Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 2021 - 2022

ENCONTRO FORMATIVO “RETORNO ÀS AULAS”

Nessa formação ocorrida no mês de março foi enfocado o retorno às aulas presenciais, especificamente o acolhimento para um atendimento de qualidade às crianças da Educação Infantil e o papel dos docentes nesse momento.

Evidenciou-se que o Planejamento Educacional deve ser intencional, visando o afeto e carinho, cuidando para evitar o máximo possível o choro e que a criança possa estar em “atividade” e sinta-se pertencente ao espaço vivenciado. Nesse contexto, faz-se necessário:

- criar novas necessidades e sentido nas crianças, relacionando com o desejo de conhecer mais;
- planejar, replanejar e avaliar junto com a criança;
- apresentar elementos da cultura e propor níveis de auxílio como parceiro mais experiente;
- selecionar boas vivências, bons materiais, fazer boas perguntas e organizar os espaços com intencionalidade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CURSO “PLANEJAMENTO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA INSPIRADOS EM REGGIO EMÍLIA”
Período de realização: 14 de abril a 23 de junho de 2021
Prof.ª Zélia Inez Lázaro Rodrigues

O curso surgiu da necessidade de capacitar os profissionais da Educação Infantil para compreender a relevância da Documentação Pedagógica, voltada para as especificidades da Educação Infantil. Além disso, refletir sobre as formas de planejar, registrar e comunicar o processo de aprendizagem vivido pelas crianças, apresentando algumas possibilidades de documentação para o processo educativo, socializando práticas exitosas dos educadores do nosso sistema de ensino, a partir das temáticas estudadas, promovendo reflexões e aprendizagens.

Foram realizados cinco encontros, além das atividades complementares realizadas na Sala Google Classroom, com a participação de 230 professores da Educação Infantil, divididos em:

  • Módulo I: Fundamentos e princípios da documentação pedagógica (14/04/2021);
  • Módulo II: Projetazzione: Planejamento na abordagem projetual, Planejamento no ensino presencial e remoto (29/04/2021);
  • Módulo III: Planejamento por mapas mentais (19/05/2021);
  • Módulo IV: Diário de bordo/bloco de anotações: narrar, interpretar e relançar; introdução às mini histórias (26/05/2021);
  • Módulo V: Curadoria, interpretação, narração e comunicação (09/06/2021).

        

     

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESSIGNIFICANDO E TRANFORMADO ESPAÇOS

Estudos apontam que a forma como o espaço é organizado impacta profundamente a aprendizagem das crianças. Espaço não é cenário, é um instrumento potencializador da criatividade e das expressões infantis.

As possibilidades de exploração, a qualidade das sensações e as vivências no espaço também podem provocar a afetividade da criança.

Encontros realizados:

  • 1º Encontro- dia 06 de maio de 2021 com todos os coordenadores;
  • 2º Encontro- dia 13 de maio de 2021 com coordenadores EMEIS de Bebês;
  • 3º Encontro- dia 14 de maio de 2021 com coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas;
  • 4º Encontro: Ensaios Pedagógicos – dia 06 de outubro de 2021 com coordenadores das EMEIS de Bebês;
  • 5º EncontroEnsaios Pedagógicos- dia 14 de outubro de 2021 com coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A LINGUAGEM DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTL

É necessário trabalhar o desenho como linguagem, compreendendo que por meio dele a criança pode se expressar. A partir da necessidade de um ensino planejado e intencional que  considerasse o desenho como potencializador do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, vimos a necessidade de promover encontros de formação sobre o desenho, visto a necessidade de um ensino planejado e intencional, que favoreça a formação da criança autora de suas produções, conforme nos evidencia a Profª. Me. Yaeko Nakadakari Tsuhako.

Encontros Formativos:

1º Encontro: A linguagem do desenho como expressão da criança- dia 27 de maio de 2021;

2º Encontro: Desenho na Educação Infantil: algumas possibilidades de ensino desenvolvente, com  Profª Yaeko Nakadakari Tsuhako - dia 17 de junho de 2021.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------CICLO DE PALESTRAS 
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Juliana Campregher Pasqualini

O ciclo de palestras foi transmitido via Google Meet, realizados em três etapas dividindo os professores de acordo com a idade das crianças que eles atendem, segundo a periodização do desenvolvimento infantil de cada faixa etária. Tivemos uma grande participação – cerca de 270 professores.

