FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2022
ENCONTRO DE ABERTURA DO ANO LETIVO
Na manhã do dia 18 de fevereiro foi realizado na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação o encontro oficial de abertura do ano letivo, contando com a participação de todos os diretores e professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
O encontro foi mediado pelas Supervisoras Escolares, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, e o Assessor Especial do Secretário Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, sendo apresentados e discutidos dados coletados na Avaliação Institucional realizada pelas escolas em dezembro do ano anterior no intuito de rever e redirecionar ações e estratégias para o ano que se inicia.
Na segunda parte do encontro, a equipe gestora das escolas foi orientada quanto à organização do Planejamento Escolar que será realizado entre os dias 02 e 04 de março, abordando o panorama da educação das escolas municipais, a previsão de metas para superação das problemáticas apontadas, a definição de projetos pedagógicos das turmas e a revisitação para estudos da Proposta Curricular de 1º a 5º ano que rege o Sistema de Ensino Municipal.
O encontro foi mediado pelas Supervisoras Escolares, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, e o Assessor Especial do Secretário Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, sendo apresentados e discutidos dados coletados na Avaliação Institucional realizada pelas escolas em dezembro do ano anterior no intuito de rever e redirecionar ações e estratégias para o ano que se inicia.
Na segunda parte do encontro, a equipe gestora das escolas foi orientada quanto à organização do Planejamento Escolar que será realizado entre os dias 02 e 04 de março, abordando o panorama da educação das escolas municipais, a previsão de metas para superação das problemáticas apontadas, a definição de projetos pedagógicos das turmas e a revisitação para estudos da Proposta Curricular de 1º a 5º ano que rege o Sistema de Ensino Municipal.
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PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA INGLESA PARTICIPAM DAS REUNIÕES DESTINADAS ÀS HORAS DE ESTUDO COLETIVO
Na última quinta-feira, dia 03 de fevereiro, os professores de Educação Física e de Língua Inglesa que integram o quadro docente das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do Sistema Municipal de Ensino de Marília iniciaram sua participação nas reuniões destinadas às Horas de Estudo Coletivo (HEC).
Conquistada a partir da implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos Municipais, a HEC ocorre semanalmente às quintas-feiras, das 18h às 20h, envolvendo todo o grupo de professores e a equipe gestora das Unidades Escolares.
A efetivação de estudos coletivos remunerados é prevista em legislação como direito dos profissionais da educação, sendo esses momentos utilizados para a formação continuada que impactarão na melhoria do trabalho docente e atendimento educacional dos alunos.
Conquistada a partir da implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos Municipais, a HEC ocorre semanalmente às quintas-feiras, das 18h às 20h, envolvendo todo o grupo de professores e a equipe gestora das Unidades Escolares.
A efetivação de estudos coletivos remunerados é prevista em legislação como direito dos profissionais da educação, sendo esses momentos utilizados para a formação continuada que impactarão na melhoria do trabalho docente e atendimento educacional dos alunos.
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SÃO FOCOS DE ESTUDO DOS ENCONTROS FORMATIVOS DE COORDENADORES
Considerando que a avaliação educacional não tem um fim em si mesma e necessita gerar reflexões sobre os processos pedagógicos, o diagnóstico inicial torna-se fundamental para atuar sobre os resultados.
Partindo desse pressuposto, aos professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília, foram oportunizados estudos e reflexões teórico-práticas acerca do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos em encontros de formação continuada em serviço, os quais ocorreram no 1º semestre do ano.
O percurso formativo foi iniciado com o mapeamento dos erros cometidos nas avaliações diagnósticas aplicadas e levantamento de ações estratégicas de trabalho para superação das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Revisitando a Proposta Curricular que rege a educação no município de Marília, foram retomados os encaminhamentos metodológicos importantes para o desenvolver do trabalho em sala de aula, tendo como foco a rotina didática semanal composta por atividades permanentes que contemplem: etapas de resolução de problemas (Esquema de Polya), situações-problema envolvendo materiais manipuláveis estruturados e reciclados, jogos, problemas padrão e não-padrão (quebra-cabeça, sem solução / dados ausentes, excesso de dados, lógica, raciocínio combinatório), desafios e enigmas matemáticos.
