FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2024
RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL É PAUTA INICIAL DO CALENDÁRIO LETIVO DE FORMAÇÕES DOS PROFESSORES DE EMEF
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram em 02 de fevereiro a formação “Africanidades: trajetória dos negros no Brasil”, em continuidade ao ciclo de palestras sobre o tema que já ocorreu na rede de ensino em dois outros momentos anteriores.
Em âmbito nacional, 70% dos municípios brasileiros não têm educação antirracista, porém Marília se destaca no cumprimento da Lei 10.639/03, que completou 20 anos em 2023, e torna obrigatória a implementação do ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nas escolas. O evento ocorreu no anfiteatro da FAIP (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista), em seu campus universitário localizado na zona Norte de Marília, nos períodos da manhã e tarde, reunindo mais de 650 profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília: docentes, diretores, auxiliares de direção, supervisores da Educação Básica e equipe técnica de EMEF.
A palestra foi ministrada por Natanael dos Santos, professor, palestrante, escritor e pesquisador, membro fundador do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor da Cia Liberdade de Teatro.
A formação continuada dos professores com o tema “Africanidades” é de extrema importância para promover uma educação mais inclusiva, diversificada e que valorize as contribuições da cultura africana e afrodescendente. Abordar tal temática na formação de professores envolve diversos aspectos, desde a história e cultura africanas até questões contemporâneas relacionadas à diáspora africana e às lutas por igualdade e reconhecimento.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação musical do ‘Quinteto Griô’, sendo oportunizado aos presentes o contato direto com alguns instrumentos africanos (tumbadora, agogô, xequebom, pandeiro, tamborim entre outros). “É de extrema importância que os professores estejam preparados e capacitados para explorar as africanidades de forma adequada em sala de aula. Isso envolve não apenas o conhecimento dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis à diversidade”, relatou o Secretário Municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi.
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FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE REFORÇO ESCOLAR É MINISTRADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Nos dias 05 e 06 de fevereiro foi dado início à trilha formativa dos professores que atuam diretamente com grupos de alunos que frequentam aulas de Reforço Escolar. O evento ocorreu na Sede da Secretaria Municipal da Educação durante a jornada de trabalho docente, sendo proporcionada a todos a formação continuada em serviço.
Conforme os indicadores de alfabetização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, a ação foi projetada com o intuito de convidar os docentes designados ao trabalho com o reforço escolar a realizar uma reflexão sobre a metodologia adotada e a análise de práticas exitosas de ensino-aprendizagem acerca do sistema de escrita alfabética.
Para tanto, a temática abordada versou sobre o processo de ensino-aprendizagem sob diferentes ópticas de ensino, de forma a atender as necessidades pedagógicas específicas de cada aluno que apresenta defasagens de aprendizagem, focando em intervenções docentes mais adequadas e assertivas e em um ambiente escolar estimulante e inclusivo.
Os participantes destacaram que as formações propostas incentivam, estimulam e dão todo suporte para o enriquecimento do fazer pedagógico, de forma a reduzir lacunas na aprendizagem e desenvolver as habilidades necessárias aos alunos, de forma a colocá-los em condições de igualdade com os demais.
Conforme os indicadores de alfabetização das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, a ação foi projetada com o intuito de convidar os docentes designados ao trabalho com o reforço escolar a realizar uma reflexão sobre a metodologia adotada e a análise de práticas exitosas de ensino-aprendizagem acerca do sistema de escrita alfabética.
Para tanto, a temática abordada versou sobre o processo de ensino-aprendizagem sob diferentes ópticas de ensino, de forma a atender as necessidades pedagógicas específicas de cada aluno que apresenta defasagens de aprendizagem, focando em intervenções docentes mais adequadas e assertivas e em um ambiente escolar estimulante e inclusivo.
Os participantes destacaram que as formações propostas incentivam, estimulam e dão todo suporte para o enriquecimento do fazer pedagógico, de forma a reduzir lacunas na aprendizagem e desenvolver as habilidades necessárias aos alunos, de forma a colocá-los em condições de igualdade com os demais.
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DIRECIONAMENTO DO ANO LETIVO É DISCUTIDO COM AS EQUIPES GESTORAS DE EMEF EM REUNIÃO PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
No dia 07 de fevereiro aconteceu na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação o primeiro encontro das equipes gestoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) para organização do período de planejamento escolar, estando presentes todos os diretores e professores-coordenadores das 21 EMEFs.
O Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, realizou a abertura do encontro destacando a importância de se iniciar o ano letivo com intencionalidade e assertividade em função de promover o melhor aos estudantes, ressaltando ainda a necessidade da sintonia e parceria entre equipe da Secretaria Municipal da Educação e Unidade Escolar com vistas ao caminhar na busca de potencializar o trabalho de promoção do ensino de qualidade.
O encontro foi mediado pelas supervisoras escolares, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, e o assessor especial do Secretário Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, tendo como objetivo direcionar as ações para o ano letivo de 2024 e orientar quanto ao trabalho a ser desenvolvido. Para tanto, foram apresentados e discutidos diferentes norteadores de aprendizagem e dados coletados na avaliação institucional realizada pelas escolas em dezembro do ano de 2023, no intuito de rever e redirecionar ações e estratégias para o ano que se inicia.
Na sequência, a equipe gestora das escolas foi orientada quanto à organização do planejamento escolar realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, abordando o panorama da educação das escolas municipais, a previsão de metas para superação das problemáticas apontadas, a definição de projetos pedagógicos das turmas e a revisitação para estudos da proposta curricular de 1º a 5º ano que rege o Sistema de Ensino Municipal.
No dia 07 de fevereiro aconteceu na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação o primeiro encontro das equipes gestoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) para organização do período de planejamento escolar, estando presentes todos os diretores e professores-coordenadores das 21 EMEFs.
O Secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi, realizou a abertura do encontro destacando a importância de se iniciar o ano letivo com intencionalidade e assertividade em função de promover o melhor aos estudantes, ressaltando ainda a necessidade da sintonia e parceria entre equipe da Secretaria Municipal da Educação e Unidade Escolar com vistas ao caminhar na busca de potencializar o trabalho de promoção do ensino de qualidade.
O encontro foi mediado pelas supervisoras escolares, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, e o assessor especial do Secretário Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão, tendo como objetivo direcionar as ações para o ano letivo de 2024 e orientar quanto ao trabalho a ser desenvolvido. Para tanto, foram apresentados e discutidos diferentes norteadores de aprendizagem e dados coletados na avaliação institucional realizada pelas escolas em dezembro do ano de 2023, no intuito de rever e redirecionar ações e estratégias para o ano que se inicia.
Na sequência, a equipe gestora das escolas foi orientada quanto à organização do planejamento escolar realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, abordando o panorama da educação das escolas municipais, a previsão de metas para superação das problemáticas apontadas, a definição de projetos pedagógicos das turmas e a revisitação para estudos da proposta curricular de 1º a 5º ano que rege o Sistema de Ensino Municipal.
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FORMAÇÃO PRESENCIAL DO PROGRAMA MENTEINOVADORA É PROMOVIDA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL
Em 15 de fevereiro, 130 professores atuantes em turmas de 1º ao 5º ano das escolas municipais de tempo integral se reuniram na EMEF Profª. Nicácia Garcia para receberem formação específica para desenvolvimento do Programa MenteInovadora. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Educação fez parte de um rol de atividades relativas ao Planejamento Escolar ocorrido nas escolas municipais no período de 14 a 16 de fevereiro.
O trabalho foi desenvolvido em formato de oficinas, sendo essas ministradas por Débora Romero e Vinícius Tech, profissionais atuantes na área educacional da Mind Lab, empresa responsável pelo desenvolvimento do referido programa. Com o treinamento, foi propiciado aos profissionais participantes o primeiro contato com os kits de materiais que serão utilizados pelos alunos, evidenciando a sequência de trabalho proposta e o conhecimento da plataforma digital que também será utilizada no fazer docente e discente.
Em 15 de fevereiro, 130 professores atuantes em turmas de 1º ao 5º ano das escolas municipais de tempo integral se reuniram na EMEF Profª. Nicácia Garcia para receberem formação específica para desenvolvimento do Programa MenteInovadora. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Educação fez parte de um rol de atividades relativas ao Planejamento Escolar ocorrido nas escolas municipais no período de 14 a 16 de fevereiro.
