JUN
02
Estudantes da Emef Célio Corradi participam do lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil
Sexta, 02/06/2023
EMEF
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Ação aconteceu na terça-feira, dia 30 de maio, e visou sensibilizar sobre as consequências do trabalho precoce
O 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, realizou em 30 de maio de 2023 ação que marcou o lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil. Esta campanha tem como objetivo estimular a conscientização e incentivar ações promotoras de combate a esta prática, além de disseminar a temática do trabalho infantil junto às escolas, famílias, sociedade civil organizada, jovens e a classe empresarial sobre as consequências do trabalho precoce.
O lançamento aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, com os alunos do 4º ano A da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Célio Corradi e o evento foi marcado como a primeira ação realizada, em cumprimento da agenda devidamente planejada pela comissão com muitas outras ações que serão realizadas durante todo o mês de junho: mês de combate ao trabalho infantil.
Os alunos presentes participaram da “Oficina Pedagógica para confecção de cartazes sobre o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, momento este em que todos tiveram a oportunidade de ouvir sobre o tema, discutir, aprender e trazer contribuições pertinentes numa boa “roda de conversa”.
A culminância da proposta trabalhada foi a confecção de cartazes temáticos pelos alunos, que foram organizados em grupos, onde todos puderam participar se expressando através da arte, utilizando como recursos recortes, pinturas com tintas, desenhos, textos e outras formas de expressão. Esses cartazes serão utilizados na passeata que acontecerá no dia 12 de junho de 2023, na rua São Luiz, sendo mais uma das ações para o mês de junho, organizada pela Comissão que é representada por várias secretarias do Município de Marília: Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos, Educação e Saúde, bem como representantes da Educação Estadual e Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
A programação para o mês de combate ao trabalho infantil inclui atividades educativas tais como, capacitação dos profissionais que atuam na Secretaria dos Direitos Humanos, roda de conversa com o Grêmio Estudantil das escolas estaduais do município por meio do encontro na Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), roda de conversa com os adolescentes da MSE/LA (Medida Sócio Educativas Liberdade Assistida) no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), passeata com os usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Formação de Vínculos) de Padre Nóbrega na avenida São Luiz, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do no Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Santa Antonieta, Roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social )Teotônio Vilela, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Rosa Modelli, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Padre Nóbrega, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão de Rosália, capacitação dos profissionais do Centro Pop, Abordagem Social e CREAS sobre o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), roda de conversa com os aprendizes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
A Secretaria Municipal da Educação fará a disseminação do tema através de material audiovisual enviado para todas as Emefs para divulgação, sensibilização e informação, fomentando a discussão e o diálogo com os alunos durante as aulas de informática. “Infância é tempo de sonhar, brincar e estudar. Trabalhar nesta fase da vida pode ter impactos negativos graves sobre o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de prejudicar a formação escolar. Por isso a necessidade de falarmos e entendermos sobre o tema”, enfatizou a supervisora professora Daniela Rigoldi Del Nero Mota.
Fotos: Divulgação
Fotos vinculadas
02/06/2023
Estudantes da Emef Célio Corradi participam do lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil
Veja também
Mais notícias da categoria EMEF

QUARTA, 05 MAR 2025
Prefeitura abre inscrições para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
De acordo com a Secretaria da Educação podem se matricular as pessoas com 15 anos ou mais de idade, que não concluíram até a 5ª série do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – abriu nesta...

TERÇA, 25 FEV 2025
Prefeitura promove curso de capacitação em inglês para professores de EMEF
Compartilhamento de conhecimento entre professores é prática que melhora o ensino
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nos dias 13 e 20 de fevereiro um curso de capacitação em inglês para os...

SÁBADO, 08 FEV 2025
Secretária da Educação vistoria as obras da EMEF Gov. Mário Covas
Acompanhamento das obras também garantiu proximidade com a comunidade
A secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro, realizou na última quarta-feira (5), uma visita na EMEF “Governador Mário Covas”, localizada no Jardim...