Secretaria Municipal da Educação de Marília realiza capacitação sobre o censo escolar 2024

Quinta, 23/05/2024
Ação é importante para o mapeamento correto da realidade da educação municipal

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou no último dia 20 de maio a capacitação “Orientação Técnica – Censo Escolar 2024” para todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escola Particular Filantrópica de Educação Infantil (EPFEIs) do município de Marília. Participaram da capacitação um membro da equipe gestora e o assistente administrativo das referidas unidades escolares.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Tem como referência a última quarta-feira do mês de maio de cada ano, conforme Portaria do Ministério da educação nº 264 de 26 de março de 2007.

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional como: Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); Educação especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

A capacitação foi ministrada pela Supervisora Administrativa de Planejamento Escolar, Vilena Zanetti, e pela Assistente Administrativa Andreia Mancini Bisconsin. “O Censo Escolar oferece uma base sólida para o planejamento e a execução de políticas educacionais mais eficazes, visando atender às necessidades da comunidade escolar e promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos”, avaliou Vilena Zanetti.