Assim, mediante as proposituras de ações e estratégias didáticas apresentadas, para o enriquecimento das aulas de Matemática e a promoção da real aprendizagem de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Proposta Curricular do Município, as escolas foram equipadas pela Secretaria Municipal da Educação com uma diversidade de materiais didáticos estruturados para o ensino dos conceitos a serem desenvolvidos, tais como: ábaco de pinos, material dourado, blocos lógicos, sólidos geométricos, geoplano, escala cuisinaire, tangram, disco de fração, balança, fita métrica, compasso, calculadora, relógio, bingo, livros paradidáticos, caderno de Atividades Matemáticas (AM) e jogos de raciocínio.
O calendário mensal dos encontros formativos foi assim definido pelas Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli, oportunizando aos professores-coordenadores a socialização de múltiplos saberes matemáticos:
• Mês de fevereiro: Análise dos erros encontrados na Avaliação Diagnóstica de Matemática.
• Mês de março: Modalidades organizativas para o trabalho com a Matemática.
• Mês de abril: Estratégias metodológicas para resolução de problemas convencionais e não-convencionais.
• Mês de maio: O professor e a práxis do ensino da Matemática.
• Mês de junho: Esquema de Polya: etapas para resolução de problemas.
Partindo desse pressuposto, aos professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília, foram oportunizados estudos e reflexões teórico-práticas acerca do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos em encontros de formação continuada em serviço, os quais ocorreram no 1º semestre do ano.
O percurso formativo foi iniciado com o mapeamento dos erros cometidos nas avaliações diagnósticas aplicadas e levantamento de ações estratégicas de trabalho para superação das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Revisitando a Proposta Curricular que rege a educação no município de Marília, foram retomados os encaminhamentos metodológicos importantes para o desenvolver do trabalho em sala de aula, tendo como foco a rotina didática semanal composta por atividades permanentes que contemplem: etapas de resolução de problemas (Esquema de Polya), situações-problema envolvendo materiais manipuláveis estruturados e reciclados, jogos, problemas padrão e não-padrão (quebra-cabeça, sem solução / dados ausentes, excesso de dados, lógica, raciocínio combinatório), desafios e enigmas matemáticos.
Assim, mediante as proposituras de ações e estratégias didáticas apresentadas, para o enriquecimento das aulas de Matemática e a promoção da real aprendizagem de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Proposta Curricular do Município, as escolas foram equipadas pela Secretaria Municipal da Educação com uma diversidade de materiais didáticos estruturados para o ensino dos conceitos a serem desenvolvidos, tais como: ábaco de pinos, material dourado, blocos lógicos, sólidos geométricos, geoplano, escala cuisinaire, tangram, disco de fração, balança, fita métrica, compasso, calculadora, relógio, bingo, livros paradidáticos, caderno de Atividades Matemáticas (AM) e jogos de raciocínio.
O calendário mensal dos encontros formativos foi assim definido pelas Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli, oportunizando aos professores-coordenadores a socialização de múltiplos saberes matemáticos:
• Mês de fevereiro: Análise dos erros encontrados na Avaliação Diagnóstica de Matemática.
• Mês de março: Modalidades organizativas para o trabalho com a Matemática.
• Mês de abril: Estratégias metodológicas para resolução de problemas convencionais e não-convencionais.
• Mês de maio: O professor e a práxis do ensino da Matemática.
• Mês de junho: Esquema de Polya: etapas para resolução de problemas.
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HORAS DE ESTUDO COLETIVO DE LÍNGUA INGLESA
Na data de 03 de março, na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada reunião para Planejamento Escolar dos professores de Língua Inglesa que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que será promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) mensal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Língua Inglesa para crianças.
