Secretaria Municipal da Educação realiza formação de estratégias de leitura para os professores-coordenadores das EMEFs

Quinta, 20/06/2024
Objetivo é tornar os coordenadores multiplicadores do ensino da leitura nas escolas

A Secretaria Municipal da Educação de Marília finalizou no dia 17 de junho os encontros formativos sobre estratégias de leitura, destinados aos professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

A trilha formativa foi explorada durante o 1º semestre letivo, compondo um itinerário teórico-prático composto por oito encontros de 4h30 cada um, referenciado pela obra acadêmica “Ler e Compreender: Estratégias de Leitura”, escrito por Renata Junqueira de Souza e outros autores de renome no cenário educacional de Marília.

Os encontros foram ministrados pela professora Gisele de Assis Cabral, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP e integrante do quadro do Magistério Municipal de Marília. As temáticas abordadas envolveram o estudo das estratégias de leitura a partir de livros de literatura infantil, ampliando a possibilidade de trabalho para textos de gêneros diversos presentes nos materiais didáticos utilizados pelos alunos.

No decorrer do curso, foi abordado o ensino das seguintes estratégias: Conhecimento Prévio, Inferência, Perguntas ao Texto, Sumarização, Síntese, Conexões (Texto-Leitor, Texto-Texto e Texto-Mundo) e Visualização. As propostas ocorreram em formato de oficinas de trabalho, que contaram com momentos de modelação do professor, prática guiada e leitura independente. Segundo a Supervisão Escolar de Educação Básica, a intencionalidade desse estudo foi tornar o professor-coordenador agente multiplicador de práticas intencionais de ensino da leitura com compreensão, tornando-o mais ciente do seu papel no ensino de um repertório de estratégias que auxiliem os leitores no entendimento do que leem e amplifiquem seu interesse pela leitura.

Os encontros foram bem avaliados pelos coordenadores que participaram das oficinas. “Sem sombra de dúvidas foram encontros enriquecedores, com momentos valiosos em que adquirimos subsídios para orientar o corpo docente não só apresentando as concepções teóricas, mas também um leque de alternativas para a realização de um trabalho qualitativo com as estratégias de leitura, propiciando maior sentido e significado ao processo de ensino-aprendizagem dessas práticas”, pontua a professora-coordenadora da EMEF “Prof. Olímpio Cruz”, Daniele Maurina.

A atividade final proposta pela mediadora foi a realização do “Amigo Literário”, dinâmica que propiciou que todos os cursistas participantes fossem presenteados com um livro de Literatura Infantil no intuito de aguçar o interesse por obras de qualidade literária que até então não faziam parte do repertório de muitos dos integrantes do grupo.