O trabalho foi desenvolvido em formato de oficinas, sendo essas ministradas por Débora Romero e Vinícius Tech, profissionais atuantes na área educacional da Mind Lab, empresa responsável pelo desenvolvimento do referido programa. Com o treinamento, foi propiciado aos profissionais participantes o primeiro contato com os kits de materiais que serão utilizados pelos alunos, evidenciando a sequência de trabalho proposta e o conhecimento da plataforma digital que também será utilizada no fazer docente e discente.
A Mind Lab é pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, tendo seus resultados aprovados em mais de 20 países. Os pilares metodológicos do Programa MenteInovadora são os jogos de raciocínio, que usam os métodos metacognitivos e a mediação docente.
O programa visa impulsionar os índices educacionais dos 2.352 alunos de 1º ao 5º ano das nove escolas de tempo integral do Sistema Municipal de Ensino, como já impactou milhões de estudantes brasileiros que se beneficiaram dessa metodologia de ensino baseada em jogos e abordagens lúdicas e dialógicas que almejam o preparo dos discentes envolvidos para os desafios impostos pelo contexto atual.
O percurso formativo foi dado continuidade na modalidade on-line, de forma síncrona, sendo as seis reuniões mensais de tutoria realizadas durante as HECs (Horas de Estudo Coletivo) previstas para esse fim.
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EMPREENDEDORISMO É TEMA DE PALESTRA MINISTRADA PELO SEBRAE PARA PROFESSORES DE ESCOLA INTEGRAL
A Secretaria Municipal da Educação de Marília, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promoveu em 16 de fevereiro a palestra “Eu, educador empreendedor” direcionada aos professores atuantes em turmas de 1º ao 5º ano das escolas municipais de tempo integral. O evento fez parte de um rol de atividades programadas para o período do planejamento escolar ocorrido no período de 14 a 16 de fevereiro.
A temática em torno do empreendedorismo foi abordada pela coordenadora analista do SEBRAE, Natali Batista Conrado Jorge, visando tornar os docentes aptos no desenvolvimento do currículo referente à Oficina de Enriquecimento Curricular “Protagonismo e Inovação”.
Atuando como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e sustentabilidade, por meio da metodologia de resolução de problemas, o professor permite aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, ampliando sua comunicação interpessoal e escuta ativa, tornando-os aptos a selecionar informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações do dia a dia.
Neste sentido, a educação para o empreendedorismo cumpre o papel de desenvolver competências necessárias para o crescimento pessoal, social e profissional dos alunos, contribuindo para a formação integral dos mesmos.
A Secretaria Municipal da Educação de Marília, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promoveu em 16 de fevereiro a palestra “Eu, educador empreendedor” direcionada aos professores atuantes em turmas de 1º ao 5º ano das escolas municipais de tempo integral. O evento fez parte de um rol de atividades programadas para o período do planejamento escolar ocorrido no período de 14 a 16 de fevereiro.
A temática em torno do empreendedorismo foi abordada pela coordenadora analista do SEBRAE, Natali Batista Conrado Jorge, visando tornar os docentes aptos no desenvolvimento do currículo referente à Oficina de Enriquecimento Curricular “Protagonismo e Inovação”.
Atuando como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e sustentabilidade, por meio da metodologia de resolução de problemas, o professor permite aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, ampliando sua comunicação interpessoal e escuta ativa, tornando-os aptos a selecionar informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações do dia a dia.
Neste sentido, a educação para o empreendedorismo cumpre o papel de desenvolver competências necessárias para o crescimento pessoal, social e profissional dos alunos, contribuindo para a formação integral dos mesmos.
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ESTRATÉGIAS DE LEITURA É FOCO DE ESTUDO NOS ENCONTROS FORMATIVOS DOS PROFESSORES-COORDENADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL
A Secretaria Municipal da Educação de Marília iniciou na data de 05 de março os encontros formativos sobre estratégias de leitura, destinados aos professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
A trilha formativa explorada durante o 1º semestre letivo foi composta por um itinerário teórico-prático de organizado em oito encontros referenciados pela obra acadêmica “Ler e Compreender: Estratégias de Leitura”, escrito por Renata Junqueira de Souza e outros autores de renome no cenário educacional de Marília.
Os encontros foram ministrados pela professora Gisele de Assis Cabral, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP e integrante do quadro do Magistério Municipal de Marília. As temáticas abordadas envolveram o estudo das estratégias de leitura a partir de livros de literatura infantil, ampliando a possibilidade de trabalho para textos de gêneros diversos presentes nos materiais didáticos utilizados pelos alunos.
