EMEF RENY PEREIRA CORDEIRO
CEP: 17.521-182
Fone: (14) 3417-6507
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Ully Renata Lohmann
Aux. de Direção: Ana Cláudia Mastini Braga
Coordenador(a): Silvana Garcia dos Santos
Horário de Funcionamento: das 7h00 às 17h30.
Período: Parcial
Os alunos do 1º ano "A", da professora Edi, realizaram uma sequência didática baseada na cantiga "Suco Gelado". Para finalizar o trabalho, participaram de uma competição na quadra: vencia a equipe que conseguisse encher primeiro uma garrafa de suco.
Durante a atividade, foram trabalhadas diversas habilidades, como medidas de capacidade, quantificação e conceitos utilizados para comparar quantidades e dimensões. Além disso, o contexto lúdico da proposta favoreceu a produção textual dos alunos.
Os alunos do 2º ano "A", da professora Magda, tiveram sua primeira aula de Robótica, uma experiência repleta de curiosidade e descobertas! Nesta introdução, os estudantes começaram a conhecer os componentes e aprender as etapas básicas de montagem, explorando de forma prática o universo da robótica educacional.
A atividade despertou muito interesse e empolgação. Foi um momento de aprendizado significativo, em que os alunos puderam desenvolver habilidades como raciocínio lógico, coordenação motora, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Essa primeira experiência foi um sucesso — os alunos adoraram e já estão ansiosos pelas próximas aulas!
Atividade produtiva e enriquecedora do letramento em consenso com os textos do cotidiano. Assim, envolvimento e aprendizagem foram alvos 🎯 🎯 certeiros! Você também é o nosso convidado, qual é o rótulo que começa com a primeira letra do seu nome?
Assim ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, expressa suas necessidades e se desenvolve em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. “Bora” brincar com a gente!
Assim, foram construídas estruturas de poliedros com palitos e massa de modelar, sistematizando e consolidando as habilidades matemáticas estudadas em sala de aula sobre os sólidos geométricos. As bolinhas de massa de modelar uniram as pontas dos palitos, possibilitando a compreensão dos vértices dos poliedros. Para entender as arestas, utilizamos os palitos, que representaram os segmentos de retas. A visualização das bases foi possível com a utilização de papel forrando-as, assim como a identificação do número de faces.
Os alunos estudaram uma diversidade de textos sobre o tema, realizaram vários trabalhos de arte, utilizaram conhecimentos de ciências para plantar pés de café na escola e, para encerrar o trabalho, tiveram a visita de um barista que os presenteou com uma aula sobre essa bebida fantástica e com uma degustação de um café gourmet.
Para melhor compreender o conceito de fração como representação das partes de um todo, os alunos do 4º ano B/ Profª Daiene, da EMEF “Prof. Reny Pereira Cordeiro” participaram de uma sequência didática envolvendo o tema. O desenvolvimento da habilidade faz parte da programação do 2º bimestre. Para tanto foram realizadas atividades com a manipulação de discos de frações, régua de frações e fichas para recorte e comparação.
Durante a primeira semana do mês de Junho, os alunos do 3º ano C, juntamente com a prof. Juliana, trabalharam com o gênero instrucional, suas características e função.
Para promover a escrita do gênero (instrucional de brincadeira) realizaram uma brincadeira junina “Cabo de guerra” e resgataram o passo - a - passo na escrita do texto de como brincar. Os alunos amaram a atividade!
Atividade realizada pelo 1º ano A, do professor Edinelson, com a temática do alfabeto de rótulos. A atividade se deu da seguinte forma:
Inicialmente, o professor trouxe para as crianças um rótulo de um produto do cotidiano (leite) para explorar e compreender a composição do produto e as diferentes marcas e tipos do mesmo alimento.
Na sequência, os alunos foram incentivados a trazerem rótulos de produtos de uso da família para compor uma exploração por comparação de quantidades, classificação por tipo de produtos (higiene, limpeza e alimentício). Por fim, as crianças fizeram a organização por ordem alfabética dos rótulos compondo um alfabeto representativo de produtos de uso social no cotidiano."
Atividade realizada pelo 2º ano D, com a professora Gilmara. A sequência didática foi desenvolvida em abril de 2023, abrangendo principalmente a disciplina de Língua Portuguesa e teve como temática o livro "Cocô de passarinho" de EVA Furnari. Foi possível trabalhar com leitura significativa, compreensão textual e escrita compartilhada com a construção de um convite para uma festa na escola: a Festa do Chapéu.
Ao entregarmos os convites e no dia programado para ser realizada a festa, os alunos puderam conhecer e reconhecer a função social desse gênero textual (bilhete), de modo lúdico e prazeroso.
Os professores apresentaram o espaço escolar para que eles conhecessem os funcionários e toda a equipe de apoio da escola.