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Socialização de boas práticas do Programa Alfabetiza Juntos é promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília

Sexta, 29/11/2024
EMEF
Seminário aconteceu em 22 de novembro e envolveu 120 profissionais da Educação, incluindo professores e coordenadores

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram em 22 de novembro de 2024 o seminário de práticas exitosas de alfabetização ‘Socialização de Práticas: Evidências de Saberes Locais Alinhados ao Programa Alfabetiza Juntos SP’. A atividade reuniu educadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
 
Realizado nas dependências da Universidade de Marília (Unimar), o encontro envolveu 120 profissionais da Educação, entre professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de direção, diretores de escola municipal e equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Marília.
 
A socialização de práticas foi um espaço de partilha dos resultados da formação do Programa Alfabetiza Juntos SP, uma das ações concretas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado de São Paulo, destacando projetos significativos e iniciativas transformadoras desenvolvidas pelos professores alfabetizadores ao longo deste ano letivo junto aos alunos que ainda não haviam completado o processo de alfabetização.
 
O evento contou com a presença das articuladoras regional e municipal do Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, ambas supervisoras escolares da Educação Básica do Município, além do assessor especial do gabinete do Secretário Municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão.
 
As práticas pedagógicas socializadas visaram atingir os objetivos principais do Alfabetiza Juntos, oportunizando aos participantes uma formação continuada focada na educação integral dos alunos, considerando a apropriação da leitura e da escrita alfabética articulada ao desenvolvimento de habilidades de leitura e em práticas diversificadas de letramentos. Para tanto, intervenções docentes intencionais devem ser mobilizadas a fim de atender a realidade heterogênea da sala de aula a partir de indicadores de resultado de aprendizagem.
 
Conforme as informações de Daniela Rigoldi, articuladora regional do Renalfa, trata-se de um momento precioso para os educadores, haja vista que o Programa Alfabetiza Juntos SP tem garantido um espaço privilegiado para que os professores se atualizem, troquem ideias e busquem novas estratégias para fortalecimento da alfabetização no município. “O seminário consistiu na prova do compromisso de todos com a qualidade da educação”, concluiu.
 
Fotos: Divulgação