O conteúdo abordado versou sobre o ensino das seguintes estratégias:
- 1º encontro: Conhecimento Prévio (05 de março)
- 2º encontro: Inferência (20 de março)
- 3º encontro: Perguntas ao Texto (01 de abril)
- 4º encontro: Sumarização - 1ª parte (17 de abril)
- 5º encontro: Sumarização - 2ª parte (29 de abril)
- 6º encontro: Síntese (13 de maio)
- 7º encontro: Conexões: Texto-Leitor, Texto-Texto e Texto-Mundo (28 de maio)
- 8º encontro: Visualização (12 de junho)
As propostas ocorreram em formato de oficinas de trabalho planejadas com vistas ao ensino de uma estratégia por vez, consolidando a estrutura modular composta pelo momento de modelação do professor, prática guiada e leitura independente.
Segundo a Supervisão Escolar de Educação Básica, a intencionalidade desse estudo foi tornar o professor-coordenador agente multiplicador de práticas intencionais de ensino da leitura com compreensão, cientificando o mesmo do seu papel no ensino responsivo de um repertório de estratégias que auxiliem os leitores no entendimento do que leem e amplifiquem seu interesse pela leitura.
A atividade final proposta pela mediadora foi a realização do “Amigo Literário”, dinâmica que propiciou que todos os cursistas participantes fossem presenteados com um livro de Literatura Infantil no intuito de aguçar o interesse por obras de qualidade literária que até então não faziam parte do repertório de muitos dos integrantes do grupo.
A Secretaria Municipal da Educação de Marília iniciou na data de 05 de março os encontros formativos sobre estratégias de leitura, destinados aos professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
A trilha formativa explorada durante o 1º semestre letivo foi composta por um itinerário teórico-prático de organizado em oito encontros referenciados pela obra acadêmica “Ler e Compreender: Estratégias de Leitura”, escrito por Renata Junqueira de Souza e outros autores de renome no cenário educacional de Marília.
Os encontros foram ministrados pela professora Gisele de Assis Cabral, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP e integrante do quadro do Magistério Municipal de Marília. As temáticas abordadas envolveram o estudo das estratégias de leitura a partir de livros de literatura infantil, ampliando a possibilidade de trabalho para textos de gêneros diversos presentes nos materiais didáticos utilizados pelos alunos.
O conteúdo abordado versou sobre o ensino das seguintes estratégias:
- 1º encontro: Conhecimento Prévio (05 de março)
- 2º encontro: Inferência (20 de março)
- 3º encontro: Perguntas ao Texto (01 de abril)
- 4º encontro: Sumarização - 1ª parte (17 de abril)
- 5º encontro: Sumarização - 2ª parte (29 de abril)
- 6º encontro: Síntese (13 de maio)
- 7º encontro: Conexões: Texto-Leitor, Texto-Texto e Texto-Mundo (28 de maio)
- 8º encontro: Visualização (12 de junho)
As propostas ocorreram em formato de oficinas de trabalho planejadas com vistas ao ensino de uma estratégia por vez, consolidando a estrutura modular composta pelo momento de modelação do professor, prática guiada e leitura independente.
Segundo a Supervisão Escolar de Educação Básica, a intencionalidade desse estudo foi tornar o professor-coordenador agente multiplicador de práticas intencionais de ensino da leitura com compreensão, cientificando o mesmo do seu papel no ensino responsivo de um repertório de estratégias que auxiliem os leitores no entendimento do que leem e amplifiquem seu interesse pela leitura.
A atividade final proposta pela mediadora foi a realização do “Amigo Literário”, dinâmica que propiciou que todos os cursistas participantes fossem presenteados com um livro de Literatura Infantil no intuito de aguçar o interesse por obras de qualidade literária que até então não faziam parte do repertório de muitos dos integrantes do grupo.
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DIRETORES DE EMEF PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE GESTÃO ESCOLAR E PEDAGÓGICA
Formação continuada em serviço foi propiciada pela Secretaria Municipal da Educação para os diretores das 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, nas datas de 01 de março e 08 de agosto, com o intuito de refletir sobre a organização administrativo-pedagógica das escolas.
