EMEF PAULO FREIRE
Sexta, 18/02/2022
EMEF PAULO FREIRE
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Endereço: Rua José Cunha de Oliveira, 50 – Bairro Jd. Teotônio Vilela
CEP: 17.523-633
Fone: (14) 3417-6794
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Marisa Blumer Peron de Alencar Alves
Aux. de Direção: Renato de Oliveira Aguiar
Coordenador(a): Maria Cláudia Aguiar da Silva / Valéria Del Masso Pinto
Horário de Funcionamento: das 7h00 às 16h30.
Período: Integral
CEP: 17.523-633
Fone: (14) 3417-6794
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Marisa Blumer Peron de Alencar Alves
Aux. de Direção: Renato de Oliveira Aguiar
Coordenador(a): Maria Cláudia Aguiar da Silva / Valéria Del Masso Pinto
Horário de Funcionamento: das 7h00 às 16h30.
Período: Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
10/10/2024
Projeto Poemas: uma reflexão necessária (Prof. Joaquim Bento Feijão)
No dia 08 de junho de 2024, sábado, foi realizada a culminância do Projeto Poemas. Esse projeto teve como objetivo abordar a poesia, de forma a trabalhar a formação crítico-reflexiva do leitor infantil. Possibilitou o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e vivências, aguçando a fantasia comparando-a com realidade atual. Provocou discussões acerca dos valores vigentes da sociedade. A arte poética nos faz viver melhor em tempos difíceis e fragmentados. Nos faz sair do estado mecanizado e coisificado que aniquila e acaba com o ser humano. Mas do que tudo é preciso presenciar e experimentar as práticas poéticas e fazer poesia. É necessário amar a literatura e transcender a realidade.
❣️Parabéns alunos, pais e professores da Emef. "Paulo Freire " por proporcionarem esse espetáculo da arte da palavra. Parabéns a todos os envolvidos. O Encontro Poético foi maravilhoso ❣️🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
❣️Parabéns alunos, pais e professores da Emef. "Paulo Freire " por proporcionarem esse espetáculo da arte da palavra. Parabéns a todos os envolvidos. O Encontro Poético foi maravilhoso ❣️🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
03/06/2024
Todos Contra a Dengue
O Programa Saúde na Escola (PSE), tem por objetivo contribuir pra a formação integral dos alunos por meio de promoção em saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede pública de ensino. Uma de suas ações de prevenção primária é combater o mosquito Aedes aegypti. Durante os meses de março, abril e maio as crianças dos quartos anos, da EMEF. “Prof. Paulo Reglus Neves Freire” realizaram o estudo sobre os hábitos do mosquito e de prevenção à doença. Dia 17 de maio os alunos do 4ºAno C, da professora Isabel Cristina, realizaram uma passeata de conscientização contra a dengue e o combate ao mosquito transmissor em parceria com a USF “Parque doa Ipês”. Também participaram da passeata a auxiliar de direção Elisângela Callejon e os Agentes de Saúde. Durante a passeata os alunos levaram os cartazes e folhetos informativos sobre a dengue, confeccionados por eles, e, entregaram nas casas e comércio da da vizinhança. A mobilização serviu para mostrar que o primeiro passo para o enfrentamento da doença é a conscientização de toda população. A prevenção é o melhor caminho, pois reduz as chances de enfrentamento do vírus em seu corpo.
06/05/2024
Adaptação infantil do Alto da Compadecida (Ariano Suassuna)
Na Escola de Educação em Tempo Integral EMEF. “Prof. Paulo Reglus Neves Freire”, o professor Cláudio Machado, adotou uma abordagem criativa para estimular os alunos do 5°B a desenvolverem habilidades de escrita, leitura e apreciação da cultura popular brasileira. Para isso, apresentou uma adaptação infantil da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
Após a apresentação, os alunos foram incentivados a escreverem sua própria adaptação, intitulada "As Aventuras de João Grilo e Chicó". Sob a mediação do professor, as atividades envolveram não apenas a disciplina de Língua Portuguesa, mas também Oficinas de Leitura e Produção de texto para a elaboração do roteiro, bem como, a Oficina de Expressões Artísticas: Plástica, Musical e Cênica, com a realização e criação de cenário para a peça, figurino e uma composição de coral.