O calendário mensal das HECs de Língua Inglesa foi assim definido pelos professores que se organizaram em pequenos grupos para a preparação das formações:
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que será promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) mensal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Língua Inglesa para crianças.
O calendário mensal das HECs de Língua Inglesa foi assim definido pelos professores que se organizaram em pequenos grupos para a preparação das formações:
- 31 de março: Estratégias de trabalho com alunos de 1º ano
- 28 de abril: Sequência didática
- 26 de maio: Contação de histórias
- 30 de junho: Estratégias de leitura na literatura infantil inglesa
- 25 de agosto: Metodologias de ensino de Língua Inglesa para crianças
- 29 de setembro: Avaliação contínua
- 27 de outubro: Taxonomia de Bloom aplicada nas aulas de Língua Inglesa
- 24 de novembro: Educação Socioemocional
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HORAS DE ESTUDO COLETIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Na data de 04 de março, na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada reunião para Planejamento Escolar dos professores de Educação Física que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que será promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) mensal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Educação Física Escolar.
O calendário mensal das HECs de Educação Física foi assim definido pelos professores que se organizaram em pequenos grupos para a preparação das formações:
Na ocasião, por interesse do grupo docente, foi decidido junto à Supervisão Escolar que será promovida uma HEC (Horas de Estudo Coletivo) mensal específica para a formação continuada desses profissionais, abordando temáticas relativas ao dia a dia da Educação Física Escolar.
O calendário mensal das HECs de Educação Física foi assim definido pelos professores que se organizaram em pequenos grupos para a preparação das formações:
- 31 de março: Psicimotricidade
- 28 de abril: Danças populares
- 26 de maio: Sequência didática
- 30 de junho: Jogos cooperativos e competitivos
- 25 de agosto: Questão de gênero
- 29 de setembro: Atividades sensoriais
- 27 de outubro: Avaliação antropométrica
- 24 de novembro: Jogos pré-desportivos
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTROS ESPECÍFICOS SOBRE QUESTÕES DE ALFABETIZAÇÃO
A Secretaria Municipal da Educação oportunizou encontros formativos mensais a todos os docentes que possuem alunos que ainda não dominam o sistema de escrita alfabética. Os professores estiveram presentes durante sua jornada de trabalho, sendo proporcionada a todos a formação continuada em serviço.
Considerando os indicadores de alfabetização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, tal ação foi projetada no intuito de convidar os docentes titulares de sala e os professores de Reforço Escolar a refletirem sobre a metodologia adotada em sala de aula e a (re)visitarem algumas práticas exitosas de ensino-aprendizagem do sistema de escrita alfabética.
Os participantes destacaram que as formações propostas incentivam, estimulam e dão suporte para o enriquecimento do fazer pedagógico cotidiano, privilegiando os alunos como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
O calendário mensal dos encontros de formação continuada sobre questões da alfabetização foi assim definido pelas Assistentes Técnicas Camila Oliveira e Ângela Watari, oportunizando aos professores a socialização de múltiplos saberes:
Considerando os indicadores de alfabetização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, tal ação foi projetada no intuito de convidar os docentes titulares de sala e os professores de Reforço Escolar a refletirem sobre a metodologia adotada em sala de aula e a (re)visitarem algumas práticas exitosas de ensino-aprendizagem do sistema de escrita alfabética.
Os participantes destacaram que as formações propostas incentivam, estimulam e dão suporte para o enriquecimento do fazer pedagógico cotidiano, privilegiando os alunos como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
O calendário mensal dos encontros de formação continuada sobre questões da alfabetização foi assim definido pelas Assistentes Técnicas Camila Oliveira e Ângela Watari, oportunizando aos professores a socialização de múltiplos saberes:
- Mês de fevereiro: Contextos significativos de trabalho em um ambiente alfabetizador.
- Mês de março: Eixos de trabalho com a alfabetização.
- Mês de abril: Alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Mês de maio: A práxis do professor alfabetizador.
