EMEI BALÃO MÁGICO
Terça, 08/02/2022
EMEI BALÃO MÁGICO
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Diretora: Flávia Fernanda Pucci Laurindo Girotto
Auxiliar: Milene Cristina da Silva
Auxiliar: Rosemary Alves de Lima Cosmi
Profª. Coord: Adriana Lucila Moraes Paes
Profª. Coord: Jéssica Ferreira da Silva Moraes
End: Rua Eduardo Prado, 56-A - Bairro Nova Marília
CEP: 17.522-270 - 3402-6300 - Ramal 7041
[email protected]
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
Auxiliar: Milene Cristina da Silva
Auxiliar: Rosemary Alves de Lima Cosmi
Profª. Coord: Adriana Lucila Moraes Paes
Profª. Coord: Jéssica Ferreira da Silva Moraes
End: Rua Eduardo Prado, 56-A - Bairro Nova Marília
CEP: 17.522-270 - 3402-6300 - Ramal 7041
[email protected]
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
LOCALIZAÇÃO
Fotos vinculadas
10/11/2025
É PLANTANDO QUE SE COLHE MUITAS COISAS BOAS!
Esse semestre foi repleto de dias com muitas conquistas para as novas aprendizagens da turma do Nível II (Professora Tina). Momentos de encantamento na horta da escola: o repolho começou a fechar suas folhas, e as crianças tiveram a oportunidade de observar a primeira de várias berinjelas surgindo no pé.
O entusiasmo dos pequenos e pequenas tem sido contagiante de acompanhar: plantação, acompanhamento e colheita ; proporcionando experiências concretas de cuidado com a natureza, observação do ciclo da vida e consolidação de desenvolvimento sobre uma alimentação saudável, ampliando ações da Educação Alimentar e Nutricional Municipal.
O entusiasmo dos pequenos e pequenas tem sido contagiante de acompanhar: plantação, acompanhamento e colheita ; proporcionando experiências concretas de cuidado com a natureza, observação do ciclo da vida e consolidação de desenvolvimento sobre uma alimentação saudável, ampliando ações da Educação Alimentar e Nutricional Municipal.
13/10/2025
SEMANA DO LEITOR
Durante a primeira quinzena do mês de Outubro vivências a Semana do Leitor em nossa escola, momento repleto de diferentes atividades organizadas pela coordenação pedagógica e equipe docente.
As turmas puderam percorrer diferentes cantinhos leitores espalhados pela escola por meio de varal e caixas surpresas de livros.
Os professores se organizaram junto a demais educadores da escola em diferentes contações de histórias cantadas que encheram todo o ambiente de alegria e imaginação.
Tivemos também a participação das famílias que realizaram uma grande surpresa com a contação realizada de forma escondida , onde as crianças procuram identificar de qual mamãe era a voz revelada apenas na leitura.
Ao final as crianças se surpreenderam e foi uma grande alegria poder contar com a parceria das famílias enriquecendo esse momento leitor.
Foi uma semana muito especial de faz de conta e alegria !
As turmas puderam percorrer diferentes cantinhos leitores espalhados pela escola por meio de varal e caixas surpresas de livros.
Os professores se organizaram junto a demais educadores da escola em diferentes contações de histórias cantadas que encheram todo o ambiente de alegria e imaginação.
Tivemos também a participação das famílias que realizaram uma grande surpresa com a contação realizada de forma escondida , onde as crianças procuram identificar de qual mamãe era a voz revelada apenas na leitura.
Ao final as crianças se surpreenderam e foi uma grande alegria poder contar com a parceria das famílias enriquecendo esse momento leitor.
Foi uma semana muito especial de faz de conta e alegria !
10/09/2025
EAN- Educação Alimentar e Nutricional- aprendendo juntos!
A segunda quinzena do mês de agosto foi vivida com muita interação e socialização entre as turmas do Maternal II- B integral manhã da professora Susana e Maternal II- A integral manhã professora Maria Aparecida, desenvolvidas a partir da temática em destaque às propostas relacionadas à Alimentação Saudável integrando ações do projeto EAN e necessidades observadas por ambas as professoras: rejeição das leguminosas e verduras durante os momentos de alimentação identificados junto à escuta das famílias e na escola.
