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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - 2025 2 SEM

     

 

Reunião Professores e coordenadores EMEIs e Professores do AEE (30/09/25) 

No dia 30/09, os professores coordenadores das EMEIs e professores do AEE se reuniram para aprofundar conhecimentos sobre Comunicação Alternativa, importante estratégia para as crianças da Educação Especial e que garante o direito a comunicação. Foi um momento de grande aprendizado, que trouxe estratégias práticas e reflexões valiosas para o dia a dia nas escolas. Essa troca fortaleceu ainda mais o compromisso com a inclusão, garantindo que cada criança tenha voz, vez e oportunidades para se desenvolver plenamente.

                       

 

Formação às Equipes Gestoras: “Entre Vozes E Olhares: Fortalecendo laços
com as Famílias (19/09/25)
A Secretária Municipal da Educação, Prof.ª Rosemeire Fernanda Frazon Modesto, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso VI do Art. 25 da Lei n° 3200/86, CONVOCA  todos os diretores, auxiliares de direção e professores coordenadores, para a formação “Entre Vozes e Olhares: Fortalecendo Laços com as Famílias”  voltada às equipes gestoras, com o objetivo de fortalecer a atuação das escolas em temas essenciais à gestão educacional.
Formação Data/ horário Público alvo Local
1º módulo 18/8/2025
8h às 11h
Diretores e auxiliares de direção de emef/ emefei Oficina pedagógica
22/5/2025
8h às 11h
Diretores e auxiliares de direção de emei Auditório da saúde
25/8/2025
8h às 11h
Professores coordenadores de emef e emei Auditório da educação
2º módulo 12/9/2025
8h às 11h
Diretores e auxiliares de direção de emef/ emefei Oficina pedagógica
15/9/2025
8h às 11h
Diretores e auxiliares de direção de emei Auditório da saúde
19/9/2025
8h às 11h
Professores coordenadores de emef e emei Auditório da educação
   
               

Apresentação do documento final das Aprendizagens Essenciais (18/09/25)
No dia 18 de setembro de 2025, assistentes Técnicas  de EMEI, liderada pela supervisora Daniele Dayana Rodrigues de Souza, reuniram-se com os professores coordenadores para  discussão e apresentação do documento final  que, após longo processo de debate, define as Aprendizagens Essenciais na Educação Infantil.
O encontro foi marcado por reflexões importantes no que se refere a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos, reiterando a potência e garantindo as especificidades desta etapa de ensino e de cada criança. O grupo resgatou o percurso democrático e o processo vivenciado para construção do documento a partir das proposições dos educadores, coordenadores, diretores e equipe técnica. 
Pensar as aprendizagens essenciais partiu da necessidade apresentada pelos educadores  e equipe técnica em definir metas claras para cada faixa etária atendida pela Educação Infantil com o objetivo de alinhar aspectos do  currículo entre as Unidades escolares, visto que evidencia o que é imprescindível garantir às crianças em seu percurso educativo. 
Na avaliação dos professores coordenadores este movimento fortaleceu a qualidade da Educação Infantil em nosso Município. O resultado final do documento é claro, objetivo, norteador e coerente assegurando elementos essenciais no processo de aprendizagem das nossas crianças e com potencial para fortalecer as ações dos educadores, destacaram os coordenadores.
     
                 
 
Formação especial para professores de Educação Infantil II  (17/09/25)
Formação especial para professores de infantil II que participam dos encontros de articulação entre EMEI e EMEF que teve como tema "A escrita na Educação Infantil".

          

 
Educadores de EMEIs participam de encontros sobre Aprendizagens Especiais (21/08/25)

Encontros tiveram o objetivo de promover uma organização curricular que respeite as particularidades do desenvolvimento infantil. A equipe técnica de EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) se reuniu nos dias 14, 15 e 19 de agosto, com os professores coordenadores que atuam na Rede Municipal de Ensino, para o estudo do tema: Aprendizagens Essenciais. “Esse momento de estudo coletivo foi fundamental para garantir a intencionalidade do trabalho pedagógico, promovendo uma organização curricular que respeita as especificidades do desenvolvimento infantil”, destacou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
E acrescentou. “Ao definir com clareza as aprendizagens essenciais, a equipe fortalece o planejamento de experiências significativas, assegurando que todas as crianças tenham acesso a direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.
De acordo com a avaliação dos professores coordenadores de EMEIs, os encontros são fundamentais para o aperfeiçoamento pedagógico dos educadores e, principalmente, para definir as estratégias de ensino na sala de aula. “Os encontros contribuíram significativamente para que as práticas pedagógicas se tornem cada vez mais intencionais e alinhadas às demandas da faixa etária atendida”, comentou Juliana dos Santos Pereira Lima Donegá, da EMEI Príncipe Mikasa.
A professora coordenadora Lisete Lúcia Back, da EMEI Bem Te Vi, expressou seu sincero agradecimento à equipe da Secretaria Municipal da Educação pela organização das formações pedagógicas. “Parabenizamos à Secretaria pelo excelente trabalho e pela dedicação em promover sempre o melhor para a nossa educação”, ressaltou Lisete Back.

       

 
Formação especial para professores de Infantil II (13/08/25)

Formação especial para professores de infantil II que participam dos encontros de articulação entre EMEI e EMEF que teve como tema "O Papel da Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento".