Educação Municipal de Marília inicia nova jornada do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ e busca manter alto índice que valeu prêmio em 2023

Quinta, 18/04/2024

Marília foi sede do 1º Encontro Regional do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’, nesta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024. Esse foi o primeiro passo da nova jornada da Secretaria Municipal de Educação de Marília na manutenção do alto índice de desempenho que valeu prêmio entregue pelo Governo do Estado à Prefeitura Municipal de Marília, em 2023.

O troféu, que foi recebido pelo prefeito Daniel Alonso (PL), é devido ao desempenho na alfabetização de crianças e na fluência leitora. O Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e busca alcançar a meta de ter 90% dos estudantes da rede pública alfabetizados até 2026. Contempla ainda um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

O evento desta quinta-feira, dia 18, foi realizado no auditório ‘Shunji Nishimura’, do Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha (Univem), e tem como objetivo a formação de docentes alfabetizadores para 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O encontro foi dirigido pelo Polo Regional 15, que é composto pelas cidades de Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Piraju, Marília e Avaré.

As equipes receberam informações sobre o programa e foram apresentados à Proposta de Formação de Professores Alfabetizadores 2024, com foco no desenvolvimento da escrita, da interpretação de texto e da leitura para os alunos dos Anos Iniciais.

A capacitação será feita em encontros on-line e presenciais, totalizando 96 horas, com formação desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).

O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, ressaltou a importância da realização do evento. “Garantir a eficiência da Alfabetização de nossas crianças é papel fundamental da Educação. Para esse intuito, desenvolver estratégias com os professores que atuam nessa etapa é  ponto imprescindível para que isso, de fato, ocorra”, comentou.

Já o prefeito Daniel Alonso destacou que “é gratificante para nosso município sediar tal iniciativa. Nosso objetivo é o desenvolvimento pleno de nossa região, por isso contamos sempre com o apoio de nossa administração”, finalizou.

19/04/2024