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Professores da Rede de Ensino participam de formação sobre comportamentos desafiadores
Sexta, 26/09/2025
SME
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Atividade teve o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no acompanhamento de crianças com deficiência
Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino participaram no último dia 20 de setembro de uma formação pedagógica promovida pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o CIITA (Centro de Investigação e Intervenção dos Transtornos de Aprendizagem).
O evento, que teve uma carga horária de 8 horas, contou com a presença das renomadas professoras doutoras Sabrina Alves Dias e Vanessa Calciolari Rigoleti, e teve como tema central “Crises e Birras: O que esses comportamentos escondem?”. A ação pedagógica visou aprimorar o trabalho dos educadores do AEE no acompanhamento de crianças com deficiência.
Durante o evento, foram discutidas técnicas de abordagem que respeitam as particularidades de cada aluno, buscando um entendimento mais profundo sobre os gatilhos desses comportamentos e como criar estratégias eficazes para enfrentá-los de maneira positiva e inclusiva. “Compreender o que está por trás das crises e birras é essencial para um atendimento mais humanizado e eficaz. Muitas vezes, esses comportamentos indicam dificuldades na comunicação ou sobrecarga sensorial”, destacou a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
Além disso, o encontro possibilitou a troca de experiências entre os participantes, que compartilharam desafios e soluções práticas aplicadas nos atendimentos. A formação se mostrou fundamental para fortalecer o papel dos educadores no processo de inclusão e garantir que as crianças com deficiência recebam o suporte adequado ao seu desenvolvimento.
“Essa formação foi um passo importante para o aprimoramento contínuo do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal, mostrando que a educação inclusiva vai além de uma simples adaptação, mas requer um olhar atento e qualificado sobre as necessidades emocionais e comportamentais dos alunos. Professores que participam dessas ações formativas se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, criando um ambiente mais acolhedor e eficaz para o aprendizado de todos”, finalizou Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino participaram no último dia 20 de setembro de uma formação pedagógica promovida pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o CIITA (Centro de Investigação e Intervenção dos Transtornos de Aprendizagem).
O evento, que teve uma carga horária de 8 horas, contou com a presença das renomadas professoras doutoras Sabrina Alves Dias e Vanessa Calciolari Rigoleti, e teve como tema central “Crises e Birras: O que esses comportamentos escondem?”. A ação pedagógica visou aprimorar o trabalho dos educadores do AEE no acompanhamento de crianças com deficiência.
Durante o evento, foram discutidas técnicas de abordagem que respeitam as particularidades de cada aluno, buscando um entendimento mais profundo sobre os gatilhos desses comportamentos e como criar estratégias eficazes para enfrentá-los de maneira positiva e inclusiva. “Compreender o que está por trás das crises e birras é essencial para um atendimento mais humanizado e eficaz. Muitas vezes, esses comportamentos indicam dificuldades na comunicação ou sobrecarga sensorial”, destacou a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
Além disso, o encontro possibilitou a troca de experiências entre os participantes, que compartilharam desafios e soluções práticas aplicadas nos atendimentos. A formação se mostrou fundamental para fortalecer o papel dos educadores no processo de inclusão e garantir que as crianças com deficiência recebam o suporte adequado ao seu desenvolvimento.
“Essa formação foi um passo importante para o aprimoramento contínuo do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal, mostrando que a educação inclusiva vai além de uma simples adaptação, mas requer um olhar atento e qualificado sobre as necessidades emocionais e comportamentais dos alunos. Professores que participam dessas ações formativas se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, criando um ambiente mais acolhedor e eficaz para o aprendizado de todos”, finalizou Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação
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