EMEI BEM TE VI
CEP: 17.523-211
Fone: (14) 3451-6134
E-mail: [email protected]
Diretor(a): Matilde Patrícia Reltersinger Costa
Aux. de Direção: Eloísa Novaes de Oliveira
Coordenador(a): Lisete Lúcia Back
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Parcial / Integral
As atividades planejadas visam estimular o desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças exercitem sua criatividade e raciocínio de forma lúdica. Além disso, promovemos a interação social, incentivando o trabalho em equipe, a empatia e a resolução de conflitos — habilidades essenciais para a convivência em comunidade.
As brincadeiras desempenham um papel fundamental na saúde emocional das crianças, proporcionando momentos de alegria e descontração que contribuem para a construção de sua autonomia e bem-estar. O desenvolvimento motor também é favorecido por meio de atividades que estimulam a coordenação, o equilíbrio e a prática de exercícios físicos. Ao celebrarmos a Semana Mundial do Brincar, investimos no futuro de nossas crianças, garantindo que elas cresçam em um ambiente que valoriza o brincar como uma ferramenta essencial para o aprendizado e o desenvolvimento humano.
O Projeto “Bucha ou Abóbora?” nasceu da curiosidade das crianças do Infantil II A, da Prof.ª Rosana, que frequentemente confundiam esses dois elementos. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e despertar o interesse da turma, a professora propôs uma série de atividades educativas, como a exploração das diferentes variedades de abóboras e experiências culinárias que envolveram os alunos de forma prática e divertida.
Dentre as ações realizadas, a turma participou de uma palestra simples e enriquecedora com a Coordenadora Lisete e o funcionário da limpeza Pedro Manoel. As crianças também colaboraram na escrita dos convites para esse momento, exercitando a linguagem escrita de maneira significativa.
Para tornar o aprendizado ainda mais envolvente, foi encenado o teatro “As Buchas e as Abóboras no Jardim”, em que os alunos vivenciaram, de forma lúdica, o conteúdo abordado. A iniciativa promoveu o desenvolvimento da criatividade, o trabalho em equipe e o contato direto com a natureza, contribuindo para uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Por sua versatilidade e sabor único, a Turma do Arco-íris decidiu explorar essa raiz do plantio à culinária.
Nosso projeto está em andamento, muitas novidades vêm por aí...
Foi possibilitado o manuseio livre e direcionado dos objetos, em que as crianças fizeram observações, explorações e levantaram hipóteses.
Posteriormente, foi descoberta através de vídeos a possibilidade de explorar tintas naturais, dessa forma foi realizada uma oficina com tintas naturais utilizando cola, água, temperos, borra de café e pincel e as crianças vivenciaram e manipularam essa tinta com o mesmo papel Kraft da caverna. Juntos encontraram um espaço na escola para exposição do trabalho e realizamos panfletos simples que foi divulgado pela escola o local da exposição.
Outra proposta abordada no sentido “VISÃO” foi a brincadeira cabra cega, em que, primeiramente, foi solicitado às crianças que tocassem as partes sensoriais do seu próprio rosto e, posteriormente, que elas observassem seus colegas de turma. Esta brincadeira foi realizada em círculo, com as crianças em pé e em silêncio, uma delas foi vedada, levada ao centro da roda, girada por algumas vezes e guiada, de forma segura, até um colega, devendo tocar e adivinhar o nome deste, descobrindo, assim, se havia acertado ou errado quem era seu amigo após a retirada da venda de seus olhos.
Nesta proposta o objetivo da professora da turma do "Fofão", Maternal II C - Integral, foi aguçar a curiosidade das crianças em enxergar coisas bem de perto e, também, de longe. Para a realização desta atividade foi proporcionado a utilização de dois materiais que contribuíram para o enriquecimento da proposta: lupas e binóculos.
Foi uma vivência que proporcionou um momento de muito entusiasmo, surpresas e alegrias.