Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
EMEI COLIBRI
Sábado, 29/01/2022

EMEI COLIBRI

EMEI COLIBRI
Endereço: Rua Salvador Salgueiro, s/n° - Bairro Vila Barros
CEP: 17.510-480
Fone: (14) 3434-1481
E-mail[email protected]
Diretor(a): Carlos Alberto Dario
Aux. de Direção: Nathalia Naldis do Nascimento
Coordenador(a): Janaina Genova Bigheti / Ellen Cristina Golfi Pereira
Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h00.
Período: Integral

 
LOCALIZAÇÃO
 
          
Clique em um dos botões acima e localize a escola. 
 
Fotos vinculadas
06/11/2024
Investigações do mês de outubro.
Durante o mês de outubro, a turma do maternal I B realizou diferentes propostas, contemplando a atividade guia dessa faixa etária, que é a objetal manipulatória. Desta forma pudemos juntos vivenciar ricas experiências em que as crianças foram protagonistas e realizaram grandes investigações, utilizando diversos materiais no ambiente escolar.
17/10/2024
Aventuras investigativas do maternal I A
Durante o mês de Setembro o maternal I A da EMEI Colibri realizou muitas vivências que possibilitaram que eles tivessem diferentes experiências. Considerando que a criança é sempre protagonista nas propostas pedagógicas, foram criados contextos de diferentes maneiras, para que a turma pudesse realizar suas pesquisas e investigações. Desta forma nosso mês foi repleto de aventuras e aprendizagens.
14/10/2024
Ações Investigativas de Agosto
No decorrer do mês de Agosto a turma do maternal vivenciou diferentes experiências com ofertas de diferentes materiais. sendo que a variação desses objetos possibilita a ampliação do repertório infantil, uma vez que as diferentes texturas, formas, tamanhos e cores proporcionam interações variadas.
Nossas ações são sempre planejadas e organizadas, pois entendemos que ao ocasionar que a criança seja recebida em um ambiente previamente organizado e possa se movimentar de forma livre, estamos possibilitando que elas conheçam e estabeleçam seus limites corporais, além de ampliarem as capacidades físicas e cognitivas.
11/10/2024
Vivenciando novas descobertas com a natureza.
Durante o mês de julho o maternal I A vivenciou diferentes experiências, envolvendo elementos da natureza, possibilitando que as crianças dessem vazão a criação e a construção do brincar de forma livre. O brincar com esses elementos proporciona a criança o desenvolvimento da expressão, do pensamento, dos movimentos e também das interações sociais que são estabelecidas com o meio que a cerca.
10/10/2024
Brinquedos do chão - diversão garantida
Os brinquedos e as brincadeiras que acontecem no chão nos remetem ao início de tudo, do pó de onde tudo se origina. Propostas com elementos da natureza - terra, água, lama, carvão, cascas de semente, pedras - proporcionam o desenvolvimento integral das crianças, estreitam seus laços com a natureza, reforçam o compromisso com nosso ambiente e ampliam as possibilidades de descobertas. Tais sessões fizeram-se presente durante esse mês e oportunizaram momentos de desenvolvimento e ludicidade na nossa turma do Nível 1 B.
05/06/2024
Descobrindo brinquedos no gelo.
A vivência possibilitou às crianças momentos de interação e brincadeira ao utilizarem os martelinhos de madeira para quebrarem o gelo e recuperarem os brinquedos, cada criança desenvolveu a sua própria estratégia para realizar suas ações, algumas ignoraram o martelinho e preferiram chupar o gelo, outras preferiram usar o martelinho para bater no gelo até quebrá-lo, outras crianças preferiram ficar em pé e jogar o bloco de gelo no chão para quebrá-lo.
Os materiais utilizados foram: tigelinhas, dinossauros de brinquedo, água, martelinhos de madeira.
A vivência teve como principal intencionalidade: Proporcionar momentos de interação em grupo socializando os brinquedos encontrados no gelo e proporcionar o fortalecimento da musculatura dos braços à partir da utilização estratégica de variados movimentos.
06/05/2024
Alguns momentos!
Durante os primeiros meses na escola, mergulhamos em um mundo de novidades e experiências. Cada dia uma jornada repleta de emoções, desde a exploração das novas brincadeiras até as fascinantes descobertas que fazíamos. Cores vibrantes dançavam diante de nossos olhos curiosos, enquanto os cheiros e os sons do ambiente nos envolviam em um abraço sensorial.
Nossas mãos ágeis exploravam cada objeto e material, desvendando segredos e desafiando limites. Nosso corpo um instrumento de exploração, experimentando e absorvendo tudo ao nosso redor.
Ao longo desse caminho de descobertas, encontramos não apenas sorrisos, mas também lágrimas. Cada emoção era uma peça essencial no quebra-cabeça do nosso desenvolvimento.
E assim, imersos nessa interação contínua entre adultos, crianças e o meio ambiente, crescíamos e nos desenvolvíamos. As brincadeiras e interações na educação infantil se revelavam como fundamentais para o nosso crescimento, promovendo nossa criatividade, sociabilidade e autonomia.
Cada momento era uma oportunidade de aprender e crescer, moldando-nos em seres humanos mais completos e preparados para enfrentar os desafios do mundo à nossa frente.
11/04/2024
Algumas vivências de março
No mês de março a turma estreitou os vínculos afetivos, por meio de diferentes propostas puderam vivenciar ricas experiências que oportunizaram grande desenvolvimento aos nossos bebês.
06/11/2023
Investigadores
Neste mês vivenciamos grandes experiências com a turma multisseriada. Uma delas foi o uso da lupa buscando resgatar os detalhes dos elementos da natureza com amplitude. As crianças puderam fazer descobertas manipulando novos recursos.
Aprender mais sobre os elementos que nos cercam é uma maneira de incentivar a curiosidade e a criatividade, além de oportunizar o desenvolvimento e ampliar as possibilidades para o bebê pesquisar, investigar e criar.
29/09/2023
Socialização de vivência
Durante o mês de setembro a turma do Nível I-A dos professores Danilo e Ariane da EMEI Colibri, se envolveu em diversas propostas de vivências que além de garantir os Direitos Fundamentais das crianças como Brincar, Participar, Explorar, Conviver, Expressar-se e conhecer-se, também contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e de novas habilidades essenciais para um crescimento forte e saudável.
05/09/2023
Contato com a natureza no desenvolvimento das crianças