Ao incorporar músicas como "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e "Força Estranha", de Caetano Veloso, o professor não apenas enriqueceu a experiência dos alunos, mas também promoveu a valorização da cultura brasileira e incentivou a autoestima dos estudantes por meio da expressão artística e da participação ativa na apresentação da peça.
Após a apresentação, os alunos foram incentivados a escreverem sua própria adaptação, intitulada "As Aventuras de João Grilo e Chicó". Sob a mediação do professor, as atividades envolveram não apenas a disciplina de Língua Portuguesa, mas também Oficinas de Leitura e Produção de texto para a elaboração do roteiro, bem como, a Oficina de Expressões Artísticas: Plástica, Musical e Cênica, com a realização e criação de cenário para a peça, figurino e uma composição de coral.
Ao incorporar músicas como "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e "Força Estranha", de Caetano Veloso, o professor não apenas enriqueceu a experiência dos alunos, mas também promoveu a valorização da cultura brasileira e incentivou a autoestima dos estudantes por meio da expressão artística e da participação ativa na apresentação da peça.
15/04/2024
Projeto "Sorria Marília"
Dia 27 de março, a Dentista Dra. Luciana Bicudo Bonato realizou uma importante palestra sobre a prevenção e combate às cáries. O “Sorria Marília" é um projeto focado na prevenção e educação em saúde bucal.
Durante todo ano, o trabalho é realizado em conjunto com os educadores para garantir nas escolas a rotina da escovação e bons hábitos para a prevenção. Uma parceria colaborativa que traz um excelente resultado em relação à saúde bucal. Gratidão, Dra. Luciana
Durante todo ano, o trabalho é realizado em conjunto com os educadores para garantir nas escolas a rotina da escovação e bons hábitos para a prevenção. Uma parceria colaborativa que traz um excelente resultado em relação à saúde bucal. Gratidão, Dra. Luciana
07/11/2023
Pequenos cientistas do 3° Ano C
No dia 01 de novembro, os alunos do 3º ano C, juntamente com a professora Bruna, embarcaram em uma emocionante aula-passeio até a Escola Estadual Nasib Cury. O objetivo? Explorar o mundo microscópico das amostras de solo, sob a orientação do atencioso professor de Ciências, Matheus.
Os pequenos cientistas em formação aventuraram-se a examinar as texturas, cores e composições do solo com entusiasmo. A curiosidade borbulhava à medida que descobriam que, debaixo da aparência comum do solo, havia um mundo complexo e fascinante.
Sob a orientação de Matheus, as crianças aprenderam a preparar as amostras, ajustar os microscópios e, com grande paciência e cuidado, observaram cada minúsculo grão de solo. Eles ficaram maravilhados ao descobrir detalhes que o olho nu não poderia revelar: minúsculos organismos, minerais e partículas que compõem o solo.
A aula-passeio proporcionou uma experiência prática de aprendizado, enriquecendo o currículo escolar e estimulando o interesse das crianças pela ciência. A professora Bruna, orgulhosa de seus alunos, elogiou o entusiasmo e a dedicação de todos.
Parabéns aos alunos do 3º ano C e ao professor Matheus por tornar esta experiência tão especial! Agradecemos também o caloroso acolhimento da Diretora Ana Carla.
Os pequenos cientistas em formação aventuraram-se a examinar as texturas, cores e composições do solo com entusiasmo. A curiosidade borbulhava à medida que descobriam que, debaixo da aparência comum do solo, havia um mundo complexo e fascinante.
Sob a orientação de Matheus, as crianças aprenderam a preparar as amostras, ajustar os microscópios e, com grande paciência e cuidado, observaram cada minúsculo grão de solo. Eles ficaram maravilhados ao descobrir detalhes que o olho nu não poderia revelar: minúsculos organismos, minerais e partículas que compõem o solo.
