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Secretaria da Educação de Marília realiza Ciclo Formativo sobre a implementação do currículo paulista no município
Quinta, 13/10/2022
EMEI
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Participaram desse evento todos os 97 professores coordenadores das EMEIs e EMEFs
A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou na última sexta-feira, dia 7 de outubro, o evento nomeado “Implementação do Currículo Paulista nas Redes Municipais”, que aconteceu no Hotel Estoril, das 8h às 17h, como culminância do ciclo de formação que visa à implementação desse arranjo curricular em cada um dos municípios do estado de São Paulo.
Participaram desse evento todos os 97 professores coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e sob o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação.
Os professores coordenadores, enquanto representantes das escolas municipais, receberam no evento uma cópia do documento que materializa o Currículo Paulista, a fim de que tal documento esteja sempre disponível para consulta em cada unidade escolar.
O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, realizou a abertura oficial, momento em que destacou a importância dessa formação continuada para professores coordenadores, pois são eles que replicarão junto a todos os docentes do Sistema Municipal de Ensino de Marília os estudos e reflexões sobre os direitos das crianças e alunos, e as aprendizagens essenciais apresentadas no documento. Salientou que o foco principal são as crianças, para as quais se trabalha incessantemente buscando promover um ensino de qualidade.
A supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, ao realizar a palestra “Os desafios da implementação curricular”, apresentou e conceituou os fundamentos pedagógicos que balizam o Currículo Paulista, discorrendo sobre Educação Integral, Competências e Habilidades presentes na BNCC e no Currículo Paulista, Competências Socioemocionais, Educação Especial e Educação Tecnológica.
Ao longo do evento, os professores coordenadores foram subdivididos em pequenos grupos para participarem de oficinas utilizando estratégias de metodologias ativas, nas quais realizaram estudos e reflexões sobre Educação Integral, Educação Especial e Design Thinking. Essas oficinas foram ministradas por professores coordenadores multiplicadores, que já haviam recebido formação sobre o Currículo Paulista em nível estadual, no período de maio a agosto do ano de 2022.
Ao final do evento, por meio de avaliação individual, os professores coordenadores expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e destacaram dentre outros aspectos a valorização docente, organização do evento, profundidade das propostas e temáticas de estudo, possibilidades de aplicação prática junto aos docentes e alunos das escolas municipais.
Diante desse contexto e considerando-se a relevância do Currículo Paulista, enquanto documento que respeita as especificidades de cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o evento organizado pela Secretaria Municipal da Educação promoveu um dia de imersão e aprofundamentos teóricos e práticos, alinhando o documento estadual à Proposta Curricular do Município de Marília e ao Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.
Participaram desse evento todos os 97 professores coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e sob o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação.
Os professores coordenadores, enquanto representantes das escolas municipais, receberam no evento uma cópia do documento que materializa o Currículo Paulista, a fim de que tal documento esteja sempre disponível para consulta em cada unidade escolar.
O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, realizou a abertura oficial, momento em que destacou a importância dessa formação continuada para professores coordenadores, pois são eles que replicarão junto a todos os docentes do Sistema Municipal de Ensino de Marília os estudos e reflexões sobre os direitos das crianças e alunos, e as aprendizagens essenciais apresentadas no documento. Salientou que o foco principal são as crianças, para as quais se trabalha incessantemente buscando promover um ensino de qualidade.
A supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, ao realizar a palestra “Os desafios da implementação curricular”, apresentou e conceituou os fundamentos pedagógicos que balizam o Currículo Paulista, discorrendo sobre Educação Integral, Competências e Habilidades presentes na BNCC e no Currículo Paulista, Competências Socioemocionais, Educação Especial e Educação Tecnológica.
Ao longo do evento, os professores coordenadores foram subdivididos em pequenos grupos para participarem de oficinas utilizando estratégias de metodologias ativas, nas quais realizaram estudos e reflexões sobre Educação Integral, Educação Especial e Design Thinking. Essas oficinas foram ministradas por professores coordenadores multiplicadores, que já haviam recebido formação sobre o Currículo Paulista em nível estadual, no período de maio a agosto do ano de 2022.
Ao final do evento, por meio de avaliação individual, os professores coordenadores expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e destacaram dentre outros aspectos a valorização docente, organização do evento, profundidade das propostas e temáticas de estudo, possibilidades de aplicação prática junto aos docentes e alunos das escolas municipais.
Diante desse contexto e considerando-se a relevância do Currículo Paulista, enquanto documento que respeita as especificidades de cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o evento organizado pela Secretaria Municipal da Educação promoveu um dia de imersão e aprofundamentos teóricos e práticos, alinhando o documento estadual à Proposta Curricular do Município de Marília e ao Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.
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