13/09/2023
Projeto Investigativo: "QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE INSETOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA NOSSA ESCOLA?"
Turma dos Caçadores - Infantil II B com a professora Aline.
"Eita, que formiga é essa? Vamos pesquisar?"
Brincando no parque a turma dos caçadores encontrou e seguiu uma formiga até seu formigueiro, o inseto carregava um pedaço de flor enorme e não desistiu do objeto, mesmo tendo um percurso enorme a vencer. As crianças acostumadas com pesquisas, não desistiram de observá-la e de registrarem suas observações.
Pronto, com a curiosidade fervilhante a professora aproveitou e organizou um momento para colocarem no papal o plano de trabalho e com isso, as hipóteses foram surgindo sendo validadas ou refutadas.
As perguntas eram muitas:
De que espécie ela é?
O que faz aqui no quintal da escola?
Como se organizam dentro de um formigueiro?
Por que levava aquela flor tão grande?
Será possível conviver em harmonia com insetos tão vorazes?
E assim seguiram com as pesquisas por meses.
Agora chegou a hora de divulgar os conhecimentos e compartilhar com as demais turmas o que aprenderam.
Esse é um trabalho de cultura participativa e o educador Freinet nos alerta, que se quisermos crianças inteligentes, críticas e autônomas, devemos parar de colocá-las em moldes e devemos estimular sua curiosidade, audácia e criatividade. Devemos ficar felizes quando elas se desviam dos caminhos que propomos, pois é essa inquietação o combustível para o aprendizado.
"Eita, que formiga é essa? Vamos pesquisar?"
Brincando no parque a turma dos caçadores encontrou e seguiu uma formiga até seu formigueiro, o inseto carregava um pedaço de flor enorme e não desistiu do objeto, mesmo tendo um percurso enorme a vencer. As crianças acostumadas com pesquisas, não desistiram de observá-la e de registrarem suas observações.
Pronto, com a curiosidade fervilhante a professora aproveitou e organizou um momento para colocarem no papal o plano de trabalho e com isso, as hipóteses foram surgindo sendo validadas ou refutadas.
As perguntas eram muitas:
De que espécie ela é?
O que faz aqui no quintal da escola?
Como se organizam dentro de um formigueiro?
Por que levava aquela flor tão grande?
Será possível conviver em harmonia com insetos tão vorazes?
E assim seguiram com as pesquisas por meses.
Agora chegou a hora de divulgar os conhecimentos e compartilhar com as demais turmas o que aprenderam.
Esse é um trabalho de cultura participativa e o educador Freinet nos alerta, que se quisermos crianças inteligentes, críticas e autônomas, devemos parar de colocá-las em moldes e devemos estimular sua curiosidade, audácia e criatividade. Devemos ficar felizes quando elas se desviam dos caminhos que propomos, pois é essa inquietação o combustível para o aprendizado.