A aula-passeio proporcionou uma experiência prática de aprendizado, enriquecendo o currículo escolar e estimulando o interesse das crianças pela ciência. A professora Bruna, orgulhosa de seus alunos, elogiou o entusiasmo e a dedicação de todos.
Parabéns aos alunos do 3º ano C e ao professor Matheus por tornar esta experiência tão especial! Agradecemos também o caloroso acolhimento da Diretora Ana Carla.
04/10/2023
TURMA DO 5º ANO B ENCENA CONTO MODERNIZADO DE CHAPEUZINHO VERMELHO PARA OS PEQUENOS DO 1º ANO
No dia 03 de outubro, os estudantes do 5º ano B da EMEF Paulo Freire surpreenderam os alunos do 1º ano com uma emocionante apresentação de teatro. Sob a orientação da professora Letícia, adaptaram o clássico conto da Chapeuzinho Vermelho para uma versão moderna e cativante.
A história, intitulada "Chapeuzinho e a família Tik Tok", trouxe uma reviravolta contemporânea à trama, onde Chapeuzinho era uma menina rebelde, morava com sua mãe e não gostava de músicas clássicas, achava muito brega. Era viciada no Tik Tok e não dava importância ao que a mãe dizia.
Um certo dia, foi fazer um favor a sua mãe, porém com má vontade e uma grande confusão aconteceu...
A apresentação foi um espetáculo de criatividade e entusiasmo. Os atores demonstraram grande dedicação na preparação de cenários, figurinos e na interpretação de seus papéis. As crianças do 1º ano assistiram atentamente, envolvidas pela narrativa modernizada, e riram com as situações inusitadas.
A professora coordenadora Adriana elogiou o comprometimento dos alunos maiores e enfatizou a importância de incentivar a imaginação e a criatividade desde tenra idade. Ela expressou sua satisfação ao ver a interação positiva entre as diferentes turmas e a alegria das crianças.
Essa adaptação do conto clássico da Chapeuzinho Vermelho foi um sucesso absoluto, enriquecendo a experiência educacional e criando memórias inesquecíveis para todas as crianças envolvidas. Esta iniciativa exemplifica o espírito colaborativo e o compromisso da Escola em Tempo Integral com o aprendizado e a diversão.
Os alunos do 5º ano B e as crianças do 1º ano estão ansiosos por mais atividades interativas como essa no futuro, enquanto o entusiasmo pela aprendizagem e pela criatividade continua a crescer na escola.
A história, intitulada "Chapeuzinho e a família Tik Tok", trouxe uma reviravolta contemporânea à trama, onde Chapeuzinho era uma menina rebelde, morava com sua mãe e não gostava de músicas clássicas, achava muito brega. Era viciada no Tik Tok e não dava importância ao que a mãe dizia.
Um certo dia, foi fazer um favor a sua mãe, porém com má vontade e uma grande confusão aconteceu...
A apresentação foi um espetáculo de criatividade e entusiasmo. Os atores demonstraram grande dedicação na preparação de cenários, figurinos e na interpretação de seus papéis. As crianças do 1º ano assistiram atentamente, envolvidas pela narrativa modernizada, e riram com as situações inusitadas.
A professora coordenadora Adriana elogiou o comprometimento dos alunos maiores e enfatizou a importância de incentivar a imaginação e a criatividade desde tenra idade. Ela expressou sua satisfação ao ver a interação positiva entre as diferentes turmas e a alegria das crianças.
Essa adaptação do conto clássico da Chapeuzinho Vermelho foi um sucesso absoluto, enriquecendo a experiência educacional e criando memórias inesquecíveis para todas as crianças envolvidas. Esta iniciativa exemplifica o espírito colaborativo e o compromisso da Escola em Tempo Integral com o aprendizado e a diversão.
Os alunos do 5º ano B e as crianças do 1º ano estão ansiosos por mais atividades interativas como essa no futuro, enquanto o entusiasmo pela aprendizagem e pela criatividade continua a crescer na escola.