- Mês de junho: Socialização de práticas alfabetizadoras exitosas.
- Mês de agosto: Sequências didáticas de alfabetização.
- Mês de setembro: Estratégias de leitura.
- Mês de outubro: Modalidades organizativas para a alfabetização.
- Mês de novembro: Socialização de práticas alfabetizadoras exitosas.
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PREFEITURA DE MARÍLIA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA INOVAÇÃO EDUCACIONAL DA ALTA PAULISTA
A Prefeitura de Marília, representada pela Secretaria Municipal da Educação, através do secretário Prof. Helter Rogério Bochi e sua Equipe de Assessoria, Equipe Técnica, Gestores e Professores - participou da Inoveduca - 1ª Conferência Inovação Educacional 2022 da Alta Paulista -, com o tema “Inovação e transformação digital em ambientes escolares: construindo saberes para além da sala de aula”, que aconteceu no Colégio Shunji Nishimura, em Pompéia, de 23 a 25 de junho.
O evento contou com a participação de grandes nomes da atualidade na área da Educação, como Marcos Meier, Roberta e Taís Bento, Regina Suguihara, Ricardo Guimarães e Tom Rudmik, que discursaram sobre o tema da Conferência de forma dinâmica e relevante.
Foi uma grande oportunidade para reunir mantenedores, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, acadêmicos e demais profissionais interessados em educação e sua interface com a inovação, possibilitando a integração e um processo de reflexão e atualização sobre temáticas e desafios contemporâneos da educação.
Os participantes marcaram presença nos Workshops Temáticos onde puderam discutir, e participar de debates articulados e coerentes sobre Avaliação Neuropsicológica nos problemas de aprendizagem; Segurança na internet: como proteger nossas crianças e adolescentes; Autismo: recursos para a prática inclusiva; Líderes imaginais – construindo o futuro hoje; Neuroeducação e habilidades socioemocionais; Método 3is: Como organizar o tempo de aula em momentos de instrução, interatividade e interação; Práticas Bilíngues: a escola do futuro se faz hoje; Cultura Maker e Aprendizagem Criativa: criando espaços para novas aprendizagens e significado para o currículo; Demandas Jurídicas no ambiente escolar em tempos de LGPD.
“O evento foi um sucesso. Mais uma oportunidade de promover formação e aperfeiçoamento de qualidade aos profissionais da Educação de forma eficaz, visando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem que está dentre as prioridades da gestão do nosso município”, afirmou o Secretário Municipal da Educação, Prof. Helter Bochi.
O evento contou com a participação de grandes nomes da atualidade na área da Educação, como Marcos Meier, Roberta e Taís Bento, Regina Suguihara, Ricardo Guimarães e Tom Rudmik, que discursaram sobre o tema da Conferência de forma dinâmica e relevante.
Foi uma grande oportunidade para reunir mantenedores, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, acadêmicos e demais profissionais interessados em educação e sua interface com a inovação, possibilitando a integração e um processo de reflexão e atualização sobre temáticas e desafios contemporâneos da educação.
Os participantes marcaram presença nos Workshops Temáticos onde puderam discutir, e participar de debates articulados e coerentes sobre Avaliação Neuropsicológica nos problemas de aprendizagem; Segurança na internet: como proteger nossas crianças e adolescentes; Autismo: recursos para a prática inclusiva; Líderes imaginais – construindo o futuro hoje; Neuroeducação e habilidades socioemocionais; Método 3is: Como organizar o tempo de aula em momentos de instrução, interatividade e interação; Práticas Bilíngues: a escola do futuro se faz hoje; Cultura Maker e Aprendizagem Criativa: criando espaços para novas aprendizagens e significado para o currículo; Demandas Jurídicas no ambiente escolar em tempos de LGPD.
“O evento foi um sucesso. Mais uma oportunidade de promover formação e aperfeiçoamento de qualidade aos profissionais da Educação de forma eficaz, visando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem que está dentre as prioridades da gestão do nosso município”, afirmou o Secretário Municipal da Educação, Prof. Helter Bochi.
