PROJETOS 2023-2024
PROJETOS DE TRABALHO
Projetos de trabalho são caracterizados por situações didáticas que oferecem contextos nos quais o estudo ganha sentido e aparece como uma atividade que se orienta para a realização de um propósito claro.
Essa é a modalidade organizativa abrangente, que possui como característica fundamental ações que devem ser organizadas de maneira conjunta e cooperativa entre professor e alunos, na perspectiva de responder uma ou mais questões e resolver um problema da realidade física ou social.
O trabalho com projeto didático oportuniza vivenciar de forma inovadora diversos aspectos do meio em que está inserido, sendo também uma forma de favorecer a interdisciplinaridade e a contextualização, aspectos de grande relevância na formação escolar do estudante, comprovando que as diversas áreas do conhecimento se complementam e dialogam entre si sobre os mais diversos temas.
PROJETO NENHUM A MENOS
As crianças aprendem a ler e escrever do mesmo modo que aprendem a falar e ouvir, e pela mesma razão: a necessidade. Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa e que, quando inserida em um ambiente alfabetizador que promove situações reais de leitura e escrita, tem amplas oportunidades de desenvolver as habilidades e competências previstas para o ano de escolaridade.
O direito fundamental de aprender a resolver problemas e a ler e escrever textos diversificados de diferentes suportes é garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o professor, visto como o mediador desse processo, tem como incumbência principal a organização de um ambiente capaz de estimular o aprendiz, selecionando recursos variados para o desenvolver de práticas metodológicas instigantes e desafiadoras.
Nesse sentido, foi proposta a implementação do referido projeto, com o intuito de oportunizar atividades diferenciadas voltadas aos alunos de 1º a 5º ano que apresentaram dificuldades na aquisição do sistema alfabético de escrita, da compreensão leitora e do letramento matemático, conforme indicadores apontados nas avaliações diagnósticas iniciais propostas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A Educação Integral reconhece os alunos como sujeitos de direitos e atores sociais com expressão e linguagens singulares, valorizando e reconhecendo saberes, fazeres e sentimentos expressados por meio do universo simbólico e artístico.
Nas Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Marília, o empreendedorismo tornou-se um dos focos das Oficinas de Enriquecimento Curricular de Protagonismo, sendo essa temática abordada por meio da metodologia de resolução de problemas, permitindo aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, de construir a autonomia, de saber selecionar as informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações.
Visando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de natureza prática, inovadora e integrada, almejando o desenvolver da criatividade e autonomia, foi estabelecida parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade privada que atua como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e a sustentabilidade.
O trabalho proposto versa sobre o conteúdo abordado na coleção “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), elaborada pelo SEBRAE, objetivando incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.
A culminância de todo esse trabalho é a realização de uma feira de empreendedorismo organizada pelos alunos participantes do projeto reunindo toda a comunidade escolar e familiares dos envolvidos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO BULLIYNG
Conscientização, prevenção e combate à intimidação sistemática nas escolas
O Bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015.
As práticas de Bullying podem ocasionar às suas vítimas dificuldade de socialização e da tomada de iniciativas e de decisões, comprometimento no processo de aprendizagem, déficit de concentração, queda no rendimento escolar e doenças de fundo emocional.
Nessa perspectiva, torna-se necessário criar em nossas escolas uma rede de tolerância, de diálogo e de respeito que possa fortalecer os vínculos afetivos e favorecer oportunidades de colaboração entre escola e família, reafirmando o compromisso com a educação integral das crianças, conforme preconizado na Proposta Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que rege o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Diante do exposto, o referido projeto institucional tem por característica central a conscientização, a prevenção e o combate à intimidação sistemática nas escolas, sendo criados espaços que possibilitem a (re)construção de relações saudáveis e emoções positivas que auxiliam o pensar e o agir de forma harmoniosa, resiliente, tolerante, empática e consciente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
P R O E R D
O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade, comprometendo o futuro e a qualidade das relações sociais como um todo.
Num esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi instituído no intuito de preparar crianças e adolescentes para escolhas seguras e responsáveis para a autocondução de suas vidas.
Assim, semanalmente, durante um semestre, atividades educacionais são desenvolvidas pelo Policial PROERD em turmas de 5º ano, sendo abordadas diferentes estratégias preventivas com o objetivo de afastar os alunos da violência e das drogas.
O conteúdo didático abordado por esse programa educacional perpassa pelas seguintes temáticas: noções de cidadania, segurança pessoal, autoestima, formas de se evitar a violência, resistência à pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), entre outras.
