Rede Municipal de Ensino Fundamental de Marília é reconhecida pela Gestão Inovadora da Educação. Atividades ganham indicação ao Prêmio Mind Lab (Laboratório da Mente)

Segunda, 01/07/2024
As metodologias que utilizam jogos de raciocínio lógico e criativo com crianças e jovens das nove escolas de ensino integral da cidade, ganham destaque nacional

A rede pública de ensino fundamental e integral de Marília e as práticas cognitivas e socioemocionais aplicadas para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, ganham destaque e reconhecimento nacional. A indicação para o prêmio de excelência na “Gestão Inovadora da Educação”, promovido pela Mind Lab, empresa desenvolvedora de metodologia que oferece jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em crianças e jovens, em parceria com o Porvir, confirma o trabalho desenvolvido pelos professores nas nove escolas de ensino integram mantidas pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O programa MenteInovadora da Mind Lab é uma iniciativa de comunicação e mobilização sobre inovações em educação e, em todo o Brasil, apenas dez cidades foram indicadas à premiação, que está na primeira edição, e Marília é uma delas. “Receber este reconhecimento entre 5 mil cidades brasileiras participantes é uma honra. Essa certificação mostra que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento exalta o trabalho dos nossos diretores, coordenadores, professores, enfim, todos os excelentes profissionais que se dedicam para o desenvolvimento dos marilienses”, afirma Helter Rogério Bochi, Secretário da Educação de Marília.

Valmir Pereira, fundador e CEO da Mind Lab explica que essa premiação visa incentivar outros bons exemplos de gestão educativa como os de Marília. Segundo ele, cidades de três regiões brasileiras Nordeste, Norte e Sudeste, foram contempladas e receberão uma condecoração especial da Mind Lab. "Em Marília estamos estruturando uma solenidade especial para o mês de julho de 2024, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, para a entrega solene da premiação aos professores, coordenadores e diretores que participaram das ações do Programa MenteInovadora da Mind Lab", diz Valmir Pereira.

A curadoria da Mind Lab avaliou, entre os municípios que aderiram à metodologia do Programa MenteInovadora, quais foram os principais casos de sucesso e os que mais se destacaram pelo reforço no ensino. E, ainda, por adotarem práticas inéditas para auxiliar no desenvolvimento socioemocional dos alunos. "Entre os quesitos avaliados pela banca julgadora estão temas como gestão participativa, formação e qualificação de professores, suporte no desenvolvimento socioemocional, critérios de avaliação e monitoramento, além do bom uso da tecnologia nas práticas educacionais", completa o CEO da Mind Lab.

Sobre a Mind Lab

A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.

Por meio do programa MenteInovadora e da eduK, startup brasileira especializada em cursos online, unidades de negócio que possuem propósitos de transformação social e que visam a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a Mind Lab já impactou mais de 15 milhões de pessoas nas duas unidades de negócios. O MenteInovadora já desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 185 mil professores, em 17 Estados brasileiros. A eduK já impactou mais de 9 milhões de pessoas.

Fotos: Ligia Ferreira
01/07/2024