05/09/2023
Apresentação Teatral: "Chapeuzinhos Coloridos" do 1° ano B – Professora Telma
Nossa escola se transformou em um mundo mágico de cores e emoções com a apresentação da peça teatral "Chapeuzinhos Coloridos". O espetáculo encantou os alunos com sua mistura de contos de fadas, cores vibrantes e uma mensagem tocante sobre a aceitação e a diversidade.
A peça foi inspirada no livro: “Chapeuzinhos Coloridos” escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. O interesse por montar o espetáculo partiu do estudo do livro realizado pelos alunos do 1° ano B com a professora Telma. A turminha construiu o cenário, figurino e convidou as demais turmas de 1° ano para apreciar a belíssima apresentação. Foi um sucesso!
A peça foi inspirada no livro: “Chapeuzinhos Coloridos” escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. O interesse por montar o espetáculo partiu do estudo do livro realizado pelos alunos do 1° ano B com a professora Telma. A turminha construiu o cenário, figurino e convidou as demais turmas de 1° ano para apreciar a belíssima apresentação. Foi um sucesso!
18/08/2023
Concerto Didático “Luz para os nossos ouvidos”
Foi com grande entusiasmo que os alunos dos 5os da EMEF Paulo Reglus Neves Freire realizaram um passeio escolar até o Teatro Municipal no último dia 03/08/2023 para assistirem a belíssima apresentação da Orquestra Filarmônica de Marília, o espetáculo faz parte do projeto: Concerto Didático “Luz para os nossos ouvidos”. A experiência foi enriquecedora e proporcionou aos alunos uma vivência única no mundo da música clássica.
Durante o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de apreciar a performance de músicos talentosos, que executaram obras clássicas de compositores renomados. Além disso, puderam conhecer os instrumentos tocados e aprender sobre a importância da Orquestra na cultura e na sociedade.
Com certeza, foi uma experiência valiosa para o desenvolvimento cultural e artístico dos nossos alunos.
Agradecemos carinhosamente o convite, apoio e a confiança de todos os responsáveis das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
Durante o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de apreciar a performance de músicos talentosos, que executaram obras clássicas de compositores renomados. Além disso, puderam conhecer os instrumentos tocados e aprender sobre a importância da Orquestra na cultura e na sociedade.
Com certeza, foi uma experiência valiosa para o desenvolvimento cultural e artístico dos nossos alunos.
Agradecemos carinhosamente o convite, apoio e a confiança de todos os responsáveis das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
07/07/2023
"Poemas, uma reflexão necessária"
Realizada pela EMEF “Prof. Paulo Reglus Neves Freire” a II Mostra Pedagógica consiste em um importante evento inserido no calendário escolar da escola de tempo integral. A Mostra Pedagógica é a culminância do projeto: “Poemas, uma reflexão necessária” desenvolvido na oficina de Protagonismo durante o 1º semestre de 2023. Neste encerramento, os alunos juntamente com seus professores expuseram seus livros de poemas, fruto do estudo das obras de vários autores consagrados como Cecília Meireles, Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, entre outros.
Trata-se de uma grande troca de experiências, um momento importante porque, geralmente, tudo o que era produzido pelos alunos acabava não tendo a visibilidade dos pais, essa é uma grande oportunidade da comunidade escolar apreciar todo o trabalho desenvolvido, tanto as produções escritas quanto as belíssimas apresentações artísticas. O evento foi muito elogiado em sua primeira edição que aconteceu no ano de 2022 e as felicitações se repetiram neste ano. Um orgulho para a Equipe Escolar e para os responsáveis que compareceram expressivamente.
Trata-se de uma grande troca de experiências, um momento importante porque, geralmente, tudo o que era produzido pelos alunos acabava não tendo a visibilidade dos pais, essa é uma grande oportunidade da comunidade escolar apreciar todo o trabalho desenvolvido, tanto as produções escritas quanto as belíssimas apresentações artísticas. O evento foi muito elogiado em sua primeira edição que aconteceu no ano de 2022 e as felicitações se repetiram neste ano. Um orgulho para a Equipe Escolar e para os responsáveis que compareceram expressivamente.
