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FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 2021

CURSO ON-LINE OFERECIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO TEM 93% DE APROVEITAMENTO DOS PROFESSORES DE EMEF
 

A Secretaria Municipal da Educação de Marília encerrou nesta terça-feira, 06 de julho, o curso “Novas Arquiteturas Pedagógicas para o Ensino e a Aprendizagem”, oferecido a todos os professores de 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

O curso de formação contou com 10 encontros semanais de duas horas, ocorridos no período de 04 de maio a 06 de julho, sendo totalmente on-line e realizado via Google Meet. As temáticas contempladas foram selecionadas a partir de uma pesquisa de interesse realizada previamente com os docentes.

Tendo em vista a urgência da nova demanda educacional, o curso foi categorizado em dois módulos de formação, sendo explorado o uso de diversos aplicativos, recursos e ferramentas digitais, tais como: Google Meet, Google Drive, Google Formulários, PowerPoint, Canva, Mobizen, X Recorder, Bitmoji e SpeakPic.

Os encontros foram organizados pelas Assistentes Técnicas de EMEF (Angela Watari, Ana Cláudia Meneguim, Luciane Panes e Roselaine Dilelli) e pelo Instrutor de Informática Rafael Armentano, apoiados pela Supervisão Escolar da Educação Básica e pelo Núcleo de Informática da Secretaria Municipal da Educação.

“O cenário pandêmico instaurado requer do professor a aquisição de novas habilidades e competências, o que foi pontuado por eles na pesquisa que propusemos. Atendendo suas necessidades pedagógicas, certamente conseguimos melhorar a qualidade do ensino on-line ofertado aos nossos alunos”, afirma o Secretário Municipal da Educação, Professor Helter Bochi.

Ressalta-se o impacto positivo deixado com a Socialização de Saberes proposta no segundo módulo de formação, a qual contou com a divulgação de práticas eficazes de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes: Bianca Macedo (EMEF Sofia Teixeira Barbosa), Edinelson Lopes (EMEF Reny Pereira Cordeiro), Ana Luiza Silva (EMEF Antônio Ribeiro), Ariane Costa (EMEF Antônio Ribeiro), Rowana Quadros (EMEFEI Chico Xavier) e Liliane Jung Berg (EMEF Amaury Pacheco).

A cursista Maria Aparecida Codognio, professora da EMEF Isaltino de Campos, avalia que “As experiências apresentadas pelos colegas professores deram mais energia e vontade de produzir aulas diferenciadas. Sou grata a Secretaria Municipal da Educação de Marília pela oportunidade de participar dessa rica formação, pois a maior alegria é saber que quem sairá ganhando serão os alunos”.

Foram 182 cursistas contemplados com esse curso de formação e, de acordo com o interesse dos demais professores, uma segunda edição poderá ocorrer no 2º semestre letivo.

No entanto, todos os docentes serão presenteados com uma Aula Bônus que ocorrerá ao vivo pelo YouTube em 20 de julho, às 18h30’, sendo abordando o uso do Jamboard, a lousa interativa do Google, em propostas de atividades de 1º ao 5º ano.

O evento marcará o lançamento oficial do canal do YouTube da Equipe de EMEF da Secretaria Municipal da Educação, recurso a ser utilizado em formações docentes que serão promovidas no modelo on-line.
 

 

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PROFESSORES DE EMEF TÊM ENCONTRO ON-LINE PARA SOCIALIZAÇÃO DE SABERES
 

Na noite de 20 de julho do decorrente ano, os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) de Marília participaram de um encontro on-line promovido pela Secretaria Municipal de Educação para socialização de saberes sobre o uso do Jamboard na sala de aula.

Considerando o contexto atual do ensino remoto, o fazer pedagógico precisou ser (re)inventado pelos docentes e novas práticas têm sido agregadas para que seja dada continuidade ao processo de ensino-aprendizagem e garantidos os direitos de aprendizagem dos alunos.

