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Aulas de robótica impulsionam inovação e engajamento na Rede Municipal de Ensino de Marília
Terça, 19/08/2025
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Programa conecta diferentes áreas do conhecimento, estimula a criatividade e transforma a rotina dos estudantes
As aulas de robótica em Marília/SP vêm despertando mais do que curiosidade. Elas estão transformando a forma como os alunos aprendem, colaboram e se desenvolvem. Em diferentes escolas, professores e orientadores têm observado impactos positivos tanto na aprendizagem quanto no comportamento das turmas. Os relatos mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.
Presente na rotina de mais de 10 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o programa de robótica educacional fortalece o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com metodologias ativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e à cultura maker. A proposta contribui para a inclusão da tecnologia no cotidiano escolar e prepara os estudantes para os desafios do século XXI.
Os professores da Rede Municipal de Ensino destacam o entusiasmo dos alunos durante as atividades. “As crianças se envolvem de um jeito diferente. Gera curiosidade, os olhos deles brilham”, conta a docente Renata Garcia, da EMEF Profº Célio Corradi. Durante as aulas, o ‘erro’ é trabalhado como parte do processo, e o respeito ao papel de cada um, assim como o valor da cooperação. “Eles aprendem brincando e nem percebem o quanto estão desenvolvendo”, acrescenta.
A professora Maria Isabel, da EMEF Profª Sofia Teixeira Barbosa, ressalta o impacto positivo na concentração e no comportamento da turma. “Foi notável o progresso de todos e o desenvolvimento de habilidades como cooperação, colaboração, concentração, respeito, autonomia e liderança”, compartilha a docente. E complementa. “As aulas foram muito além do que o esperado, com aspecto transformador possível de perceber inclusive em sala de aula, pois o raciocínio lógico melhorou muito após as aulas de robótica”.
A professora Lígia Aukar, da EMEF Profª Nicácia Garcia Gil, também observou avanços significativos, em especial no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. “No início havia impaciência e conflitos. Mas com o apoio das orientadoras e um bom trabalho de mediação, os alunos passaram a trabalhar melhor em grupo, com mais foco, persistência e harmonia”, compartilha a docente.
Melhora a Interdisciplinaridade
Com base em metodologias ativas, as atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação. Essas competências são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração.
Além de desenvolver raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, as aulas de tecnologia também têm fortalecido diferentes disciplinas. O orientador educacional Leonardo Ferrari explica que a robótica educacional vai muito além da programação e da montagem, pois ela permite a interdisciplinaridade. “Ela integra saberes como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, promove a consciência ecológica e valores como colaboração e respeito. Trata-se de uma formação que prepara mentes para o futuro digital e para uma vida plena”, explica Leonardo Ferrari.
Protagonismo dos alunos
Para a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, as aulas reforçam o papel fundamental dos professores no protagonismo dos alunos. “É por meio de planejamento intencional e mediação que se desenvolvem as inúmeras habilidades que o programa de tecnologia educacional permite explorar. Com iniciativas como essa, Marília reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às exigências contemporâneas e ao futuro dos estudantes”, ressalta a secretária.
O prefeito Vinicius Camarinha comemora o sucesso da inovação tecnológica e a melhoria do padrão de qualidade do ensino no município. “Assumimos este compromisso na nossa campanha. A Educação é prioridade do nosso governo. Temos feito vários investimentos no setor, como a aquisição de materiais escolares, melhoramos o cardápio da merenda, promovemos a compra de uniformes, contratamos novos cuidadores e aumentamos as vagas nas creches. Tudo isso para garantir um ensino de qualidade e para que os nossos alunos tenham as melhores condições para o seu aprendizado. Esta é a Marília que cuida de todos”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
Fotos: Divulgação
As aulas de robótica em Marília/SP vêm despertando mais do que curiosidade. Elas estão transformando a forma como os alunos aprendem, colaboram e se desenvolvem. Em diferentes escolas, professores e orientadores têm observado impactos positivos tanto na aprendizagem quanto no comportamento das turmas. Os relatos mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.
Presente na rotina de mais de 10 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o programa de robótica educacional fortalece o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com metodologias ativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e à cultura maker. A proposta contribui para a inclusão da tecnologia no cotidiano escolar e prepara os estudantes para os desafios do século XXI.
Os professores da Rede Municipal de Ensino destacam o entusiasmo dos alunos durante as atividades. “As crianças se envolvem de um jeito diferente. Gera curiosidade, os olhos deles brilham”, conta a docente Renata Garcia, da EMEF Profº Célio Corradi. Durante as aulas, o ‘erro’ é trabalhado como parte do processo, e o respeito ao papel de cada um, assim como o valor da cooperação. “Eles aprendem brincando e nem percebem o quanto estão desenvolvendo”, acrescenta.
A professora Maria Isabel, da EMEF Profª Sofia Teixeira Barbosa, ressalta o impacto positivo na concentração e no comportamento da turma. “Foi notável o progresso de todos e o desenvolvimento de habilidades como cooperação, colaboração, concentração, respeito, autonomia e liderança”, compartilha a docente. E complementa. “As aulas foram muito além do que o esperado, com aspecto transformador possível de perceber inclusive em sala de aula, pois o raciocínio lógico melhorou muito após as aulas de robótica”.
A professora Lígia Aukar, da EMEF Profª Nicácia Garcia Gil, também observou avanços significativos, em especial no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. “No início havia impaciência e conflitos. Mas com o apoio das orientadoras e um bom trabalho de mediação, os alunos passaram a trabalhar melhor em grupo, com mais foco, persistência e harmonia”, compartilha a docente.
Melhora a Interdisciplinaridade
Com base em metodologias ativas, as atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação. Essas competências são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração.
Além de desenvolver raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, as aulas de tecnologia também têm fortalecido diferentes disciplinas. O orientador educacional Leonardo Ferrari explica que a robótica educacional vai muito além da programação e da montagem, pois ela permite a interdisciplinaridade. “Ela integra saberes como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, promove a consciência ecológica e valores como colaboração e respeito. Trata-se de uma formação que prepara mentes para o futuro digital e para uma vida plena”, explica Leonardo Ferrari.
Protagonismo dos alunos
Para a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, as aulas reforçam o papel fundamental dos professores no protagonismo dos alunos. “É por meio de planejamento intencional e mediação que se desenvolvem as inúmeras habilidades que o programa de tecnologia educacional permite explorar. Com iniciativas como essa, Marília reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às exigências contemporâneas e ao futuro dos estudantes”, ressalta a secretária.
O prefeito Vinicius Camarinha comemora o sucesso da inovação tecnológica e a melhoria do padrão de qualidade do ensino no município. “Assumimos este compromisso na nossa campanha. A Educação é prioridade do nosso governo. Temos feito vários investimentos no setor, como a aquisição de materiais escolares, melhoramos o cardápio da merenda, promovemos a compra de uniformes, contratamos novos cuidadores e aumentamos as vagas nas creches. Tudo isso para garantir um ensino de qualidade e para que os nossos alunos tenham as melhores condições para o seu aprendizado. Esta é a Marília que cuida de todos”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
Fotos: Divulgação
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