31/05/2023
Trabalho com Inteligência Emocional pautado no livro “Vazio” de Anna LLenas
A turma do 3º ano A da EMEF explorou o tema Inteligência Emocional quando descobriu um belíssimo livro, da autora Anna LLenas, chamado “Vazio”.
Com ilustrações que mais pareciam colagens e texturas feitas em papelão, e usando uma linguagem simples, a turma decidiu realizar um trabalho parecido com o que foi encontrado na obra.
A partir da leitura do livro, os alunos foram convidados a interpretá-lo através do desenho, aprimorando suas habilidades de trabalho em grupo e convivência e depois, confeccionando lindos cartazes que traduziram toda a beleza da obra e estiveram presentes em nossa “Atividade na grade”, espaço permanente na EMEF para esse tipo de socialização.
Os grupos de trabalho ficaram orgulhosos pelos resultados e com certeza puderam aprender como é possível preencher certos “vazios” que aparecem em nossas vidas vez ou outra.
Com ilustrações que mais pareciam colagens e texturas feitas em papelão, e usando uma linguagem simples, a turma decidiu realizar um trabalho parecido com o que foi encontrado na obra.
A partir da leitura do livro, os alunos foram convidados a interpretá-lo através do desenho, aprimorando suas habilidades de trabalho em grupo e convivência e depois, confeccionando lindos cartazes que traduziram toda a beleza da obra e estiveram presentes em nossa “Atividade na grade”, espaço permanente na EMEF para esse tipo de socialização.
Os grupos de trabalho ficaram orgulhosos pelos resultados e com certeza puderam aprender como é possível preencher certos “vazios” que aparecem em nossas vidas vez ou outra.
01/05/2023
Sólidos Geométricos com massinha de modelar
O Professor Marco do 4° ano C trabalhou a conceituação do gênero textual “Receita” com a socialização da escrita na lousa de como fazer massinha de modelar. Em seguida, realizou a interdisciplinaridade com o Componente Curricular: Matemática, quando propôs aos alunos que em grupos realizassem a produção da “metade” da receita.
A fabricação da massa de modelar foi um sucesso, cada grupo recebeu os ingredientes necessários para a massa e corantes de diversas cores para que o produto ficasse bem divertido.
Com a massinha pronta, o docente desafiou seus alunos a reproduzirem os sólidos geométricos estudados em matemática com a massinha de modelar. As crianças amaram todo o processo e participaram com entusiasmo da dinâmica final.
A fabricação da massa de modelar foi um sucesso, cada grupo recebeu os ingredientes necessários para a massa e corantes de diversas cores para que o produto ficasse bem divertido.
Com a massinha pronta, o docente desafiou seus alunos a reproduzirem os sólidos geométricos estudados em matemática com a massinha de modelar. As crianças amaram todo o processo e participaram com entusiasmo da dinâmica final.
10/04/2023
O caso da lagarta que tomou chá de sumiço
A turminha do 1° ano D da professora Caroline trabalhou as habilidades de Língua Portuguesa de uma forma divertida e instigante, explorando com dinamismo as estratégias de leitura.
Na Oficina de Protagonismo, o poeta escolhido da semana foi Vinícius de Moraes, os alunos conheceram a poesia “As borboletas” e confeccionaram origamis.
Nas aulas de ciências, os alunos pesquisaram o processo de metamorfose e como forma de registro produziram as etapas com diversas técnicas artísticas.
Em matemática, trabalharam com gráfico de preferência, quando escolheram o bicho que fariam a releitura, no caso a borboleta.
Na Oficina de Protagonismo, o poeta escolhido da semana foi Vinícius de Moraes, os alunos conheceram a poesia “As borboletas” e confeccionaram origamis.
Nas aulas de ciências, os alunos pesquisaram o processo de metamorfose e como forma de registro produziram as etapas com diversas técnicas artísticas.
Em matemática, trabalharam com gráfico de preferência, quando escolheram o bicho que fariam a releitura, no caso a borboleta.