Para a promoção desses encontros, realizamos a avaliação do primeiro semestre de 2021 coletando sugestões de formação continuada junto às Escolas Municipais de Educação Infantil, e dentre as questões mais relevantes surgiu a temática relativa à periodização do desenvolvimento e sua relação com a prática pedagógica na Educação Infantil, pensando as fases do desenvolvimento em uma perspectiva histórico-cultural e dialética.

Refletir acerca dessa teorização e conceitos essenciais, a partir da análise dos períodos de desenvolvimento de acordo com a categoria da atividade dominante, analisar e discutir as implicações dessa teoria para o planejamento pedagógico foi essencial para os professores, na busca da melhoria da qualidade de ensino. Segue as datas de cada encontro e público alvo:

  • 1º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil - Professores de Infantil I e II - 23/08/2021

  • 2º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil- - Professores de Maternal I e II - 13/09/2021

  • 3º Encontro - Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento e relações educativo-pedagógicas na Educação Infantil- Professores de Nível I e II - 04/10/2021                    

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PALESTRA “ENREDOS DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ATUAL CONTEXTO”
Prof. Geraldo Peçanha de Almeida
Data: 08/09/2021
Horário: 18h30 as 20h30

No atual momento pandêmico, devido a necessidade de distanciamento e/ou isolamento social, tivemos que reorganizar a educação. Nesse sentido, o ensino que somente era presencial passou a ter a necessidade, pontual, de também ser remoto e/ou híbrido, haja vista que temos crianças sendo atendidas presencialmente; outras na modalidade remota e também há as que estão sendo atendidas de forma híbrida (presencial/remota).

Considerando que há diferenças entre o ensino híbrido e o remoto, é importante pensarmos sobre as possibilidades e os desafios do ensino que relaciona ações on-line com as off-line. Nesse sentido, é importante possibilitar a reflexão sobre o ensino híbrido e possíveis caminhos para o trabalho com essa organização.

O público alvo foram professores e professores coordenadores pedagógicos das EMEIs do Sistema Municipal de Ensino de Marília/SP.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pensando nas ações que devem ser realizadas pelas escolas de Educação Infantil no que diz respeito ao brincar, foram organizadas as formações visando a reorganização dos espaços de forma a disponibilizar brinquedos e materiais às crianças, oferecendo diferentes possibilidades de interação e significado.
Além, de acompanhamento, observação e apoio às crianças nas suas brincadeiras; incorporando a dimensão lúdica no trabalho com os conhecimentos das várias áreas, de modo a contribuir para que as crianças estabeleçam associações e significações que ampliam suas possibilidades de aprendizagem.

 Encontros formativos:

  • 1º Encontro: Fios do Brincar- dia 16 de setembro de 2021 com Coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.
  • 2º Encontro: Fios do Brincar- dia 29 de setembro de 2021 Coordenadores EMEIS das crianças bem pequenas e pequenas.
  • 3º Encontro: Diálogos do Brincar – dia 30 de setembro de 2021 com coordenadores EMEIS de Bebês.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CURSO “TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS RELEVANTES E RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA”
O curso está sendo oferecido, nesse segundo semestre de 2021, com intuito de capacitar os docentes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) para compreensão de concepções de criança, infância, atividade, desenvolvimento e interações à luz da Teoria Histórico-Cultural, estabelecendo relações da teoria com a prática e finalizando com a socialização de saberes dos docentes do nosso Sistema de Ensino.

Foram oferecidas 240 vagas para as EMEIs. Destaca-se que o curso está sendo organizado com atividades complementares e quatro encontros via Google Meet, que enfocam as seguintes temáticas:

  • 1° Encontro: módulo I (22/09/2021)- Concepção de criança, atividade e desenvolvimento para o planejamento e ação do professor na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural;

  • 2º Encontro: módulo II (29/09/2021) – Este módulo teve a participação da convidada especial Profª. Sinara Almeida da Costa – O papel das interações na Educação Infantil segundo a Teoria Histórico-Cultural;

  • 3º Encontro: módulo III (13/10/021)- Funções Psicológicas Superiores e as práticas educativas na Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural;

  • 4º Encontro- módulo IV (27/10/2021)- Curadoria das revisitações das práticas dos professores: inspirações à luz da Teoria Histórico-Cultural.

