AMELIE BOUDET
Segunda, 03/01/2022
EEI AMÉLIE BOUDET
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua Amélie Boudet, 55 – Parque São Jorge
CEP: 17.520-250
Fone: (14) 3417-4930
E-mail: [email protected]
Coordenador(a): Patrícia Helena Martins
Horário de Atendimento: Das 8h00 às 17h.
CEP: 17.520-250
Fone: (14) 3417-4930
E-mail: [email protected]
Coordenador(a): Patrícia Helena Martins
Horário de Atendimento: Das 8h00 às 17h.
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
10/10/2024
Arraiá Amélie Boudet
A Festa Junina deste ano foi um verdadeiro sucesso e proporcionou momentos inesquecíveis para todos os presentes. Os pais, em especial, se divertiram e apreciaram cada instante do evento, que foi cuidadosamente planejado para os bebês de 4 meses a 2 anos.
A organização estava impecável, com uma decoração típica que encantou a todos. Desde bandeirinhas coloridas até balões e barracas de comidas tradicionais, cada detalhe foi pensado para criar um ambiente acolhedor e festivo.
As danças foram um dos pontos altos da festa. Os pequenos, vestidos a caráter, esbanjaram fofura e alegria em suas apresentações. Foi emocionante ver os bebês, ainda nos braços dos pais, balançando ao som das músicas juninas. Os mais crescidinhos, com suas roupinhas de caipira, arriscaram alguns passinhos, arrancando sorrisos e aplausos da plateia.
A alegria das crianças era contagiante. A cada sorriso e gargalhada, os pais se emocionavam e se sentiam orgulhosos. Ver os filhos se divertindo e interagindo com outros pequenos trouxe um sentimento de comunidade e união.
Ao final da festa, ficou evidente que a experiência foi especial para todos. A mistura de tradição, alegria e carinho fez com que a Festa Junina fosse um momento inesquecível, tanto para as crianças quanto para os pais, que já aguardam ansiosos pela próxima edição.
A organização estava impecável, com uma decoração típica que encantou a todos. Desde bandeirinhas coloridas até balões e barracas de comidas tradicionais, cada detalhe foi pensado para criar um ambiente acolhedor e festivo.
As danças foram um dos pontos altos da festa. Os pequenos, vestidos a caráter, esbanjaram fofura e alegria em suas apresentações. Foi emocionante ver os bebês, ainda nos braços dos pais, balançando ao som das músicas juninas. Os mais crescidinhos, com suas roupinhas de caipira, arriscaram alguns passinhos, arrancando sorrisos e aplausos da plateia.
A alegria das crianças era contagiante. A cada sorriso e gargalhada, os pais se emocionavam e se sentiam orgulhosos. Ver os filhos se divertindo e interagindo com outros pequenos trouxe um sentimento de comunidade e união.
Ao final da festa, ficou evidente que a experiência foi especial para todos. A mistura de tradição, alegria e carinho fez com que a Festa Junina fosse um momento inesquecível, tanto para as crianças quanto para os pais, que já aguardam ansiosos pela próxima edição.
02/07/2024
"Exploradores Curiosos: Descobrindo o Mundo com Caixas, Cones e Bolinhas”
As brincadeiras heurísticas com caixas, cones de papelão e bolinhas encorajam crianças de 1 ano a serem exploradoras ativas, promovendo a aprendizagem através da interação sensorial e da descoberta autônoma, respeitando seu ritmo e interesses individuais.
02/07/2024
Investigações com o Macarrão - Nível 1 B
Num ambiente de forma esteticamente convidativo, macarrão, potinhos e utensílios foram dispostos de maneira acessível e atrativa, incentivando a curiosidade e a interação.Ao proporcionar um ambiente rico e provocante , a professora está criando oportunidades para que as crianças explorem e aprendam através da atividade prática e do brincar : variedade de cores do macarrão atrai a atenção das crianças, aguçando a percepção visual e o reconhecimento de cores, o contato com o macarrão cozido oferece uma experiência tátil rica, permitindo que as crianças sintam diferentes texturas e temperaturas, essencial para o desenvolvimento sensorial, manipular o macarrão e os utensílios desenvolve a habilidade motora, as crianças experimentam causas e efeitos, como o que acontece quando o macarrão é colocado dentro de um pote ou derramado e durante a atividade, a interação verbal entre crianças e professora é incentivada, ampliando o vocabulário e a capacidade de expressão.
A sessão proporcionou uma ampla gama de aprendizagens e desenvolvimentos. As crianças não apenas se divertem, mas também desenvolvem habilidades sensoriais, motoras, cognitivas e sociais essenciais para seu crescimento integral. Este tipo de atividade reflete a importância de um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, onde as crianças podem explorar, descobrir e construir conhecimento através da interação com o mundo ao seu redor.
A sessão proporcionou uma ampla gama de aprendizagens e desenvolvimentos. As crianças não apenas se divertem, mas também desenvolvem habilidades sensoriais, motoras, cognitivas e sociais essenciais para seu crescimento integral. Este tipo de atividade reflete a importância de um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, onde as crianças podem explorar, descobrir e construir conhecimento através da interação com o mundo ao seu redor.
02/07/2024
Vamos experimentar?
13/06/2024
Elementos da natureza- Professora Bianca
A sessão elementos da natureza promove ,por meio do brincar, oportunidades para que as crianças descubram por si mesmas suas aprendizagens , ampliando suas possibilidades de pesquisa e de interação com recursos da natureza. Foi uma rica oportunidade para que crianças pequenas explorem o mundo ao seu redor de maneira segura e provocante. Através desta vivência, promovida pela professora Bianca, os bebês não só ampliam suas possibilidades de pesquisa e interação, mas também desenvolvem suas habilidades sensoriais, motoras e cognitivas.
10/06/2024
Explorando o Mundo do Fubá: Uma Aventura Sensorial para Bebês
Promover o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo dos bebês, proporcionando uma experiência rica em texturas, cores e movimentos.
07/06/2024
"ExplorArte: Ateliê com Riscantes"
A proposta "ExplorArte" foi implementada em um ambiente cuidadosamente organizado para proporcionar a exploração sensorial e artística das crianças, dividindo o espaço em duas áreas principais: uma para riscantes (giz de cera, lápis de cor, canetas hidrográficas e carvão) e outra para "tinta mágica". As crianças puderam escolher entre diferentes materiais e suportes (papel Kraft, sulfite, cartolina, caixas encapadas) e explorar livremente conforme seus interesses. A atividade promoveu o desenvolvimento sensorial e criativo, com as crianças mostrando grande engajamento e curiosidade.A proposta incentivou a autonomia das crianças ao permitir que escolhessem os materiais e suportes de suas criações, promovendo também interação, cooperação e troca de ideias entre elas. "ExplorArte: Ateliê com Riscantes" foi um sucesso, proporcionando uma experiência rica e integradora que desenvolveu habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e sociais, destacando a criança como protagonista de seu próprio aprendizado.
06/06/2024
"Experiências Brincantes com Revistas e Jornais"
O ambiente foi preparado para ser acolhedor e
provocador, com tapetes macios, almofadas
embrulhadas em jornais, cilindros de papelão com
jornais e um varal exibindo jornais e revistas. Ao
som de músicas previamente selecionadas, os
bebês tiveram a oportunidade de explorar os
materiais, aguçando seus sentidos e curiosidade.
Os bebês demonstraram grande interesse e
curiosidade, explorando ativamente os jornais As
diferentes texturas dos materiais proporcionaram
uma experiência sensorial rica, com os bebês
explorando de maneira tátil A atividade
proporcionou uma experiência rica e diversificada
que aguçou o desenvolvimento sensorial, motor e
comunicativo das . Foi uma experiência
enriquecedora e significativa para os bebês.
provocador, com tapetes macios, almofadas
embrulhadas em jornais, cilindros de papelão com
jornais e um varal exibindo jornais e revistas. Ao
som de músicas previamente selecionadas, os
bebês tiveram a oportunidade de explorar os
materiais, aguçando seus sentidos e curiosidade.
Os bebês demonstraram grande interesse e
curiosidade, explorando ativamente os jornais As
diferentes texturas dos materiais proporcionaram
uma experiência sensorial rica, com os bebês
explorando de maneira tátil A atividade
proporcionou uma experiência rica e diversificada
que aguçou o desenvolvimento sensorial, motor e
comunicativo das . Foi uma experiência
enriquecedora e significativa para os bebês.
06/06/2024
A visita do canil da Polícia Militar
A proposta "Canil da Polícia" se encaixa perfeitamente na Semana do Brincar, pois oferece uma experiência lúdica, educativa e sensorial que aguça o desenvolvimento integral das crianças. A visita dos cães policiais proporcionou um ambiente de brincadeira livre e interativa, onde as crianças puderam explorar , observar e interagir com os animais. Isso aguçou a curiosidade natural e a espontaneidade das crianças , que são fundamentais para o brincar. O contato com os cães e a presença dos policiais despertaram diferentes sentidos (visão, audição e tato), promovendo um enriquecimento sensorial. Além disso, as crianças experimentaram emoções como a alegria, a surpresa e a empatia, fundamentais para o desenvolvimento emocional. Aprendizagem Lúdica- A demonstração das habilidades dos cães policiais é uma forma de aprendizagem lúdica, onde as crianças vivenciaram novos conhecimentos de maneira divertida e envolvente. Promoção do Vínculo e da Socialização : A atividade permitiu que as crianças interagissem não só com os cães e policiais, mas também com seus amigos e educadores. Essas interações são essenciais para o desenvolvimento social, fortalecendo os laços afetivos e promovendo a colaboração e o respeito mútuo. Conscientização sobre a Importância dos Animais: - A atividade também promoveu a conscientização sobre a importância dos animais na sociedade, destacando o papel dos cães policiais. Isso pode incentivar o respeito e o cuidado pelos animais desde cedo. Integrar a proposta "Canil da Polícia" na Semana do Brincar não apenas enriqueceu a programação, mas também fortaleceu o valor do brincar como uma ferramenta poderosa de desenvolvimento e aprendizagem, proporcionando experiências memoráveis e significativas para as crianças.
06/06/2024
As mini-histórias do N1E
As mini-histórias são uma ferramenta essencial para tornar visíveis as aprendizagens das crianças porque :
-documentam as atividades e projetos das crianças, capturando momentos significativos de sua aprendizagem. Isso inclui anotações, fotografias, vídeos, e trabalhos das crianças;
- Elas permitem que os educadores e as crianças reflitam sobre o processo de aprendizagem. Os educadores podem revisar e analisar essas documentações para entender melhor como as crianças pensam e aprendem.
- Essas histórias são compartilhadas com pais, colegas e a comunidade escolar, criando uma compreensão comum e uma valorização das experiências educacionais das crianças.
- As mini-histórias ajudam os educadores a planejar futuras atividades baseadas nos interesses e necessidades observadas das crianças.
-coloca a criança no centro do processo de aprendizagem. As mini-histórias mostram como cada criança constrói conhecimento de forma única, respeitando suas perspectivas e modos de expressão.
- mostram como as crianças conectam diferentes áreas de conhecimento, demonstrando uma aprendizagem integrada e holística.
As mini-histórias oportuniza com que a aprendizagem seja visível ao documentar e refletir sobre as experiências das crianças, ao envolver as próprias crianças no processo, ao comunicar-se com a comunidade e ao fornecer uma base para o planejamento contínuo e centrado nas crianças.
-documentam as atividades e projetos das crianças, capturando momentos significativos de sua aprendizagem. Isso inclui anotações, fotografias, vídeos, e trabalhos das crianças;
- Elas permitem que os educadores e as crianças reflitam sobre o processo de aprendizagem. Os educadores podem revisar e analisar essas documentações para entender melhor como as crianças pensam e aprendem.
- Essas histórias são compartilhadas com pais, colegas e a comunidade escolar, criando uma compreensão comum e uma valorização das experiências educacionais das crianças.
- As mini-histórias ajudam os educadores a planejar futuras atividades baseadas nos interesses e necessidades observadas das crianças.
-coloca a criança no centro do processo de aprendizagem. As mini-histórias mostram como cada criança constrói conhecimento de forma única, respeitando suas perspectivas e modos de expressão.
- mostram como as crianças conectam diferentes áreas de conhecimento, demonstrando uma aprendizagem integrada e holística.
As mini-histórias oportuniza com que a aprendizagem seja visível ao documentar e refletir sobre as experiências das crianças, ao envolver as próprias crianças no processo, ao comunicar-se com a comunidade e ao fornecer uma base para o planejamento contínuo e centrado nas crianças.
06/06/2024
Que brincadeira divertida !
Os bebês foram encorajados a explorar livremente os materiais intencionalmente organizamos utilizando seus sentidos para investigar as diferentes características, texturas, formas e possibilidades de interação permitindo que os bebes explorassem o mundo ao seu redor de maneira ativa e significativa.
As crianças interagiram entre si, trocando objetos e imitando as ações uns dos outros.
Os diferentes materiais oferecidos aguçaram os sentidos dos bebês. Por exemplo, ao tocar em diferentes objetos, os bebês exploraram texturas variadas, desenvolvendo a percepção tátil. Objetos de metal e plástico proporcionaram sons distintos ao serem batidos ou movimentados, enriquecendo a percepção auditiva.
A exploração livre dos materiais permitiu que os bebês desenvolvessem habilidades cognitivas.
A estrutura da atividade, que encorajava a exploração livre, promoveu a autonomia dos bebês. Eles puderam tomar decisões sobre quais materiais explorar e como interagir com eles, o que fortaleceu sua confiança e iniciativa.
A atividade "Brincadeira Heurística" proporcionou um ambiente rico para a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês, através da exploração sensorial, da interação social e da mediação das professoras. Os bebês puderam desenvolver habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de maneira integrada e significativa.
Percebemos a importância de proporcionar oportunidades de exploração e interação para os bebês, reconhecendo o brincar como um elemento central no desenvolvimento infantil.
As crianças interagiram entre si, trocando objetos e imitando as ações uns dos outros.
Os diferentes materiais oferecidos aguçaram os sentidos dos bebês. Por exemplo, ao tocar em diferentes objetos, os bebês exploraram texturas variadas, desenvolvendo a percepção tátil. Objetos de metal e plástico proporcionaram sons distintos ao serem batidos ou movimentados, enriquecendo a percepção auditiva.
A exploração livre dos materiais permitiu que os bebês desenvolvessem habilidades cognitivas.
A estrutura da atividade, que encorajava a exploração livre, promoveu a autonomia dos bebês. Eles puderam tomar decisões sobre quais materiais explorar e como interagir com eles, o que fortaleceu sua confiança e iniciativa.
A atividade "Brincadeira Heurística" proporcionou um ambiente rico para a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês, através da exploração sensorial, da interação social e da mediação das professoras. Os bebês puderam desenvolver habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de maneira integrada e significativa.
Percebemos a importância de proporcionar oportunidades de exploração e interação para os bebês, reconhecendo o brincar como um elemento central no desenvolvimento infantil.
17/05/2024
Mandala de Amor
A celebração do Dia das Mães na nossa escola foi marcada por um evento muito especial, que contou com a excelente presença das mães, que participaram ativamente junto aos seus filhos. O dia foi repleto de alegria, explorações e momentos inesquecíveis. A atividade proposta para este dia foi intitulada "Confeccionando Nossa Mandala", com a intencionalidade de promover a conexão das crianças com a natureza através de um ambiente lúdico. A proposta despertou a curiosidade e o senso estético das crianças, enquanto fortalecemos os laços entre mães e filhos por meio do compartilhamento de experiências sensoriais e criativas.
Recebemos as mães e familiares com muito carinho e os convidamos a celebrar esse dia especial com a proposta de confeccionar mandalas. Cada mãe, juntamente com seu filho, foi convidada a criar sua própria mandala. As professoras, acompanhando suas respectivas turmas, orientaram os responsáveis para que permitissem que seus filhos investigassem livremente todos os materiais disponíveis, vivenciando e fazendo suas próprias descobertas, guiadas por seus interesses pessoais.
Cada arranjo de mandala foi único, refletindo a personalidade de cada dupla mãe e filho. As professoras deram os toques finais nas mandalas, que serviram como uma singela lembrança dedicada ao Dia das Mães.
O evento foi um sucesso, proporcionando um dia inesquecível para todas as mães e seus filhos, fortalecendo ainda mais os laços familiares através de uma experiência rica em criatividade e conexão com a natureza.
Recebemos as mães e familiares com muito carinho e os convidamos a celebrar esse dia especial com a proposta de confeccionar mandalas. Cada mãe, juntamente com seu filho, foi convidada a criar sua própria mandala. As professoras, acompanhando suas respectivas turmas, orientaram os responsáveis para que permitissem que seus filhos investigassem livremente todos os materiais disponíveis, vivenciando e fazendo suas próprias descobertas, guiadas por seus interesses pessoais.
Cada arranjo de mandala foi único, refletindo a personalidade de cada dupla mãe e filho. As professoras deram os toques finais nas mandalas, que serviram como uma singela lembrança dedicada ao Dia das Mães.
O evento foi um sucesso, proporcionando um dia inesquecível para todas as mães e seus filhos, fortalecendo ainda mais os laços familiares através de uma experiência rica em criatividade e conexão com a natureza.
07/05/2024
Mini-histórias
Tornando visível as aprendizagens
07/05/2024
Mini-histórias
As mini histórias do nível 1 A Professora Paloma
07/05/2024
Mini-histórias
A ideia das mini-histórias está ligada a revisitação dos observáveis produzidos pelos professores no cotidiano da Educação Infantil. A partir de uma breve narrativa imagética e textual, o adulto interpreta esses observáveis de modo a tornar visível as rapsódias da vida cotidiana. Essas rapsódias são fragmentos poéticos, portanto sempre episódicos que, quando escolhidos para serem interpretados e compartilhados, ganham valor educativo. (FOCHI, 2017, p.98)
02/05/2024
Ação Investigativa: Corpo que canta
Na tarde animada de quinta-feira, na sala de referência da professora Viviane, as crianças se reuniram animadas para mais uma atividade de exploração corporal. Com sorrisos ansiosos, elas se preparavam para descobrir o mundo através de suas mãos.
Ao som da música O sapo não lava o pé do grupo Barbatuques as crianças realizaram diferentes movimentos, desde bater a mão na boca até bater o pé no chão, cada gesto acompanhado por risos e olhares curiosos. As crianças, então, imitaram os movimentos com entusiasmo, explorando os limites de seus corpos e desenvolvendo suas habilidades motoras.
Entre palmas e estalos de dedos, elas descobriram o ritmo, movendo-se em harmonia com a música que tocava ao fundo. O projeto "Corpo que Canta" ganhava vida ali, naquele espaço repleto de alegria e descobertas.
Enquanto as crianças exploravam os movimentos com as mãos umas das outras, a professora observava com orgulho a conexão que se formava entre elas, cada gesto se transformando em uma nova forma de expressão.
Ao final da atividade, sorrisos e olhares brilhantes preenchiam a sala, evidenciando não apenas o aprendizado das habilidades motoras, mas também a importância do ritmo e da expressão corporal no desenvolvimento integral das crianças. Para professora Viviane, cada batida de mão, cada palma e cada estalo de dedos representavam mais do que simples gestos - eram os primeiros passos em direção a um mundo de descobertas e aprendizado.
Ao som da música O sapo não lava o pé do grupo Barbatuques as crianças realizaram diferentes movimentos, desde bater a mão na boca até bater o pé no chão, cada gesto acompanhado por risos e olhares curiosos. As crianças, então, imitaram os movimentos com entusiasmo, explorando os limites de seus corpos e desenvolvendo suas habilidades motoras.
Entre palmas e estalos de dedos, elas descobriram o ritmo, movendo-se em harmonia com a música que tocava ao fundo. O projeto "Corpo que Canta" ganhava vida ali, naquele espaço repleto de alegria e descobertas.
Enquanto as crianças exploravam os movimentos com as mãos umas das outras, a professora observava com orgulho a conexão que se formava entre elas, cada gesto se transformando em uma nova forma de expressão.
Ao final da atividade, sorrisos e olhares brilhantes preenchiam a sala, evidenciando não apenas o aprendizado das habilidades motoras, mas também a importância do ritmo e da expressão corporal no desenvolvimento integral das crianças. Para professora Viviane, cada batida de mão, cada palma e cada estalo de dedos representavam mais do que simples gestos - eram os primeiros passos em direção a um mundo de descobertas e aprendizado.
02/05/2024
As descobertas continuam …
Depois de desvendar os tesouros escondidos em nosso pomar, as crianças mergulharam ainda mais fundo nas maravilhas da natureza. Com entusiasmo e curiosidade, elas prepararam os elementos naturais para congelamento, ansiosas para explorar novas sensações e transformações no dia seguinte. Nesse ambiente cativante e envolvente, as crianças do N1A e N2A descobriram um mundo de encantamento, repleto de aprendizado e descobertas emocionantes.
02/05/2024
N1B Prof. Claudia e N1C Prof Bianca Contexto Investigativo : Qual a cor do vermelho ? Experimentar, sentir e explorar !
Esse contexto oportuniza uma variedade de experiências sensoriais através da interação com diferentes frutas aguçando os sentidos das crianças e contribuindo para seu desenvolvimento cognitivo e motor.
24/04/2024
Descobrindo os tesouros escondidos no pomar de nossa Escola
Em um ensolarado dia de outono, as turmas Nível1-A e Nível2-A da escola EEI Amélie
Boudet estavam animadas para explorar o pomar da escola. Com entusiasmo,
seguiam o caminho prontas para colher os tesouros naturais que o pomar oferecia.
Sob a supervisão atenta dos educadores, os pequenos exploradores adentraram no
pomar, onde uma miríade de cores e aromas os aguardava. As árvores frutíferas se
estendiam majestosamente, oferecendo frutos suculentos e folhas exuberantes para
serem explorados.
As crianças corriam de um lado para o outro, apontando com animação para os
diferentes tipos de frutas e plantas que encontravam. Os mais experientes, do Nível2-
A, lideravam o caminho, mostrando aos mais novos como colher delicadamente os
quiabos, bananas e mandiocas viçosas.
Com olhos arregalados de admiração, as crianças descobriam a variedade de cores e
formas presentes no pomar. O amarelo vibrante dos limões sicilianos contrastava
com o verde intenso dos quiabos, enquanto o vermelho do urucum e dos grãos
frescos de café chamavam a atenção de todos. Cada nova descoberta era recebida
com sorrisos radiantes e exclamações de surpresa.
À medida que avançavam, os aromas frescos e perfumados do pomar envolviam as
crianças, despertando seus sentidos. O doce perfume das flores se misturava com o
aroma cítrico dos limões, criando uma sinfonia de cheiros deliciosos que fazia com
que as crianças rissem e brincassem ainda mais.
Enquanto colhiam os elementos naturais, as crianças também provavam os aromas
únicos que o pomar oferecia. Algumas experimentavam o cheirinho da hortelã pela
primeira vez, fazendo caretas engraçadas, enquanto outras percebiam o cheirinho de
terra fresca das mandiocas colhidas ali na hora. Cada novo aroma era uma aventura
emocionante, e as crianças experimentavam cada momento com entusiasmo.
Além das frutas e vegetais, as crianças também se encantavam
com os pequenos tesouros que encontravam pelo caminho:
folhas secas e verdes, gravetos retorcidos e flores coloridas.
Cada objeto era examinado com curiosidade e admirado como
uma verdadeira maravilha da natureza.
À medida que o passeio chegava ao fim, as cestas das crianças
estavam repletas de tesouros do pomar. Com os corações
cheios de alegria, as turmas Nível1-A e Nível2-A retornaram à
suas salas, carregando consigo não apenas frutas e vegetais,
mas também memórias preciosas de uma aventura inesquecível
no pomar da EEI Amélie Boudet.
Boudet estavam animadas para explorar o pomar da escola. Com entusiasmo,
seguiam o caminho prontas para colher os tesouros naturais que o pomar oferecia.
Sob a supervisão atenta dos educadores, os pequenos exploradores adentraram no
pomar, onde uma miríade de cores e aromas os aguardava. As árvores frutíferas se
estendiam majestosamente, oferecendo frutos suculentos e folhas exuberantes para
serem explorados.
As crianças corriam de um lado para o outro, apontando com animação para os
diferentes tipos de frutas e plantas que encontravam. Os mais experientes, do Nível2-
A, lideravam o caminho, mostrando aos mais novos como colher delicadamente os
quiabos, bananas e mandiocas viçosas.
Com olhos arregalados de admiração, as crianças descobriam a variedade de cores e
formas presentes no pomar. O amarelo vibrante dos limões sicilianos contrastava
com o verde intenso dos quiabos, enquanto o vermelho do urucum e dos grãos
frescos de café chamavam a atenção de todos. Cada nova descoberta era recebida
com sorrisos radiantes e exclamações de surpresa.
À medida que avançavam, os aromas frescos e perfumados do pomar envolviam as
crianças, despertando seus sentidos. O doce perfume das flores se misturava com o
aroma cítrico dos limões, criando uma sinfonia de cheiros deliciosos que fazia com
que as crianças rissem e brincassem ainda mais.
Enquanto colhiam os elementos naturais, as crianças também provavam os aromas
únicos que o pomar oferecia. Algumas experimentavam o cheirinho da hortelã pela
primeira vez, fazendo caretas engraçadas, enquanto outras percebiam o cheirinho de
terra fresca das mandiocas colhidas ali na hora. Cada novo aroma era uma aventura
emocionante, e as crianças experimentavam cada momento com entusiasmo.
Além das frutas e vegetais, as crianças também se encantavam
com os pequenos tesouros que encontravam pelo caminho:
folhas secas e verdes, gravetos retorcidos e flores coloridas.
Cada objeto era examinado com curiosidade e admirado como
uma verdadeira maravilha da natureza.
À medida que o passeio chegava ao fim, as cestas das crianças
estavam repletas de tesouros do pomar. Com os corações
cheios de alegria, as turmas Nível1-A e Nível2-A retornaram à
suas salas, carregando consigo não apenas frutas e vegetais,
mas também memórias preciosas de uma aventura inesquecível
no pomar da EEI Amélie Boudet.
23/04/2024
"Desvendando pequenices- Uma viagem de investigação
Contexto investigativo explorando couve e fubá com a intencionalidade de oportunizar a descobertas de novos sabores, texturas , despertando novas sensações.
23/04/2024
Melodias encantadas: sons com bêbes
Um encontro entre as turmas do N1 C, N 1 D, N 1 E e N2 A com músicas e instrumentos musicais numa atividade envolvente com os bêbes, onde puderam experimentar diferentes aparelhos musicais e desfrutar de um encontro interativo com as outras turmas e apreciar a Prof. Viviane tocando músicas no violão