FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 2023 - 2024
QUE EDUCAÇÃO INFANTIL QUEREMOS?
No dia 23 de março de 2023, nas dependências do Auditório da Saúde, tivemos uma palestra com a Prof.ª Dr.ª Juliana Campregher Pasqualini, sobre a educação escolar para as crianças da Educação Infantil.
A professora Juliana leciona no Departamento de Psicologia da UNESP de Bauru/SP e desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão sobre a psicologia histórico-cultural, dentre outros temas. Tendo em vista que a Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília fundamenta-se nesse aporte teórico, a palestra foi de muita relevância para os professores coordenadores e diretores da rede municipal.
A palestra foi ministrada com base no livro “Que Educação Infantil Queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas”, de autoria da professora Juliana Pasqualini juntamente com a Prof.ª Dr.ª Lucinéia Maria Lazaretti. Nessa obra, as autoras assumem o compromisso com uma Educação Infantil que seja promotora de desenvolvimento, com ênfase no fato de que esta etapa da educação básica desempenha papel essencial na formação da inteligência e personalidade das crianças.
A professora Juliana leciona no Departamento de Psicologia da UNESP de Bauru/SP e desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão sobre a psicologia histórico-cultural, dentre outros temas. Tendo em vista que a Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília fundamenta-se nesse aporte teórico, a palestra foi de muita relevância para os professores coordenadores e diretores da rede municipal.
A palestra foi ministrada com base no livro “Que Educação Infantil Queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas”, de autoria da professora Juliana Pasqualini juntamente com a Prof.ª Dr.ª Lucinéia Maria Lazaretti. Nessa obra, as autoras assumem o compromisso com uma Educação Infantil que seja promotora de desenvolvimento, com ênfase no fato de que esta etapa da educação básica desempenha papel essencial na formação da inteligência e personalidade das crianças.
ENRIQUECIMENTO CULTURAL: DATAS COMEMORATIVAS EM DEBATE
O planejamento docente baseado em datas comemorativas faz parte da história da Educação Infantil brasileira: há anos, as crianças têm contato na escola com símbolos, elementos, músicas e propostas sobre a páscoa, o natal e o carnaval, por exemplo. No entanto, muitas vezes esse contato acontece de modo pouco significativo para as crianças, em desconexão com suas necessidades e interesses, ou, ainda, acontece o reforço de estereótipos sobre determinadas datas.
Desse modo, na manhã do dia 13/04/2023, a equipe pedagógica de EMEI se reuniu com os professores coordenadores na Oficina Pedagógica para discussões formativas e problematizações sobre as datas comemorativas na Educação Infantil. O foco das explanações e diálogos esteve no enriquecimento cultural, ou seja, não é desejável que as datas comemorativas sejam excluídas do currículo da Educação Infantil, mas sim que esse trabalho seja uma oportunidade de apropriação do conhecimento para as crianças, com memória à cultura e com respeito, sem reforçar preconceitos e estereótipos.
ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES: ESPECIFICIDADES DA AÇÃO DOCENTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Considerando a necessidade de se discutir sobre as necessidades das crianças na primeira infância, no dia 14 de abril nas dependências na Sede da Secretaria Municipal de Educação foi realizado o encontro com o tema: Especificidades da ação docente na primeira infância.
O encontro trouxe reflexões acerca da periodização do desenvolvimento psíquico, atividade guia da criança, o cotidiano da educação infantil e as mediações educativas do professor.
Os professores coordenadores iluminados pela teoria histórico-cultural realizaram atividades práticas visualizando as ações infantis e pensando na atividade guia da criança, afim de compreendermos o desenvolvimento psíquico infantil e promover uma educação desenvolvente.
O encontro trouxe reflexões acerca da periodização do desenvolvimento psíquico, atividade guia da criança, o cotidiano da educação infantil e as mediações educativas do professor.
Os professores coordenadores iluminados pela teoria histórico-cultural realizaram atividades práticas visualizando as ações infantis e pensando na atividade guia da criança, afim de compreendermos o desenvolvimento psíquico infantil e promover uma educação desenvolvente.
FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE MATERNAL I
Quase 140 professores de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) da rede municipal de ensino foram capacitados pela Prefeitura Municipal de Marília, através de encontro formativo da Secretaria Municipal da Educação. A formação continuada para docentes de EMEIs ocorreu na quarta-feira da semana passada, dia 19 de abril, no horário das 18h às 20 horas, período referente às horas de estudos coletivos.
A formação trouxe orientações sobre documentos norteadores oficiais, bem como o que consta na Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília. Cuidados na Educação Infantil, atenção aos momentos de higiene, desenvolvimento da aprendizagem em crianças da faixa etária de 2 anos, como elas aprendem, a relevância da criação de contextos e a importância das ações investigativas para o maternal I.
"As temáticas abordadas no Encontro Formativo visam à melhoria na qualidade do atendimento dessas crianças bem pequenas, tendo em vista as orientações de documentos norteadores oficiais, bem como o que consta na Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília”, informou o secretário municipal da Educação", destacou o professor Helter Bochi.
A formação trouxe orientações sobre documentos norteadores oficiais, bem como o que consta na Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília. Cuidados na Educação Infantil, atenção aos momentos de higiene, desenvolvimento da aprendizagem em crianças da faixa etária de 2 anos, como elas aprendem, a relevância da criação de contextos e a importância das ações investigativas para o maternal I.
"As temáticas abordadas no Encontro Formativo visam à melhoria na qualidade do atendimento dessas crianças bem pequenas, tendo em vista as orientações de documentos norteadores oficiais, bem como o que consta na Proposta Curricular para a Educação Infantil do Município de Marília”, informou o secretário municipal da Educação", destacou o professor Helter Bochi.
LABORATÓRIO DA CULTURA MAIS ELABORADA
Os professores coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da rede municipal de ensino participaram na sexta-feira passada, dia 5 de maio, do encontro ‘Laboratório da Cultura Mais Elaborada’. O evento proporcionou oficinas culturais com a educadora Yara Lúcia L. Aguiar, músico Marcelus Vinícius Marques Beato, professora Morgana Alves Trindade, arte-educador e artista plástico Aloísio Dias da Silva, professora Zélia Inês Lázaro Rodrigues e assistente Selma Aparecida Locatel.
As oficinas complementaram encontro anterior, realizado em 27 de abril, cujo tema trouxe a ‘Complexidade cultural na escola da infância’ e foi ministrado pela assistente técnica de área de Emei, Kelly Cardoso Press.
As oficinas complementaram encontro anterior, realizado em 27 de abril, cujo tema trouxe a ‘Complexidade cultural na escola da infância’ e foi ministrado pela assistente técnica de área de Emei, Kelly Cardoso Press.
O PROFESSOR DAS CEM LINGUAGENS
Como oportunidade de formação continuada em Horas de Estudos Coletivo no dia 10/05/2023 os docentes que atuam com bebês do Nível I refletiram sobre sua prática educativa por meio da temática: O professor das cem linguagens.
Ministrado pela assistente técnica de área de EMEI Kelly Cardoso Press o encontro evidenciou os documentos normativos nacionais, o educar e o cuidar, os espaços, tempos e materiais, o planejamento e a mediação educativa intrínsecos a jornada educativa da educação infantil.
A secretaria municipal da educação almeja com a participação efetiva de 137 docentes nesse encontro que nossas ações educativas sejam respeitosas, humanizadoras e gentis.
Ministrado pela assistente técnica de área de EMEI Kelly Cardoso Press o encontro evidenciou os documentos normativos nacionais, o educar e o cuidar, os espaços, tempos e materiais, o planejamento e a mediação educativa intrínsecos a jornada educativa da educação infantil.
A secretaria municipal da educação almeja com a participação efetiva de 137 docentes nesse encontro que nossas ações educativas sejam respeitosas, humanizadoras e gentis.
ATELIÊ: UM MUNDO DE POSSIBILIDADES
No dia 19/05/2023 realizamos um encontro com os professores coordenadores sobre a temática “Ateliê: um mundo de possibilidades”, com intuito de conceituar o Ateliê, revelando o papel do atelierista na perspectiva malaguzziana, a escola como um grande ateliê, explorando as materialidades e linguagens do Ateliê Carambola, bem como a socialização de experiências já realizadas nas escolas de Marília (EMEI Pingo de Gente e Arco Íris ).
Para Malaguzzi, o Ateliê está atrelado a uma ideia de um laboratório para muitos tipos de transformações, construções e expressões visuais. Lugar para sensibilizar o gosto e o senso estético, para explorar individualmente projetos conectados a experiências planejadas nas diferentes salas da escola.
Dialogamos sobre a ideia central de que o espaço é um grande educador, parceiro para a efetivação das experiências pelas crianças e a potência dos materiais. O espaço educa, então o ateliê precisa de uma estética e toda uma estrutura pensada dentro do projeto pedagógico, pois a altura e disposição dos mobiliários, a organização dos materiais, as cores do ambiente, a funcionalidade, a luz, a flexibilidade e tantas outros aspectos são importantes. Nesse contexto, os materiais se revelam como meios de expressão e comunicação da criança com o mundo.
Foi um encontro que possibilitou além dos estudos, a socialização dos espaços que compõe o Ateliê Carambola e a prática vivida pelas nossas escolas.
Para Malaguzzi, o Ateliê está atrelado a uma ideia de um laboratório para muitos tipos de transformações, construções e expressões visuais. Lugar para sensibilizar o gosto e o senso estético, para explorar individualmente projetos conectados a experiências planejadas nas diferentes salas da escola.
Dialogamos sobre a ideia central de que o espaço é um grande educador, parceiro para a efetivação das experiências pelas crianças e a potência dos materiais. O espaço educa, então o ateliê precisa de uma estética e toda uma estrutura pensada dentro do projeto pedagógico, pois a altura e disposição dos mobiliários, a organização dos materiais, as cores do ambiente, a funcionalidade, a luz, a flexibilidade e tantas outros aspectos são importantes. Nesse contexto, os materiais se revelam como meios de expressão e comunicação da criança com o mundo.
Foi um encontro que possibilitou além dos estudos, a socialização dos espaços que compõe o Ateliê Carambola e a prática vivida pelas nossas escolas.
CONFERÊNCIA INOVEDUCA REALIZADA EM POMPÉIA
A Secretaria Municipal da Educação de Marília, por intermédio do convênio estratégico e de cooperação estabelecido entre a Prefeitura de Marília e o Centro de Ensino Tecnológico “Shunji Nishimura”, propiciou a participação dos profissionais das escolas municipais na 2ª Conferência de Inovação Educacional 2023 da Alta Paulista - Inoveduca, evento ocorrido entre os dias 15 e 17 de junho, no município de Pompéia.
Participaram do evento professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares, foram oportunizadas importantes discussões sobre a temática “Criatividade, Inovação e Aprendizagem significativa”, a qual foi abordada em 10 workshops relacionados aos desafios contemporâneos da educação, conforme detalhado pela curadora do Inoveduca, a educadora Iolene Lima.
A Inoveduca foi favorecedora de sessões de formação importantes para a ressignificação de conceitos e de práticas metodológicas dos profissionais da educação de Marília, reafirmando o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação.
Participaram do evento professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares, foram oportunizadas importantes discussões sobre a temática “Criatividade, Inovação e Aprendizagem significativa”, a qual foi abordada em 10 workshops relacionados aos desafios contemporâneos da educação, conforme detalhado pela curadora do Inoveduca, a educadora Iolene Lima.
A Inoveduca foi favorecedora de sessões de formação importantes para a ressignificação de conceitos e de práticas metodológicas dos profissionais da educação de Marília, reafirmando o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação.
CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: UMA DIMENSÃO MULTISSENSORIAL
Falar de contextos de aprendizagem ou contextos educativos traz o novo olhar de que não há um momento específico e único para aprender. A escola toda precisa ser um contexto rico em possibilidades de pesquisa, descoberta, invenção, materialidades, natureza, desafios, acolhimento, relações respeitosas, ambientes provocativos, múltiplas linguagens etc.