A sensibilização sobre o tema se iniciou de forma prazerosa e lúdica por meio da estratégia de contação de histórias inspirado na leitura “A cesta da dona Maricota”, utilizando a personagem Emília recursos de cesta fantoches; seguida por roda da conversa, oportunizando escuta verbalizada nesse momento dos conhecimentos prévios e preferencias alimentares das crianças.
Na sequência, o planejamento permitiu que as crianças realizassem uma pesquisa em folder de supermercado procurando alimentos para que pudessem efetivar um momento visual de classificação, representando em três painéis: prefira, modere e evite. Por meio atividade de recortes e colagem as crianças foram aguçadas a identificar cada dos alimentos de forma colaborativa entre os pares.
Ampliando e sofisticando o momento de separação e classificação dos alimentos, as turmas foram também convidadas a separar vários alimentos reais em proposta de contexto investigativo por meio de cestas intituladas saudáveis e não saudáveis, momento de interação diversão e manipulação atendendo a atividade-guia das turmas.
Outra vivência apresentada às crianças foi o convite para montagem da pirâmide 3D de alimentos, onde os grupos puderam participar consolidando as aprendizagens sobre os alimentos importantes para a saúde.
O planejamento coletivo entre os grupos foi finalizado com o universo das artes em apreciação e releitura por meio do desenho do quadro da Tarsila do Amaral – O vendedor de frutas. A sequência didática e socialização entre as turmas oportunizou muitas novas aprendizagens.
A sensibilização sobre o tema se iniciou de forma prazerosa e lúdica por meio da estratégia de contação de histórias inspirado na leitura “A cesta da dona Maricota”, utilizando a personagem Emília recursos de cesta fantoches; seguida por roda da conversa, oportunizando escuta verbalizada nesse momento dos conhecimentos prévios e preferencias alimentares das crianças.
Na sequência, o planejamento permitiu que as crianças realizassem uma pesquisa em folder de supermercado procurando alimentos para que pudessem efetivar um momento visual de classificação, representando em três painéis: prefira, modere e evite. Por meio atividade de recortes e colagem as crianças foram aguçadas a identificar cada dos alimentos de forma colaborativa entre os pares.
Ampliando e sofisticando o momento de separação e classificação dos alimentos, as turmas foram também convidadas a separar vários alimentos reais em proposta de contexto investigativo por meio de cestas intituladas saudáveis e não saudáveis, momento de interação diversão e manipulação atendendo a atividade-guia das turmas.
Outra vivência apresentada às crianças foi o convite para montagem da pirâmide 3D de alimentos, onde os grupos puderam participar consolidando as aprendizagens sobre os alimentos importantes para a saúde.
O planejamento coletivo entre os grupos foi finalizado com o universo das artes em apreciação e releitura por meio do desenho do quadro da Tarsila do Amaral – O vendedor de frutas. A sequência didática e socialização entre as turmas oportunizou muitas novas aprendizagens.
11/08/2025
"Contexto: O mundo dos dinossauros"
Ao longo deste ano, a "Turma do dinossauro" (infantil II-E, professora Jessica Fossaluza) está desenvolvendo um projeto investigativo sobre esses grandes animais que viviam há milhões de anos no planeta Terra, e que tanto despertam a curiosidade dos pequenos.
Após algumas descobertas realizadas ao longo de nossos estudos, com o apoio de entrevistas, livros, imagens e vídeos, as crianças puderam imaginar como seria o mundo há muito tempo atrás.
Utilizando os materiais heurísticos disponíveis em nossa escola, areia e dinossauros de brinquedo, as crianças exercitaram sua criatividade, realizaram planejamentos, solucionaram problemas e trabalharam cooperativamente para criarem em grupos, versões do mundo dos dinossauros. As crianças representaram florestas, árvores caídas, vulcões, lutas entre dinossauros e muito mais.
Após algumas descobertas realizadas ao longo de nossos estudos, com o apoio de entrevistas, livros, imagens e vídeos, as crianças puderam imaginar como seria o mundo há muito tempo atrás.
