FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2025 1 SEM
Formação de Professores – Possibilidades e Práticas para a Educação em Tempo Integral
(13/05/2025 – 20/05/2025 – 27/05/2025 – 03/06/2025 – 10/06/2025)
As reflexões acerca da jornada educativa das crianças nas escolas de Tempo Integral foi pauta para reflexões da reunião da equipe pedagógica da deste período. A formação objetiva o aprimoramento da prática pedagógica, buscando propor práticas que permitam aos professores refletirem sobre seu trabalho de modo a buscar estratégias para aprendizagens mais significativas e diversificadas para as crianças. Os encontros contemplaram as seguintes temáticas:
-Fazendo arte -Educando pequenos cientistas -Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações -Leitura e contação de histórias -Descoberta de textos
-Fazendo arte -Educando pequenos cientistas -Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações -Leitura e contação de histórias -Descoberta de textos

Reunião de Professores Coordenadores e Equipe do CEMAEE (06/06/2025)
Reunião de Professores Coordenadores e Equipe do CEMAEE (06/06/2025)
A reunião dos professores coordenadores teve como foco o acolhimento às famílias e a importância da intervenção precoce, com base na compreensão de que 'o cérebro divergente aprende diferente'. O encontro contou com a valiosa participação da neuropediatra Dra. Tatiana Sabella, cuja presença foi oportunizada pelo vice-prefeito Rogério Alexandre. A especialista trouxe reflexões relevantes sobre os marcos do desenvolvimento na infância, destacando a importância da escuta sensível, do olhar atento às singularidades das crianças e da atuação conjunta entre escola, família e profissionais da saúde. O momento proporcionou um diálogo enriquecedor, fortalecendo o papel do coordenador pedagógico na mediação das relações com as famílias e na construção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e responsivas às necessidades dos alunos.

Reunião de Professores Coordenadores (11/04/2025 e 16/05/2025)
Uma vez organizada a redação dos Projetos Políticos Pedagógicos, as formações previstas para este período de abril e maio tiveram como foco refletir e compreender o papel do Professor Coordenador. Nas escolas de Educação Infantil, esse profissional é o responsável pela implementação do PPP, juntamente com a direção. Sendo assim, a reunião com esses coordenadores no dia 11/04 teve como pauta principal a reflexão sobre o papel do Coordenador Pedagógico. Durante o encontro, foi discutida a sua importância do coordenador como articulador do trabalho pedagógico, aquele que dá apoio aos docentes na construção de práticas significativas e no fortalecimento do projeto educativo da escola.
No dia 16/05 a reunião dos professores coordenadores teve como pauta a Semana Mundial do Brincar, uma ação articulada entre todas as escolas. Mediante uma escuta coletiva sobre a proposta esta proposta, o objetivo foi de planejar atividades que valorizem o brincar como direito da criança e como elemento fundamental no processo de aprendizagem, promovendo experiências lúdicas, inclusivas e alinhadas às diretrizes da Educação Infantil.
Formação de Professores – Articulação EMEI-EMEF
(20/03/2025 - 10/04/2025 - 15/05/2025 - 03/07/2025)
A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é o foco desta formação intitulada “Articulação EMEI E EMEF”. Trata-se de um momento onde os dois segmentos pedagógicos da SE reuniram-se para discutir as responsabilidades dos docentes da Educação Infantil (segunda etapa) e dos que atuam no primeiro ano dos Ensino Fundamental.
Os encontros realizados com os professores do Infantil II e do 1º ano do Ensino Fundamental tiveram como foco o estudo de articulação e alinhamento pedagógico, com o objetivo de promover uma transição cuidadosa e significativa dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Durante os encontros, foram discutidas as especificidades de cada etapa, os direitos de aprendizagem das crianças e as práticas pedagógicas que favorecem a continuidade do processo educativo. A formação buscou fortalecer o diálogo entre os profissionais, promovendo a construção de estratégias conjuntas que respeitem o desenvolvimento integral das crianças.
Os encontros realizados com os professores do Infantil II e do 1º ano do Ensino Fundamental tiveram como foco o estudo de articulação e alinhamento pedagógico, com o objetivo de promover uma transição cuidadosa e significativa dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Durante os encontros, foram discutidas as especificidades de cada etapa, os direitos de aprendizagem das crianças e as práticas pedagógicas que favorecem a continuidade do processo educativo. A formação buscou fortalecer o diálogo entre os profissionais, promovendo a construção de estratégias conjuntas que respeitem o desenvolvimento integral das crianças.

Reunião de Professores Coordenadores (14/03/2025 e 28/03/2025)
A reunião dos professores coordenadores teve como pauta central a Educação Especial, com ênfase na construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Durante o encontro, foram discutidos os fundamentos legais e pedagógicos que norteiam esses documentos, bem como a importância da escuta ativa e do trabalho colaborativo entre a equipe escolar, os profissionais de apoio e as famílias. A equipe do CEMAEE apresentou orientações práticas para a elaboração dos planos, de modo a destacar a necessidade de que sejam personalizados, realistas e alinhados às necessidades específicas de cada aluno da educação especial e que estes garantam que o processo educativo seja mais inclusivo e eficaz.

Reunião de Professores Coordenadores (21/02/2025)
Segunda reunião dos professores coordenadores que teve como pauta o estudo e a organização do roteiro para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das unidades escolares. Trata-se de um documento elaborado pelas escolas com objetivo de planejar o trabalho a cada quatro anos. O documento é dividido em duas etapas: A Proposta Pedagógica e o Plano de Gestão.
Durante o encontro, foram discutidos os princípios norteadores do documento, a importância da participação coletiva no processo e os passos necessários para a elaboração do PPP. A equipe técnica apresentou um cronograma de ações e orientações para condução das etapas nas escolas, reforçando o papel do coordenador pedagógico como articulador e facilitador desse processo junto aos demais membros da comunidade escolar.
Durante o encontro, foram discutidos os princípios norteadores do documento, a importância da participação coletiva no processo e os passos necessários para a elaboração do PPP. A equipe técnica apresentou um cronograma de ações e orientações para condução das etapas nas escolas, reforçando o papel do coordenador pedagógico como articulador e facilitador desse processo junto aos demais membros da comunidade escolar.

Reunião de Professores Coordenadores com a nova equipe de Educação Infantil.( 07/02/2025)
Este início de ano letivo foi marcado pela mudança da equipe de Supervisão e Técnica da Educação Infantil na Secretaria Municipal da Educação. No dia 07 de fevereiro, logo após o retorno das escolas ao trabalho, foi realizada uma reunião para a apresentação dos novos componentes da Equipe de EMEI: As Supervisoras Daniele Dayana Rodrigues de Souza e Fabiana Rodrigues Cruvinel , bem como as assistentes técnicas de área Amanda, Fernanda, Isabella, Jéssica e Milena. Este momento foi marcado também pela apresentação dos novos professores coordenadores.
Foram apresentadas as expectativas para o desenvolvimento das atividades no semestre, além da definição do calendário das reuniões mensais com os coordenadores bem como o fornecimento das orientações sobre a elaboração e entrega dos relatórios de HEC e outras ações pedagógicas.
Foram apresentadas as expectativas para o desenvolvimento das atividades no semestre, além da definição do calendário das reuniões mensais com os coordenadores bem como o fornecimento das orientações sobre a elaboração e entrega dos relatórios de HEC e outras ações pedagógicas.
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