 




O PAPEL DO PROFESSOR COORDENADOR NO COTIDIANO ESCOLAR

       Em março de 2022 retomamos a temática “O papel do professor coordenador no cotidiano escolar”, para revisitarmos as atribuições, dialogarmos e melhorarmos o acompanhamento pedagógico nas escolas.
         No início do ano como estávamos vivendo uma retomada da rotina, tanto para as crianças, quanto para os professores, gestores e demais funcionários, todos se readaptando a uma nova rotina escolar, que foi modificada pela pandemia, trazemos aos coordenadores discussões importantes para que pudessem se fortalecer e lidar com as novas situações com as crianças nas escolas presencialmente, além da implementação da HEC (Horas de Estudo Coletivo).
          Foi um encontro que possibilitou a retomada integralmente das atribuições dos professores coordenadores e de acolhida de todos.





FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE NÍVEL I

            Com o intuito de sofisticar as práticas pedagógicas e ampliar os saberes docentes para as especificidades dos bebês, esse momento foi organizado pela Equipe Pedagógica de EMEI da SME sob orientação da Supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira e ministrado pela Assistente Técnica de Área de EMEI Kelly Cardoso Press.
           O encontro intitulado: “O professor das cem linguagens” abordou assuntos como: Documentos Norteadores Oficiais da Educação Infantil; Regularidades do desenvolvimento infantil; Cuidar e Educar; Espaços, tempos e materiais; Abordagem Pikler e Planejamento pedagógico. 
           
Participaram professores de 36 escolas de Educação Infantil, sendo 9 escolas que atendem especificamente a faixa etária dos bebês e 27 escolas que atendem crianças até 5 anos de idade.
        Sendo oportunizado no momento da HEC (Horas de Estudo Coletivo), dentro da sua jornada de trabalho, o encontro é mais uma conquista para os professores do Sistema Municipal de Educação e objetiva a qualidade da educação de nossas crianças, afirma o Prof. Helter Rogério Bochi, Secretário Municipal da Educação.




ENCONTRO PROFESSSORES COORDENADORES: BRINCAR HEURÍSTICO: BANDEJAS DE EXPERIMENTAÇÃO

              Na manhã do dia 24 de março de 2022 foram realizados na Sede Administrativa da Secretaria Municipal da Educação os diálogos sobre o Brincar Heurístico e a prática educativa com as bandejas de experimentação com todos os professores coordenadores das EMEIs que atendem as crianças pequenas.
           A abordagem do Brincar Heurístico ampliando a compreensão do brincar a partir da “Eureka” que significa descobrir, “o brincar que se descobre brincando”. No brincar heurístico estão presentes a prática com o cesto dos tesouros, os jogos heurísticos e as bandejas de experimentação.
            O encontro permitiu que os professores coordenadores vivenciassem a prática com as bandejas de experimentação, experienciando as ilhas contáveis e não contáveis, repertoriando os saberes docentes a partir de práticas educativas que promovem a aprendizagem e desenvolvimento infantil.





ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES: PEDAGOGIA E COTIDIANO

         No dia 25/03/2022 nas dependências da Secretaria Municipal da Educação ocorreu o encontro intitulado: “Pedagogia e cotidiano”, onde os professores coordenadores das escolas que atentem bebês refletiram sobre o currículo da educação infantil e as modalidades organizativas do trabalho docente.

         O encontro trouxe reflexões para pensarmos na materialidade das propostas de atividades para bebês norteado pela questão: “Onde está o mundo?”  contemplando o currículo da educação infantil nos momentos de cuidado e educação, finalizamos  refletindo sobre a metodologia de projetos para bebês em consonância com a Proposta Curricular do Município de Marília.
 





ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES: TEMPO INSTITUCIONAL E TEMPO SUBJETIVO

       A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou nos dias 07/04/2022, 14/04/2022, 28/04/2022 e 29/04/2022 reuniões formativas com os professores coordenadores refletindo acerca do tempo subjetivo das crianças em relação ao tempo institucional das unidades escolares.
          Os encontros intitulados: “O ritmo da vida cotidiana” e “O tempo e sua relação com a criança” foram realizados com os professores coordenadores das Escolas que atentem bebês e os temas “Tempo subjetivo e institucional” e “Buscando o tempo subjetivo dentro do institucional” com as escolas que atendem crianças pequenas.
       Os objetivos dos encontros foram compreender a rotina da educação infantil, que vai além de repetir atividades, mas buscarmos tornar os momentos de acolhida, microtransições, alimentação, higiene, repouso e despedida em extraordinários, almejando aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
        Buscando efetivar os direitos fundamentais das crianças evidenciamos a essência do tempo Kairós, intrínseco ao ritmo subjetivo de cada criança. O enredo dos encontros oportunizaram que a partir de questões problematizadoras os professores coordenadores pudessem pensar sobre a realidade da sua escola e almejassem tornar a rotina em uma jornada educativa extraordinária.




FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE INFANTIL II - CULTURA ESCRITA

     Bebês e crianças são sujeitos integrados desde o nascimento à inteireza da vida, que é marcada desde a tenra infância pelas circunstâncias históricas, sociais, econômicas, culturais, geográficas, políticas, religiosas, raciais, étnicas e de gênero que imprimem marcas diversas, nas formas como as crianças vivem suas infâncias. E tudo isso precisa ser considerado nas práticas educativas (Nascimento, 2011 apud São Paulo, p.13). Partindo dessa afirmativa, no dia 13 de abril os professores de Infantil II de toda a Rede Municipal de Educação participaram de formação sobre letramento e cultura escrita.
        O principal objetivo do encontro foi analisar como nos relacionamos com os processos de apropriação da linguagem escrita e como estamos apresentando essa linguagem para as crianças, que é uma das múltiplas linguagens vivenciadas por elas.
Foram feitas reflexões a respeito da concepção acerca do trabalho com a leitura e escrita, sobre os desafios para formar o leitor e produtor de textos, os aspectos técnicos de escrita, a escrita como função social e o trabalho com gêneros textuais, repertoriando os professores para trazer para as crianças propostas de atividade cada vez mais desenvolventes.



 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

       No mês de maio e junho de 2022 tivemos 4  encontros com os professores coordenadores na SME, 2 encontros com os coordenadores das escolas de bebês (13/05 e 03/06) e com coordenadores das crianças bem pequenas e pequenas ( 12/05 e 02/06)  para explorarmos a temática relacionada ao Campo de Experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, no intuito de  discutir os direitos de aprendizagem: equívocos e possibilidades, as experiências quanto aos: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e o papel dos educadores diante esse contexto, além das discussões a partir da nossa Proposta Curricular para a Educação Infantil, que tem como fundamento a teoria histórico-cultural.
        “Para a Teoria Histórico-Cultural, a atividade pedagógica é sempre colaborativa. O protagonismo é triplo: do sujeito que aprende, do professor que propõe atividades e experiências planejadas com intencionalidade de apropriação do patrimônio cultural e da própria cultura, elemento a ser apropriado. Os três elementos estão em relações dinâmicas, ativas e colaborativas” (MIRANDA, 2020, p. 81).
        É essencial que as propostas surjam a partir de contextos significativos, que permitam a apropriação de saberes pelos bebês, crianças bem pequenas e pequenas, que aconteça na interação com parceiros diversos (família e escola) e tenha um caráter lúdico (através de brincadeiras e brinquedos), produto de descobertas, na perspectiva de um trabalho projetado capaz de impulsionar o máximo desenvolvimento humano.

Referência:VIEIRA, D.C.S. da C.; FARIAS, R.N.P.; MIRANDA, S. (org.) Educação infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 79-91.



ENCONTRO AVALIATIVO DO PRIMEIRO SEMESTRE - ENCONTRO COM PROFESSORES COORDENADORES

          A Prefeitura Municipal de Marília por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou em suas dependências no dia 30 de junho de 2022 (quinta-feira), o encontro de encerramento do 1º semestre, com os Professores Coordenadores de todas as escolas de Educação Infantil.
           
O encontro oportunizou o diálogo sobre a prática dos Professores Coordenadores junto aos docentes nas Unidades Escolares, tendo como pontos de atenção a Formação Continuada, trazendo como alíneas a rotina de elaboração das HECs (Horas de Estudo Coletivo), efetivação dos encontros e relatórios.  Dialogaram ainda sobre a rotina do professor coordenador, onde destacaram as dificuldades enfrentadas e propostas para avanços, além dos destaques assertivos da Unidade Escolar e Secretaria Municipal de Educação. 
       Para finalizar o encontro foram discutidas as dificuldades e propostas para avanços no âmbito do acompanhamento do fazer pedagógico, quanto ao planejamento semanal, documentação pedagógica, Relatório de Acompanhamento da Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças inferindo na relevância para a práxis educacional das Unidades Escolares.       



O TRABALHO COM DIVERSAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

       “Os desenhos das crianças muitas vezes nos surpreendem. Não apenas pelas soluções originais, pouco ortodoxas, que muito conseguem encontrar, mas, sobretudo, porque mostram tanto as coisas visíveis, quanto as que não se veem.” (STACCIOLI, 2014, p. 9).
        O desenho é uma forma relevante e essencial de linguagem para o pleno desenvolvimento da criança e por isso ele foi tema da Formação de professores de Infantil I ocorrida no dia 10 de agosto no Anfiteatro Sagrado Coração. Com base em estudo da Teoria Histórico Cultural, na ocasião foram trabalhadas as ideias de concepção de criança e desenho, inspirações práticas para o trabalho com o grafismo, o desenvolvimento do grafismo e sua relação com a linguagem escrita.
           Toda criança possui intimidade com o desenho como ponte de investigação, expressão e comunicação com o mundo, e toda criança desenha quando lhe é permitido. Existe uma proximidade imensa e natural entre o ato de desenhar e a ação corporal mais do que com o quê a criança deseja ou pensa em “representar”. Seguindo por esta trilha de pensamento, talvez possamos refletir um pouco mais sobre como a criança desenha e menos com o quê o desenho conta sobre o que a criança é! 




PEDAGOGIA FREINET E EDUCAÇÃO INFANTIL

               A Pedagogia Freinet, desenvolvida pelo pedagogo francês Célestin Freinet, é uma proposta que enfatiza a participação ativa das crianças em seu próprio processo de aprendizagem e preza a promoção de um ambiente educacional democrático. Tendo em vista a relevância da Pedagogia Freinet, nos dias 23 de agosto e 15 de setembro de 2022, discutimos as contribuições dessa proposta educativa para a Educação Infantil.
           O primeiro encontro formativo (23/08) foi conduzido pela Prof.ª Dr.ª Adriana Pastorello Buim Arena (professora da Universidade Federal de Uberlândia), no Auditório da Saúde, com a presença dos professores coordenadores e diretores das EMEIs. Por meio de vídeos e slides interessantes, a professora nos apresentou a trajetória profissional de Freinet e dialogou sobre algumas das técnicas criadas por esse célebre pedagogo, como o texto livre, a correspondência interescolar e o jornal da turma.
      O segundo encontro (15/09) aconteceu na EMEI Sambalelê, pois nesta Unidade Escolar a perspectiva freinetiana vem sendo trabalhada com afinco há alguns anos. Todos os professores coordenadores conheceram os espaços, algumas propostas e documentações da EMEI Sambalelê e, em seguida, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação conduziu a formação, aprofundando as discussões iniciadas pela professora Adriana, sobretudo no que diz respeito às técnicas da Pedagogia Freinet, que tanto enriquecem as práticas pedagógicas dos professores de Educação Infantil.



 

DIÁLOGOS SOBRE O ESPECTRO AUTISTA

           No dia primeiro de setembro, em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE), foi realizada a palestra Diálogos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).       
              A palestra contribuiu para a sensibilização quanto à necessidade de desenvolvimento de estratégias de apoio e inclusão dos bebês e crianças com TEA no Sistema Municipal de Ensino de Marília, no sentido de propiciar uma comunicação mais assertiva, intervenções efetivas e promover a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que tem o direito de ser respeitados em suas singularidades.
        O evento se trata de uma ação formativa junto às equipes gestoras das Escolas Municipais de Educação Infantil, de modo a repertoriar o acolhimento, processos de diagnóstico, encaminhamentos e inserção dos bebês e crianças com suspeita ou diagnóstico de TEA.
          A palestra foi conduzida pela Dra. Ângela Marques Fernandes Batista, Psiquiatra Geral pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP, Médica assistente do CAPS Infantil Catavento, Marília/SP.