No final do semestre, os alunos são convidados a produzirem um texto sobre sua experiência com o PROERD e ainda fazerem parte de uma solenidade para entrega dos certificados de participação no programa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.
Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.
Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser implementado na Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO POEMAS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Considerando que os poemas traduzem sentimentos que buscam entender a vida e as pessoas, a abordagem desse gênero textual deve fazer parte da educação dos nossos alunos que, inseridos em situações diversas de leitura, poderão ter acesso ao saber e à cultura letrada.
Conforme já previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Proposta Curricular do Ensino Fundamental que orientam as práticas metodológicas das escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, o trabalho de leitura e escrita de textos de gêneros diversificados deve ser incentivada desde os anos iniciais, sendo a exploração feita de forma contextualizada e sistemática, abordando atividades significativas e enriquecedoras sobre poemas e poesias.
Neste sentido, o presente projeto é proposto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central do trabalho pedagógico a apreciação, o estudo e a elaboração de poemas pelos alunos, tendo como culminância a apresentação das obras criadas em saraus, exposições e feiras culturais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA LEITURA EM CASA
Considerando que a leitura é a mãe de todas as outras competências, o Programa “Leitura em Casa” foi instituído como política permanente do Sistema Municipal de Ensino de Marília em 2022.
Na ocasião, foi distribuído um kit composto por quatro obras literárias, de acordo com a faixa etária dos alunos de 1º ao 5º ano, sendo os livros enviados para casa a fim de incentivar a formação leitora das crianças e fortalecer a integração família-escola.
A implementação do referido programa justifica-se pelo fato de a leitura ser capaz de propiciar o desenvolvimento global do ser humano, uma vez que ler estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, amplia a capacidade de escrita, aprimora a capacidade interpretativa e proporciona ao leitor vasto conhecimento de mundo.
Após orientações prestadas aos alunos e pais/responsáveis quanto aos cuidados e a utilização do kit de material de leitura recebido, atividades pedagógicas foram propostas pelos docentes a partir das temáticas abordadas nos livros de Literatura Infantil distribuídos.
PROJETO NENHUM A MENOS
As crianças aprendem a ler e escrever do mesmo modo que aprendem a falar e ouvir, e pela mesma razão: a necessidade. Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa e que, quando inserida em um ambiente alfabetizador que promove situações reais de leitura e escrita, tem amplas oportunidades de desenvolver as habilidades e competências previstas para o ano de escolaridade.
O direito fundamental de aprender a resolver problemas e a ler e escrever textos diversificados de diferentes suportes é garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o professor, visto como o mediador desse processo, tem como incumbência principal a organização de um ambiente capaz de estimular o aprendiz, selecionando recursos variados para o desenvolver de práticas metodológicas instigantes e desafiadoras.
Nesse sentido, foi proposta a implementação do referido projeto desde 2023, com o intuito de oportunizar atividades diferenciadas voltadas aos alunos de 1º a 5º ano que apresentaram dificuldades na aquisição do sistema alfabético de escrita, da compreensão leitora e do letramento matemático, conforme indicadores apontados nas avaliações diagnósticas iniciais propostas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A Educação Integral reconhece os alunos como sujeitos de direitos e atores sociais com expressão e linguagens singulares, valorizando e reconhecendo saberes, fazeres e sentimentos expressados por meio do universo simbólico e artístico.
Nas Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Marília, o empreendedorismo tornou-se um dos focos das Oficinas de Enriquecimento Curricular de Protagonismo, sendo essa temática abordada por meio da metodologia de resolução de problemas, permitindo aos alunos o desenvolvimento da capacidade de questionar e procurar respostas, de construir a autonomia, de saber selecionar as informações, processá-las e aplicá-las de modo adequado às diversas situações.
Visando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de natureza prática, inovadora e integrada, almejando o desenvolver da criatividade e autonomia, foi estabelecida parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade privada que atua como agente de capacitação e estímulo ao empreendedorismo e a sustentabilidade.
O trabalho proposto versa sobre o conteúdo abordado na coleção “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), elaborada pelo SEBRAE, objetivando incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.
A culminância de todo esse trabalho é a realização de uma feira de empreendedorismo organizada pelos alunos participantes do projeto reunindo toda a comunidade escolar e familiares dos envolvidos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO BULLIYNG
Conscientização, prevenção e combate à intimidação sistemática nas escolas
O Bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015.
As práticas de Bullying podem ocasionar às suas vítimas dificuldade de socialização e da tomada de iniciativas e de decisões, comprometimento no processo de aprendizagem, déficit de concentração, queda no rendimento escolar e doenças de fundo emocional.
Nessa perspectiva, torna-se necessário criar em nossas escolas uma rede de tolerância, de diálogo e de respeito que possa fortalecer os vínculos afetivos e favorecer oportunidades de colaboração entre escola e família, reafirmando o compromisso com a educação integral das crianças, conforme preconizado na Proposta Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que rege o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Diante do exposto, o referido projeto institucional tem por característica central a conscientização, a prevenção e o combate à intimidação sistemática nas escolas, sendo criados espaços que possibilitem a (re)construção de relações saudáveis e emoções positivas que auxiliam o pensar e o agir de forma harmoniosa, resiliente, tolerante, empática e consciente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROERD
O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade, comprometendo o futuro e a qualidade das relações sociais como um todo.
Num esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi instituído no intuito de preparar crianças e adolescentes para escolhas seguras e responsáveis para a autocondução de suas vidas.
Assim, semanalmente, durante um semestre, atividades educacionais são desenvolvidas pelo Policial PROERD em turmas de 5º ano, sendo abordadas diferentes estratégias preventivas com o objetivo de afastar os alunos da violência e das drogas.
O conteúdo didático abordado por esse programa educacional perpassa pelas seguintes temáticas: noções de cidadania, segurança pessoal, autoestima, formas de se evitar a violência, resistência à pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro), entre outras.
No final do semestre, os alunos são convidados a produzirem um texto sobre sua experiência com o PROERD e ainda fazerem parte de uma solenidade para entrega dos certificados de participação no programa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA
Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada tanto em qualidade como quantidade, pois a natureza daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva, longa e saudável.
Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.
Neste sentido, a Secretaria da Educação de Marília propõe o presente projeto para ser desenvolvido nas Unidades Escolares pertencentes à Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO POEMAS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Considerando que os poemas traduzem sentimentos que buscam entender a vida e as pessoas, a abordagem desse gênero textual deve fazer parte da educação dos nossos alunos que, inseridos em situações diversas de leitura, poderão ter acesso ao saber e à cultura letrada.
Conforme já previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Proposta Curricular do Ensino Fundamental que orientam as práticas metodológicas das escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília, o trabalho de leitura e escrita de textos de gêneros diversificados deve ser incentivada desde os anos iniciais, sendo a exploração feita de forma contextualizada e sistemática, abordando atividades significativas e enriquecedoras sobre poemas e poesias.
Neste sentido, o presente projeto é proposto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como foco central do trabalho pedagógico a apreciação, o estudo e a elaboração de poemas pelos alunos, tendo como culminância a apresentação das obras criadas em saraus, exposições e feiras culturais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA LEITURA EM CASA
Considerando que a leitura é a mãe de todas as outras competências, o Programa “Leitura em Casa” foi instituído como política permanente do Sistema Municipal de Ensino de Marília desde o ano de 2022. Na ocasião, foi distribuído um kit composto por quatro obras literárias, de acordo com a faixa etária dos alunos de 1º ao 5º ano.
No início desse ano letivo, as crianças foram novamente contempladas com outras quatro obras literárias que foram enviadas para a casa, a fim de incentivar a formação leitora dos alunos e fortalecer a integração família-escola.
A implementação do referido programa justifica-se pelo fato de a leitura ser capaz de propiciar o desenvolvimento global do ser humano, uma vez que ler estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, amplia a capacidade de escrita, aprimora a capacidade interpretativa e proporciona ao leitor vasto conhecimento de mundo.
Após orientações prestadas aos alunos e pais/responsáveis quanto aos cuidados e a utilização do kit de material de leitura recebido, atividades pedagógicas foram propostas pelos docentes a partir das temáticas abordadas nos livros de Literatura Infantil distribuídos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), o trânsito é um termo que se refere ao movimento de veículos, pedestres e animais nas vias públicas. É um fenômeno presente em todas as cidades e regiões urbanas, estando diretamente relacionado à mobilidade e ao transporte.
Existem muitas razões pelas quais o trânsito vem ganhando centralidade e uma delas se refere ao compartilhamento do espaço urbano. Com cidades cada vez maiores, o arranjo formado pela necessidade de locomoção é cada vez mais complexa.
Sendo o trânsito seguro um direito de todos, uma cultura orientada pela tolerância e respeito deve ser desenvolvida entre as crianças em fase escolar com vistas ao desenvolvimento da cidadania plena.
Diante do exposto, a exploração dessa temática em sala de aula busca contribuir efetivamente na proteção e valorização da vida, tendo como meta primordial a formação de novos condutores dotados de uma postura mais adequada e consciente no trânsito, impactando na educação dos jovens para o exercício da cidadania no espaço público, sejam eles pedestres, passageiros, ciclistas ou condutores.