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ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA É TEMA DE ESTUDO EM FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERECIDAS AOS PROFESSORES E COORDENADORES DE EMEF
A Secretaria Municipal da Educação promoveu no 2º semestre do ano um ciclo formativo sobre a Alfabetização Matemática, tendo como público alvo docentes de 4º ano e professores-coordenadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Essa é uma ação projetada a partir do mapeamento das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos de 4º ano na Avaliação Externa/SAREM (Sistema Municipal de Rendimento Escolar de Marília) aplicada no mês de julho.
Segundo a Supervisora Escolar, Rita Borguetti, a formação foi programada para ocorrer em três encontros com duração de cinco horas cada, sendo realizada durante a jornada de trabalho dos professores participantes.
Embasado na revisitação de práticas pedagógicas importantes para a alfabetização matemática e na ampliação dos estudos acerca de conceitos imprescindíveis para a educação integral dos alunos, o ciclo formativo tem como objetivo explorar o pensamento numérico da criança, as operações matemáticas fundamentais (conceitos, ideias e técnicas) e estratégias para resolução de diferentes tipos de problemas.
Assim, os encontros desenvolvidos pelas Assistentes Técnicas, Luciane Panes e Roselaine Dilelli, e pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, oportunizaram aos 84 professores cursistas momentos de reflexão sobre as ações pedagógicas eficazes desenvolvidas a partir da exploração de materiais estruturados diversificados: fichas escalonadas, ábaco de pinos, material dourado, malha quadriculada, croqui, tabloide, livro paradidático e Atividades Matemáticas (AM).
A programação proposta foi pautada na metodologia de resolução de problemas, sendo as situações matemáticas exploradas segundo as etapas de resolução baseadas no esquema desenvolvido pelo matemático George Polya, visando impulsionar professores e alunos na busca por estratégias diferenciadas de solução de problemas.
Essa é uma ação projetada a partir do mapeamento das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos de 4º ano na Avaliação Externa/SAREM (Sistema Municipal de Rendimento Escolar de Marília) aplicada no mês de julho.
Segundo a Supervisora Escolar, Rita Borguetti, a formação foi programada para ocorrer em três encontros com duração de cinco horas cada, sendo realizada durante a jornada de trabalho dos professores participantes.
Embasado na revisitação de práticas pedagógicas importantes para a alfabetização matemática e na ampliação dos estudos acerca de conceitos imprescindíveis para a educação integral dos alunos, o ciclo formativo tem como objetivo explorar o pensamento numérico da criança, as operações matemáticas fundamentais (conceitos, ideias e técnicas) e estratégias para resolução de diferentes tipos de problemas.
Assim, os encontros desenvolvidos pelas Assistentes Técnicas, Luciane Panes e Roselaine Dilelli, e pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, oportunizaram aos 84 professores cursistas momentos de reflexão sobre as ações pedagógicas eficazes desenvolvidas a partir da exploração de materiais estruturados diversificados: fichas escalonadas, ábaco de pinos, material dourado, malha quadriculada, croqui, tabloide, livro paradidático e Atividades Matemáticas (AM).
A programação proposta foi pautada na metodologia de resolução de problemas, sendo as situações matemáticas exploradas segundo as etapas de resolução baseadas no esquema desenvolvido pelo matemático George Polya, visando impulsionar professores e alunos na busca por estratégias diferenciadas de solução de problemas.
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HISTÓRIA DE MARÍLIA É REVISITADA PELOS PROFESSORES DE EMEF EM PALESTRA REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL
A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura, promoveu na noite da última quarta-feira (28) a palestra “Marília: a história que levou ao progresso”, tendo como público alvo os docentes de 3º ano de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
O evento ocorreu na Câmara Municipal e faz parte de ação desenvolvida pela Escola do Legislativo de Marília, objetivando fomentar a formação cidadã por meio de atividades mensais proporcionadas gratuitamente à população mariliense.
Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), 71 docentes tiveram a oportunidade de apreciar a palestra ministrada pelos professores André Gomes e Myriam Castilho, os quais elaboraram um percurso histórico propício à compreensão de fatos relevantes da história de Marília. Dentre os temas abordados, ressalta-se a dizimação indígena, a aquisição de terras, as questões políticas e a história da educação mariliense.
Segundo Maria Tereza Belini Camargo, professora da EMEFEI “Prof. Antonio Garcia Egéa”, a palestra foi muito válida, engrandecendo a todos os presentes. “Consegui viajar no tempo e vislumbrar muitos dos fatos históricos narrados pelos palestrantes. Espero conseguir todo esse encantamento com meus alunos de 3º ano no desenvolver das minhas aulas de História”.
As formações continuadas oferecidas aos professores oportunizam sessões de formação importantes para a (re)significação de conceitos e de práticas metodológicas, objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do secretário Helter Bochi.
O evento ocorreu na Câmara Municipal e faz parte de ação desenvolvida pela Escola do Legislativo de Marília, objetivando fomentar a formação cidadã por meio de atividades mensais proporcionadas gratuitamente à população mariliense.
Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), 71 docentes tiveram a oportunidade de apreciar a palestra ministrada pelos professores André Gomes e Myriam Castilho, os quais elaboraram um percurso histórico propício à compreensão de fatos relevantes da história de Marília. Dentre os temas abordados, ressalta-se a dizimação indígena, a aquisição de terras, as questões políticas e a história da educação mariliense.
Segundo Maria Tereza Belini Camargo, professora da EMEFEI “Prof. Antonio Garcia Egéa”, a palestra foi muito válida, engrandecendo a todos os presentes. “Consegui viajar no tempo e vislumbrar muitos dos fatos históricos narrados pelos palestrantes. Espero conseguir todo esse encantamento com meus alunos de 3º ano no desenvolver das minhas aulas de História”.
As formações continuadas oferecidas aos professores oportunizam sessões de formação importantes para a (re)significação de conceitos e de práticas metodológicas, objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do secretário Helter Bochi.
Todo o conteúdo exposto na noite pode ser acessado no canal oficial da TV Câmara Marília por meio do endereço: <https://www.youtube.com/watch?v=_aeV0BVzVl0&ab_channel=TVC%C3%82MARAMAR%C3%8DLIA>.
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RAÍZES DA AFRICANIDADE É TEMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA AOS PROFESSORES DE EMEF
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu na noite do último dia 29 de setembro a palestra “Africanidades: trajetória dos negros no Brasil”, reunindo 220 profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília: docentes de 4º e 5º anos, professores de Educação Física, diretores, auxiliares de direção e docentes em regime de dedicação parcial.
O evento ocorreu no Anfiteatro da Reitoria da Unimar durante a HEC (Horas de Estudo Coletivo) da semana, tendo como objetivo contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas municipais, fomentando a formação cidadã e profissional desses acerca da história e da cultura africana.
A palestra foi ministrada por Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Fundamentado nas raízes da africanidade foi proporcionado ao público presente a edificação de conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, ressaltando a contribuição dessa nação para o desenvolvimento econômico, social e cultural da atualidade, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para um participante ativo e importante na evolução da sociedade.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação musical do “Quinteto Liberdade, Liberdade”, sendo oportunizado aos presentes o contato direto com alguns instrumentos africanos (tumbadora, agogô, xequebom, pandeiro, tamborim entre outros).
O evento ocorreu no Anfiteatro da Reitoria da Unimar durante a HEC (Horas de Estudo Coletivo) da semana, tendo como objetivo contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas municipais, fomentando a formação cidadã e profissional desses acerca da história e da cultura africana.
A palestra foi ministrada por Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Fundamentado nas raízes da africanidade foi proporcionado ao público presente a edificação de conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, ressaltando a contribuição dessa nação para o desenvolvimento econômico, social e cultural da atualidade, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para um participante ativo e importante na evolução da sociedade.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação musical do “Quinteto Liberdade, Liberdade”, sendo oportunizado aos presentes o contato direto com alguns instrumentos africanos (tumbadora, agogô, xequebom, pandeiro, tamborim entre outros).