Os encontros foram conduzidos pelo Assessor Especial do Gabinete do Secretário Municipal da Educação, Prof. Joaquim Bento Feijão e pelas Supervisoras de EMEF, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, contando com a participação do Supervisor de Informática Educativa, Delmar Wêndel, e da Supervisora Administrativa de Planejamento Escolar, Vilena Zanetti.
Foram discutidos aspectos referentes à gestão administrativa e pedagógica do diretor de escola, uma vez que ambas precisam estar alinhadas para que a instituição de ensino consiga cumprir o seu compromisso com o desenvolvimento humano e com a sua repercussão social. No entanto, não é comum os diretores terem consciência desses dois papéis complementares e, em muitos casos, o foco na área pedagógica é tão intenso que os aspectos administrativos são negligenciados.
Sabendo-se que sem cumprir as exigências burocráticas a instituição escolar se torna incapaz de manter o seu funcionamento e de concretizar os seus ideais, cabe ao diretor de escola reunir práticas e procedimentos diários que auxiliem na resolução de questões de esfera administrativa, financeira e jurídica.
Questões de ordem administrativa e pedagógica também fizeram parte da pauta, envolvendo orientações acerca das atribuições legais do Instrutor de Informática, cadastros de professores no sistema SED (Secretaria Digital), procedimentos a serem adotados em relação às faltas de alunos, bem como a apresentação e reflexão sobre o Índice de Fluência Leitora (IFL) referente a avaliação de saída aplicada em novembro de 2023 em alunos de 2º ano.
Formação continuada em serviço foi propiciada pela Secretaria Municipal da Educação para os diretores das 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, nas datas de 01 de março e 08 de agosto, com o intuito de refletir sobre a organização administrativo-pedagógica das escolas.
Os encontros foram conduzidos pelo Assessor Especial do Gabinete do Secretário Municipal da Educação, Prof. Joaquim Bento Feijão e pelas Supervisoras de EMEF, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, contando com a participação do Supervisor de Informática Educativa, Delmar Wêndel, e da Supervisora Administrativa de Planejamento Escolar, Vilena Zanetti.
Foram discutidos aspectos referentes à gestão administrativa e pedagógica do diretor de escola, uma vez que ambas precisam estar alinhadas para que a instituição de ensino consiga cumprir o seu compromisso com o desenvolvimento humano e com a sua repercussão social. No entanto, não é comum os diretores terem consciência desses dois papéis complementares e, em muitos casos, o foco na área pedagógica é tão intenso que os aspectos administrativos são negligenciados.
Sabendo-se que sem cumprir as exigências burocráticas a instituição escolar se torna incapaz de manter o seu funcionamento e de concretizar os seus ideais, cabe ao diretor de escola reunir práticas e procedimentos diários que auxiliem na resolução de questões de esfera administrativa, financeira e jurídica.
Questões de ordem administrativa e pedagógica também fizeram parte da pauta, envolvendo orientações acerca das atribuições legais do Instrutor de Informática, cadastros de professores no sistema SED (Secretaria Digital), procedimentos a serem adotados em relação às faltas de alunos, bem como a apresentação e reflexão sobre o Índice de Fluência Leitora (IFL) referente a avaliação de saída aplicada em novembro de 2023 em alunos de 2º ano.
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HISTÓRIA DE MARÍLIA É REVISITADA PELOS PROFESSORES DE EMEF EM PALESTRA PROMOVIDA PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO
A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Escola do Legislativo de Marília, promoveu na data de 25 de abril a palestra “A chegada da linha férrea e o desenvolvimento de Marília”, tendo como público alvo os docentes de 3º ano das 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), os 71 professores presentes tiveram a oportunidade de se aprofundar na História do Município de Marília por meio das informações prestadas pelos palestrantes Marcelo Augusto Totti e Guilherme Rocha Sartori, professor e doutorando da área de Ciências Sociais (UNESP/Marília), respectivamente.
No intuito de favorecer a implementação da Proposta Curricular do Município, foram (re)visitados aspectos históricos de relevância na história local, uma vez que a implantação das linhas férreas foi causadora de grande impacto social e econômico dessa região, trazendo crescente progresso e urbanização, mas em meio a um cenário de devastações ambientais e exploração de mão de obra barata.
Trazer à tona toda essa reflexão sobre os acontecimentos históricos oportuniza a (re)significação de conceitos e de práticas metodológicas, complementando a formação inicial do professor e, consequentemente, ampliando a qualidade do ensino oferecido aos alunos matriculados nas escolas municipais de Marília.