Utilizando os materiais heurísticos disponíveis em nossa escola, areia e dinossauros de brinquedo, as crianças exercitaram sua criatividade, realizaram planejamentos, solucionaram problemas e trabalharam cooperativamente para criarem em grupos, versões do mundo dos dinossauros. As crianças representaram florestas, árvores caídas, vulcões, lutas entre dinossauros e muito mais.
07/07/2025
CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL
Integrando as vivências do Projeto Investigativo: "Pequenas ações , Grandes transformações!" da turma do Infantil I -C, professora Cristiana, as crianças tiveram esse mês a oportunidade de criar bonecos autorais, com reutilização de potes e garrafas, trabalhando conceitos importantes sobre reciclagem e sustentabilidade.
Em uma primeira etapa, as crianças recolheram objetos em casa e na escola, que seriam descartados para serem transformados em brinquedos, contribuindo para a redução do lixo, participando também de diferentes momentos de expressão sobre o aprendido com rodas de conversa sobre a importância de separar corretamente os resíduos nas lixeiras da Coleta Seletiva.
Assim, com conhecimento estabelecido e diferentes materiais como base de reciclado em mãos , a segunda etapa foi proposta e desenvolvida pela turma , com o plantio de alpiste , e atividades de desenho , recorte e colagem da identidade para a construção de um brinquedo ecológico: boneco cabelo de alpiste!
Com o crescimento do "cabelo" alpiste dos bonecos , a turma também pode se desenvolver sobre processo e percepção sobre o ciclo de crescimento das plantas e a importância dos cuidados diários com a natureza.
Houve momento onde as crianças puderam trazer seus bonecos de casa, protagonizando o compartilhamento da evolução dos seus cuidados com os colegas. Várias famílias, em parceria e envolvimento com o projeto, enviaram também fotos, demonstrando a atenção e cuidado conjunto com as crianças e a atividade em casa.
05/06/2025
ENCANTAMENTO DA SEMANA DO BRINCAR
Após uma semana intensa, divertida, cheia de brincadeiras, a alegria e encantamento do brincar estiveram presentes em diferentes socializações entre as turmas, promovendo momentos de encontro entre adultos e crianças brincantes em nossa escola.
Nossa área externa, com muita natureza, foi ambiente planejado intencionalmente para diferentes brincadeiras tradicionais que foram resgatadas e socializadas, como: oficina de bolos de areia, cama de gato e diferentes brincadeiras cantadas. Mesmo com as mudanças climáticas nossa equipe docente promoveu diversas adequações para que as crianças pudessem vivenciar com plenitude momentos significativos e intensos de encantamento, aproveitando manhãs e tardes ensolaradas que abrilhantaram ainda mais os momentos do brincar.
Nossa área externa, com muita natureza, foi ambiente planejado intencionalmente para diferentes brincadeiras tradicionais que foram resgatadas e socializadas, como: oficina de bolos de areia, cama de gato e diferentes brincadeiras cantadas. Mesmo com as mudanças climáticas nossa equipe docente promoveu diversas adequações para que as crianças pudessem vivenciar com plenitude momentos significativos e intensos de encantamento, aproveitando manhãs e tardes ensolaradas que abrilhantaram ainda mais os momentos do brincar.
11/04/2025
Sopro divertido!
No mês de abril, a turma do Maternal II -F da professora Rita, investigou uma pintura diferente e divertida : soprou...pintou! A atividade foi planejada para ampliar e sofisticar a experiência de soprar como ação de reação sobre os diferentes materiais que podem ser explorados.
Para iniciar a investigação, na semana anterior, a turma brincou em diferentes espaços e situações com bolinha de sabão para investigarem do sopro por meio da intensidade e quantidade do ar empregada.
Em outro momento a professora propos a descoberta sensorial do ar, convidando as crianças a soprarem com o canudo sentindo o ventinho no seu braço do amigo.
Consolidado a pesquisa , chegou o dia da proposta de pintura utilizando o sopro como instrumento para colorir, foi um momento de muita diversão e aprendizagem na turma!
Para iniciar a investigação, na semana anterior, a turma brincou em diferentes espaços e situações com bolinha de sabão para investigarem do sopro por meio da intensidade e quantidade do ar empregada.
Em outro momento a professora propos a descoberta sensorial do ar, convidando as crianças a soprarem com o canudo sentindo o ventinho no seu braço do amigo.
Consolidado a pesquisa , chegou o dia da proposta de pintura utilizando o sopro como instrumento para colorir, foi um momento de muita diversão e aprendizagem na turma!
10/03/2025
Luz , Sombra e muita Ação!
No mês de março, diante da curiosidade apresentada pelas crianças do Infantil I-F enquanto brincavam com suas sombras no parque, a professora Larissa lançou um novo desafio para sua turma. Podemos fazer imagens com as mãos usando luz e sombra? As crianças ficaram muito curiosas e empolgadas pela pesquisa e atentas as imagens criadas pelos colegas, interagindo com ideias e sugestões sobre o que as sombras criadas se pareciam.
Muitas e engraçadas foram as hipóteses, diziam que parecia um pão, uma bolacha, um coração… as crianças chegaram a deitar, com autonomia pesquisadora, procurando a melhor posição para identificar as sobras.
Elas testaram a distância das mãos da luz e perceberam que quanto mais perto da luz maior a sombra ficava e quanto mais distante menor pareciam.
Sofisticando a investigação da turma a professora ampliou as propostas de pesquisa e os pequenos(as) puderam experimentar efeitos de movimentos para as imagens por meio do movimentar das mãos e dedos.
Em continuidade, já na sala de referência a professora propôs a pesquisa sobre a percepção de observarem e criarem sombras utilizando a cortina do espaço.
A turma também participou de outros momentos de investigação como contação de história por meio da projeção das sombras dos personagens e pesquisa com lanternas.
Muitas aprendizagens e diversão na turma!
Muitas e engraçadas foram as hipóteses, diziam que parecia um pão, uma bolacha, um coração… as crianças chegaram a deitar, com autonomia pesquisadora, procurando a melhor posição para identificar as sobras.
Elas testaram a distância das mãos da luz e perceberam que quanto mais perto da luz maior a sombra ficava e quanto mais distante menor pareciam.
Sofisticando a investigação da turma a professora ampliou as propostas de pesquisa e os pequenos(as) puderam experimentar efeitos de movimentos para as imagens por meio do movimentar das mãos e dedos.
Em continuidade, já na sala de referência a professora propôs a pesquisa sobre a percepção de observarem e criarem sombras utilizando a cortina do espaço.
A turma também participou de outros momentos de investigação como contação de história por meio da projeção das sombras dos personagens e pesquisa com lanternas.
Muitas aprendizagens e diversão na turma!
14/10/2024
Passeio no Bosque Municipal
As crianças do Maternal 2 B e do Maternal 2 E da EMEI Balão Mágico fizeram uma visita ao Bosque Municipal para conhecer mais sobre as "tartarugas", o projeto investigativo da turma: "Descobrindo o mundo das tartarugas".
Nesta aula passeio as crianças puderam ter uma aula maravilhosa ao ar livre com a Dra. Melissa, veterinária dos animais do bosque. Ela explicou muitas coisas sobre as tartarugas, inclusive a diferença entre a tartaruga do mar e a da terra (que na verdade se chama CÁGADO e JABUTI). As crianças ficaram encantadas com a aula passeio e suas descobertas!
Nesta aula passeio as crianças puderam ter uma aula maravilhosa ao ar livre com a Dra. Melissa, veterinária dos animais do bosque. Ela explicou muitas coisas sobre as tartarugas, inclusive a diferença entre a tartaruga do mar e a da terra (que na verdade se chama CÁGADO e JABUTI). As crianças ficaram encantadas com a aula passeio e suas descobertas!
02/07/2024
FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL II E
Nos momentos de brincadeira no parque, a turma do infantil II E ama fazer bolos e brincar de festa de aniversário, observando a brincadeira de jogos de papéis das crianças, a professora Jéssica então resolveu sofisticar a brincadeira, colocando novos materiais que fazem parte do contexto da festa de aniversário e assim as crianças envolveram-se na organização dos bolos, docinhos e também da decoração. Os materiais estavam organizados e dispostos para um momento de grande alegria, aprendizados, interações em um divertido trabalho colaborativo,
05/06/2024
Exploração da luz do Maternal 1 A
As crianças do maternal I A da professora Larissa do período da tarde, foram convidadas a brincar no escuro e iluminar os objetos com luz de lanternas.
Neste dia a professora preparou a sala com antecedência, deixando a bem escurinha, com cobertores nas janelas para que conseguisse um efeito maior para o uso das lanternas.
A turma ficou super curiosa e ao entrar o encantamento tomou conta! Elas quiseram iluminar os amigos, ver os detalhes dos brinquedos, iluminaram o próprio rosto e partes do corpo enquanto se olhavam no espelho. Conversaram e chamaram os amigos para ver o que estava iluminando.
Esse momento proporcionou muitas descobertas e experiências como a luz no corpo, no espelho, no coleguinha, nos objetos, enfim muitas possibilidades foram exploradas!
Neste dia a professora preparou a sala com antecedência, deixando a bem escurinha, com cobertores nas janelas para que conseguisse um efeito maior para o uso das lanternas.
A turma ficou super curiosa e ao entrar o encantamento tomou conta! Elas quiseram iluminar os amigos, ver os detalhes dos brinquedos, iluminaram o próprio rosto e partes do corpo enquanto se olhavam no espelho. Conversaram e chamaram os amigos para ver o que estava iluminando.
Esse momento proporcionou muitas descobertas e experiências como a luz no corpo, no espelho, no coleguinha, nos objetos, enfim muitas possibilidades foram exploradas!
06/05/2024
Projeto Investigativo - Jornal
A turma do Infantil II B da professora Érica fez uma visita à rádio Itaipu FM, Clube AM na tarde dessa sexta-feira 03/05 para responderem uma pergunta do seu projeto investigativo sobre o jornal e a pergunta era: "Tem jornal na rádio? Foram recebidos com muito carinho pela equipe e puderam fazer a pergunta e tiveram a resposta que sim, que na rádio eles divulgam a notícia toda manhã, aonde os repórteres, vão para as ruas vai a apuração e depois o Amarildo de Oliveira transmite pelo microfone para toda a cidade a notícia do dia. Ainda tiveram o direito de pedir uma música.
08/04/2024
Acão Investigativa de construção com elementos não estruturados
06/11/2023
Inauguração da Praça da Alegria - Turmas Infantil 2 A Professora: Tina e Infantil 2 G Professor: José Carlos
A culminância do projeto: ADOTE UMA PRAÇA: O conviver é o primeiro
passo para o exercício da cidadania... No dia 28/10/2023 as turmas fizeram na Emei Balão Mágico a cerimônia de inauguração da praça construída pelas turmas dos infantis 2 A e G e convidaram os familiares para prestigiar esse momento tão especial, a praça tem o pedacinho de cada criança que planejou, opinou, e deu seu melhor junto com seus professores para que a praça da alegria fosse construída e o maior orgulho das crianças é ter participado de todo o processo de maneira ativa. E o que às vezes não achamos ser possível, devemos acreditar do potencial das nossas crianças que são capazes sim, de junto com seu parceiro mais experiente transformar a escola com suas ideias!
passo para o exercício da cidadania... No dia 28/10/2023 as turmas fizeram na Emei Balão Mágico a cerimônia de inauguração da praça construída pelas turmas dos infantis 2 A e G e convidaram os familiares para prestigiar esse momento tão especial, a praça tem o pedacinho de cada criança que planejou, opinou, e deu seu melhor junto com seus professores para que a praça da alegria fosse construída e o maior orgulho das crianças é ter participado de todo o processo de maneira ativa. E o que às vezes não achamos ser possível, devemos acreditar do potencial das nossas crianças que são capazes sim, de junto com seu parceiro mais experiente transformar a escola com suas ideias!
06/10/2023
AVENTURAS NO TOBOGÃ ÁQUATICO
Calor! os professores do infantil 1 e 2 aproveitando os dias quentes, montaram um tobogã aquático para a diversão das crianças e o fortalecimento das relações afetivas.
06/09/2023
Mural das escolas – setembro 2023 contexto investigativo – caixas de papelão, tinta e diferentes riscadores maternal 1 c – professora: juliana
As caixas estavam dispostas no chão e penduradas nas árvores, no chão estavam as tintas e os riscadores, as crianças exploraram o suporte com muita curiosidade, criatividade, deixando suas marcas.