O encontro foi elaborado de forma colaborativa entre a Equipe Técnico-pedagógica de EMEF e a professora Liliane Jung Berg, da EMEF “Prof. Amaury Pacheco”, que desenvolve junto a sua turma de 5º ano práticas exitosas de ensino utilizando o Jamboard, o aplicativo gratuito do Google que serve como uma lousa interativa, proporcionando a realização da atividade pelos alunos, em tempo real, mesmo estes estando à distância.

Essa socialização de saberes oportunizou aos professores o conhecimento acerca da funcionalidade desse aplicativo e das inúmeras possibilidades pedagógicas para exploração dos docentes de 1º ao 5º ano.

Para tanto, foi disponibilizado aos participantes um tutorial escrito contendo o passo a passo para a exploração dos recursos disponíveis nessa ferramenta digital. No segundo momento, foram apresentadas sugestões de atividades idealizadas pela professora Liliane, sendo os docentes orientados quanto à sua criação no aplicativo Jamboard.

“Considero ter atingido meu objetivo nessa noite, pois os professores puderam pôr a ‘mão na massa’ para elaborarem propostas didáticas com os recursos do Jamboard, envolvendo letras móveis e traçado da letra cursiva, por exemplo”, relata positivamente a professora Liliane Berg ao avaliar o encontro por ela realizado.
 

 

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GERALDO PEÇANHA MINISTRA ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EMEF   
    

Na última quinta-feira, 26 de agosto, os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participaram da palestra “Novos valores e outros contextos da aprendizagem: ensino híbrido e desafios”, ministrada pelo renomado autor, Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida.
 
Esse encontro de formação continuada abriu o itinerário formativo deste 2º semestre de 2021, sendo realizado durante a Hora de Estudos em Conjunto (HEC) dos professores de EMEF. Além dos professores-coordenadores, auxiliares de direção, diretores de escola, professores do Ensino Regular e das Escolas de Educação Integral, também participaram da palestra docentes especialistas nas áreas de Educação Física, Língua Inglesa e Educação Especial das EMEF’s que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília/SP.
 
No atual momento pandêmico, devido à necessidade de distanciamento social tornou-se imprescindível reorganizar a escola e repensar o ensino presencial, adequando-se a modalidade remota e/ou híbrida.
Nesse contexto vivido, é importante refletir sobre as possibilidades e os desafios inerentes a um fazer pedagógico em modalidade on-line e off-line e ainda na inter-relação entre eles.
 
As reflexões promovidas pelo palestrante trouxeram à tona a significativa necessidade do trabalho coletivo e cooperativo entre toda a equipe escolar na busca de caminhos alternativos que possam efetivar o direito de aprendizagem dos alunos.
 
 
 
 
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ENCONTROS SOBRE ALFABETIZAÇÃO SÃO PROMOVIDOS PARA A EQUIPE GESTORA DE EMEF
 
A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou nos dias 24/09/20021 e 06/10/2021 os dois primeiros encontros presenciais com professores-coordenadores e diretores de EMEF (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), sendo abordada a temática “Processo de Alfabetização”.
 
Considerando que a aquisição da leitura e da escrita são habilidades essenciais e condição necessária para que as crianças possam ter a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem, os objetivos dos encontros versaram sobre os principais conceitos e aspectos para o trabalho com a apropriação da língua escrita nas escolas.
 
Os encontros ocorreram no auditório da Secretaria Municipal da Educação e foram desenvolvidos pelo Assessor Especial do Gabinete do Secretário, Joaquim Bento Feijão, pelas Supervisoras da Educação Básica, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, juntamente com as Assistentes Técnicas de EMEF.
 
Os momentos foram destinados às discussões sobre os processos de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais foram abordadas estratégias metodológicas que visam atender as necessidades do ensino híbrido tanto na modalidade presencial, que no momento tem uma maior adesão por parte das famílias, assim como na modalidade de ensino remota. O encadeamento das reflexões contou com a utilização de suportes e ferramentas digitais, que favorecem o ensino centrado nos multiletramentos.
 
Entendendo que teoria e prática precisam estar unidas de forma harmônica para gerar transformações, os professores-coordenadores serão os multiplicadores de tais ações e experiências nas escolas envolvidas.