A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Escola do Legislativo de Marília, promoveu na data de 25 de abril a palestra “A chegada da linha férrea e o desenvolvimento de Marília”, tendo como público alvo os docentes de 3º ano das 21 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Cumprindo a jornada semanal de duas Horas de Estudo Coletivo (HEC), os 71 professores presentes tiveram a oportunidade de se aprofundar na História do Município de Marília por meio das informações prestadas pelos palestrantes Marcelo Augusto Totti e Guilherme Rocha Sartori, professor e doutorando da área de Ciências Sociais (UNESP/Marília), respectivamente.
No intuito de favorecer a implementação da Proposta Curricular do Município, foram (re)visitados aspectos históricos de relevância na história local, uma vez que a implantação das linhas férreas foi causadora de grande impacto social e econômico dessa região, trazendo crescente progresso e urbanização, mas em meio a um cenário de devastações ambientais e exploração de mão de obra barata.
Trazer à tona toda essa reflexão sobre os acontecimentos históricos oportuniza a (re)significação de conceitos e de práticas metodológicas, complementando a formação inicial do professor e, consequentemente, ampliando a qualidade do ensino oferecido aos alunos matriculados nas escolas municipais de Marília.
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PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MARÍLIA PARTICIPAM DE PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O PROGRAMA “DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS”
Em evento realizado nos dias 16 e 23 de maio, no Auditório Aniz Badra do UNIVEM (Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha), profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram da palestra de sensibilização acerca do diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.
Do público envolvido, destaca-se a participação de professores titulares de turmas de 1° a 5° ano, docentes especialistas de área (Educação Física, Língua Inglesa e Educação Especial), professores de Reforço Escolar, docentes em regime de Dedicação Parcial, coordenadores pedagógicos, auxiliares de direção e diretores que juntos somaram 370 profissionais presentes no primeiro dia de palestra e outros 223 na data seguinte.
Por meio da importante parceria entre a Santa Casa de Misericórdia e a Prefeitura de Marília, informações precisas foram divulgadas pela médica oncologista pediátrica da Santa Casa, Renata Trinca, objetivando ampliar a rede de prevenção e apoio às crianças e adolescentes. Durante o evento de sensibilização, o público presente foi cientificado acerca dos sintomas mais comuns da doença, alertando para a detecção precoce que pode elevar para 85% as chances de cura do paciente e demonstrando o quanto o apoio de todos se faz importante no combate ao câncer infanto-juvenil e obtenção de resultados satisfatórios.
"Essa iniciativa não tem a pretensão de capacitar profissionais do meio escolar para realização de diagnósticos da doença, mas sim de munir os presentes com informações básicas necessárias à orientação dos familiares quanto à procura de atendimento médico quando suspeitas forem evidenciadas", destaca a oncologista Renata, responsável pelas informações prestadas.
A Santa Casa de Misericórdia de Marília é um dos hospitais da região que recebe anualmente recursos advindos da Campanha MC Dia Feliz, realizada pelo Instituto Ronald McDonald, para auxiliar no tratamento de pacientes de todas as idades que necessitam fazer uso do Centro de Oncologia do hospital de forma gratuita, tendo o SUS (Sistema Único de Saúde) como a porta de entrada para a população em geral.
Em evento realizado nos dias 16 e 23 de maio, no Auditório Aniz Badra do UNIVEM (Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha), profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram da palestra de sensibilização acerca do diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.
Do público envolvido, destaca-se a participação de professores titulares de turmas de 1° a 5° ano, docentes especialistas de área (Educação Física, Língua Inglesa e Educação Especial), professores de Reforço Escolar, docentes em regime de Dedicação Parcial, coordenadores pedagógicos, auxiliares de direção e diretores que juntos somaram 370 profissionais presentes no primeiro dia de palestra e outros 223 na data seguinte.
Por meio da importante parceria entre a Santa Casa de Misericórdia e a Prefeitura de Marília, informações precisas foram divulgadas pela médica oncologista pediátrica da Santa Casa, Renata Trinca, objetivando ampliar a rede de prevenção e apoio às crianças e adolescentes. Durante o evento de sensibilização, o público presente foi cientificado acerca dos sintomas mais comuns da doença, alertando para a detecção precoce que pode elevar para 85% as chances de cura do paciente e demonstrando o quanto o apoio de todos se faz importante no combate ao câncer infanto-juvenil e obtenção de resultados satisfatórios.
"Essa iniciativa não tem a pretensão de capacitar profissionais do meio escolar para realização de diagnósticos da doença, mas sim de munir os presentes com informações básicas necessárias à orientação dos familiares quanto à procura de atendimento médico quando suspeitas forem evidenciadas", destaca a oncologista Renata, responsável pelas informações prestadas.
A Santa Casa de Misericórdia de Marília é um dos hospitais da região que recebe anualmente recursos advindos da Campanha MC Dia Feliz, realizada pelo Instituto Ronald McDonald, para auxiliar no tratamento de pacientes de todas as idades que necessitam fazer uso do Centro de Oncologia do hospital de forma gratuita, tendo o SUS (Sistema Único de Saúde) como a porta de entrada para a população em geral.
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SOCIALIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
No dia 04 de junho foi promovida a socialização de práticas exitosas de ensino-aprendizagem realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que atendem a modalidade de Tempo Integral. O encontro ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, contando com a presença dos diretores e coordenadores pedagógicos das nove escolas envolvidas.
A organização do encontro foi feita pela supervisora escolar, Rita Borguetti, e pelo assessor especial da Educação, Joaquim Feijão, ambos responsáveis pela educação integral das escolas que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de Marília.
O objetivo da socialização proposta foi o de tornar pública ações realizadas em âmbito escolar que impactaram positivamente a aprendizagem dos alunos, tais como: gestão de sala de aula, intervenções docentes e fortalecimento da parceria com os pais.
Esse foi um momento precioso para as equipes gestoras presentes, uma vez que lhes foi garantido um espaço privilegiado para troca de ideias, atualização e busca de novas estratégias para fortalecimento da educação integral no município.
No dia 04 de junho foi promovida a socialização de práticas exitosas de ensino-aprendizagem realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que atendem a modalidade de Tempo Integral. O encontro ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, contando com a presença dos diretores e coordenadores pedagógicos das nove escolas envolvidas.
A organização do encontro foi feita pela supervisora escolar, Rita Borguetti, e pelo assessor especial da Educação, Joaquim Feijão, ambos responsáveis pela educação integral das escolas que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de Marília.
O objetivo da socialização proposta foi o de tornar pública ações realizadas em âmbito escolar que impactaram positivamente a aprendizagem dos alunos, tais como: gestão de sala de aula, intervenções docentes e fortalecimento da parceria com os pais.
Esse foi um momento precioso para as equipes gestoras presentes, uma vez que lhes foi garantido um espaço privilegiado para troca de ideias, atualização e busca de novas estratégias para fortalecimento da educação integral no município.
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II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO REÚNE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA
A Secretaria Municipal da Educação promoveu o II Congresso de Educação PRODOCÊNCIA Marília. A abertura oficial ocorreu em 04 de julho, no salão de eventos do Golden Palace, sendo ministrada uma palestra motivacional por Marcos Meier.
O congresso reuniu cerca de 1600 profissionais entre professores, coordenadores, diretores e supervisores escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município.
A programação do segundo dia de formação continuada em serviço para o público atuante nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), realizada no Anfiteatro da UNIMAR, contou com a participação de Emília Cipriano e Bruna Velasques, renomadas especialistas da educação com vasta expertise em suas áreas de atuação.
Acreditando em uma abordagem educacional que prioriza a formação integral do ser humano, o objetivo primordial do referido congresso educacional foi proporcionar uma experiência única de aprimoramento teórico-prático em temas contemporâneos fundamentais: modalidades organizativas e práticas pedagógicas inclusivas.
Conforme observou Helter Bochi, Secretário Municipal da Educação, ao longo dos dias de discussões profundas houve trocas valiosas e aprendizados compartilhados, visto que a educação é um esforço coletivo. “Precisamos trabalhar juntos, compartilhar nossas melhores práticas e aprender uns com os outros”, reforçou o Secretário.
A Secretaria Municipal da Educação promoveu o II Congresso de Educação PRODOCÊNCIA Marília. A abertura oficial ocorreu em 04 de julho, no salão de eventos do Golden Palace, sendo ministrada uma palestra motivacional por Marcos Meier.
