Governo de Marília sanciona Lei que garante o piso nacional e eleva os salários dos professores da rede municipal

Quarta, 24/05/2023
Solenidade realizada no auditório do 2º andar da Prefeitura contou com professoras, diretoras, secretários e vereadores

O governo municipal de Marília, através do prefeito Daniel Alonso, sancionou a Lei aprovada segunda-feira, dia 22 de maio de 2023 e que permitiu aos professores e educadores da rede municipal de ensino o piso nacional do magistério. Exigência federal, o reajuste representou ganho significativo no pagamento da hora-aula para docentes de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), bem como aos docentes de Educação Física, de Libras, Inglês da Educação Básica e da Educação Especial. Os novos valores são válidos a partir de 1º de maio, ou seja, serão lançados já no próximo pagamento.

Realizado no auditório do segundo andar do Paço Municipal, o ato da sanção reuniu educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais, prefeito Daniel Alonso, vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretários Helter Bochi (Educação), Cássio Luiz Pinto (Administração), Delegado Wilson Damasceno (Assistência e Desenvolvimento Social), Ramiro Bonfietti (Fazenda e Planejamento Econômico), Levi Gomes (chefe de gabinete), Dr Alysson Alex (Assessor Especial de Governo) e os vereadores Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), vice-presidente do Legislativo, Professora Daniela (PL), Marcos Santana Rezende (PSD), Vânia Ramos (Republicanos) e Sergio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB). Ao discursarem, as autoridades e secretários, enalteceram o compromisso do prefeito Daniel Alonso e do vice-prefeito Cícero do Ceasa em manter o permanente reconhecimento e valorização dos servidores.

Aprovado de forma unânime em sessão ordinária do Legislativo mariliense, o Projeto de Lei Complementar (PLC) n.º 10/2023, de autoria do Poder Executivo, equipara os salários dos educadores da rede municipal de ensino ao piso nacional dos professores, seguindo a determinação do Governo Federal que padronizou nacionalmente a remuneração dos educadores do Brasil. “O reconhecimento é significativo, pois ainda persiste, lamentavelmente, a impressão folclórica de que a profissão de professor é algo devocional, que não necessita de compensação financeira. O que estamos assistindo em Marília é a realidade do reconhecimento, da valorização, justamente através de melhores salários”, afirmou a diretora da Emei Sambalelê, Izadora Maleski Serrano, que é doutoranda em Educação pela Unesp.

Durante o ato, a diretora Ana Paula Galante, da rede municipal, discursou em nome das educadoras e agradeceu a conquista do piso nacional do magistério. Na avaliação da diretora da Emei Estrelinha Dourada, localizada no Jânio Quadros, Lucilene Del Ciampo, o reconhecimento salarial incentiva o constante aperfeiçoamento adotado pelos professores da rede municipal. “Realmente é a valorização de todos os nossos esforços, os professores estão felizes com a conquista”, considerou.

A partir de agora, a remuneração inicial dos educadores do Município passará de R$ 3.055,55 - de Emei - para R$ 3.315,00 e de R$ 3.666,60 - de Emef - para R$ 3.978,00. Com a aplicação do novo piso salarial nacional, o valor da hora-aula para os cargos de professor de Emei, professor de Emef, Educação Física, professor de Inglês da Educação Básica e de Libras passará dos atuais R$ 20,37 para R$ 22,10. Os docentes da Educação Especial passarão a receber por hora-aula R$ 23,26 (antes era R$ 21,44).

“Com os novos valores, a remuneração dos nossos professores terá um acréscimo de 8,5%. Dos atuais dois mil servidores da Educação, o nosso governo contratou mediante concurso, 1.300. A sanção desta Lei é emblemática, simboliza os esforços de Marília no crescimento de sua gente”,concluiu  o prefeito Daniel Alonso.