O contato com a natureza permite às crianças a possibilidade de construir conceitos e conhecimentos sobre o mundo em que vivem. Ao explorar os elementos que compõe a natureza, como terra, areia, árvores, pedras, graveto as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente.

Ao brincar de fazer barro, construir castelos de areia, comidinhas com folhas e frutas que caem pelo chão, descobrem novas formas de brincar com elementos da natureza, essas ações possibilitam muitas aprendizagens na infância.



 
04/08/2023
Explorando elementos naturais
Neste ano, há apenas uma turma de Nível II na EMEI COLIBRI, composta por 18 crianças, entre 1 ano e 11 meses e 2 anos e 3 meses. São 10 meninas e 8 meninos encantadores, que estão vivendo grandes explorações, aventuras e descobertas no cotidiano escolar, movidos por suas curiosidades e capacidades investigativas, sendo acompanhados pelas professoras Flávia e Thaís.
Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional de nossas crianças. As explorações, descobertas e manipulações dos elementos naturais contribuem significativamente para o bem-estar integral das crianças e, de acordo com especialistas, o contato com a natureza melhora todos os marcos importantes de uma infância saudável. Afinal, a natureza traz uma infinidade de possibilidades com os traços, cores, sons, formas, aromas e texturas, sendo assim grande aliada para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, já que em contato com plantas, solo, folhas, as crianças desenvolvem imaginação, criatividade, linguagem, memória, além de contribuir com a imunidade, sociabilidade, sono e aprendizado. A Turma do Nível II A ama estar em contato com a natureza!
07/07/2023
Atividade sensorial
Para o desenvolvimento da criança sabemos que as sensações são necessárias em suas vivências cotidianas. Por isso o uso de materiais variados com possibilidades de manipulação é algo que as crianças realizam com frequência em nossa escola.
Assim em algumas das sessões realizadas na EMEI Colibri, o Maternal l - B da professora Ana Carolina e da ADE Jéssica, as crianças tiveram a oportunidade de manipular o fubá, feijão, argila, macarrão, bolinhas d’água e vários utensílios como pegadores, colheres de metal, bacias, peneira e funis de plástico. As crianças puderam manusear sentindo suas texturas, diferenciando e transferindo de um recipiente ao outro, trabalhamos assim também os movimentos, agilidade, imaginação, interação e a criatividade.
01/06/2023
Semana do Brincar
A turma do Nível I B da EMEI Colibri é composta por 10 crianças, entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e 4 meses, tem como auxiliares de desenvolvimento escolar a educadora Renata e Milton e como professora Alice Mascarin. Baseado na Teoria Histórica Cultural, nosso município e nossa escola entendem que a criança se desenvolve quando ela é sujeito ativo, que participa e vive situações que darão suporte para seu desenvolvimento.
Na semana do brincar foram proporcionadas muitas vivências e experiências nas quais acrescentaram no desenvolvimento das crianças, onde puderam estar em contato com os demais colegas da escola e manipular e explorar muitos materiais diferentes do seu dia-a-dia  proporcionando ainda mais enriquecer suas memórias.
10/04/2023
Comunicação afetiva
A turma do Nível 1 C da EMEI COLIBRI é composta por 10 crianças, entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e 6 meses, tem como auxiliar de desenvolvimento escolar a educadora Jéssica e como professora Ellen Golfi. Baseado na Teoria Histórica Cultural, nosso município e nossa escola entendem que a criança se desenvolve quando ela é sujeito ativo, que participa e vive situações que darão suporte para seu desenvolvimento.
Dessa forma utilizamos as atividades guias que é a Comunicação afetiva – comunicação emocional direta é uma habilidade e pode ser definida como um conjunto de comportamentos verbais e não verbais que usamos para transmitir uma mensagem de forma cooperativa e empática, e a atividade objetal manipulatória que é a descoberta da função social/ real do objeto, para que ele serve, por meio da exploração. Ao oferecermos um livro, o contato coma natureza, a pintura e a produção de receitas estamos proporcionando vivências que possibilitam o envolvimento da criança no seu aprendizado.
01/03/2022
De volta ao espaço escolar
Depois de quase dois anos afastados do espaço escolar em virtude da pandemia da Covid-19, os espaços da EMEI Colibri voltaram a ser ocupados pelos bebês e pelas famílias em fevereiro de 2022. Seguindo todas as medidas e recomendações, a equipe escolar se preparou para realizar o acolhimento inicial dos novos integrantes da comunidade escolar e propôs duas ações que garantiram uma acolhida bastante significativa.
A fim de conhecer um pouco acerca dos bebês, as professoras atenderam individualmente os responsáveis acompanhados das crianças compartilhando importantes dados sobre os pequenos e explorando o ambiente escolar. A presença dos responsáveis nos primeiros dias garantiu segurança às crianças que ficaram tranquilas e já iniciaram o estabelecimento de vínculos com os educadores da unidade.
A presença das crianças em nossa escola trouxe-nos alegria e muita esperança de dias melhores!