O congresso reuniu cerca de 1600 profissionais entre professores, coordenadores, diretores e supervisores escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município.
A programação do segundo dia de formação continuada em serviço para o público atuante nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), realizada no Anfiteatro da UNIMAR, contou com a participação de Emília Cipriano e Bruna Velasques, renomadas especialistas da educação com vasta expertise em suas áreas de atuação.
Acreditando em uma abordagem educacional que prioriza a formação integral do ser humano, o objetivo primordial do referido congresso educacional foi proporcionar uma experiência única de aprimoramento teórico-prático em temas contemporâneos fundamentais: modalidades organizativas e práticas pedagógicas inclusivas.
Conforme observou Helter Bochi, Secretário Municipal da Educação, ao longo dos dias de discussões profundas houve trocas valiosas e aprendizados compartilhados, visto que a educação é um esforço coletivo. “Precisamos trabalhar juntos, compartilhar nossas melhores práticas e aprender uns com os outros”, reforçou o Secretário.
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DIAGNÓSTICOS PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR
A Secretaria Municipal da Educação promoveu nos dias 29 de julho e 2 de agosto reuniões para devolutivas do SAREM (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília), envolvendo todos os coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Implementado desde o ano de 2004, o SAREM constitui-se em uma avaliação externa anual aplicada em turmas de 4º e 5º anos a fim de fornecer dados precisos para direcionamento de ações pedagógicas mais eficazes nas escolas municipais. Dessa forma, se faz necessária uma parada para a reflexão coletiva acerca do que esses dados apontaram, das áreas que precisam de maior atenção, do impacto das práticas pedagógicas adotadas e da elaboração de ações concretas para superação dos desafios identificados.
Frente às dificuldades dos alunos expostas nas avaliações analisadas, coube aos professores-coordenadores categorizarem os tipos de erros e elencarem intervenções adequadas, com abordagens direcionadas à superação da defasagem instaurada, visando retomadas de conceitos basilares para a etapa de escolaridade, por meio da (re)introdução e sistematização das habilidades em foco (leitura, escrita e matemática).
Os encontros foram organizados pela equipe técnico-pedagógica de EMEF, contando com a contribuição do assessor especial do gabinete do secretário, Joaquim Bento Feijão, sendo dois os pontos mais aprofundados: o trabalho com a escrita ortográfica e a propositura de situações-problema não convencionais em sala de aula.
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SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTROS FORMATIVOS DO PROGRAMA ALFABETIZA JUNTOS SÃO PAULO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORESA Secretaria Municipal da Educação, com apoio da Prefeitura de Marília, promoveu entre os meses de maio e novembro encontros formativos referentes ao Programa “Alfabetiza Juntos São Paulo”, direcionados aos 147 professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º e 2º ano e aos 32 professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Marília.
O Programa "Alfabetiza Juntos São Paulo" é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SP), no âmbito do regime de colaboração com o Governo Federal pelo Programa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". O objetivo do programa é proporcionar momentos de formação continuada aos professores alfabetizadores, visando consequentemente implementar a melhoria da qualidade da educação básica pública e garantir a alfabetização dos estudantes na idade certa.
A trilha formativa foi desenvolvida mensalmente pela formadora municipal da UNDIME SP, Camila Pereira da Silva, de acordo com o cronograma que segue:
- Módulo 1: “Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar” (02 e 06 de maio)
- Módulo 2: “Diagnóstico: avaliação a serviço do planejamento” (17 de maio)
- Módulo 3: “Agrupamentos produtivos e modalidades organizativas da rotina” (21 de junho)
- Módulo 4: “A criança como leitora: estratégias e práticas de leitura” (16 de agosto)
- Módulo 5: “Gêneros textuais: recursos potentes nas práticas de leitura e escrita na alfabetização” (13 de setembro)
- Módulo 6: “O desenvolvimento da fluência leitora” (18 de outubro)
- Módulo 7: “Socialização de boas práticas” (22 de novembro)
Os encontros formativos representaram uma iniciativa fundamental para fortalecimento e aprimoramento das práticas educacionais voltadas para a alfabetização, visando promover a apropriação do sistema de escrita alfabético dos alunos e o pleno desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita. Essa é uma ação que certamente proporcionou aos cursistas reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador nas abordagens e direcionamentos das práticas, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos alunos e promovendo fluência na leitura e na escrita com autonomia.
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