pelos cheiros ou pelas observações das paisagens. Além disso, os bebês fortalecem os vínculos e constroem importantes memórias afetivas nesse espaço tão rico de nossa escola.
26/03/2024
Que calor!
Diante do calor dos últimos dias, as docentes da EMEI Meu Anjo planejaram diversos contextos envolvendo a água. A partir desse elemento, os bebês puderam explorar, investigar, criar hipóteses e fazer descobertas diante de espaços intencionalmente organizados para eles. Além disso, foi possível aliviar o calor e garantir momentos de muita diversão!
07/11/2023
Objeto do cotidiano vira tema de investigação
Normalmente ficam dentro de armários nos quais os bebês não podem mexer desse modo esse objeto fica ali guardado e escondido, longe do alcance de pequenas mãos curiosas. Porém, na escola é diferente...
Sobre o tatame, organizadas intencionalmente, são disponibilizadas as panelas para serem exploradas e investigadas. Os bebês as manuseiam atentamente, conhecendo suas diversas características. É tanta descoberta em um único objeto que a exploração tátil não suficiente. E com o paladar e o olfato também passam a pesquisar: que gostinho estranho, que cheirinho diferente!
E em um determinado momento, no chão a tampa rola e um som metálico ecoa pela sala. Neste instante, as panelas transformam-se em instrumentos musicais e os bebês em músicos sensacionais. E uma investigação auditiva começa...
Mas quem nunca viu a mamãe ou a vovó com as panelas preparar deliciosos alimentos para serem saboreados em família?
E a partir dessa memória afetiva, nasce uma brincadeira de faz de conta investigativa: cozinhar e degustar alimentos que a imaginação pode criar...
09/10/2023
Lendo com a "Turma das Formiguinhas"
Em diferentes momentos da rotina, nosso bebês têm a rica oportunidade de estar em contato com os livros, explorando, observando, manuseando e ouvindo histórias, desse modo, começam a entender a função social do livro e construir o importante hábito da leitura.
06/09/2023
Contextos investigativos
A “Turma do Coração” está realizando grandes pesquisas e divertidas descobertas através dos contextos investigativos e de espaços desafiadores, pensados e organizados pela professora com elementos, brinquedos e objetos que provocam a curiosidade e o interesse das nossas crianças, favorecendo o processo de aprendizagem. Nesses momentos, as educadoras organizam o espaço e os materiais antes da chegada dos bebês, que ao se depararem com o espaço já organizado se encantam com esse belo convite para ricas explorações e descobertas.
28/08/2023
Agosto Dourado
O mês de agosto foi designado como “Agosto Dourado”, buscando conscientizar a sociedade para a importância do aleitamento materno.  Em nossa escola, buscamos, além de conscientizar as famílias, incentivar e proporcionar momentos e um espaço adequado para que as mães venham amamentar seus bebês. A sala de amamentação “Colo de Anjo” acolhe mães e bebês, proporcionando um ambiente calmo e respeitoso para um ato de tamanha importância. Além disso, as mães que não conseguem vir amamentar seus bebês podem enviar os leites congelados que ficarão em uma geladeira própria para eles, e serão descongelados e oferecidos aos bebês por uma equipe treinada e preparada para determinada finalidade. 
07/07/2023
Fogo: luz, sombra e calor
A “Turma do Abraço Quentinho” sempre se encanta com os elementos naturais com os quais nossos pequenos vivem diversas experiências. Areia, a água, Sol, as plantas... e o experimento da vez foi com o fogo! Inspirados na música junina "Pula fogueira" e nas obras de arte de Aracy, trouxemos duas velas para que eles pudessem observar com segurança. Os olhares eram atentos, curiosos, logo queriam pegar. Alertamos sobre os cuidados e depois de apagá-las puderam apalpar os recipientes das velas e sentir uma temperatura morna. Ressaltamos que o fogo é bem quente!
Para enriquecer a brincadeira e assim poderem manusear a "fogueira", trouxemos também celofane nas cores amarela e vermelha e uma lanterna para simulamos as chamas, com isso, a exploração foi garantida e o nível 1 B pôde experimentar diferentes luzes, cores e sombras.
12/06/2023
Compartilhando cultura
Durante a “Semana do Brincar”, recebemos visitas especiais em nossa escola. Com a proposta de compartilhar objetos ou elementos que envolvessem a natureza, familiares dos educandos Valentim e Luara estiveram em nossa escola para realizar apresentações para os bebês. A mamãe e a irmã de Valentim realizaram a leitura da encantadora história “Mas papai...”, utilizando uma caixa de contação de histórias e diversos elementos que nela apareciam. Já o papai de Luara trouxe dois instrumentos da Capoeira, expressão cultural que mistura dança e artes marciais: o berimbau e o caixixi. Além de compartilhar um pouco sobre os instrumentos, ele ainda realizou a apresentação de algumas músicas, deixando bebês e adultos encantados.
05/05/2023
Encontro com a Natureza
Sentir o vento, observar o sol, pisar na grama, brincar na areia, conhecer a “Casa da árvore”, ouvir o som dos pássaros... os bebês de nossa escola realizam diversas explorações em espaços externos, como o tanque de areia, lugar repleto de possibilidades de investigações por parte dos pequenos.
A interação com a natureza traz inúmeros benefícios, como o aumento da imunidade, incentivo à criatividade, construção da consciência da preservação da natureza, desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores, entre outros.
10/04/2023
Experiências com materiais naturais
Buscando contribuir para o processo de humanização dos bebês, nossa escola, como espaço privilegiado de acesso à cultura mais elaborada, proporciona diariamente diversas vivências organizadas intencionalmente visando tal finalidade. Desde o momento que são  inseridos na escola, os bebês têm a possibilidade de descobrir o mundo através das experiências que fazem em suas interações com o mundo que os cerca.
Dentre essas experiências, os bebês exploraram diferentes materiais naturais como a beterraba e o sagu com cenoura. Nessas oportunidades, a partir de um ambiente organizado de forma segura e estimulante, eles investigaram os materiais e suas características através dos diferentes sentidos, realizando várias descobertas.