O professor Natanael orientou os participantes a tocá-los de acordo com o ritmo do coração, pois “um som que ouvimos quando estamos no ventre não é esquecido, apenas está adormecido”, enfatizou o palestrante.
“A iniciativa de nos proporcionar uma formação com um tema tão atual foi muito assertiva. Foi uma palestra muito envolvente e dinâmica, nos presenteando com o melhor espetáculo musical que já tive a oportunidade de apreciar. Acredito que a todos os presentes foram impactados positivamente sobre a temática abordada e saíram com a vontade de aprender mais sobre o continente africano para enriquecer as aulas de História e Geografia.”, relata Flávia Spada, professora de 4º ano da EMEF “Profª. Nicácia Garcia Gil”.
A efetivação de ações pedagógicas eficazes que privilegiam alunos e professores como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem é o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do Secretário Helter Bochi e, portanto, sessões diversificadas de formação estão sendo cada vez mais proporcionadas aos docentes das escolas municipais.
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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MARÍLIA REALIZA CICLO FORMATIVO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA NO MUNICÍPIO
A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou na última sexta-feira, dia 7 de outubro, o evento nomeado “Implementação do Currículo Paulista nas Redes Municipais”, que aconteceu no Hotel Estoril, das 8h às 17h, como culminância do ciclo de formação que visa à implementação desse arranjo curricular em cada um dos municípios do estado de São Paulo.
Participaram desse evento todos os 97 professores-coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação.
Os professores-coordenadores, enquanto representantes das escolas municipais, receberam no evento uma cópia do documento que materializa o Currículo Paulista, a fim de que tal documento esteja sempre disponível para consulta em cada unidade escolar.
Participaram desse evento todos os 97 professores-coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação.
Os professores-coordenadores, enquanto representantes das escolas municipais, receberam no evento uma cópia do documento que materializa o Currículo Paulista, a fim de que tal documento esteja sempre disponível para consulta em cada unidade escolar.
O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, realizou a abertura oficial do evento destacando a importância dessa formação continuada para professores-coordenadores, pois são eles que replicarão junto a todos os docentes do Sistema Municipal de Ensino de Marília os estudos e reflexões sobre os direitos dos alunos, bem como as aprendizagens essenciais apresentadas no documento. Salientou ainda que o foco principal são as crianças para as quais trabalhamos incessantemente buscando promover um ensino de qualidade.
A supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, ao realizar a palestra “Os desafios da implementação curricular”, apresentou e conceituou os fundamentos pedagógicos que balizam o Currículo Paulista, discorrendo sobre Educação Integral, Competências e Habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista, Competências Socioemocionais, Educação Especial e Educação Tecnológica.
Ao longo do evento, os professores-coordenadores foram subdivididos em pequenos grupos para participarem de oficinas utilizando estratégias de metodologias ativas, nas quais realizaram estudos e reflexões sobre Educação Integral, Educação Especial e Design Thinking. Essas oficinas foram ministradas por professores-coordenadores multiplicadores que já haviam recebido formação sobre o Currículo Paulista em nível estadual, no período de maio a agosto do ano de 2022.
Ao final do evento, por meio de avaliação individual, os professores-coordenadores expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e destacaram, dentre outros aspectos, a valorização docente, a organização do evento, a profundidade das propostas e temáticas de estudo, as possibilidades de aplicação prática junto aos docentes e alunos das escolas municipais.
Diante desse contexto e considerando-se a relevância do Currículo Paulista, enquanto documento que respeita as especificidades de cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o evento organizado pela Secretaria Municipal da Educação promoveu um dia de imersão e aprofundamentos teóricos e práticos, alinhando o documento estadual à Proposta Curricular do Município de Marília e ao Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.