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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2 SEM 2025

Encontro de Professores – CSA Comunicação Suplementar Alternativa (24/09/25)

O encontro realizado no dia 24/09 na sede da SME, reuniu professores da rede municipal de Marília do AEE, coordenadores pedagógicos de EMEF e representantes do CEMAEE, com o objetivo de discutir a importância da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) no processo de ensino e aprendizagem de alunos que apresentam necessidades específicas de comunicação.
Durante a reunião, foram apresentados recursos e estratégias que possibilitam ampliar as formas de expressão dos estudantes, garantindo maior inclusão e participação nas atividades escolares. As imagens utilizadas ilustraram diferentes sistemas de comunicação, como pranchas com símbolos, figuras, gestos e recursos digitais que podem ser empregados para favorecer a interação em sala de aula.
Os professores refletiram sobre a relevância da CSA para promover a autonomia dos alunos, possibilitando que expressem seus desejos, necessidades e pensamentos. Também foi ressaltado que o uso desses recursos contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, além de fortalecer vínculos entre colegas, professores e familiares.

  

HEC (Hora de Estudo Coletivo) com os professores de Inglês (18/09/25)

Realizou-se, nas dependências da Secretaria da Educação, a reunião da Hora de Estudo Coletiva (HEC) com os professores de Inglês da rede municipal de ensino, sob a condução da Assistente Técnica da equipe da EMEF, Camila Rodrigues de Souza, no dia 18 de setembro de 2025, no horário das 18h às 20h.

A reunião teve como propósito promover um espaço de estudo, diálogo e reflexão sobre a prática pedagógica, favorecendo a socialização de experiências, o fortalecimento das ações docentes e a definição de encaminhamentos coletivos voltados à melhoria do ensino e da aprendizagem em Língua Inglesa.

O encontro foi marcado pela participação efetiva dos professores, que se mostraram engajados nas discussões, trazendo contribuições relevantes e manifestando interesse em aprofundar os debates em torno das temáticas propostas.

  

Encontro de Formação com Professores dos 5º Anos (18/09/25)

No dia 18 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Marília, foi realizado um encontro com os professores dos 5º anos da rede municipal. A atividade teve como objetivo principal a exploração de habilidades que serão avaliadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a partir do estudo de atividades extraídas da matriz de referência de Matemática.  O encontro foi conduzido pelo professor José Carlos Miguel, da UNESP de Marília, e contou com a presença do professor Eduardo, representando a Secretaria Municipal da Educação. Durante a formação, os docentes tiveram a oportunidade de analisar atividades relacionadas a temas como espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações, além do tratamento da informação.
A formação demonstrou-se de extrema importância não apenas pela preparação em relação ao SAEB, mas também por estimular a reflexão sobre as práticas pedagógicas e pela possibilidade de alinhar o trabalho desenvolvido em sala de aula com os objetivos de aprendizagem propostos pela matriz de referência.
Dessa forma, o encontro representou um momento de aprimoramento profissional e de valorização do trabalho docente, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal da Educação em apoiar os professores na busca por melhores resultados e na promoção de uma educação de qualidade.

 

 

Participação das Professoras de Inglês na Conferência SEMAPLE/EPIC/LAALTA
em Londrina (11 a 13/09/25)

Nos dias 11, 12 e 13/09/2025, aconteceu, em Londrina, a Conferência SEMAPLE/EPIC/LAALTA, um evento de grande relevância acadêmica e pedagógica voltado para professores e pesquisadores da área de línguas estrangeiras. A conferência integrou três importantes temas: o Seminário de Avaliação de Proficiência em Línguas Estrangeiras, o Encontro de Professores de Inglês para Crianças e o Seminário de Avaliação em Língua Estrangeira para Crianças, criando um espaço de troca de experiências e de fortalecimento das práticas pedagógicas.A rede municipal de ensino esteve representada por duas professoras que tiveram seus trabalhos aprovados e apresentados durante a conferência:

Professora Letícia Kondo: apresentou a pesquisa intitulada “O livro da Vida e as Estratégias de Leitura: propostas para uma Educação além da subordinação”, abordando reflexões críticas sobre práticas de leitura e a formação cidadã dos alunos.

Professora Ana Luiza Luzio da Silva: compartilhou o trabalho “Raising Water Conservation Awareness: Promovendo consciência ambiental em aulas de inglês no EF1”, destacando a integração do ensino da língua inglesa com a educação ambiental no Ensino Fundamental.

   


Encontro de coordenadores – (08/09/2025)

O material apresentado nessa reunião possui grande relevância, pois possibilita uma compreensão mais aprofundada da matriz de referência do SAEB e das habilidades que precisam ser desenvolvidas com os alunos do 5º ano. 

O tema desenvolvido foi idealizado a partir dos interesses demonstrados pelos próprios coordenadores das escolas, que sugeriram os temas a serem trabalhados, o que torna os encontros ainda mais significativos, já que refletem as necessidades reais vividas no cotidiano escolar. 
Trabalhar com essas atividades é fundamental porque aproxima os estudantes do formato da avaliação, da linguagem utilizada e dos diferentes tipos de raciocínio exigidos, o que contribui para a diminuição da ansiedade diante da prova e aumenta a familiaridade com o exame.
Além disso, favorece o desenvolvimento de competências essenciais, como a leitura e interpretação de enunciados, o raciocínio lógico e a aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano, aspectos previstos na BNCC e indispensáveis para a formação integral do aluno.
o encontro entre coordenadores, construído a partir das demandas levantadas por eles e que ainda terá novas edições, se transforma em um elo essencial entre a gestão e a sala de aula, garantindo que as ações pedagógicas repercutam de maneira direta e positiva na preparação dos alunos para o SAEB e, principalmente, em sua formação integral. O encontro entre coordenadores, construído a partir das demandas levantadas por eles e que ainda terá novas edições, se transforma em um elo essencial entre a gestão e a sala de aula, garantindo que as ações pedagógicas repercutam de maneira direta e positiva na preparação dos alunos para o SAEB e, principalmente, em sua formação integral.

 

  


Reunião de coordenadores - Orientações para o plano de ação estratégica (08/09/25)

“Organização e estruturação de planejamento estratégico para rotinas de 1°anos em leitura e escrita”

No dia 08 de setembro de 2025, segunda-feira, das 13h às 16h, realizou-se uma reunião com os coordenadores de algumas escolas municipais na Secretaria da Educação. A reunião foi conduzida pela equipe técnica de EMEF da Secretaria da Educação, representada pela Profª Marisa Xavier e pela Profª Camila Rodrigues de Souza, que estiveram à frente dessa formação. É importante destacar que somente algumas escolas emergenciais participaram desta reunião, por estar em situação delicada em relação aos índices de alfabetização, o que tem gerado atenção especial da Secretaria. Estiveram presentes os coordenadores das seguintes escolas: Nelson Gabaldi, Isaltino de Campos, Paulo Freire, Sofia, Antônio Egéa, Mário Covas, Antônio Moral, Nivando, Antônio Ribeiro, Nicácia e Olímpio Cruz. O encontro teve como objetivo organizar e estruturar o planejamento estratégico voltado às rotinas de leitura e escrita do 1º ano, direcionando especial atenção às escolas que apresentam baixos índices de alfabetização.
O momento foi considerado produtivo, pois possibilitou reflexões e a construção de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios relacionados à alfabetização, fortalecendo o compromisso coletivo com a aprendizagem das crianças.

 


 Formação dos Profissionais de Apoio – Cuidadores (22/08/25 e 27/08/25)

No dia 22 de agosto de 2025, foi realizada, no Auditório da Saúde, a formação destinada aos profissionais de Apoio – Cuidadores da empresa Polly, que atuarão nas unidades da EMEI e da EMEF. O encontro teve como objetivo apresentar e esclarecer as atribuições do cargo, garantindo alinhamento de práticas e fortalecendo a atuação no ambiente escolar.

A abertura da formação foi conduzida pela Secretária da Educação, Rosemeire Frazon, que destacou a relevância do trabalho dos cuidadores na rotina escolar, ressaltando o compromisso da Secretaria em apoiar e valorizar esses profissionais
Também estiveram presentes a supervisora da EMEF, Débora da Silva, e as assistentes técnicas de área Camila Rodrigues de Souza (EMEF) e Lizbeth Oliveira de Andrade (EMEI), que enfatizaram a importância do alinhamento entre gestão, professores e profissionais de apoio, de forma a garantir o bom andamento das atividades pedagógicas e de cuidado.

    


8ª Reunião de Coordenadores (22/08/25)

“Reflexões sobre os resultados das Avaliações do MONITORAMENTO do 3o ano e SAREM.

Coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) se reuniram no dia 22 de agosto na Secretaria Municipal de Educação (SME) para analisar os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal (SAREM) e do MONITORAMENTO dos 3o anos, realizado pela primeira vez na rede municipal. 
O principal objetivo do encontro foi fazer uma reflexão detalhada sobre o desempenho dos alunos. A equipe técnica apresentou os índices e discutiu cada questão, buscando identificar possíveis erros e falhas na aprendizagem. A partir dessa análise, foram sugeridas estratégias e práticas pedagógicas para que as escolas possam trabalhar com os professores.
A equipe técnica orientou que é possível na multiplicação do ensino do Alfabetiza Juntos nas HECs direcionarem os estudos para atender as necessidades da escola. Para isso, a preparação dessas HECs deve ser realizada com antecedência. Os temas do módulo 4 darão a possibilidade da reflexão e da organização e aplicação de estratégias em sala de aula verificando a superação das dificuldades dos alunos. A equipe de supervisão iniciou as devolutivas com as escolas seguindo agendamento combinado diretamente com os diretores.

 
 


HEC (Horas de Estudo Coletivo) com professores de 5º ano - SAEB - 21/08/25


No dia 21 de agosto do corrente ano, realizou-se uma reunião na Secretaria Municipal da Educação de Marília (auditório) com os professores do 5º ano da rede municipal, o professor José Carlos Miguel e a equipe técnica da SME. O encontro teve como objetivo discutir as habilidades avaliadas pelo SAEB, previsto para o final do ano letivo, e estabelecer ações que possam contribuir para o melhor desempenho dos alunos.

Durante a pauta, foram apresentados e analisados os resultados do SAEB Digital aplicado pela Secretaria, possibilitando a reflexão sobre os índices de desempenho obtidos. A partir dessa análise, os participantes discutiram estratégias e encaminhamentos para recuperar as lacunas de aprendizagem identificadas e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. O encontro também oportunizou um momento de debate entre os professores, que puderam compartilhar experiências e propor estratégias a serem utilizadas em sala de aula, voltadas ao desenvolvimento das habilidades cobradas na avaliação. Esse espaço de diálogo favoreceu a construção de práticas pedagógicas mais consistentes e ajustadas à realidade das turmas.Além disso, a reunião reforça o papel da formação continuada e da cooperação entre docentes, valorizando o trabalho em equipe e incentivando a busca por soluções conjuntas. Essas iniciativas contribuem diretamente para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias, consolidem aprendizagens fundamentais e estejam mais bem preparados não apenas para o SAEB, mas para sua trajetória escolar como um todo.
 

 

“PROJETO: Entre vozes e olhares: fortalecendo laços com as famílias.” (18/08/25)

1ª Palestra: “Família e escola: como estabelecer uma comunicação mais efetiva?”

Nos dias 18 e 25 de agosto na Oficina Pedagógica e Auditório da Secretaria Municipal da Educação (SME) ocorreu a primeira formação para as equipes gestoras das EMEIS e EMEFs do município com o tema “Família e escola: como estabelecer uma comunicação mais efetiva?” ministrada pelo Psicólogo Gilson. O assunto iniciou com a apresentação do conceito de família nos âmbitos legal, socioafetivo, no contexto educacional e a ampliação do conceito. Discorreu sobre a importância do conceito de família para a prática pedagógica apontando para o nosso modo de olhar para as famílias tentando não deixar os nossos valores estarem acima do conhecimento e compreensão daquela formação família, seus valores e hábitos, afastando o preconceito das diferentes estruturas e configurações familiares. A supervisão e equipe técnica também participaram dessa formação.

O psicólogo Gilson destacou que os dois contextos do desenvolvimento humano são a escola e a família e por isso é necessário um diálogo amigável e que promova o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças considerando-os como seres humanos protagonistas.
 

  


7º Reunião com Coordenadores de EMEF - Formação em Matemática (11/08/25)

No dia 11/08/2025 foi realizado, na Secretaria Municipal da Educação, o 7º encontro de Professores Coordenadores das EMEF’s, que participaram da formação em “Matemática” como o professor Dr. José Carlos Miguel, da UNESP de Marília.

O encontro faz parte do Calendário de Compromissos iniciado no ano de 2025, que visa momentos formativos com os coordenadores pedagógicos das escolas, uma vez que esses profissionais têm um papel estratégico na mediação entre as práticas docentes e as necessidades reais dos alunos e, por isso, precisam estar fortalecidos com conhecimento técnico e didático. 
A formação realizada hoje, com o tema "Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB - matriz de referência de matemática: descritores do 5º ano do Ensino Fundamental" buscou aprofundar a compreensão sobre os descritores que compõem a matriz de avaliação da Prova SAEB, com foco na análise das habilidades esperadas ao final do ciclo de alfabetização.

 

  


Palestra "Esporte e Movimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Outras Condições do Neurodesenvolvimento" (09/08/25)

No último sábado, dia 9/08, o Yara Clube de Marília sediou a palestra "Esporte e Movimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Outras Condições do Neurodesenvolvimento", ministrada pela professora doutora Sinara Cristina Pereira. 

O evento reuniu profissionais de Educação Física da rede municipal de ensino, representante da SME, redes particulares, rede estadual, profissionais liberais e de outros setores promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre práticas inclusivas no ambiente escolar.  Presença dos professores de Educação Física foi fundamental, pois a palestra abordou estratégias para adaptar atividades físicas às necessidades de alunos com diferentes condições do neurodesenvolvimento.  Eventos como esse reforçam o compromisso da comunidade educacional de Marília com a formação contínua e a promoção de um ambiente escolar mais justo e acolhedor. Para os alunos com necessidades especiais, estar em um ambiente acolhedor e adaptado representa um passo crucial para desenvolver autonomia, confiança e envolvimento no processo de aprendizagem. A inclusão favorece sua participação plena na comunidade escolar e, futuramente, na sociedade.

 

 
1ª Reunião de Formação com Professores do Reforço (08/08/25)

“Realinhamento de estratégias e práticas para os atendimentos do REFORÇO”

No dia 8 de agosto, sexta-feira, os professores que fazem atendimento no reforço escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) realizaram a primeira reunião de formação do ano. O encontro ocorreu nos dois períodos, manhã e tarde, no horário de trabalho para melhor atender aos professores promovendo a participação de 100% dos envolvidos. O objetivo do encontro foi propiciar o conhecimento referente a estrutura da avaliação da Fluência leitora e realinhar estratégias e práticas para os atendimentos dos alunos no reforço com base nas estratégias de leitura e consciência fonológica. A equipe técnica de EMEF da secretaria da educação Profa Marisa Xavier, Profa Camila Rodrigues, Profa Maraísa Colognese e Profo Eduardo Bento, esteve à frente dessa formação. O estudo do dia iniciou com a leitura deleite feito pela profa Maraísa da obra “Como começar” da autora Silvana Tavano. Os professores foram orientados que a lista com o nome dos alunos, os níveis de cada
um e a quantidade de acertos todas as escolas tem acesso e eles podem a partir desses dados organizarem os grupos de atendimentos com o foco necessário especialmente para os que estão nos indicadores de pré-leitores. Conhecendo essas características e em diálogo com o professor da sala podem separar as atividades mais adequadas e que ajudem os alunos na sua aprendizagem para se construir como leitor autônomo e fluente. Com essa análise, as perguntas feitas aos professores “Qual o meu alvo no ensino da leitura?” e “O que meu aluno precisa saber?”ajudam no
direcionamento do planejamento e escolhas das atividades a serem trabalhadas. Ao final, os professores receberam um mimo de incentivo antecipado por uma mensagem expressa através da contagem de uma história da cultura africana “UBUNTU - Sou quem sou porque somos todos nós!” reafirmando a parceria das escolas com a equipe técnica e secretaria da educação que está aqui para atuar de forma colaborativa com as escolas, com um canal
aberto de diálogo e auxílio.

 

     


1ª HEC de Formação com todos os Professores dos 1º anos na SME (07/08/25)

Fluência Leitora: as contribuições do professor do 1º ano para o desempenho dos alunos nos resultados da avaliação de entrada.

No dia 07 de agosto, os professores dos 1º anos das Escolas Municipais de ensino Fundamental (EMEF) estiveram no auditório da secretaria da educação para participarem da formação “Fluência Leitora: as contribuições do professor do 1º ano para o desempenho dos alunos nos resultados da avaliação de entrada”. O objetivo do encontro foi mostrar para os professores como a sua prática em sala de aula com foco na leitura produz resultados para a avaliação de entrada da fluência leitora dos 2º anos, e como podem potencializar o planejamento conhecendo as bases da avaliação e os recursos da plataforma do Elefante Letrado atrelados às habilidades do ano presentes nos quatro eixos da BNCC. Os professores foram convidados a analisar materiais diversos que tem como foco a consciência fonológica, fonêmica, consciência silábica e de palavras. Algumas das atividades apresentadas constam nos livros didáticos, mas precisamos ter a clareza de qual o objetivo para trabalharmos com foco e eficácia. É preciso compreender que as ações e os resultados de um ano está totalmente interligado com o outro. Os resultados de entrada da fluência leitora do 2º ano revela o trabalhado realizado no 1º ano. Sendo assim, as ações para a área da leitura precisa ser olhada com mais cautela já nesse bimestre pelos grupos de 1º ano.

  

              

Reunião dos Professores de Educação Física – Rede Municipal de Marília (07/08/25)

No dia 07 de agosto, das 18h às 20h, realizou-se, na Escola Edméa Sola, um encontro com os professores de Educação Física da Rede Municipal de Marília. A reunião foi conduzida pelo professor Eduardo Bento da SME, e teve como principais temas: a divulgação da palestra sobre o Espectro Autista e outras condições do neurodesenvolvimento; o realinhamento dos Jogos Escolares 2025; a apresentação do cronograma de boas práticas; e o fortalecimento o projeto Rua do Brincar.

   

Quanto aos Jogos Escolares 2025, deliberou-se pela elaboração de um novo calendário, tendo em vista a necessidade de disponibilizar arbitragem para todas as partidas, o que demanda maior organização e número de profissionais envolvidos. Foram também discutidas as modalidades que serão trabalhadas durante os treinos, com o objetivo de corrigir lacunas identificadas e garantir maior eficiência no desenvolvimento das atividades. Exemplos de práticas e condutas exitosas, já aplicadas nas escolas, foram compartilhados entre os participantes, estimulando a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho coletivo.

6ª Reunião de Formação com Coordenadores da EMEF destaca leitura como

pilar da alfabetização (01/08/25)

No dia 1 de agosto, sexta-feira, os coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram da sexta Reunião de Formação do ano, que abriu oficialmente a capacitação para o segundo semestre de 2025. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o encontro destacou a fluência leitora como foco central das ações pedagógicas e avaliativas. A equipe técnica da secretaria quem conduziu a formação do grupo.

Abertura e contexto geral

A reunião foi iniciada pelas supervisoras Denise e Débora, que deram as boas vindas ao grupo e na sequencia ressaltaram a importância dos Programas Nacionais de Alfabetização e de Fluência Leitora no contexto das escolas municipais. Segundo elas, os resultados dos testes avaliativos são fundamentais para orientar as ações pedagógicas das escolas.

Na sequência, a professora Marisa Xavier, membro da equipe técnica, conduziu a formação do dia com uma apresentação sobre das plataformas Elefante Letrado e CAED, orientando os participantes no uso eficiente das mesmas, explicando como acessar e interpretar os gráficos, analisar os materiais avaliativos e os recursos didáticos.
Leitura como experiência e embasamento científico

A formação começou com a leitura reflexiva da obra “Nicolau tinha uma ideia”, de Ruth Rocha, escolhida para tratar do compartilhamento de ideias. Em seguida, os coordenadores foram convidados a refletir sobre "Como lemos?", com base em referências da neurociência vindas do livro “Os neurônios da leitura”, de Stanislas Dehaene, que explica os processos cerebrais por trás da aquisição da leitura.