O riscador preferido foi a brochinha e bucha de lavar louça, misturaram as cores, e outras foram aparecendo, perceberam que a caixa na árvore balançava, mas que não dava para pintar com ela em movimento, mas as hipóteses foram sendo levantadas e todos estavam envolvidos na proposta de alguma forma, sendo pintando, observando ou levantando hipóteses.
O riscador preferido foi a brochinha e bucha de lavar louça, misturaram as cores, e outras foram aparecendo, perceberam que a caixa na árvore balançava, mas que não dava para pintar com ela em movimento, mas as hipóteses foram sendo levantadas e todos estavam envolvidos na proposta de alguma forma, sendo pintando, observando ou levantando hipóteses.
18/08/2023
Projeto Adote uma Praça
Todas as crianças da turma estão empenhadas na construção da praça, em um trabalho colaborativo colorindo os bancos e deixando a praça mais alegre e com um toque especial de cada criança da turma.
Infantil 2 G – Professor: José Carlos
Infantil 2 G – Professor: José Carlos
07/07/2023
Contexto investigativo com materiais não contáveis
Foi uma tarde deliciosa, cheia de possibilidades para que as crianças ao manipularem os objetos disponíveis, pudessem experenciar diferentes descobertas e hipóteses com sal, farinha e fubá e também diferentes formas circulares, de coração, rasa, funda, retangular e dessa forma aprender conceitos importantes para seu desenvolvimento como: as formas, quantidades, texturas, cheio, vazio. Leve, pesado entre outras investigações que foram surgindo ao longo da proposta.
01/06/2023
Gincana nos espaços externos - Circuito Sensorial
O Circuito foi estruturado com caixas de papelão e dentro de cada caixa havia elementos da natureza ou material não estruturado que representasse uma textura: macio, duro, áspero ou mole e as crianças tinham que passar pelos obstáculos até chegarem à rampa feita com tábuas e descer pelos pneus. As crianças exploraram cada textura com os pés, as mãos e o corpo, alguns ficaram inseguros, mas aceitaram o desafio com o apoio do parceiro mais experiente, a diversão foi garantida e com certeza vamos repetir em outro momento com novas texturas.
05/05/2023
Bandeja de experimentação
Nossas bandejas de experimentação foram um grande sucesso! Imaginei que a turma se envolveria com a proposta, mas todas as minhas expectativas foram superadas. Temos o árduo trabalho de pensar, preparar e organizar todos os materiais, mas o momento de interação e exploração das crianças é incrível. As crianças testaram todas as possibilidades com os diferentes materiais contáveis e não contáveis, secos e molhados, variados pegadores e optaram pelas formas de transposição mais eficientes. Perceberam que as pinças não eram capazes de pegar as bolinhas e feijões, mas os pegadores de salada, colheres e pegadores de sorvete eram eficientes.
Adicionaram água à farinha, areia e fubá com as pipetas, colheres e diretamente das garrafas. Misturaram os pedregulhos coloridos e acrílicos para criar texturas às massas, organizaram as bolinhas nos encaixes das bandejas de ovo. Foram momentos ricos em explorações, análises, pensamento lógico-matemático e aprendizagens.
Adicionaram água à farinha, areia e fubá com as pipetas, colheres e diretamente das garrafas. Misturaram os pedregulhos coloridos e acrílicos para criar texturas às massas, organizaram as bolinhas nos encaixes das bandejas de ovo. Foram momentos ricos em explorações, análises, pensamento lógico-matemático e aprendizagens.
17/04/2023
Brincadeiras com materiais não estruturados
A professora Cidinha, disponibilizou para as crianças do nível II A diferentes tipos de potes com diferentes tamanhos, formatos e cores, mas os preferidos foram os potes de sorvete.
Quando a criança brinca com materiais não estruturados, ela tem a oportunidades de desenvolver sua criatividade e imaginação, a partir de suas criações, na presente proposta um simples pote de sorvete a partir da imaginação das crianças virou um chapéu.
Quando a criança brinca com materiais não estruturados, ela tem a oportunidades de desenvolver sua criatividade e imaginação, a partir de suas criações, na presente proposta um simples pote de sorvete a partir da imaginação das crianças virou um chapéu.
(1).png)

.png)