Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI AMOR PERFEITO
Sexta, 11/02/2022

EMEI LORENZO FEBRONIO NUNES - AMOR PERFEITO

EMEI LORENZO FEBRONIO NUNES - AMOR PERFEITO 
Observação: Esta Unidade Escolar está vinculada à EMEI Arco Íris
Endereço: Avenida Rio Branco, 181 – Distrito de Lácio
CEP: 17.539-000
Fone: (14) 3417-7703
E-mail[email protected]
Diretor(a)Vinculada a EMEI Arco-Íris
Aux. de Direção: Juliana Paolillo Alves Ribeiro
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
29/10/2024
PROJETO HORTA SUSTENTÁVEL NA ESCOLA
A alimentação saudável na escola faz parte da rotina das crianças, portanto na escola integral tem mais importância e destaque, devido ao período maior de permanência no ambiente escolar. O projeto contribui para a sensibilização das crianças e comunidade escolar na questão do cuidado e preservação do meio ambiente com a utilização de recursos reutilizáveis e recicláveis que poderiam, ao serem descartados incorretamente, prejudicar o meio ambiente, ressaltando a responsabilidade e dever social quanto à questão ambiental.
Durante o período de inserção, a equipe escolar observou que as crianças do ano letivo anterior (que frequentavam o parcial e que neste ano estão matriculadas no integral), apresentavam dificuldade em aceitar os alimentos ofertados na alimentação escolar, principalmente no almoço.
Diante dessa necessidade, buscamos auxílio com a nutricionista da Divisão de Alimentação, que nos orientou. Sendo assim, das rodas de conversa e das pesquisas sobre os alimentos, surgiu como ideia inicial a proposta de confecção da horta que atendesse às necessidades apontadas, evidenciando a sustentabilidade, sensibilizando a importância da alimentação saudável e respeitando o meio ambiente.
11/10/2024
Costura de Lixinhos para Carro e Desenho Personalizado para o Dia dos Pais.
Intencionalidade: Promover o desenvolvimento de habilidades manuais nas crianças, criatividade e o afeto, e criar um presente personalizado para o Dia dos Pais.
Para esta atividade, foram preparadas sacolinhas de tecido que seriam transformadas em lixinhos para carro. Os materiais incluíram retalhos de tecido de T.N.T., linhas e agulhas, além de canetas permanentes para a etapa final de personalização. Cada criança recebeu um kit com todos os materiais necessários e instruções simples para seguir.
As crianças foram divididas em pequenos grupos para facilitar a supervisão e garantir que todas tivessem a oportunidade de participar ativamente. Inicialmente, foi feita uma breve introdução sobre o uso seguro da agulha e o processo básico de costura. Em seguida, cada criança teve a tarefa de costurar as laterais dos tecidos, formando a estrutura dos lixinhos. Com o auxílio dos adultos, as crianças aprenderam a fazer pontos simples e a unir as peças de forma adequada.
Após a conclusão da costura, as crianças receberam canetas permanentes para decorar e personalizar seus lixinhos. Foram incentivadas a desenhar para seus pais, como corações, estrelas, e frases carinhosas como "Papai te amo”. Este momento permitiu que as crianças expressassem seu carinho e criatividade de maneira individualizada, tornando cada lixinhos único e especial.
A proposta de atividade não apenas desenvolveu habilidades práticas de costura e criatividade nas crianças, mas também fortaleceu os laços afetivos entre pais e filhos. O presente finalizado foi um reflexo do empenho e do amor das crianças, proporcionando uma lembrança tocante e significativa para o Dia dos Pais.

 
02/07/2024
Contexto Investigativo - Milho.
No mês de junho a turma Multisseriada realizou o contexto investigativo " milho".
As crianças puderam por meio da exploração fazer suas próprias descobertas sobre esse alimento, como também o reconhecimento de seus derivados.
Foram oferecidos bandejas com milho em grãos, flocos de milho, fubá e a própria espiga.
Através da sensação tátil experimentaram novas texturas , descascaram o milho e manusearam a farinha.
Ao término dessa proposta, as crianças saborearam um delicioso milho cozido.
Foi uma vivência incrível!!!
28/05/2024
O CHÃO É LAVA - DESCOBRINDO AS CAMADAS DA TERRA
Iniciamos o projeto investigativo da nossa turma: “O chão é lava”, e para responder a primeira pergunta “de onde vem a lava?”, o infantil II pesquisou na internet e descobriu que o nosso planeta tem camadas e que uma delas está cheia de magna/lava.
Para compreender melhor como são essas camadas, a turma reproduziu cada uma delas com massinha, fazendo bolinhas para ao final dividi-las cortando com uma régua. Ao partir ao meio foi possível observar cada camada como vimos na internet. A camada escura se chama crosta terrestre, a vermelha é o manto e a amarela o núcleo da terra. É do manto que sai o magma para a superfície formando um vulcão
26/04/2024
Descobrindo o Mundo Através Das Sensações.
A turma Multisseriada realizou a proposta investigativa sobre a água, tendo como intencionalidade ampliar o conhecimento da água em seu estado físico e descobrir suas transformações por meio dos órgãos dos sentidos.