06/10/2022
Entrega dos kits literários do Programa "Leitura em Casa" na EMEF Paulo Freire
O Programa "Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores" foi instituído no ano de 2022 pelo prefeito Daniel Alonso e tem os seguintes objetivos: promover o acesso à leitura; favorecer a integração escola, família e comunidade; instituir um programa permanente de formação de leitores; democratizar o acesso à leitura, oferecendo as condições necessárias aos participantes; e aprimorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem das escolas municipais.
Cada aluno da Rede Municipal de Ensino recebeu um kit contendo quatro livros de literatura infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
Cada aluno da Rede Municipal de Ensino recebeu um kit contendo quatro livros de literatura infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
01/03/2022
Retorno as aulas na EMEF Paulo Freire
Estar em contato com os amigos e professores depois de tanto tempo afastados, com certeza está fazendo muito bem aos nossos alunos. O retorno às aulas presenciais vem trazendo avanços significativos aos educandos. Nossos momentos de aprendizagem e interação estão acontecendo a todo vapor.
É nítida a alegria e o interesse dos alunos frente às propostas didáticas dos professores. Com muito carinho e grande dedicação, nossos docentes estão se empenhando para trazerem sempre atividades instigantes e significativas para nossos queridos alunos.
É nítida a alegria e o interesse dos alunos frente às propostas didáticas dos professores. Com muito carinho e grande dedicação, nossos docentes estão se empenhando para trazerem sempre atividades instigantes e significativas para nossos queridos alunos.
30/11/2021
Festa da família e apresentações na EMEF Paulo Freire
No dia 07/11/2021 aconteceu na EMEF Paulo Freire a divertida "Festa da Família", o evento faz parte de uma série de ações desenvolvidas para o trabalho com o projeto de Inteligência Emocional.
A festa abordou o tema: "Resgatando brincadeiras entre pais e filhos" e contou com gincanas divertidas entre os familiares acompanhadas pelo professor Emerson, oficinas de pintura e ponto cruz, apresentações dos alunos, brincadeiras, comidas, além dos convidados que abrilhantaram nosso evento, dentre eles contamos com a presença do cantor Daniel Arthur (The Voice Kids), da escola de sapateado Batukedopé, um animado grupo de capoeira e os profissionais da saúde aferindo a pressão - parceria com as Secretarias da Cultura e Saúde. Todo o preparo foi seguido pelas recomendações sanitárias em enfrentamento à COVID 19, inclusive fracionamento das turmas por período.
No dia 10/11/2021 esteve na EMEF Paulo Freire o Grupo Teatral Rekriarte apresentando o belíssimo espetáculo: "TRANSFORMAÇÃO". A Peça abordou temas como a reciclagem, a coleta seletiva do lixo, além da prevenção à COVID 19. O musical foi um grande sucesso entre as crianças, trazendo personagens divertidos e carismáticos, a mensagem preventiva foi explorada de forma lúdica e divertida.
A festa abordou o tema: "Resgatando brincadeiras entre pais e filhos" e contou com gincanas divertidas entre os familiares acompanhadas pelo professor Emerson, oficinas de pintura e ponto cruz, apresentações dos alunos, brincadeiras, comidas, além dos convidados que abrilhantaram nosso evento, dentre eles contamos com a presença do cantor Daniel Arthur (The Voice Kids), da escola de sapateado Batukedopé, um animado grupo de capoeira e os profissionais da saúde aferindo a pressão - parceria com as Secretarias da Cultura e Saúde. Todo o preparo foi seguido pelas recomendações sanitárias em enfrentamento à COVID 19, inclusive fracionamento das turmas por período.
No dia 10/11/2021 esteve na EMEF Paulo Freire o Grupo Teatral Rekriarte apresentando o belíssimo espetáculo: "TRANSFORMAÇÃO". A Peça abordou temas como a reciclagem, a coleta seletiva do lixo, além da prevenção à COVID 19. O musical foi um grande sucesso entre as crianças, trazendo personagens divertidos e carismáticos, a mensagem preventiva foi explorada de forma lúdica e divertida.