FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2025 2 SEM
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Hec com professores de Emei - Implementação da Educação Digital e Midiática na rede municipal (22/10/25)
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Na última quarta-feira (22/10) na Secretaria Municipal de Educação de Marília ocorreu uma formação com os docentes (um representante de cada escola) de Infantil 1 e 2 para a implementação da Educação Digital e Midiática na rede municipal, seguindo as diretrizes federais. O encontro detalhou a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (ENEC) essa estratégia se baseia em seis eixos: conectividade, dispositivos, recursos digitais, currículo, formação docente e transformação digital. Foi anunciada a obrigatoriedade da elaboração de um currículo pautado no complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC- Computação) divididos nos eixos de Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital, com exemplos de atividades "desplugadas" (sem tecnologia) e "plugadas" (com tecnologia). Para guiar esse processo, a formação anunciou o Grupo de Trabalho (GT) municipal. Este grupo será responsável pela criação e adequação curricular, com implementação obrigatória a partir de 2026.
Reunião de Coordenadores: – O Relatório de Individual do Desenvolvimento (16/10/25)
Na tarde do dia 16 de outubro de 2025, na Oficina Pedagógica da SME, a equipe de EMEI reuniu-se com os professores coordenadores de todas as EMEIS para um momento formativo onde a temática foi “O relatório de acompanhamento do Desenvolvimento e aprendizagem e a Avaliação na Educação Infantil”. Trata-se de um documento emitido pelas escolas a cada final de semestre e que contém a reflexão dos professores acerca do desenvolvimento de cada criança da turma.
Para colaborar na reflexão dos docentes na redação desse relatório, a equipe Pedagógica de Emei preparou uma formação destinada aos coordenadores que resgatou elementos conceituais acerca da Avaliação na Educação Infantil no sentido de orientar a reflexão dos docentes acerca do percurso avaliativo que deve ser contemplado neste documento.
Importante ressaltar também que, na ocasião da formação, foram analisados elementos trazidos pelos docentes das unidades escolares acerca do formato, regularidade e características do gênero textual dos relatórios, uma vez que foi realizada uma pesquisa com os professores que puderam expor suas dúvidas e sugestões. Essas foram consideradas e analisadas minuciosamente pela equipe para propor o modelo de relatório apresentado.
A formação continua no próximo dia 23 para que, em seguida, os coordenadores possam dialogar sobre os conceitos e estratégias discutidas com os professores e assim estes possam dar início ao processo de escrita do relatório.

Para colaborar na reflexão dos docentes na redação desse relatório, a equipe Pedagógica de Emei preparou uma formação destinada aos coordenadores que resgatou elementos conceituais acerca da Avaliação na Educação Infantil no sentido de orientar a reflexão dos docentes acerca do percurso avaliativo que deve ser contemplado neste documento.
Importante ressaltar também que, na ocasião da formação, foram analisados elementos trazidos pelos docentes das unidades escolares acerca do formato, regularidade e características do gênero textual dos relatórios, uma vez que foi realizada uma pesquisa com os professores que puderam expor suas dúvidas e sugestões. Essas foram consideradas e analisadas minuciosamente pela equipe para propor o modelo de relatório apresentado.
A formação continua no próximo dia 23 para que, em seguida, os coordenadores possam dialogar sobre os conceitos e estratégias discutidas com os professores e assim estes possam dar início ao processo de escrita do relatório.

Reunião Professores e coordenadores EMEIs e Professores do AEE (30/09/25)
No dia 30/09, os professores coordenadores das EMEIs e professores do AEE se reuniram para aprofundar conhecimentos sobre Comunicação Alternativa, importante estratégia para as crianças da Educação Especial e que garante o direito a comunicação. Foi um momento de grande aprendizado, que trouxe estratégias práticas e reflexões valiosas para o dia a dia nas escolas. Essa troca fortaleceu ainda mais o compromisso com a inclusão, garantindo que cada criança tenha voz, vez e oportunidades para se desenvolver plenamente.
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Formação às Equipes Gestoras: “Entre Vozes E Olhares: Fortalecendo laços
com as Famílias (19/09/25)
A Secretária Municipal da Educação, Prof.ª Rosemeire Fernanda Frazon Modesto, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso VI do Art. 25 da Lei n° 3200/86, CONVOCA todos os diretores, auxiliares de direção e professores coordenadores, para a formação “Entre Vozes e Olhares: Fortalecendo Laços com as Famílias” voltada às equipes gestoras, com o objetivo de fortalecer a atuação das escolas em temas essenciais à gestão educacional.
| Formação | Data/ horário | Público alvo | Local |
| 1º módulo | 18/8/2025 8h às 11h |
Diretores e auxiliares de direção de emef/ emefei | Oficina pedagógica |
| 22/5/2025 8h às 11h |
Diretores e auxiliares de direção de emei | Auditório da saúde | |
| 25/8/2025 8h às 11h |
Professores coordenadores de emef e emei | Auditório da educação | |
| 2º módulo | 12/9/2025 8h às 11h |
Diretores e auxiliares de direção de emef/ emefei | Oficina pedagógica |
| 15/9/2025 8h às 11h |
Diretores e auxiliares de direção de emei | Auditório da saúde | |
| 19/9/2025 8h às 11h |
Professores coordenadores de emef e emei | Auditório da educação |

Apresentação do documento final das Aprendizagens Essenciais (18/09/25)
No dia 18 de setembro de 2025, assistentes Técnicas de EMEI, liderada pela supervisora Daniele Dayana Rodrigues de Souza, reuniram-se com os professores coordenadores para discussão e apresentação do documento final que, após longo processo de debate, define as Aprendizagens Essenciais na Educação Infantil.
O encontro foi marcado por reflexões importantes no que se refere a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos, reiterando a potência e garantindo as especificidades desta etapa de ensino e de cada criança. O grupo resgatou o percurso democrático e o processo vivenciado para construção do documento a partir das proposições dos educadores, coordenadores, diretores e equipe técnica.
Pensar as aprendizagens essenciais partiu da necessidade apresentada pelos educadores e equipe técnica em definir metas claras para cada faixa etária atendida pela Educação Infantil com o objetivo de alinhar aspectos do currículo entre as Unidades escolares, visto que evidencia o que é imprescindível garantir às crianças em seu percurso educativo.
Na avaliação dos professores coordenadores este movimento fortaleceu a qualidade da Educação Infantil em nosso Município. O resultado final do documento é claro, objetivo, norteador e coerente assegurando elementos essenciais no processo de aprendizagem das nossas crianças e com potencial para fortalecer as ações dos educadores, destacaram os coordenadores.
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Formação especial para professores de Educação Infantil II (17/09/25)O encontro foi marcado por reflexões importantes no que se refere a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos, reiterando a potência e garantindo as especificidades desta etapa de ensino e de cada criança. O grupo resgatou o percurso democrático e o processo vivenciado para construção do documento a partir das proposições dos educadores, coordenadores, diretores e equipe técnica.
Pensar as aprendizagens essenciais partiu da necessidade apresentada pelos educadores e equipe técnica em definir metas claras para cada faixa etária atendida pela Educação Infantil com o objetivo de alinhar aspectos do currículo entre as Unidades escolares, visto que evidencia o que é imprescindível garantir às crianças em seu percurso educativo.
Na avaliação dos professores coordenadores este movimento fortaleceu a qualidade da Educação Infantil em nosso Município. O resultado final do documento é claro, objetivo, norteador e coerente assegurando elementos essenciais no processo de aprendizagem das nossas crianças e com potencial para fortalecer as ações dos educadores, destacaram os coordenadores.
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Formação especial para professores de infantil II que participam dos encontros de articulação entre EMEI e EMEF que teve como tema "A escrita na Educação Infantil".
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Educadores de EMEIs participam de encontros sobre Aprendizagens Especiais (21/08/25)
Encontros tiveram o objetivo de promover uma organização curricular que respeite as particularidades do desenvolvimento infantil. A equipe técnica de EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) se reuniu nos dias 14, 15 e 19 de agosto, com os professores coordenadores que atuam na Rede Municipal de Ensino, para o estudo do tema: Aprendizagens Essenciais. “Esse momento de estudo coletivo foi fundamental para garantir a intencionalidade do trabalho pedagógico, promovendo uma organização curricular que respeita as especificidades do desenvolvimento infantil”, destacou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
E acrescentou. “Ao definir com clareza as aprendizagens essenciais, a equipe fortalece o planejamento de experiências significativas, assegurando que todas as crianças tenham acesso a direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.
De acordo com a avaliação dos professores coordenadores de EMEIs, os encontros são fundamentais para o aperfeiçoamento pedagógico dos educadores e, principalmente, para definir as estratégias de ensino na sala de aula. “Os encontros contribuíram significativamente para que as práticas pedagógicas se tornem cada vez mais intencionais e alinhadas às demandas da faixa etária atendida”, comentou Juliana dos Santos Pereira Lima Donegá, da EMEI Príncipe Mikasa.
A professora coordenadora Lisete Lúcia Back, da EMEI Bem Te Vi, expressou seu sincero agradecimento à equipe da Secretaria Municipal da Educação pela organização das formações pedagógicas. “Parabenizamos à Secretaria pelo excelente trabalho e pela dedicação em promover sempre o melhor para a nossa educação”, ressaltou Lisete Back.
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Formação especial para professores de Infantil II (13/08/25)
Formação especial para professores de infantil II que participam dos encontros de articulação entre EMEI e EMEF que teve como tema "O Papel da Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento".
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