Com o levantamento prévio das hipóteses das crianças listamos algumas questões norteadoras como:
• O que vocês sentem em colocar a mão na água?
• Ela está gelada ou quente?
• É mole ou dura?
• Se levarmos a água para o congelador o que será que vai acontecer?

Por serem bem pequenos trabalhei o estado liquido e sólido da água.
Levamos a água para o congelador e no segundo momento da proposta organizei o espaço para que as crianças realizassem novas descobertas, desta vez no seu estado sólido.
As crianças puderam explorar e expressar-se por meio da pintura sobre o gelo.
Foi a maior festa!
08/04/2024
Autorretrato a partir da Fotografia - Infantil I Integral Professora Renata Borelli
O autorretrato a partir da foto da criança é uma proposta criativa e reflexiva, neste contexto as crianças utilizam a sua imagem como ponto de partida para criar o seu próprio retrato, explorando traços, expressões e características únicas. Neste processo cada traço e pincelada é mais do que uma simples representação visual; é um espelho refletindo a beleza e a singularidade de cada criança.
10/10/2023
DIA DA ÁRVORE
A professora Renata Queiroz ribeiro borelli , proporcionou para sua turmas multisseriada de infantil I/II, atividades sobre o dia da árvore. As crianças pesquisaram árvores em nossa escola e tiveram a oportunidade de realizarem releituras de obras, proporcionando às crianças momentos de experiência em muitas aprendizagens. As crianças tiveram espaços preparados com muita organização. No primeiro momento as crianças fizeram pesquisas coletando gravetos das árvores e usaram como apoio para realizar a atividade, argila, tintas coloridas e miçangas para criação de suas próprias árvores que a turma denominou como “árvores coloridas”. As crianças tiveram momentos lúdicos de descobertas e ampliaram seus conhecimentos.
11/09/2023
Oficina do folclore
Desenvolver atividades referentes ao mês do folclore, levando as crianças conhecer o mundo fantástico da imaginação.
31/08/2023
Pintura Secreta
A professora Érica Aparecida Silva proporcionou para suas turmas multisseriadas infantil I/II, momentos de descobertas, de interação, de exploração e aprendizagens. As crianças tiveram espaços preparados com muita organização. No primeiro momento as crianças fizeram uma ilustração referente ao chá dos avós que aconteceu numa tarde em nossa escola, utilizaram uma solução feita com água e bicarbonato de sódio. No segundo momento foi oferecida outra solução com açafrão e álcool, que ao passar sobre o desenho, houve uma reação química onde o bicarbonato, que é uma substância alcalina ficou na cor vermelha e o papel por ser uma superfície neutra ficou na cor amarela.  As crianças tiveram momentos lúdicos de descobertas e ampliaram seus conhecimentos sobre reações químicas.
 
08/08/2023
Expressão livre
A professora Isabella propôs a sua turma multisseriada de infantil I e II (integral e parcial), diferentes recortes de materiais (tecidos, eva, papeis coloridos, cola e tesoura),   para que construíssem livremente um cenário. Uma forma criativa que expressasse suas emoções e imaginações. Num outro momento, a professora oportunizou as crianças que comentassem sobre suas produções. Foram momentos ricos, nos quais foi possível desenvolver as habilidades linguísticas de falar e escutar e também ampliando as possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
08/05/2023
Mapa Conceitual do Rosto
Partindo dos conhecimentos prévios que as crianças têm, foi proporcionado à elas a construção de novas ideias e informações, contemplando  o interesse, a participação e a aprendizagem.
Iniciamos com a nossa roda da conversa, onde buscamos trazer para o grupo momentos que possibilitassem a participação ativa e autônoma.
Depois de escutar as crianças em suas hipóteses, pudemos então trabalhar no material que  já havia sido planejado previamente. As crianças puderam desenvolver autonomamente colando as partes que compõe o rosto, criando nelas  desejos de experimentação, despertando a curiosidade e o encantamento.
17/04/2023
Vamos aprender a cuidar dos nossos dentinhos
Todas as crianças da nossa escola estiveram envolvidas com o cuidado que é preciso ter com os dentinhos para que eles fiquem saudáveis.
Tivemos a alegria da participação do PSF de Lácio, que nos presenteou com um teatro chamado: “a fada dos dentes”.

A professora Érica junto com sua turma Multisseriada de Inf. I-II, pesquisaram em revistas,  todos os alimentos que contribuem para termos dentinhos saudáveis, mas podemos também comer doces, bolos, chupar balas, basta escovar os dentinhos após.
01/03/2022
Confeccionando painel de "Chamadinha" para iniciarmos o ano letivo
O painel de chamadinha é um momento na rotina da Educação Infantil, onde podemos  trabalhar com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita. Para as crianças, a chamadinha com foto facilita o reconhecimento de seus colegas e nomes.
Na roda de conversa, as crianças são  incentivadas a observarem os amigos presentes no dia, onde a professora propõe  uma chamada diferente. As placas com as fotos e escrita do nome,  possibilitam   aos  alunos  se reconhecerem, além de proporcionar a aprendizagem da escrita. Diariamente as crianças são convidadas a registrarem a presença no painel de chamada e em seguida é realizada a contagem dos alunos presentes e ausentes.