Partindo dessa ideia e tendo como base o livro Construção e Construtividade que surgiu como fruto de uma pesquisa realizada ao longo de sete anos pelas autoras Alejandra Cipitelli e Alejandra Dubovik os professores coordenadores participaram de três encontros formativos para aprofundar os conhecimentos acerca das inúmeras possiblidades de desenvolvimento e aprendizagem nos contextos de aprendizagem.
A organização do ambiente, a escolha cuidadosa dos materiais e suportes, as relações sociais e espaciais, bem como o trabalho com pequenos grupos foram os tópicos principais desses momentos de estudo, que ofereceram discussões dialógicas e atividades práticas.
As formações aconteceram em três dias sendo os encontros do dia 01 e 22/06 com os Professores Coordenadores das escolas que atendem crianças de 3 a 5 anos e no dia 23/06 com os Professores Coordenadores das escolas que atendem bebês.
Partindo dessa ideia e tendo como base o livro Construção e Construtividade que surgiu como fruto de uma pesquisa realizada ao longo de sete anos pelas autoras Alejandra Cipitelli e Alejandra Dubovik os professores coordenadores participaram de três encontros formativos para aprofundar os conhecimentos acerca das inúmeras possiblidades de desenvolvimento e aprendizagem nos contextos de aprendizagem.
A organização do ambiente, a escolha cuidadosa dos materiais e suportes, as relações sociais e espaciais, bem como o trabalho com pequenos grupos foram os tópicos principais desses momentos de estudo, que ofereceram discussões dialógicas e atividades práticas.
As formações aconteceram em três dias sendo os encontros do dia 01 e 22/06 com os Professores Coordenadores das escolas que atendem crianças de 3 a 5 anos e no dia 23/06 com os Professores Coordenadores das escolas que atendem bebês.
AVALIAÇÃO DO PERCURSO FORMATIVO DO 1° SEMESTRE E ORGANIZAÇÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE
Para iniciarmos os diálogos formativos do 2º semestre, realizamos no dia 03 de agosto de 2023 um encontro com a temática “Avaliação do percurso formativo do 1º semestre e organização para o 2º semestre do ano letivo”, com a participação de todos os coordenadores e diretores das escolas de educação infantil na Secretaria da Educação.
Foi um encontro para avaliarmos as ações pedagógicas ocorridas no 1º semestre e refletirmos acerca das dificuldades e possibilidades pedagógicas para o 2º semestre. Tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas questões que permeiam o cotidiano pedagógico de cada unidade escolar, respondendo em tempo real pelo Google Forms com um Quiz com 31 questões para decifrarem o enigma: “Competição x Cooperação”, pois deveriam responder essas questões com sim ou não. Segue algumas questões:
1-Todos os sujeitos da comunidade escolar participaram/ se envolveram na escrita do Projeto Político Pedagógico no ano de 2023?
2- As metas do PPP são de conhecimento da equipe, se mantêm vivas e foram atingidas no que se referem ao primeiro semestre do ano de 2023?
3- Para o planejamento das Horas de Estudo Coletivo foi organizado um caminho formativo, com foco a curto, médio e longo prazo?
4- Em relação à escolha das temáticas refletidas nas HECs, partem da necessidade real do grupo e não são importadas e distantes (com o intuito apenas de cumprir com a realização das formações)? ...
Além da autoavaliação, os coordenadores e diretores receberam um cronograma e orientações sobre as Visitas que iniciaram em agosto para acompanhamento dos planejamentos docentes. Durante a apresentação de cada turma a Equipe da SME acompanhará o planejamento e organização nos semanários dos docentes;
O intuito foi dinamizar o acompanhamento, ouvir mais a equipe gestora e relançar para o 2º semestre, em conjunto, estratégias de intervenção junto aos docentes para minimizar as dificuldades apresentadas.
Foi um encontro para avaliarmos as ações pedagógicas ocorridas no 1º semestre e refletirmos acerca das dificuldades e possibilidades pedagógicas para o 2º semestre. Tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas questões que permeiam o cotidiano pedagógico de cada unidade escolar, respondendo em tempo real pelo Google Forms com um Quiz com 31 questões para decifrarem o enigma: “Competição x Cooperação”, pois deveriam responder essas questões com sim ou não. Segue algumas questões:
1-Todos os sujeitos da comunidade escolar participaram/ se envolveram na escrita do Projeto Político Pedagógico no ano de 2023?
2- As metas do PPP são de conhecimento da equipe, se mantêm vivas e foram atingidas no que se referem ao primeiro semestre do ano de 2023?
3- Para o planejamento das Horas de Estudo Coletivo foi organizado um caminho formativo, com foco a curto, médio e longo prazo?
4- Em relação à escolha das temáticas refletidas nas HECs, partem da necessidade real do grupo e não são importadas e distantes (com o intuito apenas de cumprir com a realização das formações)? ...
Além da autoavaliação, os coordenadores e diretores receberam um cronograma e orientações sobre as Visitas que iniciaram em agosto para acompanhamento dos planejamentos docentes. Durante a apresentação de cada turma a Equipe da SME acompanhará o planejamento e organização nos semanários dos docentes;
O intuito foi dinamizar o acompanhamento, ouvir mais a equipe gestora e relançar para o 2º semestre, em conjunto, estratégias de intervenção junto aos docentes para minimizar as dificuldades apresentadas.
ENCONTRO COM GESTORES: O GESTOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, dá continuidade ao ciclo formativo para os diretores do Sistema Municipal de Ensino de Marília. Após a formação direcionada aos gestores ingressantes na rede que ocorreu no mês de julho, os trabalhos tiveram continuidade com o direcionamento para todos os demais gestores.
Os encontros aconteceram semanalmente, durante todo o mês de agosto com pequenos grupos de gestores, proporcionando uma dinâmica de interação, envolvimento, discussões e desenvolvimento do trabalho. A abertura dos encontros foi realizada pelo secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, dando ênfase para a importância do compartilhamento das ideias, troca de conhecimento, experiências e estratégia inovadoras, pontuando sobre a reflexão das práticas pedagógicas e a exploração das abordagens que enriquecem a prática diária.
A formação continuada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira liderada pelo assessor especial do gabinete do secretário municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão, que discorreu sobre o tema ‘O gestor reflexivo em uma escola reflexiva’, que abrangeu aspectos importantes do trabalho do gestor, como as atribuições do diretor de escola, normas legais necessárias ao trabalho do gestor escolar, desafio político-educacional, liderança, autonomia, eficiência e eficácia: categorias de escola, dentre outros.
Os encontros aconteceram semanalmente, durante todo o mês de agosto com pequenos grupos de gestores, proporcionando uma dinâmica de interação, envolvimento, discussões e desenvolvimento do trabalho. A abertura dos encontros foi realizada pelo secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, dando ênfase para a importância do compartilhamento das ideias, troca de conhecimento, experiências e estratégia inovadoras, pontuando sobre a reflexão das práticas pedagógicas e a exploração das abordagens que enriquecem a prática diária.
A formação continuada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira liderada pelo assessor especial do gabinete do secretário municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão, que discorreu sobre o tema ‘O gestor reflexivo em uma escola reflexiva’, que abrangeu aspectos importantes do trabalho do gestor, como as atribuições do diretor de escola, normas legais necessárias ao trabalho do gestor escolar, desafio político-educacional, liderança, autonomia, eficiência e eficácia: categorias de escola, dentre outros.
A segunda etapa foi liderada pela secretária-adjunta da educação Renata Guedes do Nascimento Azevedo, que discorreu sobre ‘Planejamento Estratégico para o segundo semestre’. A Secretaria Municipal da Educação de Marília tem buscado apoiar e capacitar os educadores e gestores, fornecendo recursos, formação e suporte necessário para que todos possam desempenhar seu papel de forma eficaz e inspiradora. Isso inclui o fortalecimento da gestão escolar e a valorização dos profissionais da educação.
LABORATÓRIOS DE IDEIAS: VISITAS INSTITUCIONAIS
As Escolas Municipais de Educação Infantil do Município de Marília estão numa busca constante pelo desenvolvimento de um trabalho de qualidade, tanto em relação à gestão democrática, quanto ao planejamento e execução de práticas pedagógicas humanizadoras.
Assim, para que haja socialização dessas buscas e conquistas, a Secretaria Municipal da Educação deu início a um ciclo formativo denominado: “Laboratório de Ideias: uma visita institucional”.
A primeira visita aconteceu na EMEI 1,2... Feijão com Arroz, no dia 10 de agosto de 2023, para que todos os professores coordenadores pudessem conhecer o projeto de educação em tempo integral que foi iniciado nesta escola, pensando-se na criança como ser integral. A diretora Fabiana Cruvinel apresentou as oficinas que acontecem no período da tarde e explicou, em linhas gerais, quais foram as mudanças empreendidas na EMEI 1,2... Feijão com Arroz nos últimos anos, em relação ao atendimento das crianças em tempo integral.
A segunda visita institucional foi na EMEI Flauta Mágica, novamente com a participação de todos os professores coordenadores, a partir da temática “Humanização na Primeira Infância”. O diretor desta Unidade Escolar, Rafael Franco Lobo, socializou quais mudanças foram feitas no sentido de propiciarem um cotidiano mais respeitoso e desenvolvente aos bebês e crianças bem pequenas que ali frequentam.
Assim, para que haja socialização dessas buscas e conquistas, a Secretaria Municipal da Educação deu início a um ciclo formativo denominado: “Laboratório de Ideias: uma visita institucional”.
A primeira visita aconteceu na EMEI 1,2... Feijão com Arroz, no dia 10 de agosto de 2023, para que todos os professores coordenadores pudessem conhecer o projeto de educação em tempo integral que foi iniciado nesta escola, pensando-se na criança como ser integral. A diretora Fabiana Cruvinel apresentou as oficinas que acontecem no período da tarde e explicou, em linhas gerais, quais foram as mudanças empreendidas na EMEI 1,2... Feijão com Arroz nos últimos anos, em relação ao atendimento das crianças em tempo integral.
A segunda visita institucional foi na EMEI Flauta Mágica, novamente com a participação de todos os professores coordenadores, a partir da temática “Humanização na Primeira Infância”. O diretor desta Unidade Escolar, Rafael Franco Lobo, socializou quais mudanças foram feitas no sentido de propiciarem um cotidiano mais respeitoso e desenvolvente aos bebês e crianças bem pequenas que ali frequentam.
PROTAGONISMO INFANTIL: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A PERSPECTIVA DA CRIANÇA
De acordo com Pasqualini (2022, p. 49), “um dos pilares centrais da Pedagogia da Infância é o protagonismo infantil. Argumenta-se que é preciso reconhecer a criança como ator principal e dar voz às crianças, penetrar em sua cultura, em seus modos próprios de sentir, pensar e agir sobre o mundo”.
Ao longo de três encontros ocorridos nos dias 31 de agosto, 14 e 28 de setembro todos os Professores Coordenadores estiveram em formação para aprofundar conhecimentos sobre o Protagonismo Infantil em um caráter ético, social, cultural e político.
Autonomia na infância, escuta atenta, a qualidade da relação entre crianças e adultos, conceito de atividade, e o papel do professor no processo de desenvolvimento das crianças foram os pontos principais dessa formação. Entre muitas atividades práticas os professores coordenadores puderam refletir sobre a realidade de suas escolas e pensar em estratégias e possibilidades para que as crianças sejam cada vez mais ativas e participantes em todos os momentos do cotidiano escolar.
Autonomia na infância, escuta atenta, a qualidade da relação entre crianças e adultos, conceito de atividade, e o papel do professor no processo de desenvolvimento das crianças foram os pontos principais dessa formação. Entre muitas atividades práticas os professores coordenadores puderam refletir sobre a realidade de suas escolas e pensar em estratégias e possibilidades para que as crianças sejam cada vez mais ativas e participantes em todos os momentos do cotidiano escolar.
ENCONTRO COM PROFESSORES DE INFANTIL II - LINGUAGEM MATEMÁTICA
No dia 20 de setembro todos os professores das turmas de Infantil II, totalizando 149 profissionais, estiveram presentes na UNIVEM para formação sobre a linguagem matemática.
O conhecimento matemático recebe destaque no currículo na Educação Infantil não por ser julgado mais importante que os outros, mas porque se torna necessário apropriar-se desse produto social que envolve a vida da criança e relacioná-lo no processo de investigação e de motivação à descoberta, ao conhecimento do mundo e ao gosto pelo conhecimento. Nesse sentido, a formação destacou a origem social do uso da matemática que surgiu a partir de necessidades humanas, e ao ser trazido para o universo da criança não pode fugir disso.
Na ocasião os presentes puderam refletir sobre a linguagem matemática a partir do campo de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e do planejamento semanal do professor, bem como possibilidades do trabalho com a linguagem matemática a partir da resolução de problemas e contextos investigativos.
O conhecimento matemático recebe destaque no currículo na Educação Infantil não por ser julgado mais importante que os outros, mas porque se torna necessário apropriar-se desse produto social que envolve a vida da criança e relacioná-lo no processo de investigação e de motivação à descoberta, ao conhecimento do mundo e ao gosto pelo conhecimento. Nesse sentido, a formação destacou a origem social do uso da matemática que surgiu a partir de necessidades humanas, e ao ser trazido para o universo da criança não pode fugir disso.
Na ocasião os presentes puderam refletir sobre a linguagem matemática a partir do campo de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e do planejamento semanal do professor, bem como possibilidades do trabalho com a linguagem matemática a partir da resolução de problemas e contextos investigativos.
AÇÕES INVESTIGATIVAS: DA EXPLORAÇÃO À INVESTIGAÇÃO
A Secretaria Municipal da Educação e Equipe Pedagógica de EMEI nos dias 05, 26, 30 e 31/10 realizaram os encontros intitulados: Intenções investigativas: da exploração à investigação.
No primeiro encontro dialogamos sobre: O que é investigar? Os materiais e as materialidades, vivenciamos o Laboratório das materialidades, inferindo na potência da investigação, que vai além da exploração e alcança as combinações e transformações dos materiais.
O segundo encontro trouxe potentes indagações acerca do lugar do professor ao planejar: Atividades dirigidas x Intenção investigativas, em detrimento a Autonomia da criança e Dependência do adulto, permitindo que as crianças investiguem a partir de suas próprias iniciativas e interesses.
No último encontro os professores coordenadores tiveram a oportunidade de materializar as reflexões dos encontros anteriores escrevendo ações investigativas a partir da exploração dos materiais vivenciados no Laboratório das Materialidades. Os professores coordenadores das escolas que atendem crianças pequenas também tiveram a oportunidade ampliar seus saberes sobre os projetos investigativos.
No primeiro encontro dialogamos sobre: O que é investigar? Os materiais e as materialidades, vivenciamos o Laboratório das materialidades, inferindo na potência da investigação, que vai além da exploração e alcança as combinações e transformações dos materiais.
O segundo encontro trouxe potentes indagações acerca do lugar do professor ao planejar: Atividades dirigidas x Intenção investigativas, em detrimento a Autonomia da criança e Dependência do adulto, permitindo que as crianças investiguem a partir de suas próprias iniciativas e interesses.
No último encontro os professores coordenadores tiveram a oportunidade de materializar as reflexões dos encontros anteriores escrevendo ações investigativas a partir da exploração dos materiais vivenciados no Laboratório das Materialidades. Os professores coordenadores das escolas que atendem crianças pequenas também tiveram a oportunidade ampliar seus saberes sobre os projetos investigativos.
ENCONTRO REGIONAL DE EDUCADORES E LIDERANÇAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA COM ANTONIO NÓVOA E IVANILDE MOREIRA
Encontro regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, a Undime SP, realizado nesta segunda-feira, dia 16 de outubro de 2023, no teatro municipal de Marília, celebrou com duas significativas conferências o Dia do Professor e da Professora, comemorado domingo, 15 de outubro. A realização contou com apoio e promoção da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação de Marília. Mais de 400 educadores, entre diretores, professores, coordenadores da rede municipal de ensino de Marília e de várias cidades do Estado de São Paulo participaram do evento. As conferências foram ministradas pela educadora e pesquisadora Ivanilde Moreira, que abordou o processo de alfabetização na estrutura educacional brasileira, e o autor de renome internacional, António Nóvoa.
I CONGRESSO DE DEUCAÇÃO - PRO DOCÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação realizaram entre quinta-feira, dia 19, e sexta-feira, dia 20, o I Congresso de Educação Pró Docência Marília. A abertura oficial aconteceu às 19 horas de quinta-feira, dia 19, no espaço Golden Palace, no distrito de Lácio. A solenidade contou com as presenças de centenas de educadores da rede municipal, do secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi e dos conferencistas Renato e Ronaldo Casagrande, presidente e vice-presidente do Instituto Casagrande, respectivamente.
Evento histórico reuniu educadores, gestores e supervisores escolares para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município. Todos os educadores da rede municipal de Educação (professores, diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos) participaram da formação continuada. Durante os dois dias de evento, renomados palestrantes como Zita Lago, Joe Garcia, Rita de Cassia Martins, Larissa Kovalski Kautzmann, Gilvana Meslin de Oliveira, Cipriano Luckesi, Leticia Lyle, Emília Cipriano e Renato Casagrande compartilharam suas visões sobre as transformações necessárias na educação para enfrentar os desafios do Século XXI. Tópicos como tecnologia na sala de aula, aprendizagem ativa, inclusão digital e práticas pedagógicas inovadoras estiveram no centro das discussões.
Evento histórico reuniu educadores, gestores e supervisores escolares para discutir e compartilhar ideias sobre o futuro da educação do Município. Todos os educadores da rede municipal de Educação (professores, diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos) participaram da formação continuada. Durante os dois dias de evento, renomados palestrantes como Zita Lago, Joe Garcia, Rita de Cassia Martins, Larissa Kovalski Kautzmann, Gilvana Meslin de Oliveira, Cipriano Luckesi, Leticia Lyle, Emília Cipriano e Renato Casagrande compartilharam suas visões sobre as transformações necessárias na educação para enfrentar os desafios do Século XXI. Tópicos como tecnologia na sala de aula, aprendizagem ativa, inclusão digital e práticas pedagógicas inovadoras estiveram no centro das discussões.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2023
Todos os diretores e professores coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil participaram da reunião sobre a Avaliação Institucional referente ao ano de 2023. O ato de avaliar é essencial ao processo de melhoria na qualidade do atendimento, pois avaliar envolve, dentre outros fatores, identificar, dimensionar e buscar atender às necessidades da instituição que não foram sanadas ao longo do ano letivo. Além disso, a avaliação institucional é um instrumento da gestão democrática: ela deve ser construída por todos os participantes da ação educativa, abrangendo condições, processos e práticas pedagógicas coerentes com a oferta de uma educação de qualidade.
A reunião aconteceu no auditório da Saúde (prédio da Secretaria Municipal de Saúde), na tarde do dia 09/11/2023, e foi conduzida pela Supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira.
Na ocasião os gestores também dialogaram sobre o período de inserção para o ano letivo de 2024, pensando na organização do calendário escolar e na acolhida das crianças e suas famílias.
A reunião aconteceu no auditório da Saúde (prédio da Secretaria Municipal de Saúde), na tarde do dia 09/11/2023, e foi conduzida pela Supervisora da Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira.
Na ocasião os gestores também dialogaram sobre o período de inserção para o ano letivo de 2024, pensando na organização do calendário escolar e na acolhida das crianças e suas famílias.