 

ENCONTRO COM PROFESSORES DE MATERNAL II

            No dia 21/09/2022 foi realizado um encontro formativo com todos os professores de Maternal II do Sistema de Ensino de Marília, com a Prof.ª Selma Locatel (Assistente Técnica de EMEI) e  Karina Carrião ( Supervisora de Educação Básica), que aconteceu no horário de HEC das escolas de educação infantil (18h00 às 20h00).
            O intuito do Encontro foi trazer para a discussão o contexto histórico da educação infantil, abordando os avanços na legislação. Seguindo abordamos alguns conceitos importantes que fazem parte de uma Pedagogia Participativa, retomando a concepção de criança, a Periodização do Desenvolvimento Psíquico Infantil e as atividades guias, o papel dos professores nesse contexto, trazendo algumas possibilidades desenvolventes, dentre elas o brincar heurístico.
            Foi um encontro valioso para retomarmos alguns conceitos, socializarmos algumas práticas que já ocorrem nas nossas escolas e evidenciar o quão importante é refletirmos sobre a prática docente que viabiliza uma educação desenvolvente para as crianças.




A CRIANÇA E SUAS LINGUAGENS
“A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.”
(Loris Malaguzzi)

          O poema acima expressa, metaforicamente, a diversidade de formas pelas quais as crianças podem comunicar seu pensamento, criatividade e compreensão do mundo. A partir da abordagem Reggio Emilia e acreditando que as crianças possuem e fazem uso de muitas linguagens, foi que organizamos o ciclo formativo sobre “A criança e suas linguagens”. Os encontros foram organizados do seguinte modo:

  •  29/09/2022: introdução sobre a criança e suas linguagens, com a participação dos professores coordenadores que atuam nas escolas de bebês;
  • 30/09/2022: introdução sobre a criança e suas linguagens, com foco na cultura visual e com a participação dos demais professores coordenadores;
  • 20/10/2022: oficinas com os professores coordenadores sobre a linguagem da linha;
  • 21/10/2022: oficinas com professores coordenadores que atuam nas escolas de bebês, com foco nas linguagens corporal e musical.
      Esse ciclo formativo esteve centrado nas bases da abordagem Reggio Emilia, ou seja, na concepção de criança como um ser em potencial, capaz de construir seu próprio conhecimento; na importância de um ambiente educativo intencionalmente preparado e enriquecido com materiais variados; na relação entre as crianças, os educadores e as famílias; e na documentação como estratégia pedagógica.




IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA

         A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou na última sexta-feira, dia 7 de outubro, o evento nomeado “Implementação do Currículo Paulista nas Redes Municipais”, que aconteceu no Hotel Estoril, das 8h às 17h, como culminância do ciclo de formação que visa à implementação desse arranjo curricular em cada um dos municípios do estado de São Paulo.
Participaram desse evento todos os 97 professores coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e sob o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação. 
       Ao longo do evento, os professores coordenadores foram subdivididos em pequenos grupos para participarem de oficinas utilizando estratégias de metodologias ativas, nas quais realizaram estudos e reflexões sobre Educação Integral, Educação Especial e Design Thinking. Essas oficinas foram ministradas por professores coordenadores multiplicadores, que já haviam recebido formação sobre o Currículo Paulista em nível estadual, no período de maio a agosto do ano de 2022.

            
 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2022

       Todos os diretores e professores coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil participaram da reunião sobre a Avaliação Institucional referente ao ano de 2022. O ato de avaliar é essencial ao processo de melhoria na qualidade do atendimento, pois avaliar envolve, dentre outros fatores, identificar, dimensionar e buscar atender às necessidades da instituição que não foram sanadas ao longo do ano letivo. Além disso, a avaliação institucional é um instrumento da gestão democrática: ela deve ser construída por todos os participantes da ação educativa, abrangendo condições, processos e práticas pedagógicas coerentes com a oferta de uma educação de qualidade.
      A reunião aconteceu na Oficina Pedagógica (prédio da Secretaria Municipal da Educação), na manhã do dia 04/11/2022, e foi conduzida pela Supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira.