EMEF GOV. MARIO COVAS
CEP: 17.512-160
Fone: (14) 3481-8660
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Laís Ribeiro dos Santos Lima
Aux. de Direção: Adriana Cristina Ferreira Nicolau
Coordenador(a): Orlando Silva Neto
Horário de Funcionamento: das 7h00 às 17h30.
Período: Parcial
No dia 28 de abril de 2025, a EMEF Governador Mário Covas recebeu uma visita muito especial! Os agentes do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o projeto Sorria Marília, apresentaram um teatro de fantoches com o tema "Saúde Bucal" para as turmas do 1º ano.
O espetáculo trouxe personagens queridos das crianças, da turma do Cocoricó, que ensinaram, de forma divertida e educativa, a importância de manter a boquinha sempre limpinha e saudável através da escovação correta dos dentes.
O encantamento foi geral! As crianças ficaram maravilhadas com os bonecos e se envolveram com a história, aprendendo de maneira leve e divertida sobre os cuidados essenciais com a higiene bucal.
A escola agradece aos agentes do PSE e à equipe do Sorria Marília por proporcionarem um momento tão especial e educativo para nossos pequenos.
Na última semana de março, a escola promoveu a “Semana de Combate à Violência Contra a Mulher”, em conformidade com a Lei nº 14.164/2022. Durante esse período, os alunos dos 5º anos participaram ativamente de diversas atividades reflexivas e educativas sobre o tema. Foram realizadas leituras, exibição de vídeos e discussões sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero, permitindo que os estudantes desenvolvessem uma maior consciência acerca da necessidade de combater qualquer forma de violência contra as mulheres.
Além disso, como forma de valorização e reconhecimento, os alunos produziram ilustrações e confeccionaram cartões com mensagens positivas, que foram entregues às mulheres que trabalham na escola. Essa ação não apenas fortaleceu os laços entre alunos e profissionais da educação, como também ressaltou a importância de atitudes de respeito e empatia no cotidiano.
Com iniciativas como essa, buscamos construir uma sociedade mais justa e livre de violência, começando pela conscientização dentro do ambiente escolar.
A exposição encantou pais, responsáveis e comunidade escolar, que tiveram a oportunidade de apreciar uma série de atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelos estudantes. Em jograis e apresentações musicais, os alunos deram vida a textos literários, enquanto as pinturas e dobraduras, refletiram a criatividade e a compreensão do universo de cada autor estudado. Destaque também para os livros confeccionados pelos próprios estudantes.
Com essa iniciativa, a escola reforça o compromisso com uma educação que valoriza o protagonismo estudantil e o incentivo à leitura, proporcionando aos alunos um espaço para desenvolverem suas habilidades artísticas e expressarem-se de forma criativa.
Dentre as atrações mais esperadas, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, onde a euforia e as risadas tomaram conta. A programação também incluiu uma visita ao cinema, proporcionando uma experiência mágica e imersiva. No palco, o show de talentos deu voz e espaço para que os alunos expressassem suas habilidades, desde apresentações musicais até números de dança.
A gincana organizada pelo professor de Educação Física Wellington envolveu toda a escola em um clima de competição saudável e trabalho em equipe. Além disso, as professoras de sala e de inglês ofereceram oficinas criativas, promovendo aprendizado e diversão ao mesmo tempo.
Para completar a festa, uma deliciosa variedade de guloseimas encantou as crianças. Brigadeiros, estrogonofe de carne, macarronada com batata frita, cachorro-quente, torta de carne moída, bolo recheado e refrigerante fizeram parte do cardápio, deixando todos com um gostinho de quero mais.
Foi, sem dúvida, uma semana inesquecível para os alunos, que vivenciaram momentos de aprendizado, diversão e muita celebração.
Para tornar o aprendizado mais envolvente e criar uma situação social real para a escrita, as professoras planejaram uma atividade especial. Tudo começou quando os alunos foram surpreendidos ao receberem uma carta misteriosa de um personagem inusitado: o Capitão Beleléu, um pirata que vive nas águas do Mar Vermelho. Na carta, o Capitão solicitava a ajuda das crianças para encontrar um tesouro escondido há muitos anos no terreno onde hoje está construída a escola.
Empolgados com o desafio, os alunos rapidamente responderam ao pirata, aceitando a missão e pedindo que ele enviasse o mapa com as coordenadas para a busca do tesouro. A emoção tomou conta das turmas enquanto aguardavam o próximo passo dessa grande aventura.
Alguns dias depois, a águia-dos-ventos trouxe o tão aguardado mapa, dando início à jornada dos pequenos exploradores. As crianças percorreram a escola com entusiasmo, seguindo as pistas e coordenadas indicadas no mapa, até que finalmente encontraram o tesouro escondido.
Para a surpresa dos alunos, Beleléu apareceu pessoalmente para conferir e recuperar o seu tesouro. Demonstrando grande generosidade, ele decidiu dividir parte do tesouro com as crianças, firmando um pacto de amizade. Ficou combinado que eles continuariam se correspondendo por cartas, já que o Capitão, em alto-mar, não poderia usar meios tecnológicos para se comunicar.
Essa atividade não apenas consolidou a habilidade de escrita de cartas de forma significativa, mas também proporcionou uma experiência lúdica e inesquecível para os alunos. O objetivo didático de promover a leitura e a escrita foi alcançado com sucesso, e as crianças saíram dessa experiência com um novo olhar sobre a importância da comunicação escrita.
Durante a semana, os estudantes foram introduzidos ao tema por meio de diversos textos e atividades que envolviam estratégias de leitura, descoberta textual e produção de texto compartilhada. Essas atividades incluíram a leitura de receitas culinárias e instruções para confecção de brinquedos, como a própria massinha de modelar.
A confecção da massinha de modelar em sala de aula foi um ponto alto da semana. Com a orientação das professoras Eliene e Rosângela, os alunos "colocaram a mão na massa" literalmente, vivenciando todo o processo de elaboração da receita. Após a preparação, as crianças tiveram a oportunidade de escrever de forma autônoma o passo a passo da receita, consolidando o aprendizado de um gênero textual que tem uma função social importante e está presente em diversos aspectos do cotidiano.
Os alunos ficaram encantados com a atividade e demonstraram grande entusiasmo, especialmente ao levar a massinha para casa. A experiência proporcionou um momento enriquecedor e prazeroso, que combinou a sistematização dos conteúdos com o lúdico, elementos essenciais no processo de aprendizagem dos anos iniciais.
Parte importante do componente de como localizar os astros são os instrumentos de observação astronômica, que foram tão importantes para Galileu revolucionar nossa compreensão do Sistema Solar, e o início da astronomia moderna. No 5º ano da EMEF “Governador Mário Covas”, levamos para os alunos conhecerem diferentes instrumentos de observação astronômica: binóculo, luneta e telescópio.
Inicialmente explicamos para os alunos que é vital ter um mapa estelar, em papel ou digital, para se orientar quanto a posição das estrelas e que se deve aprender inicialmente a observar as estrelas a olho nu, sem instrumentos científicos. Apenas em um segundo momento deve-se então utilizar binóculos, mais fáceis de manejar e com uma visão mais ampla do céu (revelando uma parte maior do céu). E, por fim, os telescópios, que permitem uma alta ampliação dos astros, mas com uma área de observação mais restrita, e portanto, mais difíceis de manejar.
No decorrer da aula, os alunos puderam manejas os telescópios e conhecer como funcionam, a partir da interação com os instrumentos. Também puderam conhecer a localização de diversos corpos celestes a partir do Stellarium Astronomy Software que é tanto um mapa estelar quanto um planetário virtual.
A partir do Stellarium os alunos também puderam observar diferentes astros, tendo por referência a sua própria localização. Foi um trabalho bem interessante, que permitiu que todos compreendessem a importância dos instrumentos e da tecnologia nas descobertas científicas.
Por Edgar Indalecio Smaniotto, especialista em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul e professor da rede municipal de ensino de Marília.
Tivemos a eleição do Grêmio Estudantil. Duas chapas concorreram, e a chapa "GOV TOP!" ganhou. Eles prometeram representar bem os alunos e lutar por uma escola ainda melhor.
Depois, os alunos dos 1os anos fizeram desenhos para escolher a mascote do projeto contra o bullying. O desenho mais votado foi a "VAL". Ela vai representar a amizade e a união na escola.
Foi uma semana especial, mostrando que os alunos têm voz e que a escola é um lugar onde todos podem participar e fazer a diferença.
A proposta da professora não apenas despertou a criatividade dos estudantes, mas também os envolveu de maneira singular no assunto. Tamanha foi a empolgação que um dos alunos decidiu trazer o seu coelho de estimação, Floquinho para nossa escola, elevando a experiência de aprendizado a um patamar ainda mais enriquecedor.
A riqueza na aprendizagem tornou-se evidente à medida que os alunos se entregavam ao conteúdo, absorvendo as propostas alfabetizadoras de descoberta de texto, atividades de análise da língua, texto coletivo com a experiência vivida, mas também valores como responsabilidade e empatia.
O comprometimento da professora em criar um ambiente de aprendizado significativo resultou em momentos de pura inspiração e descoberta para toda a turminha do reforço.
Para demostrarem aos responsáveis um pouquinho do que estudaram e aprenderam cada turma apresentou com muito carinho aos familiares a culminância parcial do projeto de leitura "Hoje tem história". Foi um sucesso!
O projeto “Hoje tem história” tem como um dos objetivos familiarizar os alunos com as obras de um autor da literatura brasileira; se encantarem com o mundo imaginário que os livros proporcionam; aumentar a criatividade, o repertório de gêneros textuais e o vocabulário.
Foi bem empolgante o trabalho desenvolvido pelos 3º anos da EMEF Governador Mário Covas, envolvendo também a comunidade.
Os alunos gostaram muito das atividades e sabemos da importância “do brincar” nessa fase dos anos iniciais do ensino fundamental. Puderam brincar na escola ao ar livre, com suas próprias sombras, confeccionando brinquedos com elementos da natureza, entre outros. A família também entrou na “brincadeira” e foi possível vivenciar essa experiência com os filhos e depois compartilhar com os professores e amigos. O que não faltou foi aprendizado e diversão!
Cada um pôde refletir e escrever sobre “O que vê quando se olha no espelho” e montamos um lindo painel. Certamente este trabalho contribuiu para reforçar tanto a imagem positiva de si, quanto perceber suas potencialidades. Como também não podemos tratar o respeito sem falar da inclusão, destacamos o espelho da criança com Síndrome de Down.
Para tanto, muitas atividade foram desenvolvidas a partir do título mencionado acima, os estudantes puderam trabalhar o dado de frases, com a tarefa de completar algumas citações do livro, o poema que inspirou o nome de nossa cidade – Marília de Dirceu, do poeta brasileiro Tomás Antônio Gonzaga, bem como a escrita de um bilhete ao prefeito trazendo sempre função social a escrita e desta maneira somar muitos aprendizados e construções de memória. Foi muito especial o trabalho desenvolvido pelos 2º anos da EMEF Governador Mário Covas.
Primeiramente os alunos representantes de classe de cada sala se reuniram e fizeram a formação das duas chapas e elaboração das ideias e propostas para apresentar aos alunos da escola. Depois fizeram cartazes e apresentaram as ideias referentes a cada chapa para todos os alunos, bem como deixaram os cartazes afixados pela escola para que todos pudessem analisar pontualmente e no dia 24/3/2023 por meio do Google Forms todos os alunos presentes participaram da eleição, que teve como vencedora a Chapa 1: Os incríveis do Mário Covas.
Em nossa EMEF Governador Mário Covas, o recreio dirigido proporciona momentos e atividades que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, promovendo o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, sempre assistidos pelos servidores e direção da unidade escolar. Dentre as brincadeiras desenvolvidas, destacam-se: a queimada, chute ao gol, bola ao cesto, corda, bambolê, jogos de montar, tabuleiro, circuitos, futebol no campinho e a sala de jogos, que conta com o ping-pong, mesas de pebolim, desenho livre na lousa e jogos diversos.